Skip to main content
Header
Kilobyte
October 9, 2019

Dificuldades no GiGA Router

Boa tarde,

Tenho desde há 15 dias o novo "GiGA Router" que está associado a um pacote de 400mb/s. Não identifico problemas com os dispositivos que estão directamente ligados ao router, mas tenho tido dificuldades de ligação com outros equipamentos.
O problema é que basta estar ligeiramente distante do novo router para o sinal ficar fraco. Esta situação ocorre nas frequências todas (2.4 e 5.5) e no meu caso agrava-se por viver num apartamento duplex. Tendo o router no piso de baixo (sala), é altamente frustrante aceder à internet no piso de cima (escritório, quartos). Esta situação é especialmente inaceitável porque não tinha problemas destes com o router anterior, sendo que o GiGA router é supostamente uma melhoria(?). Alguém saberá dizer como posso resolver esta situação?

Melhores cumprimentos,
Gonçalo Antunes

26 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    February 20, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS @HugoGil , :slight_smile:

Queremos ajudá-lo.

Assim, para o podermos fazer e perceber melhor o que nos conta, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cliente ou número de contribuinte, por favor. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

​​​​​​​Muito obrigado.

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    February 20, 2020

Boa noite,

Aderi ao serviço NOS Fibra 200/100 com a tecnologia FTTH e a segunda intervenção no espaço de duas semanas apos a instalação, foi instalado um sagem que a NOS apelida de smart router 5.0. Trata-se de uma ONT+HGW à semelhança do Fibergateway da MEO de do Huawei da Vodafone. Deixem me dizer que dos 3, o da NOS é de longe o mais fraquinho a nível do wireless. Como já aqui foi dito e muito bém, basta não estar na mesma divisão em que se encontra o pobrezinho e lá se degrada o sinal com muito mais facilidade do que na concorrência,  tanto no 2.4Gz como no 5... O Fiber da Meo e o Huawei da VDF dão 10-0 a este pobre equipamento. 

A NOS podia aprender com a MEO no que toca ao wireless do FGW. Mesmo a mais de 20 metros e 3 paredes de tijolo pelo meio, o 5G que têm mais debito mas menos alcance, permite num tarifário de 100/100 usufruir de praticamente 100% da velocidade contratada. Enfim, NOS = tarifario mais barato - qualidade.  MEO = tarifario mais caro + qualidade.

Abraços 

Também sou da mesma opinião…

Então se colocarmos os routers da NOS (fracos) com uma ligação 100/10 (que é o mais comum na rede da NOS) temos dois grandes “senão”… mas cada um sabe de si!

Kilobyte
    February 20, 2020

Bem-vindo ao Fórum NOS @HugoGil , :slight_smile:

Queremos ajudá-lo.

Assim, para o podermos fazer e perceber melhor o que nos conta, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cliente ou número de contribuinte, por favor. 

Ficamos a aguardar a sua mensagem. 

Muito obrigado.

Boa noite,

Feito.

Cumprimentos 

Kilobyte
    December 23, 2020

Trocaram-me de equipamento para o router 5.0 mas igualmente fiquei sem as minhas lampadas inteligentes…. Consegui configurar interruptores e ate agr 1 camera mas lampadas tem sido impossivel.

Alguma solução para este (pelo que descobri hoje) antigo problema ou ainda vou a tempo de cancelar o serviço pois estou dentro dos 14 dias porque, com toda a certeza não vou ficar sem lampadas inteligentes por causa do operador de internet??

marcolopes
    Super User
    Super User
    December 23, 2020

Trocaram-me de equipamento para o router 5.0 mas igualmente fiquei sem as minhas lampadas inteligentes…. Consegui configurar interruptores e ate agr 1 camera mas lampadas tem sido impossivel.

Alguma solução para este (pelo que descobri hoje) antigo problema ou ainda vou a tempo de cancelar o serviço pois estou dentro dos 14 dias porque, com toda a certeza não vou ficar sem lampadas inteligentes por causa do operador de internet??

Peça UPGRADE para o ROUTER 5 V2 (isto é, se estivermos a falar dos ROUTER HFC - Cabo)

Presumo que esteja a falar do ROUTER V1 (ASKEY - o redondo)

O V1 tem uma série de problemas CONSTATADOS por muitos utilizadores relativamente ao WiFi e SMART DEVICES

Configuração de smart devices com router da NOS https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/configuracao-de-smart-devices-com-router-da-nos-14812

Giga router não deteta dispositivos wi-fi https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/giga-router-nao-deteta-dispositivos-wi-fi-13881
    Router Wifi - wireless isolation https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/router-wifi-wireless-isolation-10605

Kilobyte
    December 23, 2020

Obrigado pelas dicas marcolopes mas o router n é esse, é o alto e comprido (creio que o mais recente deles).. Nao obstante, passei a manha ao telefone com o 16990; depois de 3 atendimentos da praxe (muito maus) e de me terem mandado ligar a meu custo para uma empresa externa que lhes presta serviço (sr.Joao Soares que se recusou a dizer qual o serviço ou call center ou mesmo o seu numero da NOS alegando que a mim apenas me bastava saber o 1º e ultimo nome dele), decidi cancelar o serviço e liguei de novo 16990/cancelamentos foi ai, uma vez mais quando me decidi a riscar a NOS do mapa que na linha de fidelizaçao fui atendido por alguem que efectivamente me ouviu e “sabia” como eventualmente resolver (Joana Sousa).

Fui transferido para essa empresa externa (SEM QLQ CUSTO) e com a ajuda do tecnico (sr. Fábio Geirinhas)  la consegui resolver o problema:

1 - pagina do router - aminhanet.nos.pt
    2- Menu » WIFI » configuraçoes wifi
    3- canto superior direito » roda dentada (definiçoes) » Clicar
    4 - MODO DE SEGURANÇA » Modo de autenticaçao » (seleccionar) WPA +WPA2
                                                     » Metodo de encriptaçao » (seleccionar) TKIP + AES
         OPÇOES DE RADIO    » modo de operaçao » (seleccionar) 802.11 b/n/g
         CANAL » (seleccionar) 6
     5 - Guardar

Em principio depois de este quadro de configuraçao ja vao conseguir configurar os smart devices que nao aparecem..

Sou cliente desde a TVCABO/1995 e sinceramente esta empresa está cada vez pior, os recursos humanos cada vez mais apresentam menos formação/educação/falta de empenho, poderia estar aqui a enumerar as aberraçoes que me foram ditas por operadores de varias linhas e call centers sobre o mesmo problema mas acredito que todos saibam do que falo. Acredito também que este seja um problema comum a outras empresas mas a mim, compete.me analisar a empresa com a qual tenho contrato e a verdade é que vamos de mal a pior!
    Podia ter sido ainda pior? podia pois afinal de contas até consegui solucionar o problema mas foi apenas pq sou teimoso e tenho o minimo de conhecimentos para poder procurar e ir direito ao problema, sendo que os clientes que conseguem fazer isso ou estão para isso sao poucos eu imagino a “sorte” dos coitados que caem na malha do 16990 e a unica coisa que ganham é cabelos brancos, nervos e consumo de saldo (quando nao lhes é cobrada a chamada 1,5€)..