Skip to main content
Header
Gigabyte
January 18, 2025

Desativar DHCP

Boa tarde,

Nao consigo desativar o servico DHCP no meu router. Após desativar, passado alguns dias volta a ficar ativo... O que poderá ser?

Obrigado,

Jason

43 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
January 26, 2025

Boa noite ​@Pedro Felgueiras

A situação que reporta já foi abordada neste tópico. 

Desativar DHCP | Forum NOS 

Obrigado.

Kilobyte
January 27, 2025

Ola ​@Jorge C 

A resposta dada no topico mencionado não aborda totalmente o assunto. 

Primeiramente, menciona que “não e possivel” quando o mesmo não e verdade. E possivel e foi posivel durante muito tempo sendo o problema agora o servico reativar-se automaticamente sem interação do utilizador. Depois menciona que “é um serviço necessário” sendo que este ponto pode ser discutivel, mas mesmo considerando ser necessário os utilizadores podem optar por utilizar o seu proprio serviço de DHCP.  

Quanto as questões por mim referidas neste topico nao vejo qualquer aderecionamento por parte:da NOS:

1. Tempo necessario para reverterem a a atualização que causou este problema.
  2. Qual a versao e quando foi lancada que causa este problem 
  3. Solução para reverter o problema causado por voces 
  4. Imposibilidade de alterar a configuração na paguina do router, não tendo eu guest SSIDs configurados.  

A vossa resposta a este topico, que foi levantado devido a um problema causado por voces mostra uma de duas coisas.  Falta de conhecimento tecnico para avaliarem o motivo de isto estar a acontecer e que alguns clientes possam querer ter o seu proprio servico de DHCP ou falta de consideração pelos clientes e indicarem respostas vagas fujindo ao problem para não aderessarem os problemas causados pelas vossas equipas tecnicas.  

Agradeço que tratem este pedido com mais seriedade.  

Cumprimentos 

Pedro Felgueiras 

Jorge C
Super User
Super User
January 27, 2025

Bom da ​@Pedro Felgueiras

As configurações em que a empresa dá suporte são relativas à NOS NET

Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática, pode contactar a PC Medic, o parceiro informático da NOS, através do 16991.

Saiba mais através do Site NOS

Obrigado.

Gigabyte
January 27, 2025

Obrigado ​@Pedro Felgueiras , quando vi as respostas dadas perdi a esperança de resolver o problema. No meu caso, tenho o meu próprio servidor DHCP.

Mais recentemente deixei de conseguir fazer cast da aplicacao NOS TV devido ao famoso erro de sessões máximas atingidas. Enfim.

Obrigado na mesma.

Kilobyte
January 27, 2025

Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática, pode contactar a PC Medic, o parceiro informático da NOS, através do 16991.

Obrigado.

No site/ aplicação nos net permite desativar o DHCP. “Mais” → “Config. Avançadas” ->“configuração lan” → “alterar configuração lan” → remover seleção “Distribuição de IP Automático (DHCP)” → guardar. 
o problema é que essa configuração volta a ficar ativa passado algum tempo. 

qual é o suporte que dão a esta configuração?

Jorge C
Super User
Super User
January 27, 2025

Obrigado.

No site/ aplicação nos net permite desativar o DHCP. “Mais” → “Config. Avançadas” ->“configuração lan” → “alterar configuração lan” → remover seleção “Distribuição de IP Automático (DHCP)” → guardar. 
o problema é que essa configuração volta a ficar ativa passado algum tempo. 

qual é o suporte que dão a esta configuração?

Solicito a ajuda do ​@João H. ou do ​@Mário P. neste tema. 

Obrigado.

Kilobyte
January 29, 2025

Boa noite, 

Gostava qua alguém por parte da Nos se pronunciasse sobre este problema por vos causado. 

O impacto da vossa alteração e significativo é ainda não foi oferecida previsão de correção assim como workaround 

Se tiverem forma de gerar um bearer token para a nosnet.pt eu consigo implementar o meu workaround 

@João H. ​@Mário P. ​@Jorge C 

Mário P.
Gestor da comunidade
February 2, 2025

@Pedro Felgueiras, boa tarde.

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 
Não temos conhecimento de que existam dificuldades e, por isso, endereçámos este tema para que seja verificado. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
February 2, 2025

Boa tarde, 

Quais dificuldades desconheciam? 
que o DHCP se re-ativa automaticamente? A mesma foi reportada 15 dias atrás. 

desde já agradeço a sua resposta mas não é menciona nenhuma das questões colocadas. 

Como posso gerar um bearer token para utilização da API da NosNet? 

cumprimentos 

Pedro Felgueiras

Mário P.
Gestor da comunidade
February 2, 2025

A situação foi endereçada, pelo que não temos algo a acrescentar, ​@Pedro Felgueiras 

A dificuldade que existia no Giga Router v2, sobre o mesmo tema, foi solucionada a 5 de setembro de 2024, é a ultima informação que dispomos sobre o tema e, por isso, endereçámos. 

Quanto ao bearer token desconhecemos o que pretende e, por isso, pedimos ajuda quanto a essa questão. 

Assim que tenhamos mais informações, partilharemos. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.