Skip to main content
Header

Desativar DHCP

Boa tarde,

Nao consigo desativar o servico DHCP no meu router. Após desativar, passado alguns dias volta a ficar ativo... O que poderá ser?

Obrigado,

Jason

43 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 18, 2025

Boa tarde, ​@Jason Costa
Indique-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 
Obrigado, 

• Autor
  • Gigabyte
  • January 18, 2025

Boa tarde, ​@Jason Costa
Indique-nos, por favor, qual o router que tem instalado. 
Obrigado, 

Olá, o router que tenho é o Giga Router com Wi-Fi 6.

Cumprimentos.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • January 18, 2025

Boa tarde ​@Jason Costa

Por favor, confirme se está a seguir este procedimento. 

Como alterar as configurações LAN do Router na App NOS Net | Forum NOS 

Obrigado.

• Autor
  • Gigabyte
  • January 18, 2025

Boa tarde,

Sim, segui esses passos. Passado umas horas volta a ficar ativo.

Cumprimentos.

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • January 18, 2025

Apesar de não saber qual é a finalidade, poderá ativar na port 4 o modo bridge. 

Como ativar modo Bridge do router na App NOS Net | Forum NOS 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 20, 2025

@Jason Costa, boa noite. 
Diga-nos, por favor, se tem mais alguma configuração realizada na App NOS Net. Se sim, essa configuração também é reposta?

Obrigado,

• Autor
  • Gigabyte
  • January 20, 2025

Boa noite,

Tenho varias outras configuracoes que funcionam bem (port forwarding, dynamic dns, etc).

Cumprimentos.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • January 20, 2025

Pode ser só essa funcionalidade que não permite ser alterada 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 23, 2025

Boa noite ​@Jason Costa,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

Através da informação que possuímos, não verificamos possibilidade de desativar o DHCP dos routers NOS, até porque este é um serviço necessário para prestação dos restantes serviços, como televisão.

Detalhe-nos, por favor, qual a finalidade da configuração que pretende. Pode, por favor, partilhar mais detalhes sobre como desativou o DHCP do router? 

Obrigado

Tenho um Fast5670 na versão SGFc10000471

desde uns tempos para trás, o DHCP tem-se reativado sem interação minha. Isto não acontecia 2 meses atrás. 

informo também que diretamente na página do router (http://192.168.1.1) quanto tento desativar o DHCP aparece a seguinte mensagem “It is not possible due to the guest SSIDs are using this network, please use any other.”   Não tenho nenhum guest SSID configurado. 

Pretendo que me informa quanto tempo necessitam para reverter a alteração que causou este problema. Qual foi a versão de firmware que causou este problema e que me indiquem e disponibilizem uma versão onde este problema não acontece. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • January 26, 2025

Boa noite ​@Pedro Felgueiras

A situação que reporta já foi abordada neste tópico. 

Desativar DHCP | Forum NOS 

Obrigado.

Ola ​@Jorge C 

A resposta dada no topico mencionado não aborda totalmente o assunto. 

Primeiramente, menciona que “não e possivel” quando o mesmo não e verdade. E possivel e foi posivel durante muito tempo sendo o problema agora o servico reativar-se automaticamente sem interação do utilizador. Depois menciona que “é um serviço necessário” sendo que este ponto pode ser discutivel, mas mesmo considerando ser necessário os utilizadores podem optar por utilizar o seu proprio serviço de DHCP.  

Quanto as questões por mim referidas neste topico nao vejo qualquer aderecionamento por parte:da NOS:

1. Tempo necessario para reverterem a a atualização que causou este problema.
  2. Qual a versao e quando foi lancada que causa este problem 
  3. Solução para reverter o problema causado por voces 
  4. Imposibilidade de alterar a configuração na paguina do router, não tendo eu guest SSIDs configurados.  

A vossa resposta a este topico, que foi levantado devido a um problema causado por voces mostra uma de duas coisas.  Falta de conhecimento tecnico para avaliarem o motivo de isto estar a acontecer e que alguns clientes possam querer ter o seu proprio servico de DHCP ou falta de consideração pelos clientes e indicarem respostas vagas fujindo ao problem para não aderessarem os problemas causados pelas vossas equipas tecnicas.  

Agradeço que tratem este pedido com mais seriedade.  

Cumprimentos 

Pedro Felgueiras 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • January 27, 2025

Bom da ​@Pedro Felgueiras

As configurações em que a empresa dá suporte são relativas à NOS NET

Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática, pode contactar a PC Medic, o parceiro informático da NOS, através do 16991.

Saiba mais através do Site NOS

Obrigado.

• Autor
  • Gigabyte
  • January 27, 2025

Obrigado ​@Pedro Felgueiras , quando vi as respostas dadas perdi a esperança de resolver o problema. No meu caso, tenho o meu próprio servidor DHCP.

Mais recentemente deixei de conseguir fazer cast da aplicacao NOS TV devido ao famoso erro de sessões máximas atingidas. Enfim.

Obrigado na mesma.

Para questões relacionadas com configurações próprias e micro informática, pode contactar a PC Medic, o parceiro informático da NOS, através do 16991.

Obrigado.

No site/ aplicação nos net permite desativar o DHCP. “Mais” → “Config. Avançadas” ->“configuração lan” → “alterar configuração lan” → remover seleção “Distribuição de IP Automático (DHCP)” → guardar. 
o problema é que essa configuração volta a ficar ativa passado algum tempo. 

qual é o suporte que dão a esta configuração?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • January 27, 2025

Obrigado.

No site/ aplicação nos net permite desativar o DHCP. “Mais” → “Config. Avançadas” ->“configuração lan” → “alterar configuração lan” → remover seleção “Distribuição de IP Automático (DHCP)” → guardar. 
o problema é que essa configuração volta a ficar ativa passado algum tempo. 

qual é o suporte que dão a esta configuração?

Solicito a ajuda do ​@João H. ou do ​@Mário P. neste tema. 

Obrigado.

Boa noite, 

Gostava qua alguém por parte da Nos se pronunciasse sobre este problema por vos causado. 

O impacto da vossa alteração e significativo é ainda não foi oferecida previsão de correção assim como workaround 

Se tiverem forma de gerar um bearer token para a nosnet.pt eu consigo implementar o meu workaround 

@João H. ​@Mário P. ​@Jorge C 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 2, 2025

@Pedro Felgueiras, boa tarde.

Pedimos desculpa pela demora na nossa intervenção. 
Não temos conhecimento de que existam dificuldades e, por isso, endereçámos este tema para que seja verificado. 

Obrigado, 

Boa tarde, 

Quais dificuldades desconheciam? 
que o DHCP se re-ativa automaticamente? A mesma foi reportada 15 dias atrás. 

desde já agradeço a sua resposta mas não é menciona nenhuma das questões colocadas. 

Como posso gerar um bearer token para utilização da API da NosNet? 

cumprimentos 

Pedro Felgueiras

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 2, 2025

A situação foi endereçada, pelo que não temos algo a acrescentar, ​@Pedro Felgueiras 

A dificuldade que existia no Giga Router v2, sobre o mesmo tema, foi solucionada a 5 de setembro de 2024, é a ultima informação que dispomos sobre o tema e, por isso, endereçámos. 

Quanto ao bearer token desconhecemos o que pretende e, por isso, pedimos ajuda quanto a essa questão. 

Assim que tenhamos mais informações, partilharemos. 
Obrigado, 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • February 2, 2025

Boa noite ​@Pedro Felgueiras

O bearer token que pretende é gerido pela App NOS NET pelo que sugiro que use a mesma. 

App NOS NET | Forum NOS 

Obrigado.

Como deve imaginar a sua resposta em nada ajuda a resolução do problema.  

Problema: passado uma hora de desativar o DHCP o mesmo é reativado. 

Tentativa de resolução 1: Contactar a NOS pelo fórum de forma a corrigir o problema. A NOS não evidencia (ou admite) que tem um problema. 

Tentativa de resolução 2 : Análise dos pedidos HTTP que são efectuados an app NosNet de forma a validar qual o estado do servidor DHCP e desativar o mesmo automaticamente.  Limitação encontrada e que não existe uma forma de gerar o token de autenticação programaticamente o que faz o automatismo deixar de funcionar num curto espaço de tempo. 

Todos os contactos feitos aqui no fórum não apresentam nenhuma mais valia para além de identificar que existem mais pessoas na mesma situação. 

Tendo exposto o supracitado questiono-vos qual a melhor canal para obter respostas concretas com o intuito de resolver o incidente causado por vós o qual representa um impacto significativo para o vosso cliente. 

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • February 2, 2025

Não há melhor canal. O moderador referiu que já encaminharam a situação para análise.

Boa noite 

gostava de perguntar quais os progressos realizados sobre este incidente nos últimos 12 dias 

@Mário P. ​@Jorge C ​@João H. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • February 17, 2025

@Pedro Felgueiras, boa noite. 
Pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. 
Reforçámos o pedido de feedback quanto às questões colocadas. Assim que tenhamos resposta partilharemos. 
Obrigado,