Skip to main content
Header
Respondido

Consumos em roaming UE

Bom dia, parece que tenho aqui um problema, o meu telemovel ainda não saiu do país no entanto tenho um consumo em rooming de Internet de cerca de 5 GB o que é estranho pois não sai do país com ele, agradecia ajuda sobre este tópico 

Melhor resposta por Oscar7

Tiveste perto da fronteira? 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

24 Comentários

Oscar7
Forum|alt.badge.img+2
  • Kilobyte
  • 3930 comentários
  • Resposta
  • 31 de outubro de 2019

Tiveste perto da fronteira? 

• Autor
  • Byte
  • 1 comentário
  • 30 de novembro de 2019

Oscar  7 não estive perto da fronteira 

Forum|alt.badge.img
  • Super User
  • 703 comentários
  • 30 de novembro de 2019
Paulo baioa escreveu:

Oscar  7 não estive perto da fronteira 

Os dados móveis gerais e os do roaming são o mesmo. Se tem por exemplo 5Gb de dados, eles estão também disponíveis em roaming, pelo que sendo o mesmo tráfego, se consumir os dados móveis gerais, digamos que consome 1Gb, passa a ter 4Gb nos 2 contadores. Espero ter me feito entender. Ambos os contadores são 1 só, apenas aparecem para o cliente saber que dispõe do mesmo tráfego na UE, que em Portugal. 

Bom dia estou na mesma situação nem perto de fronteira e já tenho gastos na net UE...tenho 5 telemóveis associados ao Pacote NOS 4 e só 2 deles apresentam estes gastos por isso deduzo que a resposta anterior do sr. Pedro Rios merece explicação melhor, desde já agradeço. 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 25 de março de 2023

Bom dia @RICARDO EMANUEL BOTA

Teremos de verificar o motivo que o outro número, não apresenta uma contabilização. A resposta encontra-se correta. 

O plafond de Roaming, ele não é um adicional ao Nacional. De acordo com o regulamento europeu de Roaming, o cliente pode utilizar o seu plafond em Portugal ou no resto da UE, sendo que há um limite de utilização responsável no resto da UE

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 55 comentários
  • 12 de abril de 2023

MUITO URGENTE: Dos 4 telemóveis associados à minha conta, num deles GASTA roaming mesmo SEM SAIR DO PAÍS. Os dados que utiliza normalmente, também estão a contar como ROAMING!!! Não saiu do país. Como é possível isso acontecer!!! O problema é que na próxima semana vai mesmo sair do país e… pasme-se: já tem menos 5GB de Roaming. É a segunda vez que acontece este ano. Exijo que a NOS reponha os dados de roaming e que não volte a acontecer.. Espero ser contactado para resolver esse problema...

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 55 comentários
  • 12 de abril de 2023

Hoje aconteceu o mesmo comigo. Dos 4 telemóveis associados à conta SÓ UM é que gasta roaming mesmo SEM SAIR DO PAÍS. Não pode acontecer isso. Este ano já é a segunda vez que me acontece. O problema é que o utilizador desse telemóvel vai mesmo sair do país na próxima semana e já tem 5GB utilizados sem sair. A NOS tem que rectificar isso e repor o roaming no total a utilizar. Espero que o façam urgentemente. Espero uma mensagem pessoal.

Jorge C
Super User
  • 8442 comentários
  • 12 de abril de 2023

Boa noite @Maximino Alves,

Pode informar em que país o roaming foi cobrado e já agora, para onde pretende viajar?

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 55 comentários
  • 12 de abril de 2023

O Roaming foi cobrado no nosso país: PORTUGAL. A pessoa em questão não saiu de PORTUGAL nem esteve sequer perto da fronteira!!! O problema é esse. A NOS cobra roaming mesmo a quem não se ausenta do país.

Jorge C
Super User
  • 8442 comentários
  • 12 de abril de 2023

Obrigado mas essa parte já tinha lido, reformulo então a questão.

Consegue informar em que país o roaming foi cobrado e já agora, para onde pretende viajar?

Obrigado

Forum|alt.badge.img
  • Megabyte
  • 55 comentários
  • 12 de abril de 2023

Onde foi cobrado é a NOS que tem de dizer. Se a pessoa NÃO SAIU DO PAÍS, só pode ter sido cobrado em PORTUGAL… PORTUGAL…  A pessoa irá viajar para Malta.

Jorge C
Super User
  • 8442 comentários
  • 12 de abril de 2023

Em relação aos dados em roaming, pode utilizar o que tem disponível, considerando que em alguns tarifários estão sujeitos a uma Política de Utilização Responsável em roaming.

Conforme pode consultar aqui → https://www.nos.pt/movel/roaming?country=Malta

Caso pretenda reclamar, sugiro que envie uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o seu numero de cliente que a equipa de moderação com certeza resolverá.

Obrigado

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 13 de abril de 2023

Bom dia @Maximino Alves

O plafond de Roaming, ele não é adicional ao do Nacional. De acordo com o regulamento europeu de Roaming, o cliente pode utilizar o seu plafond em Portugal ou na UE, sendo que há um limite de utilização responsável no resto da UE. 
Obrigado 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 13 de abril de 2023

Boa tarde @Maximino Alves e @Jorge C

Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já foi abordado como, também, esclarecido. 
Deste modo, garantimos a boa organização da informação. 
Obrigado

• Byte
  • 1 comentário
  • 22 de abril de 2023

Ao consultar os saldos da utilização do meu número, constato que, segundo a NOS, utilizei 3,8GB de dados móveis (Internet Roaming) durante o mês de abril sem contudo ter saído do País.

Será que alguém me consegue dar uma justificação para esta situação?

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 22 de abril de 2023

Boa tarde @Jocaper, seja bem-vindo ao Fórum NOS. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado como, também, esclarecido.

O plafond de Roaming, ele não é adicional ao do Nacional. De acordo com o regulamento europeu de Roaming. 
Obrigado 

• Kilobyte
  • 44 comentários
  • 24 de janeiro de 2025

Estou com o mesmo problema, os dados em Roaming contabilizam, mesmo sem estar fora de Portugal. Pelo que entendi, os dados em roaming não são um adicional ao trafego total contratado, sendo “normal” que desconde “nos dois contadores”.

Acho que esta explicação é algo “tenebrosa”, porque se o roaming não é um adicional, porque razão existem dois contadores? Porque não é apenas referido que para a utilização de dados em roaming existe uma politica de utilização responsável? Qual é a vantagem de existirem dois contadores se, no fundo, só servem para confundir o utilizador??

A NOS a ser NOS, com estas coisas que ninguém entende o sentido… ainda nos dizem trate das suas questões de forma simples e eficaz na APP myNOS… uma tanga… aquilo serve para tudo menos para ajudar, os tópicos são balizados e confusos…

A NOS, para mim, que já sou cliente há vários anos, tem vindo numa trajetória de qualidade bastante descendente… já vi na NOS um parceiro, agora vejo como algo que tem de ser… infelizmente.

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12306 comentários
  • 24 de janeiro de 2025

Dessa forma os clientes conseguem perceber que conseguem utilizar os seus dados moveis dentro da união europeia dai a designação: “roaming dados UE”. Se não tivesse outro contador iam achar que era só em portugal. Desta forma é melhor.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4208 comentários
  • 25 de janeiro de 2025

O plafond de Roaming, ele não é adicional ao do Nacional. De acordo com o regulamento europeu de Roaming. 

• Kilobyte
  • 44 comentários
  • 25 de janeiro de 2025
Guimas escreveu:

Dessa forma os clientes conseguem perceber que conseguem utilizar os seus dados moveis dentro da união europeia dai a designação: “roaming dados UE”. Se não tivesse outro contador iam achar que era só em portugal. Desta forma é melhor.

Sim, eu disse que o sistema é bom… no entanto, não acho normal o contador do roaming “descontar dados” quando as pessoas não estão em roaming… creio que cria mais confusão… até porque os comentários demonstram isso...

• Kilobyte
  • 44 comentários
  • 25 de janeiro de 2025
Olaf escreveu:

Exatamente… por isso, o sistema dos contadores deveria ser diferente, porque induz a isso, e ainda por cima, desconta dados quando as pessoas não estão em roaming, induzindo confusão...e na app essa situação não é nada esclarecedora!! 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 25 de janeiro de 2025

Compreendemos a situação, ​@mmartins2019 

O plafond de Roaming, ele não é adicional ao do Nacional. De acordo com o regulamento europeu de Roaming, o cliente pode utilizar o seu plafond em Portugal ou na UE, sendo que há um limite de utilização responsável no resto da UE. 
Obrigado 

• Kilobyte
  • 44 comentários
  • 25 de janeiro de 2025
Mário P. escreveu:

Compreendemos a situação, ​@mmartins2019 

Obrigado 

E o que é a utilização responsável?? Afinal, se uma pessoa contrata um determinado plafond de dados, não deveria poder utilizá-los todos? Quem e como é determinado esse plafond de utilização de dados em roaming? 
Como se diz na gíria… “algo de errado não está certo”! 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30161 comentários
  • 25 de janeiro de 2025

@mmartins2019,pode consultar a informação legal e as condições de Roaming aqui

Obrigado, 

Comentário