Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
May 30, 2024
Destaque

Conheça o Router 10Gbps

Ligue-se ao Router 10Gbps, o router que o permite ter velocidades até 10Gbps🙂

O Router com a tecnologia XGS-PON, permite velocidades ultra-rápidas10 vezes superiores face à geração anterior, e simétricas de download e upload. Permite agora ligar mais equipamentos à máxima velocidade, sem perdas de desempenho, reduções do consumo de energia e é construído em material 100% reciclado.

O Router 10Gbps apresenta 6 LEDs que identificam o estado dos serviços do router:

Até 10x mais velocidade: A net mais rápida de sempre, para fazer tudo num piscar de olhos.

Upload e download simétricos: Downloads e uploads à mesma velocidade, graças à ligação simétrica.

Mais equipamentos ligados: Equivalente a ter 10 equipamentos ligados a 1Gbps com possibilidade de mais equipamentos a outras velocidades.

Proporciona uma rede de alto desempenho com velocidades elevadas mesmo longe do router através de Wi-Fi 6 e inclui 3 portas Ethernet Gigabit e 1 porta Ethernet com suporte para equipamentos de 10Gbps e oferece:

Mais velocidade

A tecnologia XGS-PON permite agora alcançar velocidades até 10Gbps, mesmo em locais mais afastados do router ou com vários equipamentos ligados simultaneamente. O Router 10Gbps tem maior cobertura e menos interferências através da configuração MIMO 4x4 nas bandas 2.4GHz e 5GHz.

Mais eficiência

A tecnologia OFDMA aumenta a eficiência da Internet, tanto em uploads como em downloads. Além do mais o Wi-Fi 6 permite larguras de banda de 5GHz até 160 MHz, permitindo com esta configuração o dobro das velocidades às verificadas na configuração pré-definida (80MHz).

Menos latência

Através da modulação OFDMA há redução significativa da latência, em ambas as redes Wi-Fi – 2.4GHz e 5GHz. A nova tecnologia XGS-PON permite um melhor desempenho da internet, oferecendo uma melhor experiência gaming, streaming em 4k e 8k com maior qualidade e videochamadas sem quebra de velocidade.

Principais funcionalidades

Conheça as principais funcionalidades do Router 10Gbps:

• Consultar se os serviços de internet, Wi-Fi e telefone estão ativos e a funcionar corretamente
  • Aceder a configurações básicas de Wi-Fi, como por exemplo mudar o nome da rede Wi-Fi ou alterar a password. Pode ainda separar as redes 2.4GHz e 5GHz em Desativar unir redes wi-fi.
  • Configurar uma rede Wi-Fi para a família ou para amigos em Wi-Fi Visitas
  • Configurar Port Forwarding e Dynamic DNS 
  • Gerir e definir horários em que os equipamentos não podem aceder à internet, através da funcionalidade Gestão de acessos

Principais características

Conheça as principais características do Router 10Gbps:

• Tecnologia XGS-PON
  •  WiFi 6 Dual Band (20/40/80/160MHz)
    • 2.4GHz: 4x4 MIMO 802.11ax
    • 5GHz: 4x4 MU-MIMO 802.11ax 
  • 1 porta LAN 10Gbps (Ethernet)
  • 3 portas LAN 1Gbps (Ethernet)
  • 2 Entradas telefónicas
  • 1 Porta USB 3.0 para ligar discos e dispositivos multimédia
  • Conector CATV para ligação do cabo coaxial para serviço TV
  • Botão de Reset
  • Botão para Ligar/Desligar
  • Botão para emparelhar Wi-Fi (WPS)

Como ligar o router

Saiba como ligar o seu Router 10Gbps:

1. Ligue o cabo de fibra ótica ao router e à tomada de rede FTTH

2. Ligue o router à tomada elétrica
  3. Ligue o telefone à linha 1 (verde), utilizando o cabo telefónico
  4. Com o router instalado, ligue computador, tablet ou smartphone via Wi-Fi ou através de uma das portas LAN (Ethernet), utilizando um cabo de rede

📃 Manual do equipamento e o guia de instalação rápida📃

Ficou com dúvidas sobre o Router 10Gbps, consulte as respostas às perguntas mais frequentes em:

1. O que é a fibra 10Gbps?

A fibra até 10Gbps é uma ligação de fibra ótica que consegue transportar dados com velocidades até 10 vezes mais rápidas do que anteriormente, permitindo ligar múltiplos equipamentos com baixa latência, sem falhas e perdas de velocidade. Uma das maiores inovações é a velocidade ser simétrica, o que permite fazer downloads e uploads à mesma velocidade.

2. Como posso utilizar ao máximo a fibra 10Gbps?

É necessário um equipamento com uma porta LAN que suporte uma ligação 10Gbps ou de um adaptador Thunderbolt 3 ou 4, ligados ao novo Router 10 Gbps através de um cabo ethernet CAT.6 ou superior. A fibra até 10Gbps possibilita uma velocidade máxima até 8Gbps de download e 8Gbps de upload, sendo a restante capacidade necessária garantir uma ligação estável e o mecanismo de correção de erros associados à tecnologia de transmissão XGS-PON

3. Como posso trocar o meu router atual pelo novo Router 10Gbps?

O novo Router 10Gbps está disponível exclusivamente para os pacotes com velocidades superiores a 1Gbps.

Saiba como configurar o router em nosnet.pt ou, diretamente, na App NOS NET:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet emnos nosnet.ptou naApp NOS Net,disponível através doGoogle Playe daApp Store

127 Comentários

João H.
Gestor da comunidade
February 4, 2026

Boa tarde,

Agradecemos as vossas mensagens.

O ​@Guimas partilhou uma boa ajuda a esclarecer sobre o tema. A NOS garante a qualidade do serviço no momento da instalação. Em caso de anomalia técnica em que o apoio NOS não identifique anomalias no serviço, é considerado que possam existir anomalias nos equipamentos do cliente, pelo que é sugerido o contacto com os parceiros informáticos PCMEDIC, de forma a garantir o tratamento adequado.

​O tipo de serviço que menciona existe @inke, contudo apenas em pacotes fixos com mais serviços, não de forma individual.

Este tipo de serviço não se encontra disponível em todas as localidades, pelo que está sujeito a viabilidade tecnológica de cada zona. Pode consultar mais informações no Site NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Tiago Ferreira
Gigabyte
February 4, 2026

O tipo de serviço que menciona existe @inke, contudo apenas em pacotes fixos com mais serviços, não de forma individual.

Este tipo de serviço não se encontra disponível em todas as localidades, pelo que está sujeito a viabilidade tecnológica de cada zona. Pode consultar mais informações no Site NOS.

Boa tarde ​@João H. 

Desculpe mas não concordo com a informação prestada. Indique-nos aqui qual a página da NOS com pacotes de 10Gbps ou possível upgrade para 10Gbps. Não existe nenhum!

Portanto, de acordo com as suas indicações, a NOS dispõe com velocidades de 10Gbps mas apenas para pacotes com mais serviços, contudo independentemente da localização e/ou viabilidade técnica de cada zona, os valores têm que estar ao dispor os seus clientes ou novos clientes e restantes serviços inclusos nesses pacotes.

O Site NOS que o ​@João H. indica na sua resposta não esclarece quais são esses pacotes NOS 3 ou NOS 4, e quais os valores que o cliente tem que pagar.

Portanto esclareça-nos com mais clareza sff.

Tiago F.
Kilobyte
February 4, 2026

Existe sim, basta saber procurar. Se não sabe mexer numa página normal não sei para que precisa de internet de 10gbps…

Tiago Ferreira
Gigabyte
February 4, 2026

Existe sim, basta saber procurar. Se não sabe mexer numa página normal não sei para que precisa de internet de 10gbps…

Sr. ​@hugommendonca que eu saiba não o conheço de lado nenhum para você se dirigir a mim dessa forma, até porque que EU saiba, não lhe perguntei nada, você não faz parte da equipa da NOS, não lhe compete a si responder em nome do ​@João H. ou por qualquer membro da equipa da NOS.

Se o senhor pretende esclarecer os clientes de alguma dúvida faça-o com educação, mas só para seu conhecimento, eu realmente não percebo nada de informática. Com 46 anos, uma empresa de informática com 75 colaboradores, realmente eu não percebo mesmo nada de informática.

É engraçado quando as pessoas se põem adivinhar ou põem-se a fazer suposições da inteligência de cada um. Eu só não perco é o meu tempo, a verificar as constantes mudanças que a NOS entende fazer no seu site e complicar a vida dos seus clientes, porque caso o senhor não saiba, a opção que o senhor indicou, encontra-se bem no fundo das opções adicionais e na minha opinião, se forma bem escondida.

Contudo, e apesar da sua péssima postura e pouca educação, agradeço-lhe o esclarecimento dado.

Tiago F.
João H.
Gestor da comunidade
February 5, 2026

Boa tarde ,

Agradecemos as vossas mensagens ​@hugommendonca e ​@Tiago Ferreira.

Para além da forma discutida entre ambos, é ainda possível contactar o apoio ao cliente e obter a informação a informação especifica para cada morada.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Megabyte
February 11, 2026

Bem mais de um ano depois ainda igual acho que não há interesse em atualizarem a central para velocidades de 10Gb nem para simétricas, mas algumas novidades é que atualmente já uso com pacote 1gb velocidade de quase 500 de upload mais quase 1250 Mb de download era tão bom ser 1gb de upload quando a Vodafone já tem e gostava de ser um cliente de testes 

João H.
Gestor da comunidade
February 11, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a usa mensagem e testemunho ​@Bmss6.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

Megabyte
February 14, 2026

Essa opção aparece somente no “NOS 4”. A enganosa página sobre os “10Gbps” menciona tanto “NOS 3” quanto “NOS 4”:

Tente “personalizar” qualquer plano “NOS 3” e tal opção não existe. Eu não nenhum interesse no plano móvel, então não considerei o tal “NOS 4”.

Tem um problema de UX também. As opções pra “TV”, como "UMA TV 4K" e "Android TV 4K" são apresentadas no respectivo campo de “TV”. Enquanto os “+NET 10Gbps” é apresentado no FINAL da página (e apenas para NOS 4). É completamente desconexo do campo “Internet”.

Compare isso com a pagina da Vodafone, que diz:

Na Vodafone isto explicito, na NOS isto é escondido.

E de fato, “se não sabe mexer numa página normal não sei para que precisa de internet de 10gbps”, afinal eu preciso de 10Gbps para outras coisas, não para navegar em páginas normais.

João H.
Gestor da comunidade
February 15, 2026

Boa tarde ​@inke,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho..

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós, para que possamos continuar a melhorar e, como tal, analisadas internamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe connosco caso surja alguma outra questão ou tema.

Obrigado

Megabyte
May 27, 2026

Bon dia 

Verifiquei que várias interações anteriores neste tópico foram removidas, o que levanta alguma estranheza, tendo em conta que a situação continua por resolver.

Neste momento, mantenho-me há vários dias sem serviço, apesar de todo o acompanhamento referido, e sem uma previsão concreta de resolução.

Mais do que a avaria em si, começa a ser difícil compreender a falta de transparência na comunicação e o desaparecimento de conteúdos que refletiam o ponto de situação.

Agradeço esclarecimento sobre o motivo da remoção das mensagens e, acima de tudo, uma atualização real sobre o estado da intervenção no terreno.

MiPortugaPC