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Como fazer a autoinstalação do GiGA Router


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Agora instalar o seu GiGA Router de forma rápida e cómoda é ainda mais fácil!  :hugging:

Com a autoinstalação troque o seu router antigo pelo GiGA Router e passe a ter a melhor Internet em menos de 5 minutos, sem a necessidade da intervenção de um técnico.

 

Chegou a hora de autoinstalar o Router! Tem dúvidas sobre como o fazer? Então este tópico é para si. :wink:

Para trocar o seu router antigo por um GiGA Router, só precisa de seguir os 3 passos abaixo:

  1. Altere o seu pacote de internet para um que inclua o GiGA Router (V5 Hitron) ou adicione-o ao seu pacote de internet através da modalidade de aluguer. As duas alternativas podem ser pedidas numa loja NOS ou através do 16995. Receberá o kit de autoinstalação para levar consigo ou entregaremos confortavelmente em sua casa.
  2. Instale o GiGA Router. Veja como abaixo.
  3. Devolva o seu router antigo numa loja NOS ou agende a recolha do router via estafeta, enviando-nos uma mensagem aqui no Fórum.

De forma simples, cómoda e rápida tenha a sua internet sempre no máximo com Wi-Fi 20x mais rápido, velocidades à prova de streaming em 4K e gaming até 1Gbps e ainda internet sempre estável até 50 equipamentos ao mesmo tempo. :hugging:

Para concluir com sucesso a instalação do seu novo GiGA Router siga estes passos:

 

I. Desinstale o seu router antigo

  1. Desligue o router da tomada de eletricidade e respetivo transformador da eletricidade;
  2. Desenrosque o cabo coaxial (cabo branco) do router, mantendo-o ligado à tomada na parede;
  3. Desligue os cabos dos equipamentos que tiver ligados ao router (consolas de jogos, smart-TV, telefone fixo, extenders ou outros dispositivos).

    Ao receber o seu novo router, o serviço de voz no router antigo é inativo.
    Instale o GiGA Router para repor o serviço de voz. No passo II saiba como instalar.
    Dicas de desinstalação:
    • No passo 2, caso o cabo esteja muito apertado, este passo poderá requerer alguma força e algum objeto de apoio (ex: alicate). Na maioria dos casos, a força da mão será suficiente para fazer rodar a rosca.
    • No passo 3 aconselhamos que tire uma fotografia para depois ser fácil de rever em que posições estavam ligados cada um dos cabos. É importante que os cabos estejam nas mesmas posições.

     

 

II. Instale o seu novo router

  1. Enrosque o cabo coaxial (cabo branco) ao novo router;
  2. Caso tenha o telefone ligado ao router, ligue o cabo do mesmo à entrada verde (linha1);
  3. Se tinha outros equipamentos ligados ao router, ligue-os às entradas LAN (entrada ethernet);
  4. Ligue o router à tomada de eletricidade com o novo cabo de alimentação;
  5. Pressione no botão ON para ligar o router. Os leds começam a piscar e o router vai iniciar a sua configuração;
  6. Assim que os Leds DS e US estiverem fixos, pode começar a configurar as redes Wi-Fi.

    Dica de instalação:

    • No passo 2, certifique-se que o cabo fica bem ligado e apertado.

     

 

III. Configure as novas redes Wi-Fi

  1. Ligue o telemóvel, PC, tablets, impressora, repeaters e outros equipamentos às novas redes Wi-Fi. Na etiqueta no verso do router encontra o nome das novas redes Wi-Fi e password. Conheça aqui os tipos de rede e quais as diferenças.

     

  1. Instale a App NOS Net e faça a configuração do router no seu telemóvel, saiba como aqui. Esta app permite gerir a sua rede Wi-Fi à distância, alterar password, criar regras de acesso e definir horários para desligar o Wi-Fi. Saiba mais sobre a App aqui.
    Se preferir poderá aceder à página aminhanet.nos.pt para fazer as alterações em web.

    Dicas de utilização:

    • O Giga Router tem duas redes Wi-Fi: Se estiver próximo do seu router utilize a rede com “5” no nome (banda 5 GHz). Se estiver mais afastado e se a rede “5” não estiver disponível deverá utilizar a outra rede Wi-Fi (banda 2,4 GHz). Conheça mais sobre as diferenças e melhor utilização de cada uma das redes aqui.
    • Caso tenha a solução Power Wi-Fi Plume é aconselhável que desligue o pod Power Wi-Fi da eletricidade durante o processo de troca de routers, para renovar IPs na rede. De seguida volte a ligar o pod a uma das portas ethernet do Giga Router. Saiba como aqui.

     

Reponha no novo Giga Router configurações específicas que tivesse no router antigo (ex: redes Wi-Fi, redes guest, DDNS, port forwarding, entre outras) através da página aminhanet.nos.pt ou da App NOS Net. Conheça todas as características, funcionalidades e manual do equipamento do Giga Router aqui.

 

Fácil, não é?

Já instalou o seu Giga Router? Partilhe com a comunidade a sua experiência. :nerd:

 

Ficou com alguma dúvida sobre a autoinstalação do GiGa Router? Consulte as perguntas mais frequentes aqui.

Para saber as condições de adesão ao kit de autoinstalação GiGA Router ou caso tenha alguma questão ou dificuldade durante o processo de instalação, partilhe connosco.

 

Saiba ainda como pode autoinstalar alguns dos serviços de Televisão ou de Internet da NOS:wink:


17 Comentários

Reputação 2

E a versão do GiGA Router para FTTH (v3, Sagemcom F@st 5657) também está disponível para autoinstalação?

Reputação 7
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E a versão do GiGA Router para FTTH (v3, Sagemcom F@st 5657) também está disponível para autoinstalação?


não.

Reputação 7
Crachá +5

E a versão do GiGA Router para FTTH (v3, Sagemcom F@st 5657) também está disponível para autoinstalação?

Bom dia, veja aqui se é o que procura: https://www.nos.pt/particulares/ajuda/equipamentos-servicos/internet/internet-fixa/Documents/GuiaRapido_GiGA_Router_v3.pdf

Reputação 2

Boa tarde tenho o router 5.0 V1 existe alguma melhoria no v2? 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @no_ping,

@Guimas deu uma boa ajuda. :blush:

O GiGA Router para FTTH não está disponível para autoinstalação, neste momento. Se surgirem novidades divulgaremos.

Obrigada

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Olá @HUGO96,

Os GiGA routers V1 e V2 têm características idênticas.

Pode ver mais informações aqui:

Obrigada 

Reputação 4
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Se eu quiser instalar uma box uma também o posso fazer?

Reputação 2

Olá @HUGO96,

Os GiGA routers V1 e V2 têm características idênticas.

Pode ver mais informações aqui:

Obrigada 

Liguei para lá e disseram me que tinha de pagar 40€ de instalação 👏

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde tenho o router 5.0 V1 existe alguma melhoria no v2? 

 

Diversas… mas “estrangula” mais facilmente…

 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @HUGO96,

Os GiGA routers V1 e V2 têm características idênticas.

Pode ver mais informações aqui:

Obrigada 

 

Idênticas, mas enquanto o V1 tem diversos BUGS que não foram resolvidos em anos, o V2 “resolve-os” (embora não seja um mar de rosas, pois é menos eficiente a gerir o tráfego do que o V1)

Boa tarde,

 

Recebi ontem o meu Giga Router para autoinstalação em troca de um mais antigo, é suposto depois de tudo ligado ter de fazer alguma chamada para a linha de apoio para que seja “ativado”?

É que ao ligar-me por wifi a qualquer umas das redes (2.4 ou 5G) diz-me que a ligação não tem internet, quando no router antigo está tudo a funcionar corretamente.

 

Obrigado

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

 

Recebi ontem o meu Giga Router para autoinstalação em troca de um mais antigo, é suposto depois de tudo ligado ter de fazer alguma chamada para a linha de apoio para que seja “ativado”?

É que ao ligar-me por wifi a qualquer umas das redes (2.4 ou 5G) diz-me que a ligação não tem internet, quando no router antigo está tudo a funcionar corretamente.

 

Obrigado

 

desligue o router anterior. ligue o cabo de sinal no rotuer novo e deverá funcionar.

Reputação 7
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Boa tarde,

 

Recebi ontem o meu Giga Router para autoinstalação em troca de um mais antigo, é suposto depois de tudo ligado ter de fazer alguma chamada para a linha de apoio para que seja “ativado”?

É que ao ligar-me por wifi a qualquer umas das redes (2.4 ou 5G) diz-me que a ligação não tem internet, quando no router antigo está tudo a funcionar corretamente.

 

Obrigado

Boa noite, veja neste Tópico: https://forum.nos.pt/novidades-16/saiba-como-fazer-a-autoinstalacao-do-giga-router-22428 se é este o router e siga os passos sugeridos.

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Crachá +6

Olá a todos, 

Pedimos desculpa pela demora. 

@HUGO96, qual é a tecnologia que tem contratada de momento? 
@miranSet, o @Guimas deu uma boa ajuda! Conseguiu? 
Ficamos aguardar feedback. 

Obrigada

Lido o tópico fica-se com a sensação que a coisa é fácil, que basta pedir a atualização dos equipamentos e dar andamento ao processo mas contactado o SAC nem todos os clientes podem fazê-lo.

No meu caso, com um Hub 3.0 (com mais de 10 anos?) e box ÍRIS em zona coaxial dizem-me que tal não é possível porque para além da troca de equipamentos estamos a falar de um update de tecnologia e que a transição tem de ser assistida por um técnico (?). 

Podem confirmar? É que em caso afirmativo não percebo do que falam quando se referem, nesta passagem a um “router antigo”: “Com a autoinstalação troque o seu router antigo (...)”.

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Crachá +2

Lido o tópico fica-se com a sensação que a coisa é fácil, que basta pedir a atualização dos equipamentos e dar andamento ao processo mas contactado o SAC nem todos os clientes podem fazê-lo.

No meu caso, com um Hub 3.0 (com mais de 10 anos?) e box ÍRIS em zona coaxial dizem-me que tal não é possível porque para além da troca de equipamentos estamos a falar de um update de tecnologia e que a transição tem de ser assistida por um técnico (?). 

Podem confirmar? É que em caso afirmativo não percebo do que falam quando se referem, nesta passagem a um “router antigo”: “Com a autoinstalação troque o seu router antigo (...)”.


Poderá estar incluido a box talvez e assim já não dá.

tem que tentar pelo 16995 como diz no post, se calhar apanha alguem diferente.

Reputação 7
Crachá +6

Olá @Luis Inacio e @Guimas

Pedimos desculpa pela demora. 

@Luis Inacio, para que nos seja possível ajudar, envie-nos o seu número de cliente NOS para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

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