Apps nao abrindo ou abrindo com lentidao na rede fixa da NOS
Ola, estou com um tema na minha rede fixa da NOS.
Tenho um router modelo Fast5657_GPON na versao SGDc10000095, que estava a funcionar normalmente, mas de uns dias pra ca notei que alguns apps em 2 smartphones diferentes nao abrem ou abrem com extrema lentidao.
Porem, se abro essas mesmas aplicacoes em outra rede wifi ou na rede movel funciona perfeitamente.
Quando entro nesta rede wifi, mas usando VPN tambem funciona.
Me parece algum tipo de block, nao sei bem dizer, mas esta a ser extremamente chato ter de usar rede movel ou VPN dentro da propria rede fixa.
Ja reiniciei o router varias vezes, ja removi da energia por algum tempo e ja tentei repor as configuracoes padroes pelo app da NOS, mas nenhum efeito ainda.
Conseguiriam ajudar?
Página 1 / 1
Boa noite @joaocbarbosa,
Sugiro que verifique a reputação desse ip address aqui e/ou confirme se está a usar IPv6 aqui.
Obrigado.
Ola @Jorge C , acabei de o fazer usando o www.spamhaus.org, mas obtive a resposta “No malicious detections”.
No caso, estou a usar IPV4.
Alguma outra sugestao?
@joaocbarbosa deverá estar tudo bem, sugiro que use os DNS da Cloudfare nos dispositivos.
1.1.1.1 ou 1.0.0.1
Obrigado.
Ola, boa tarde, obrigado pela sugestao.
Entao, fiz a alteracao para o DNS da cloudflare e ainda nao resolveu.
Tentei alterar o hostname para one.one.one.one e da mesma forma, tambem tentei o dns.google, ainda parece haver algum tipo de block.
Esta demasiado lento, alguns apps como spotify, google authenticator, esta a entrar como offline e demora um bocado pra reconhecer que esta conectado.
E realmente so acontece na minha rede wifi fixa, ja conectei em redes externas e funciona normalmente.
Mais alguma ideia do que pode estar a acontecer?
Boa tarde @joaocbarbosa,
A única possibilidade para forçar a mudança de ip address é deixar o router desligado durante a noite, de forma a que seja ultrapassado o lease time e receba outro, que com sorte funcionará.
Obrigado.
Ola, boa tarde, obrigado pela sugestao.
Entao, fiz a alteracao para o DNS da cloudflare e ainda nao resolveu.
Tentei alterar o hostname para one.one.one.one e da mesma forma, tambem tentei o dns.google, ainda parece haver algum tipo de block.
Esta demasiado lento, alguns apps como spotify, google authenticator, esta a entrar como offline e demora um bocado pra reconhecer que esta conectado.
E realmente so acontece na minha rede wifi fixa, ja conectei em redes externas e funciona normalmente.
Mais alguma ideia do que pode estar a acontecer?
Confirme nas definições do Wi-Fi se o Android tem endereços IPv6 auto configurados?
Acho que está a ter o problema que muitos outros clientes têm. A rede IPv6 da NOS está em baixo há mais de um mês. Todos os pacotes enviados por IPv6 são descartados.
Não é uma questão de DNS, DNS da NOS funciona corretamente, nem de nenhuma configuração que o cliente possa alterar.
Confirme só que apesar de não ter conectividade IPv6, tem endereços autoconfigurados no Android.
@isplitter o cliente informou que está a usar IPv4.
Obrigado.
@isplitter o cliente informou que está a usar IPv4.
Obrigado.
Eu li isso. Mas acho que a informação foi o resultado do teste que o @Jorge C lhe tinha pedido, usando o link: https://www.whatismyip.com/. O resultado desse teste não indica que o Android não tenha auto configurado IPv6 público.
Se o IPv6 da NOS não funciona, o site vai sempre dizer que o Android não tem IPv6, apesar de ter e de o estar a tentar utilizar.
O Fast5657_GPON quase de certeza que tem IPv6. Em FTTH do que tenho visto, todos os gigarouter têm.
Obrigado pelas sugestões, realmente tenho o ipv6 autoconfigurado no Android, e fazendo algumas pesquisas, não vi como desabilita-lo, pelo menos não para rede wifi.
Existe alguma alternativa de fazer isso no router? Olhando pelo app NOS net não vi formas de fazer isto.
Pode ser que isso seja um caminho.
@joaocbarbosa tinha dito que estava a user IPv4 mas se quiser confirme neste site.
Obrigado.
Este foi o resultado, me parece ser ipv4 mesmo.
Confesso que já não sei mais, estou tentando esgotar as possibilidades.
Uma forma temporaria que encontrei pra funcionar normalmente é deixar conectado 100% do tempo na vpn da surfshark, ou na warp da cloudflare, é o que tem resolvido por enquanto enquanto não descubro o que acontece.
Confirma-se que é IPv4 portanto acabou a teoria do IPv6
Sugiro que faça um teste por cabo de rede CAT5E+, verifique todas as condições referidas no site oficial aqui e desligue o Wi-Fi nas definições.
Obrigado.
Este foi o resultado, me parece ser ipv4 mesmo.
Confesso que já não sei mais, estou tentando esgotar as possibilidades.
Uma forma temporaria que encontrei pra funcionar normalmente é deixar conectado 100% do tempo na vpn da surfshark, ou na warp da cloudflare, é o que tem resolvido por enquanto enquanto não descubro o que acontece.
O problema é este. O seu telemóvel configurou endereços IPv6, corretamente. Estes endereços são anunciados pelo router da NOS, também corretamente.
O problema é que depois a rede IPv6 não funciona. Ou seja não há tráfego de internet por IPv6, por isso é que os sites que consultou dizem que não tem IPv6. Algumas aplicações, não conseguem alterar para a utilização IPv4, tendo o IPv6 disponível. Como o telemóvel tem configurado IPv6, e a NOS descarta todo o tráfego IPv6, é como se essas aplicações não tivessem IPv6.
Já agora consgue dizer-me que aplicações não funcionam. Também é importante reportar aos criadores das aplicações esta dificuldade em alterarem para IPv4, embora seja atípico o IPv6 falhar...
O @Jorge C está a interpretar incorretamente os resultados desse site.
Obrigado pelas sugestões, realmente tenho o ipv6 autoconfigurado no Android, e fazendo algumas pesquisas, não vi como desabilita-lo, pelo menos não para rede wifi.
Existe alguma alternativa de fazer isso no router? Olhando pelo app NOS net não vi formas de fazer isto.
Pode ser que isso seja um caminho.
Infelizmente não há nenhuma configuração que o utilizador possa fazer para desativar o IPv6. No NOSNET consegue apenas consultar informação do endereço IPv6, mas não há nenhuma configuração possível.
A única solução é contactar o apoio técnico, e explicar que com o IPv6 ativado não consegue aceder a sites na internet, e as APPS não funcionam. É provável que o técnico que atenda evoque desconhecimento da situação, mas que acabe por conseguir resolver o problema com o IPv6.
Confirma-se que é IPv4 portanto acabou a teoria do IPv6
Sugiro que faça um teste por cabo de rede CAT5E+, verifique todas as condições referidas no site oficial aqui e desligue o Wi-Fi nas definições.
Obrigado.
O problema não é replicável no Windows ou Linux. É sobretudo um problema no Android, e a dificuldade em mudar para IPv4, quando o tráfego IPv6 é descartado.
@isplitter alguns apps que nao funcionam (nao abrem ou abrem depois de um bocado de delay):
google authenticator, spotify, max, tuneIn, microsoft teams, binance …
esses sao alguns deles.
mas obrigado pelos esclarecimentos, entrarei em contacto com o apoio tecnico.
enquanto nao se resolve, usarei via WARP ou VPN mesmo.
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.
A analisar o ficheiro em busca de vírus
Lamentamos, mas ainda estamos a analisar o conteúdo deste ficheiro, a fim de nos certificarmos de que o mesmo é seguro para descarregar. Agradecemos que tentes de novo dentro de poucos minutos.