Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
March 29, 2021
DestaqueTutorial

Como consultar tarifas de roaming na my NOS

Vai viajar e precisa de saber com o que contar em relação às chamadas, SMS, MMS e dados em Roaming. ✈😉

Aapp e área de cliente my NOS têm disponíveis diversas funcionalidades que o ajudam a gerir todos os seus serviços, de forma rápida, dinâmica e cómoda, da sua conta NOS a qualquer momento.

Na página inicial da my NOS, através do ícone do Assistente Virtual NOS indique o assunto ou a questão que pretende esclarecer para obter uma resposta rápida às suas dúvidas.

Neste artigo explicamos como consultar as tarifas de roaming de forma simples e rápida, mesmo antes de entrar no seu voo, através da my NOS.

❗Atenção❗
Antes de viajar é aconselhável que verifique a existência de acordo de Roaming celebrado entre a NOS e as tarifas de alguns dos operadores do país de destino

Pesquise a tarifa de roaming aplicada ao país destino na my NOS e aceda a informações como:  

• Se existe roaming no país para onde vai viajar;
  • Se o roaming está disponível automaticamente ou se precisa de pedir a ativação do roaming contratual;
  • Para aceder à informação sobre o roaming, na sua App NOS, siga os passos abaixo:

Como consultar as tarifas de roaming

1. Aceda à app my NOS e selecione o ícone circular no centro inferior;

2. Em seguida, escreva a sua pergunta na caixa de texto “Escreva aqui a sua pergunta” e selecione a seta de envio para submeter a questão;
  3. Após obter uma resposta, selecione Roaming NOS para consultar as tarifas de roaming em maior detalhe;

4. Pesquise o país para onde vai viajar. Consulte as informações de chamada, SMS, dados móveis, MMS e operadores disponíveis;

• Se o país pertence à UE surge a informação de tarifa de roaming idêntica à do tarifário em Portugal.

• Se consultar um país fora da UE, com roaming automático, surge a informação sobre as tarifas roaming aplicadas e ainda a possibilidade de ativar o serviço  NET Roaming

Se pesquisou um país fora da UE que tem apenas roaming contratual, a opção Net Roaming não está disponível.

Saiba tudo sobre o Roaming em: 

Atenção ❗Os tarifários de internet móvel ou banda larga móvel não permitem a utilização em roaming. 

Esperamos que esta funcionalidade lhe seja útil para as suas próximas viagens. :blush:

Consulte também através do site as tarifas de roaming e Net Roaming.

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na  my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store.

Descubra ainda mais vantagens e tudo o que pode fazer na my NOS:

59 Comentários

Kilobyte
August 24, 2025

Sou cliente do plano WTF 100GB e venho por este meio contestar a cobrança de €127,43 na fatura de agosto, referente a roaming de dados no Brasil.

Gostaria de esclarecer que:

1. O meu tarifário inclui roaming dentro da União Europeia, mas não contratei qualquer pacote adicional de roaming fora da UE.

2. Ao chegar ao Brasil, a internet funcionou apenas durante alguns minutos, o que não justifica o valor cobrado.

3. Nunca solicitei a ativação de roaming de dados fora da União Europeia, e não recebi qualquer confirmação de adesão a pacote específico.

4. A cobrança ocorreu automaticamente, sem consentimento expresso, sendo portanto indevida e desproporcional ao uso efetivo.

Diante disso, solicito a revisão imediata da fatura e o estorno integral do valor cobrado, uma vez que não houve contratação consciente do serviço.

Aguardo retorno urgente com a regularização da situação.

Jorge C
Super User
Super User
August 24, 2025

Boa tarde ​@Tayanny Margarida,

Com um tarifário pós-pago, o valor das comunicações em roaming é debitado na sua fatura. 

Roaming NOS – Perguntas mais frequentes | Forum NOS 

Conforme pode verificar o custo são 16€ por 1 Mb em roaming no Brasil. 

Roaming - Informações, Preços e Localizações | NOS 

Caso tenha mais questões, partilhe com a comunidade.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
August 24, 2025

Boa tarde, ​@Tayanny Margarida 

Compreendemos e lamentamos a situação. 
No entanto, a totalidade das comunicações realizadas em roaming, é da responsabilidade dos operadores internacionais prestadores do serviço ao cliente, ficando a NOS sujeita à informação disponibilizada pelos mesmos relativamente às comunicações realizadas, pelo que o valor é devido. 

Quanto a não ter ativado o Roaming, existem países em que é disponibilizado automaticamente, desde que no equipamento seja feita a ligação à rede parceira da NOS. Estas condições estão especificadas no site NOS e nas cláusulas especificas do serviço de telemóvel. 

Não obstante, quando o smartphone liga à rede estrangeira, recebe um SMS de boas-vindas e a informar dos custos.
Se surgirem mais questões, fale connosco, por favor.
Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Byte
August 26, 2025

Assim como o Paulo também tive uma cobrança indevida de roaming. Estão me cobrando 4MB sendo que eu recebi dois SMS e uma ligação que não atingiu nem um minuto. Deixei o telefone o tempo todo no modo avião e quando ao ligar o telefone já recebi um SMS dizendo que já havia atingido o total de dados móveis para roaming antes mesmo de receber os dois SMS e a ligação. Por favor podem verificar esse erro e corrigir minha fatura? Eu concordo em pagar os dois SMS e a ligação mas não os 4MB que não utilizei. Fico no aguardo de um retorno.

João H.
Gestor da comunidade
August 26, 2025

Bom dia ​@May,

Seja bem-vindo ao Fórum NOS. Estamos aqui para ajudar. 😊

Para melhor analisarmos a situação e compreender o que se passou, envie-nos uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o NIF associado ao contrato.

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
September 2, 2025

Bom dia,

Venho por este meio apresentar a minha reclamação relativamente à fatura de Setembro em que me é cobrado o valor de 62,51€ de roaming em Cuba. 

Durante a minha estadia em Cuba, não utilizei este serviço, visto que sabia de antemão que a rede de dados móveis não é funcional no país. Utilizei exclusivamente a internet do hotel (Wi-fi).

No dia 03/08, às 05:31, recebi uma mensagem a indicar que estava a aproximar-me do limite de consumo em roaming. No mesmo minuto, recebi outra mensagem a informar que o limite tinha sido atingido, o que demonstra que o sistema não funcionou de forma adequada, uma vez que nem estava a utilizar o serviço.

Face a este exposto, considero a cobrança de 62,51€ indevida e solicito a anulação deste valor, para além disso não consigo obter uma análise detalhada desta suposta utilização. 

Caso não haja resolução favorável, irei recorrer a uma reclamação na entidades competentes. 

Aguardo a vossa resposta.

Cordialmente,

Catarina Carneiro

Nºcliente *********

Fatura 202516/2329692

João H.
Gestor da comunidade
September 2, 2025

Boa tarde ​@Catarina CCarneiro,

Agradecemos a sua mensagem.

Os consumos praticados em roaming são comunicados à NOS pelo operador do país destino ao qual o equipamento se ligou pelo que, para que existam consumos, existe o registo da ligação praticada.

Mesmo não usando ligações móveis, caso não ative o bloqueio de ligações roaming ou atualizações em segundo plano, estas ligações continuam a ser praticadas, mesmo que não por si diretamente, mas pelo sistema do seu dispositivo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
October 2, 2025

Assunto: Reclamação – Cobrança indevida de multa de fidelização

Prezados,

Venho por este meio manifestar a minha insatisfação relativamente à cobrança de €211,17 a título de incumprimento do período de fidelização.

Conforme informado anteriormente, solicitei o cancelamento do contrato devido à mudança de país e apresentei toda a documentação necessária, a qual foi entregue numa loja NOS e aprovada. Dessa forma, estou isenta do pagamento da referida penalização.

Assim, considero esta cobrança indevida e uma demonstração de falta de respeito com o cliente, uma vez que cumpri com todas as exigências previstas. 

Adicionalmente, informo que já me encontro a residir em outro país, o que torna a comunicação com a NOS extremamente inacessível, visto que não há e-mail, chat ou outro canal de contato direto disponível para clientes fora de Portugal. Essa limitação dificulta ainda mais a resolução de situações como esta.

Atenciosamente,

João H.
Gestor da comunidade
October 2, 2025

Boa tarde ​@Tayanny Margarida,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Kilobyte
October 7, 2025

Prezados,

Algum retorno sobre o caso?