Skip to main content
Header
Mário P.
Gestor da comunidade
August 2, 2024
Destaque

Reclamar no provedor NOS - Livro de Reclamações NOS

A NOS tem ao dispor dos clientes diversos meios de apoio sem custos e disponibiliza diferentes alternativas que, antes de expor a sua queixa ou reclamação à provedoria NOS ou no Livro de Reclamações NOS, são geridas por equipas especializadas, para que possa expor, esclarecer ou resolver as suas questões e dúvidas relacionadas com produtos ou serviços NOS.😊

Encontre apoio às suas questões nos seguintes temas:

Resolver avarias

Se tiver dificuldades com a sua internet fixa, consulte o artigo em:

Para resolver dificuldades com a box UMA ou Iris, consulte o nosso artigo em: 

Caso tenha uma mensagem de erro no acesso à NOS TV, saiba o que fazer em: 

Faturas e pagamentos

Precisa de ajuda para compreender a sua fatura? Saiba como a fatura NOS está organizada em:

Se quiser saber o valor e pagar a sua fatura NOS saiba como o fazer em:

Caso não concorde com o valor da fatura, verifique a que se deve ao seguir os passos indicados em:

Compras e devoluções

Saiba como trocar equipamentos, o que pode trocar, como receber o reembolso após a devolução ou reparar equipamentos em:

Gerir o contrato

Se quer saber o que é preciso para cancelar o seu serviço, saiba mais em:

Canais de ajuda

Encontre também apoio às suas questões através dos canais digitais:

Artigos de ajuda

Encontre respostas a todas as suas questões na área de ajuda do site NOS.

Fórum NOS

Partilhe experiências e encontre ideias e ajuda da comunidade sobre todos os produtos e serviços NOS

Pesquise por questões que tenha no Fórum NOS e, caso não encontre a resposta que procura, crie um tópico com a sua questão. 😊 Opte por partilhar no Fórum NOS.
A comunidade e equipa de moderação do Fórum estão disponíveis para ajudar.

Antes de contactar o Provedor NOS ou o Livro de Reclamações, dê-nos a oportunidade de ajudar, aqui, no Fórum NOS

Provedoria NOS ou Livro de Reclamações são o último recurso para análise e resolução de situações complexas e estruturais, que não tenham sido solucionadas previamente pelos canais de contacto que temos ao seu dispor.

Se este artigo não o ajudou e já entrou em contacto com as equipas especializadas que temos escale a situação ao provedor NOS

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão deste e outros serviços na my.nos.pt, ou na sua app my NOS, disponível através do Google Play e da App Store. Saiba mais sobre a app my NOS e my.nos.pt em:

108 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
March 28, 2026

Boa noite ​@César Isaac Guim Espinoza

Poderá tratar-se de um valor relativo à regularização do contrato. 

Os tarifários de internet móvel pós-pagos comtemplam a oferta da taxa de ativação de 60€.

Sugiro que detalhe mais sobre o seu serviço atual.

Obrigado.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 28, 2026

Boa tarde ​@César Isaac Guim Espinoza,

Pode verificar os tarifários móveis disponíveis no Site NOS.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar

Obrigada,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
March 29, 2026

Exmo Sr Provedor

Contribuinte *********, Cliente C*********.

Não paguei a fatura de Fevereiro até 18 de Fevereiro que tinha de ser liquidada até 12 de Março no valor de 112,23. Por motivos diversos não nos foi possível efetuar o pagamento. Claro que iremos pagar as duas agora em Abril. Consequência imediata: Cortaram-me a TV CABO Pacote Trimestral, cortaram-me a DAZZN Pacote Anual e mais uma serie de canais STAR, NOS STUDIOS, etc, etc. Teriam toda a razão em o fazer se fossem três ou mais meses contudo sou um cliente muito antigo e não acontecem estas coisas nem todos os anos nem todos os meses nem todos os dias. Continuamos a ser os mal amados pela NOS, nós o clientes mais antigos e que também tanto contribuíram para a NOS ser o que é.

Lamentável que os mais velhos fiquem sempre para trás em prol dos novos clientes, por isso a minha indignação. Somos os “underdogs” das telecomunicações.

Na minha opinião é a pior maneira de resolver irritando o cliente ao ponto de o fazer pensar em abandonar o provedor. Essa é hoje a minha intenção.

No entanto reparo numa novidade quando procuro informação sobre FIDELIZAÇÃO… E como pode verificar pelas perguntas e respostas acima quer aqui quer no Fórum NOS a resposta é sempre a mesma , está na última folha da fatura. MENTIRA; retiraram a data limite de fidelização e colocaram um termo técnico que se aplica quando se pretende esconder qualquer coisa, i.e., “não aplicável”; nós os pagadores temos o direito de saber quando termina o contrato para podermos em tempo útil avisar da rescisão que pretendemos e não ser confrontados com esta incongruência. Vou transcrever o texto para perceber o quão grave isto é… Citação “O período de fidelização associado aos serviços contratados e os encargos devidos no caso de solicitar a cessação antecipada são calculados na data da fatura”  Fim de citação.

Agradeço providencie para que as faturas voltem a conter na última folha a data fim da fidelização.

Eu gostaria de saber quando posso sair sem penalização e assim nem sei qual o dia D para 30 dias antes avisar da possibilidade ou probabilidade de acontecer. 

Obrigado e desculpe a extensão do texto.

Manuel Romero Valente

Manuel Valente
Guimas
Super User
Super User
March 29, 2026

Isto é um forum publico, não partilhe dados privados seus assim á mostra.

Os canais premium são sempre os primeiros a serem cortados, é algo normal, automático.

Não sei porque está a reclamar quando sabe que não pagou …

“ Não aplicável “ é porque já não tem periodo de fidelização. 

Jose Rodrigues
Super User
Super User
March 29, 2026

Boa noite ​@Manuel Romero Santos Valente, Creio que o procedimento normal quando há uma fatura com pagamento  em atraso é receber uma chamada da faturação a avisar dessa circunstância, anormal é curtarem serviços sem avisar o cliente, quem não tem debito direto está sempre sugeito a um esquecimento.

Relativamente ao periodo de fidelização está tudo correto, quando já não há fidelização aparece o que transcreve na sua mensagem, não aplicável.

Quanto à mensagem do user ​@Guimas (Isto não é um forum publico, não partilhe dados privados seus assim á mostra.) foi um lapso da parte dele, queria dizer o contrário, isto é um fórum público, agora só a moderação poderá remover os dados pessoais e privados que divulgou e não devia.

Rafaela F.
Gestor da comunidade
March 30, 2026

Boa tarde ​@Manuel Romero Santos Valente, bem-vindo ao Fórum NOS.

Dados pessoais foram ocultos do comentário para sua proteção e dos mesmos.

A comunidade partilhou uma boa ajuda a esclarecer a sua questão.

Por favor, fale connosco se surgir mais algum tema. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das últimas novidades.
Byte
April 6, 2026

Assunto: Contestação de cobrança indevida – cancelamento por mudança de residência e informação incorreta

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, contestar formalmente a cobrança associada ao contrato n.º *************, na sequência da sua cessação.

No âmbito da minha mudança de residência de Abrantes para Tramagal, contactei previamente os vossos serviços com o objetivo de assegurar a continuidade do serviço, sendo a internet fibra um requisito essencial para teletrabalho. Na chamada realizada no dia 17 de março de 2026, às 9h38 (33 minutos), fui claramente informado de que não existia cobertura de fibra na nova morada.

Com base nessa informação — determinante e vinculativa — vi-me obrigada a cancelar o contrato e a contratar outro operador que garantisse as condições necessárias.

Contudo, posteriormente, foi-me indicado que afinal existia cobertura na zona, o que comprova que a decisão tomada resultou de informação incorreta prestada pelos vossos serviços.

Acresce que, mesmo após apresentação de prova de mudança de residência, foram-me imputados:

• 15 dias adicionais de faturação, sem usufruto do serviço;
  • Encargos relativos ao período de fidelização, o que considero indevido e contra a lei.

Importa destacar que, nos termos da legislação aplicável:

• De acordo com a Lei n.º 23/96 (Serviços Públicos Essenciais), o consumidor não pode ser penalizado por falhas imputáveis ao prestador de serviços;
  • Nos termos do Decreto-Lei n.º 24/2014, o fornecedor tem o dever de prestar informação clara, completa e verdadeira, sendo responsável pelas decisões tomadas com base em informação incorreta;
  • O artigo 227.º do Código Civil estabelece responsabilidade por danos causados durante negociações quando não há respeito pela boa-fé;
  • O artigo 762.º do Código Civil impõe que todas as obrigações sejam cumpridas segundo os princípios da boa-fé;
  • E, de forma particularmente relevante, a Lei das Comunicações Eletrónicas (Lei n.º 16/2022) prevê que, em caso de mudança de residência para local onde o operador não consiga garantir condições equivalentes de serviço, o consumidor pode cessar o contrato sem penalização.

Mesmo que venha a ser alegada cobertura posterior, é inequívoco que a decisão de cancelamento foi tomada com base na informação oficial prestada no momento, a qual se revelou incorreta — situação que não pode, em circunstância alguma, prejudicar o consumidor.

Face ao exposto, venho requerer:

1. A anulação imediata de qualquer penalização por cessação antecipada;
  2. A retificação da cobrança indevida dos 15 dias adicionais;
  3. A confirmação formal de que o contrato foi cessado sem quaisquer encargos adicionais.

Caso a situação não seja regularizada no prazo máximo de 15 dias, reservo-me o direito de apresentar reclamação junto da ANACOM e de recorrer aos meios legais competentes para salvaguarda dos meus direitos.

Sem outro assunto, aguardo a vossa resposta com a devida urgência.

Com os melhores cumprimentos,

Jorge C
Super User
Super User
April 6, 2026

Boa tarde ​@Rajan Fortes Prakash,

A sua questão está relacionada com a informação prestada telefonicamente. 

Como esclarecido no site institucional da NOS aqui.

O cliente tem o direito a obter a confirmação de quais são os seus dados pessoais que são tratados e informação sobre os mesmos, como por exemplo, quais as finalidades do tratamento, quais os prazos de conservação, entre outros. O direito a ver/ouvir ou obter cópia, por exemplo das faturas, dos acordos escritos ou das chamadas em que é interveniente e que são gravadas.

O exercício dos direitos é gratuito, exceto se se tratar de um pedido manifestamente infundado ou excessivo, caso em que poderá ser cobrada uma taxa razoável tendo em conta os custos. As informações devem ser prestadas por escrito mas, se o solicitar, podem ser prestadas oralmente. Neste caso, a NOS deve verificar a sua identidade por outros meios que não orais.

A resposta aos pedidos deverá ser prestada no prazo máximo de 30 dias, salvo se for um pedido especialmente complexo.

Exerça-os através dos seguintes contactos:

NOS Comunicações, S.A.
Carta: NOS – Privacidade - Rua Actor António Silva, n.º 9, Campo Grande, 1600-404 Lisboa
Email: cliente.privacidade@nos.pt
Telefone: 800 109 300

Para evitar este processo, sugiro que envie uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum para análise dos gestores da comunidade. 

Espero ter ajudado.

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
April 6, 2026

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Rajan Fortes Prakash e ajuda do ​@Jorge C. Vamso ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Byte
April 7, 2026

Boa tarde, venho tentar resolver o meu problema, no Mês de Fevereiro após o técnico ser solicitado para uma avaria na net e televisão de uma vizinha, vim a verificar que na minha habitação fiquei com o meu serviço que é Vodafone sem sinal, após várias tentativas para a minha operadora todas elas sem efeito por causa das primas, até que consegui que me atendessem mas mesmo assim não me poderam fazer nada, mandaram me ligar para o serviço da NOS visto o meu móvel ser da NOS, o qual me responderam que teria que ligar para a Vodafone pois a Net é Vodafone, com tudo isto passado 24 horas aparece no meu celular a informação de que tinha excedido o meu plafon com chamadas para a Vodafone, e então os três dias que estive sem poder trabalhar com a net tenho uma pequena firma de publicidade e foi dinheiro que perdi isso vocês não querem saber.

Então recorri pessoalmente a uma loja física a solicitar a presença de um técnico ao qual fui prontamente informado que o técnico se dirigia para o local no dia seguinte, o que se veio a concretizar, mas para meu espanto o mesmo senhor me informou que iria tratar da avaria mas que eu devia reclamar com a NOS pois foi o técnico da NOS ao executar a avaria da minha vizinha por coincidência desligou a minha net.

O que eu pretendo com isto tudo, que me resolvam o problema pois a respetiva NOS estame a cobrar 39.36 Eur mais 4.25 Eur por incumprimento do pagamento da respetiva fatura, gostaria de continuar a trabalhar com a NOS mas pelos vistos só querem é dinheiro, fico a aguardar uma resposta vossa para não ter que tomar outros caminhos.