Header

Pura incompetência da NOS


Boa tarde pessoal. Vou tentar resumir o filme em que me encontro actualmente.
Cliente NOS hà 7 anos, sempre sem queixas. Tinha débito directo (DD) activo e precisei de alterar o IBAN da conta onde era retirado o dinheiro.

Fui a uma loja do cidadão tratar desse assunto para outra entidade e já que lá estava, fui à loja da NOS e fiz o mesmo.

Primeira surpresa, quando recebo a factura deste mês tenho que pagar por MB... Ok, algo falhou e dirijo-me a outra loja NOS e sou informado de que eu desativei o DD. Expliquei ao operador que não o tinha feito e ele disse que não conseguia activar... Tento mais tarde eu na área de cliente e também não permite, apenas mandar mensagem.

Assim o fiz na 2ª feira passada e solicitei a activação do DD e dei o IBAN da conta em questão e pensei, resolvido... Mas não...

Esta manhã recebo via messenger uma mensagem da minha namorada a dizer que não conseguia enviar SMS e que só podia fazer chamadas de 60s. Entro em contacto com o call center e algum iluminado, que não eu, retirou 2 dos números móveis associados à minha conta. Tendo em conta que não fui eu, assumo que tenha sido algum operador da NOS. Solicitei de imediato que fosse tudo reposto e disseram entre 24 a 48 horas...

O meu número funcionou bem até que, há cerca de 1h também eu fiquei sem possibilidade de comunicar... Neste momento só net via Wi-fi, não posso enviar SMS, não tenho dados e chamadas só de 60s. Nova chamada para o call center e sou informado de que estão a tratar do assunto...

E assim, por pura incompetência de algum operador ficam 3 pessoas com comunicações limitadas...

Nunca tal me tinha acontecido, abençoado final de fidelização que está a chegar... E já agora, se alguém souber responder, posso pedir algum tipo de crédito por este período em que estou limitado de comunicar, não por culpa minha mas por culpa da NOS?

Obrigado e cumprimentos a todos

5 Comentários

Os clientes têm direito a aceder aos serviços contratados de forma contínua, sem interrupções ou suspensões indevidas.
Se entregar reclamaçao a entidade reguladora, a operadora trata do credito da compensaçao por inativaçao indevida.

Para avarias, o prazo máximo para reposiçao do serviço é de 48 horas úteis (clausula 5.b das Condições especificas), se o excederem não há lugar ao pagamento do valor correspondente ao período em falta, devendo o mesmo ser descontado ao preço da mensalidade (clausula 15.2 das Condições Gerais).

Tratando-se de inativaçao indevida, mais grave que uma avaria, ha lugar a indemnizaçao pelos prejuizos causados, a semelhança do que acontece com as portabilidades demoradas, p.e.

Foi o que aconteceu no caso Tarifário LIVRES BASE - Prazo expirado?
Reputação 7
Crachá +5
@Caesar Há aí uma confusão com DD e alteração de IBAN. Quando se pede a alteração do IBAN é necessário renovar autorizações e isso leva tempo, sempre que se faz essa alteração a 1ª fatura a ser emitida não será por DD, será paga de outra forma. O Procedimento é normal. Depois, como reclamou da situação, isso pode ter desencadeado outras situações pelas quais foi lesado.
Reputação 7
Crachá +6
Olá @Caesar,

Lamentamos a situação que nos conta.

Para conseguirmos perceber o que se passa, pedimos que nos envie por mensagem privada o seu número de Cliente NOS ou o número de contribuinte do titular do serviço.
As confusões têm quase sempre o mesmo responsável: os serviços da NOS que por constante rotatividade dos funcionários e por deficiente formação inicial não conseguem eliminar estas recorrentes falhas burocráticas.

Quando um cliente solícita a alteração do IBAN junto de um prestador de serviços a quem autorizou a cobrança por Debito Directo (DD), pode estar a pensar em fechar a conta ate ai utilizada (ou até tê-lo já feito) ou pretender simplesmente mudar a conta a utilizar. Quer isto dizer que por vezes quando o cliente solícita a alteração, pode já não existir a possibilidade de cobrança da próxima factura na conta original, por esta já não se encontrar devidamente provisionada.

Caso o cliente proceda atempadamente a esta transição de contas, mantendo ambas provisionadas, os débitos serão efectuados na conta original ate que sejam activados na nova conta (os DD são activados com a 1.ª cobrança na conta, ver Como aderir ao Débito Direto? ) não existindo necessidade de recorrer transitoriamente a qualquer outro método de pagamento nem a qualquer desactivação de pagamentos por DD.

Portanto, o rastilho nestes casos esta na forma arbitraria como se processam estas alterações:
· desactivando sem necessidade os pagamentos por DD;
· emitindo referencias MB sem necessidade;
· informando os clientes de recusas de debito por parte dos bancos quando se tratam normalmente de rejeições técnicas (esquecem-se por norma de assinalar as mudança de banco);
· e toda uma serie de peripécias causadoras de muitos transtornos desnecessários.

Mas para a NOS tudo isto são minudências e portanto voltarão a acontecer (ver Alteração de IBAN) sempre que um novo funcionário entre ao serviço sem a formação adequada para processar alterações de DD.
Boa pessoal.
Peço desculpa por não ter dado novidades mas tive mesmo muito trabalho nestes últimos dias.

Tentando responder a todos, não me lembrei que a alteração do IBAN demoraria algum tempo mas, por exemplo, a outra entidade que alterei no mesmo dia em que alterei da NOS já estava activo aquando da segunda visita à loja física.

E nessa loja, o operador deveria ter informado desse facto e que, por essa situação, o DD iria estar inactivo.

Ninguém me soube clarificar o porquê de terem retirado os telemóveis do pacote, dos vários operadores, alguns perguntaram se tinha feito alguma alteração e quando referi a do IBAN disseram que isso não poderia interferir com nada...

O que é certo é que todos diziam o mesmo, não conseguiam fazer nada, tinha de ser a 2ª linha a entrar em contacto comigo, contacto esse que mesmo após 2 operadores marcarem a situação como muito urgente nunca aconteceu.

Entrei em contacto com a provedoria e só esse contacto é que foi retribuído cerca de 16h mais tarde.

A única forma de resolver foi com uma visita a uma loja física. Não sei o que fizeram mas a situação resolveu-se, passamos a ter novamente comunicações após 48h de apagão... Não sei se tinham muito trabalho, se a situação era assim tão complicada mas 48h sem comunicações não faz sentido nenhum... Segundo o que a menina que atendeu a minha namorada (pois por motivos laborais não consguia ir a uma loja), o pacote que eu tinha deixou de existir mas não me parece que tenha sido esse o problema pois se fosse, o meu número também ficaria sem comunicações e isso aconteceu umas horas mais tarde que os outros. Essa jovem foi muito célere no que fez e simpática ao ponto de ceder o seu telefone para a minha namorada poder entrar em contacto comigo.

Quando me ligaram da provedoria, a situação estava resolvida nem há 20 minutos... Não sei se foi coincidência ou se foi por isso. Questionei se tinha ficado tudo igual e referiram que sim, telemóveis agregados ao pacote, fidelização não alterada. Como compensação, fizeram nota de crédito da factura deste mês.

Obrigado pelas vossas respostas e cumprimentos

Comentário