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Como aderir ao Débito Direto?


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O Débito Direto é um serviço gratuito, cómodo e seguro que lhe permite fazer o pagamento das suas faturas sem sair de casa, e sem ter de se preocupar com a data de limite de pagamento.

A ativação do Débito Direto depende da sua autorização, e de um pedido da NOS ao seu banco. Faça a gestão deste serviço através de um terminal multibanco ou do seu homebanking, onde pode definir o limite do valor debitado, em cada transação.

A data do débito é sempre comunicada na sua fatura. A forma como recebe a sua fatura não será alterada.

Pode pedir a ativação do serviço de duas formas, seguindo estes passos:
  • através da Área de Cliente:

      1- Após iniciar a sua sessão na Área de Cliente (1) clique em "Gerir Serviço" (2)
        


      2 - Selecione a opção "Faturas e Pagamentos" (3) e de seguida clique em "Débito Direto" (4)
        


      3 - Clique em “Ativar o débito direto” (5).
        


      4 - Introduza o seu IBAN (6) e clique novamente em “Ativar o débito direto” (7) para finalizar o processo de ativação.
        



  • se for cliente por cabo, na sua box NOS:

      1 - Selecione a tecla “Menu” do comando da box

      2 - Selecione a sua "Área Pessoal"

      3 - Clique em "Faturação"

      4 - Clique em "Última Fatura"

85 Comentários

Primeiro desculpe para o meu mal portugues. Eu sou alemão e ainda aprendo portugues. Eu tentei de registrar o meu numero de conta no "gerir seviços -> Debito direto". Infelizmente eu entrei um numero errado de minha velha conta (Banif que não mais existe). Depois de entrar o numero, eu recebi a mensagem:
----------------
>> Para sua segurança, estamos a confirmar os dados da conta bancária.
>> Para sua segurança, estamos a confirmar os dados da conta bancária. Como pode demorar alguns >> minutos, sugerimos que volte mais tarde para verificar se o débito direto ficou ativo.
----------------
Desde alguns dias este mensagem está ativo, e eu não posso corrigir o erro, porque o butão "alterar conta" fica pálido.

Infelizmente não posso contactar NOS via telefone, porque agora eu fico em alemanha.
Como posso receber ajuda ou corrigir o numero de conta neste estado ?
Ligar NOS via o numero internacional não realmente trabalha, porque eu ja foi expulsado trez vezez depois de esperar por até 20 minuto. Se oucem o meu mal portugues eles prometem de chamar de volta, mas ate aqui nunca houve !
Receio NOS vai fechar os servicios se eu não posso pagar os meus contas.

Cumprimentos

Fritz
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Olá fritz, ficamos contentes que se tenha juntado à comunidade NOS :)

Só vai conseguir alterar a conta bancária quando o pedido deixar de estar pendente, por isso é que o botão não está disponível. Como diz que a conta já não existe, sugerimos que ligue para a Linha de Apoio para resolver a situação o quanto antes, evitando futuros atrasos de pagamento. Em alternativa, pode contactar-nos através da Área de Cliente, clique em "Envie-nos um e-mail" e depois em "Criar e-mail", escolha o tema mais adequada à sua questão.
Bom dia
Gostaria de activar este serviço. Não há uma página para inserir os dados?
Ou outra forma rápida de resolver o assunto?
Obrigada
Bom dia
Gostaria de activar este serviço. Não há uma página para inserir os dados?
Ou outra forma rápida de resolver o assunto?
Obrigada


Pode ativar o débito direto na sua área de cliente.
Boa noite,

alguém sabe o local para onde devo enviar a autorização de débito directo?

Obrigado.
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Olá, JoelR. Bem-vindo ao Fórum NOS. :)

Pode enviar essa autorização através da Área de Cliente. Para isso é seguir os seguintes passos:
  1. depois de fazer login na Área de Cliente, clicar em "Gerir Serviço"
  2. clicar em "Faturas e pagamentos" e "Débito direto"
  3. selecionar opção "Carregar digitalização" e a seguir clicar em "Enviar o e-mail"
Preciso de ajuda para alterar o nib do débito directo.
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Crachá +6
Olá, jcpsantos. Bem-vindo ao Fórum NOS :)

Para o ajudarmos a proteger os seus dados editámos o título do tópico. Pedimos que não os partilhe publicamente. Veja aqui as boas práticas do Fórum NOS.

O tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos o seu post a um que já existe e onde o assunto está a ser discutido. Desta maneira, garantimos a boa organização do Fórum.

Pode alterar o NIB do débito direto na sua Área de Cliente. Só precisa de aceder ao menu "Faturas e pagamentos", clicar em "Débito direto" e seleccionar a opção "Alterar conta".

Em alternativa, pode ligar para a nossa Linha de Apoio e alterar.
Boa tarde,

Já fiz tudo isso e até agora nada. Solicitei essa alteração por telefone no mês anterior, e voltou a cair na mesma conta.
Neste momento estou em Angola e não tenho o nº activo 96*****4, agradeço o contacto via mail ou por WathsApp.
Não quero desactivar o serviço Corporate mas se não conseguir fazer essa alteração irei fazê-lo.
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Crachá +2
Olá, jcpsantos.

Se as sugestões da Área de Cliente não resultaram, pedimos que nos ligue, por favor.

Pode ligar a partir do estrangeiro, ligando para o números
  • +351 929 001 799 na rede móvel
  • +351 929 001 699 na rede fixa
Neste momento estou em Angola e não tenho o nº activo 96****4, agradeço o contacto via mail ou por WathsApp.
Não vou pagar roaming por uma questão que já deveria ter sido resolvida o mês passado quanto estive em portugal.
Volto a dizer contacto por mail ou whatsapp ou como solução acabo com o contracto.

Cumprimentos,

José Carlos Santos
nao consigo pagar a facturaatravez de debito directo
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Supostamente e, débito direto o dinheiro é retirado automaticamente da sua conta. No seu banco está lá a ordem de debito direto para a NOS?
SIM JA TENTEI MAS DIZ SEMPRE QUE OUVE UM PROBLEMA TECNICO PARA VOLTAR A TENTAR NOVAMENTO FAZ ME SEMPRE ISSO COMO FAZER????
HA TENHO QUE PEDIRE ORDEM AO MEU BANCO???????
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Crachá
Olá Carlos, faz o seguinte vê este tópico https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/como-aderir-ao-debito-direto-15. se aidna precisares de alguma ajuda dis 😉
DÉBITOS DIRETOS - PROCESSO DE AUTORIZAÇÃO, VALIDAÇÕES E COBRANÇA
1) - Acordo entre o Devedor e o Credor
a) - O Credor disponibiliza o mandato para o Devedor preencher e assinar.
b) - O Devedor assina o mandato e devolve-o ao Credor expressando assim o seu consentimento às condições expressas no mandato e a ser debitado de acordo com essas condições. O Credor arquiva o mandato.
2) - Comunicação ao Banco do Devedor e envio de instrução de débito direto
a) - A comunicação do consentimento do devedor ao seu Banco é feita de forma indireta, através do credor que remete ao Banco do Devedor a informação associada ao mandato juntamente com a instrução de cobrança.
b) - O credor, antes de proceder a uma cobrança, deve pré-notificar o devedor da data e do montante da cobrança, pelo menos com 14 dias de antecedência (envio de fatura).
c) - É recomendável que a referência do mandato seja comunicada ao devedor no momento em que este esteja a assinar o mandato. Não sendo, deverá ser comunicado antes da primeira cobrança (envio de fatura).
3) - Validações e Processo de Débito ao Devedor ou Eventuais Rejeições
a) - O Banco do Devedor recebe as instruções de cobrança via Banco do Credor. O envio dever ser efectuado com a antecedência de 5 ou 2 dias conforme se trate respectivamente da 1.ª ou cobranças seguintes. O Débito fica ativo com o envio da 1ª cobrança.
b) - O Banco do Devedor procede a validações antes de proceder ao débito ao devedor.
c) - Débito ao devedor.
d) - Podem ocorrer transações de exceção antes (Rejeições, Recusas) ou após (Reversões, Devoluções, Reembolsos) a Liquidação.
Reputação 7
Crachá +6
Olá, Carlos Manso. Bem-vindo ao Fórum NOS.

A Bond Girl já respondeu à sua questão. Contudo o tópico que criou já existe no Fórum. Por isso, associámos o seu tópico ao mais antigo e que também tem resposta à sua pergunta. Assim, garantimos a boa organização da comunidade. 😉
Bom dia,

No mês passado, enviei ao Apoio ao Cliente uma solicitação de alteração de conta para o Débito Direto (de um banco para outro) .

Na área de cliente estava tudo okay, já com o novo NIB para esse efeito.

Chegou-me agora a fatura do mês para pagamento por multibanco; e ao verificar minha área de cliente, recebo a mensagem de "Suspendeu o seu débito direto", e sem qualquer opção para alteração ou cadastro de conta.

Agradeço que verifiquem essa situação.

Obrigado
Bom dia,

No mês passado, enviei ao Apoio ao Cliente uma solicitação de alteração de conta para o Débito Direto (de um banco para outro) .

Na área de cliente estava tudo okay, já com o novo NIB para esse efeito.

Chegou-me agora a fatura do mês para pagamento por multibanco; e ao verificar minha área de cliente, recebo a mensagem de "Suspendeu o seu débito direto", e sem qualquer opção para alteração ou cadastro de conta.

Agradeço que verifiquem essa situação.

Obrigado


André , benvindo ao clube!
Estou +/- na mesma situação, caso ainda não o tenha feito pode rever o meu filme neste post
https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/alteracao-de-iban-1993
mas encare tudo isto como um filme cómico...
Boa sorte.
Reputação 5
Crachá
André Gesualdo e C24XXXX201 mas quando veem na area de cliente o menu de debito direto, o que é que vos aparece?
Débito Directo Activo com o IBAN da conta que pretendo cancelar.
O novo IBAN fornecido há mês e meio teima em não aparecer.
Mas reveja o filme no post indicado. No meu caso o problema maior não é a área de cliente. São as mentiras em forma de desculpa esfarrapada e dissimulada.
Reputação 5
Crachá
Débito Directo Activo com o IBAN da conta que pretendo cancelar.
O novo IBAN fornecido há mês e meio teima em não aparecer.
Mas reveja o filme no post indicado. No meu caso o problema maior não é a área de cliente. São as mentiras em forma de desculpa esfarrapada e dissimulada.
que filme... quando tentas alterar na área de cliente aceita? se calhar se fizeres automaticamente é mais facil...não tens de esperar nem falar com ninguem...nem de pagar a chamada...
Reputação 7
Crachá +2
André se não conseguires alterar o teu débito direto envia um mail pela área de cliente 😉
Ja tentei por varias vezes ativar o debito direto sem sucesso..

encontro sempre este erro:
Ocorreu um erro inesperado, por favor tente mais tarde.

Começa ja a fartar esta situação porque esse erro ja ocorre desde novembro 2016.
Quando sera que a NOS consegue por o site a funcionar devidamente para os clientes.??

Para informação eu tinha debito ativo (conta estrangeira) mas foi cancelado devido a uma fatura não paga por motivos de falta de provisão. estava eu a mudar de banco naquela altura mas voltei a creditar essa conta para a nos poder continuar a fazer o debito... mas reparei que ja não estava o debito ativo e dai ja tentei ativar de novo desta vez na nova conta por varias vezes mas sempre me foi impossível e sempre me da o mesmo erro.

Agradecia que a NOS fizesse algo para remediar a esse assunto tenho mais que fazer que pagar as fatura mensalmente manualmente...

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