Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Kilobyte
    October 12, 2020

Também há o palhaço assassino (Joker) e isso já pode ser insultuoso.

Depende do ponto de vista…. Penso que ele seja o “idolo” para alguns… e talvez um louco para outros… Para mim, não passa de uma personagem!

@margem_sul2005

Agradecemos a partilha de email. Iremos falar consigo o mais breve possível. 

Em relação ao tratamento em questão, lamentamos o transtorno, no entanto, reforçamos que é um dever de todos os utilizadores não partilhar ou dirigir insultos ou quaisquer comentários impróprios a outros Utilizadores e/ou moderadores, nem criar situações de conflito no Fórum.
    Queremos mesmo ajudá-lo e vamos fazer por isso. 

Obrigada 

Aguardo….

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 12, 2020
    • NO mês de AGOSTO a NOS teve muitos problemas com as intervenções técnicas. Comigo foram DESMARCADAS DUAS! Só no final de Agosto, início de Setembro é que a situação normalizou.
    • Se esteve sem NET durante 15 dias? deveria pedir uma compensação
    • Depois de entregar o pedido de CANCELAMENTO do serviço com a respectiva certidão de óbito deveria, imediatamente, CANCELAR o DÉBITO DIRECTO (uns cliques através do HOME BANKING)
    Kilobyte
    October 13, 2020
    • NO mês de AGOSTO a NOS teve muitos problemas com as intervenções técnicas. Comigo foram DESMARCADAS DUAS! Só no final de Agosto, início de Setembro é que a situação normalizou.
    • Se esteve sem NET durante 15 dias? deveria pedir uma compensação
    • Depois de entregar o pedido de CANCELAMENTO do serviço com a respectiva certidão de óbito deveria, imediatamente, CANCELAR o DÉBITO DIRECTO (uns cliques através do HOME BANKING)

-Se tiveram problemas,  compreendo mas a culpa não é minha.

-Nunca ou em momento algum a NOS tentou recompensar. Alias, eu perguntei se era possível aumentarpor ex, os dados do cartão movel. Nop! Não era possível,  não podiam ou não quiseram fazer nada.

-A ultima parte, nao compreendo a dificuldade em perceber que: A conta onde a NOS foi buscar o dinheiro. É Minha. E eu, nunca dei qualquer tipo de autorização para que a NOS fosse la buscar dinheiro. Nunca!!!

O meu envolvimento nisto tudo, foi ir a loja, entregar os documentos necessários e que provasse que o titular deste contracto havia falecido.

Nunca assinei nada. Nunca dei qualquer tipo de documento meu (porque nunca mo foi pedido).

E a NOS de formas  duvidosas foi a minha conta bancaria buscar o valor da ultima factura. Porque razão nunca foram enquanto o titular estava vivo e como ou porque razão vao a minha conta? Nao se entende!

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 13, 2020

-Se tiveram problemas,  compreendo mas a culpa não é minha.

-Nunca ou em momento algum a NOS tentou recompensar. Alias, eu perguntei se era possível aumentarpor ex, os dados do cartão movel. Nop! Não era possível,  não podiam ou não quiseram fazer nada.

-A ultima parte, nao compreendo a dificuldade em perceber que: A conta onde a NOS foi buscar o dinheiro. É Minha. E eu, nunca dei qualquer tipo de autorização para que a NOS fosse la buscar dinheiro. Nunca!!!

O meu envolvimento nisto tudo, foi ir a loja, entregar os documentos necessários e que provasse que o titular deste contracto havia falecido.

Nunca assinei nada. Nunca dei qualquer tipo de documento meu (porque nunca mo foi pedido).

E a NOS de formas  duvidosas foi a minha conta bancaria buscar o valor da ultima factura. Porque razão nunca foram enquanto o titular estava vivo e como ou porque razão vao a minha conta? Nao se entende!

A parte do débito directo é que não entendo! Se a NOS tem conhecimento da sua conta, é porque alguém a deu! A NOS não adivinha IBANs… digo eu!

Quanto à fidelização, não deveria ter feito a ALTERAÇÃO do contrato! Aliás, recebe por email e na área de cliente a confirmação da alteração, onde TEM de ser indicado sempre o NOVO PERÍODO de FILDEIZAÇÃO! Os operadores NÃO perdoam! Sempre que faço uma alteração, tenho de saber de antemão com CERTEZA ABSOLUTA que não vai ser aplicada fidelização, caso contrário, não faço a alteração (a não ser que seja compensadora). Aceitar “2 anos de prisão” em troca de “nada”, não é um bom negócio!!! Agora tem aí um bico d’obra para resolver.

Quando souber como é que a NOS conseguiu chegar À SUA CONTA, avise! Estou curioso!

Porventura é CABEÇA de CASAL da herança de algum processo de habilitação de herdeiros do falecido?

Kilobyte
    October 13, 2020

A parte do débito directo é que não entendo! Se a NOS tem conhecimento da sua conta, é porque alguém a deu! A NOS não adivinha IBANs… digo eu!

Quanto à fidelização, não deveria ter feito a ALTERAÇÃO do contrato! Aliás, recebe por email e na área de cliente a confirmação da alteração, onde TEM de ser indicado sempre o NOVO PERÍODO de FILDEIZAÇÃO! Os operadores NÃO perdoam! Sempre que faço uma alteração, tenho de saber de antemão com CERTEZA ABSOLUTA que não vai ser aplicada fidelização, caso contrário, não faço a alteração (a não ser que seja compensadora). Aceitar “2 anos de prisão” em troca de “nada”, não é um bom negócio!!! Agora tem aí um bico d’obra para resolver.

Quando souber como é que a NOS conseguiu chegar À SUA CONTA, avise! Estou curioso!

Porventura é CABEÇA de CASAL da herança de algum processo de habilitação de herdeiros do falecido?

• Se alguém lhes deu o meu IBAN!?!? Não faço a mínima…. não sei onde é que eles o foram buscar. Mas logicamente que eles o obtiveram de alguma forma.
    1. E quem é que assinou a ADC (Autorização de Débito em Conta)?? Eu não.
    2. Se ela existe, porque razão a NOS não me envia a cópia de tal documento assinado? Qual a dificuldade? Não enviam…. porque não a têm. Não existe!

• “Quanto à fidelização, não deveria ter feito a ALTERAÇÃO do contrato! “
    • Nunca houve qualquer alteração do contracto. Nunca! Contactei-os a dar conhecimento que o titular havia falecido. E se era possivel baixar um pouco o preço do pacote. Porque caso contrario iriamos dar baixa dos serviços.
    1. Quem atendeu, respondeu que alterar o tarifário do cartão, não iria implicar com a fidelização.
    2. Isto esta gravado nas chamadas. 
    3. Caso eu esteja a mentir…. a NOS que me mostre as gravações de onde e quem é que fez tais alterações.

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 13, 2020

• Se alguém lhes deu o meu IBAN!?!? Não faço a mínima…. não sei onde é que eles o foram buscar. Mas logicamente que eles o obtiveram de alguma forma.
    1. E quem é que assinou a ADC (Autorização de Débito em Conta)?? Eu não.
    2. Se ela existe, porque razão a NOS não me envia a cópia de tal documento assinado? Qual a dificuldade? Não enviam…. porque não a têm. Não existe!

• “Quanto à fidelização, não deveria ter feito a ALTERAÇÃO do contrato! “
    • Nunca houve qualquer alteração do contracto. Nunca! Contactei-os a dar conhecimento que o titular havia falecido. E se era possivel baixar um pouco o preço do pacote. Porque caso contrario iriamos dar baixa dos serviços.
    1. Quem atendeu, respondeu que alterar o tarifário do cartão, não iria implicar com a fidelização.
    2. Isto esta gravado nas chamadas. 
    3. Caso eu esteja a mentir…. a NOS que me mostre as gravações de onde e quem é que fez tais alterações.

Reclame junto da provedoria: https://provedor.nos.pt/provedoria/

Kilobyte
    October 13, 2020

Tenho varias reclamações feitas.

So faltam 3 locais.

-O meu banco (aguardo copia da autorização da NOS)

-Banco de Portugal (aguardo a copia da autorização do meu banco)

-ANACOM 

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 13, 2020

Tenho varias reclamações feitas.

So faltam 3 locais.

-O meu banco (aguardo copia da autorização da NOS)

-Banco de Portugal (aguardo a copia da autorização do meu banco)

-ANACOM 

A reclamação no LIVRO de reclamações vai directamente à ANACOM: https://www.livroreclamacoes.pt/

Kilobyte
    October 14, 2020

Este mês é para pagar 13€ do que?!?!

Como é que estão a cobrar nesta fatura só e apenas o Cartão de telemóvel?? (a prestação do tlm é um caso a parte e que não é colocada em causa).

• Tal como ja referi anteriormente, o pedido de desactivação de serviços foi entregue pelos motivos relatados.
    • O serviço foi desativado.
    • Estes serviços eram internet\televisão\telefone fixo e 2 cartões de telemóvel
    • Este mês, já não cobram os serviços, e bem, porque foram desactivados…. mas cobram um cartão que já não existe?! Que se encontra desactivado!?!?

Anteriormente eu disse que eram uns Palhaços. Mas estava errado. Um palhaço sabe o que anda a fazer!

A NOS simplesmente não sabem o que andam a fazer... é uma desorganização total…. uma autêntica vergonha…

Eu vim tornar o caso publico, a vista de todos, de forma a tentar resolver tudo isto….

• Mas estou realmente a ficar farto, e prestes a ignorar por completo tudo o que seja referente a NOS. 
    • Existe uma enorme PROBALIDADE de eu simplesmente baixar os braços e não quer saber de absolutamente mais nada.
    • Tenho tudo o que preciso para provar que: “Eu tentei resolver”!!

marcolopes
    Super User
    Super User
    October 14, 2020

Infelizmente estamos “enterrados” em burocracia!

A COVID só veio piorar tudo isto, porque grande parte dos funcionários ficou ou está em teletrabalho e não comunicam bem uns com os outros…

É uma calinada em cima da outra…

Tenho passado um calvário burocrático (desta vez não é com a NOS!) que sinceramente, deixa qualquer um desgastado!!!

Boa sorte com essas reclamações… tudo se vai resolver, mas vai ter de gastar bastante energia.