Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Byte
    March 29, 2020

Boa tarde,

Já é a segunda vez que isto acontece no espaço de menos de um ano, o que me faz crer que este seja o modus operandi da NOS nestes casos.

O cliente Cxxxxxxx faleceu no início de Janeiro de 2020. Fui eu que tratei de apresentar a certidão de óbito na loja de Oeiras, onde ficou uma cópia, assim como entreguei todo o equipamento exigido, tendo pago, em 11-02-2020, a última verba em falta, de que tenho comprovativo, referente aos dias de Janeiro antes do cancelamento do contrato.

Tal como já tinha sido feito anteriormente em relação à minha mãe que faleceu em Maio de 2019, também agora vem a NOS exigir um pagamento qualquer, enviando para o telemóvel do cliente falecido mensagem com a verba que julga estar em falta, neste caso 500 euros!!!!!!!!!!!!!!!!

A falta de organização, coordenação e profissionalismo da NOS começa a ser preocupante e eu, que também sou cliente, penso seriamente em mudar de empresa assim que acabar o meu período de fidelização, o que felizmente já não falta muito.

Espero que este assunto fique resolvido de uma vez por todas e não me peçam nem comprovativos, nem certidões de óbito, nem qualquer outro documento que já se encontram nos vossos serviços. Organizem-se!

Ana P.
    Moderador
    March 29, 2020

Bem-vinda ao Fórum NOS @Solemfogo

Lamentamos todo o transtorno causado :sweat:

Para que nos seja possível ajudar pedimos que, por favor, nos envie os dados expostos por mensagem privada pois, só dessa forma, conseguimos salvaguardar os mesmos. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Gigabyte
    April 27, 2020

Bom dia, gostaria de saber se existe outra possibilidade de rescindir contrato por óbito sem deslocação a uma loja NOS, face à situação actual.

Agradeço a atenção.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    April 27, 2020

Bom dia, gostaria de saber se existe outra possibilidade de rescindir contrato por óbito sem deslocação a uma loja NOS, face à situação actual.

Agradeço a atenção.

Bom dia, pode solicitar a ajuda da moderação do Fórum, enviando por mensagem privada o numero de cliente NOS  ou NIF do titular dos serviços a um moderador @Tiago C. ou pelos seguintes meios:  

Em que casos não serão cobrados encargos com a cessação antecipada?

Estes são os motivos em que não são cobrados quaisquer encargos com a cessação antecipada:

• Óbito do titular do serviço, comprovado com a certidão de óbito.
    • Impossibilidade de prestação do serviço na morada de instalação, que pode resultar de: sinistro ou catástrofe comprovados por declaração dos bombeiros ou polícia, ordem de despejo comprovada por sentença do tribunal
    • Institucionalização do titular do serviço em lar comprovada por declaração da instituição

Para situações de desemprego, insolvência ou incapacidade: veja mais informação aqui.

Aos documentos necessários para formalizar o pedido de cessação do contrato deverá juntar o comprovativo aplicável.

O que é necessário para formalizar o pedido de cessação do contrato?

Para formalizar o pedido de cessação do contrato é necessário:

• Pedido de cessação por escrito, assinado pela pessoa em nome de quem está o serviço (assinatura conforme o documento de identificação). Poderá ser utilizado o formulário de denúncia disponível aqui
    • Fotocópia de documento de identificação que contenha assinatura ou, em alternativa, o pedido de cessação com a assinatura reconhecida
    • Os documentos podem ser:
      • entregues numa loja NOS ou
      • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando o serviço e depois Pedidos, Enviar pedido e Cessação Contratual.

Tiago C.
    Moderador
    April 27, 2020

Olá @Cátia Torrinha,

Para a conseguirmos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada com o NIF do titular do serviço

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Gigabyte
    April 27, 2020

Boa tarde, já enviei mensagem, muito obrigada.

Kilobyte
    July 11, 2020

Boa noite

Estou ha algum tempo a tentar cancelar o serviço e ja informei ha mais de 3 meses a ultima operadora com quem falei ao telefone.

Tenho a certidão de obito e o contrato nem sequer tem fidelização.

Na area de cliente diz que está indisponivel.

Não tenho disponibilidade de enviar por CTT nem ir a uma loja.

Há alguma opção por email?

Obrigada.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    July 11, 2020

@rafaria Boa noite, acabei de experimentar e o site funciona perfeitamente, limpe os cookies e cache do browser que está a utilizar e volte a tentar. 

July 11, 2020

@rafaria , em caso de óbito do titular do serviço basta que informe o Operador NOS do óbito, enviando cópia da certidão em anexo à comunicação.

Pode utilizar o formulário de e-mail disponível em CONTACTOS (após responder ao questionário inicial) ou na página da Provedoria NOS , com o argumento da opção indisponível na Área de Cliente.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    July 11, 2020

Ja tentei no Microsoft edge e inclusivamente em outros pc. 

Alguma alternativa online?

obrigada