Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Kilobyte
    December 29, 2019

Boa noite,

O contrato com a NOS para o telefone fixo está em nome de uma pessoa que entretanto faleceu. Querendo passar o contrato para outro nome de alguém que ainda habita na residência, como se processa a mudança de titularidade? Estive a consultar na área de cliente e obriga ao preenchimento da declaração de cedência de titularidade com a respectiva assinatura do antigo titular que entretanto faleceu. Como se resolve a situação?

Desde já, agradeço a vossa atenção e ajuda!

Ana P.
    Moderador
    December 29, 2019

Bem-vindo ao Fórum NOS @Lurdinhas C T,

O serviço que pretende alterar a titularidade é apenas de telefone fixo? Sendo que o único serviço que teria é apenas esse?

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    December 30, 2019

O contrato caduca com o falecimento do titular.

A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador.

Quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

Querendo continuar com o serviço, deve celebrar novo contrato.

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Kilobyte
    December 30, 2019

Bem-vindo ao Fórum NOS @Lurdinhas C T,

O serviço que pretende alterar a titularidade é apenas de telefone fixo? Sendo que o único serviço que teria é apenas esse?

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Sim, é apenas o serviço de telefone fixo.

Tiago C.
    Moderador
    December 30, 2019

Olá @Lurdinhas C T,

Nesse caso, pedimos que junte a certidão de óbito aos documentos a enviar através da Área de Cliente. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    C24XXXX201Resposta
    February 29, 2020

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Ana P.
    Moderador
    February 29, 2020

Olá @Bruno Daniel e @C24XXXX201

@Bruno Daniel, o @C24XXXX201 deu uma boa ajuda!

Desde já, lamentamos a situação. Para que o possamos ajudar da melhor forma pedimos que se dirija a uma loja NOS e entregue a certidão de óbito para que não sofra qualquer encargo. Consulte as nossas lojas aqui.

Obrigada 

Bruno Daniel
    Petabyte
    February 29, 2020

Obrigado a ambos. 

Tenho 60 dias para o fazer correcto?

Só uma questão, o serviço é para manter, pois a minha sogra tem interesse. 

Posso passar o contracto para meu nome? 

Obrigado
    February 29, 2020

@Bruno Daniel , será para todos os efeitos um novo contrato e eventualmente nova fidelização se assim o desejar. Negoceie as condições com o operador.

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    February 29, 2020

Obrigado a ambos. 

Tenho 60 dias para o fazer correcto?

Só uma questão, o serviço é para manter, pois a minha sogra tem interesse. 

Posso passar o contracto para meu nome? 

Pode proceder conforme está neste Tópico: https://forum.nos.pt/gerir-produtos-e-servicos-18/mudar-titular-de-contrato-apos-falecimento-do-titular-original-11118