Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    March 15, 2019
    Bem-vindo ao Fórum NOS @Bumblebee 🙂

Lamentamos o que nos conta, não é de todo o interesse da NOS que essas situações ocorram.

No entanto, no Fórum NOS os utilizadores devem colocar questões acerca de temas que possam ajudar mais pessoas. Esta questão que partilhou é só sua, do seu contrato, por isso, e para o podermos ajudar a resolvê-la tem que nos ligar, por favor.

Saiba como aqui.
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    March 15, 2019
    Obrigado pela atenção, contudo se já estou desagradado com as situações, pior fico! Tenho de ligar para vocês, pagar essa chamada ou perder o meu tempo, gastar combustível para resolver algo que se bem entendo também é do vosso interesse resolver.
    Mas como assim o é, irei fazer um e-mail com o referido pedido.
    Mais uma vez obrigado.
    Kilobyte
    March 16, 2019
    Pois parece que a qualidade do serviço deixa bastante a desejar
    Estou sem serviço praticamente durante 12 horas por dia
    E ninguém parece interessado em resolver o problema
    Parece que a rescisão é o caminho a seguir, pois o problema é da rede e das respectivas células
    Kilobyte
    March 16, 2019
    Caro @Cmp Pelo que estive a investigar, na área de Lisboa a operadora mais vantajosa é mesmo a Vodafone, está na altura de fazer o teste drive.👍
    Byte
    March 16, 2019
    Tratam os clientes super mal, eu também sou cliente à imenso tempo, estou a pagar um pacote completo em que só utilizo os telemóveis porque o resto a Nos não tem possibilidade de me dar os serviços que contratei querem obrigar-me a ficar com satélite ou pagar para terminar o contrato. A mudança de morada é uma das poucas que dá direito ao cliente rescindir sem ter de pagar, desde que não consigam manter os serviços antes contratados, que é o meu caso. E o mais ridículo é ligarem a dizer- me que tenho razão, que a Nos prevê esses casos e umas horas depois continua tudo na mesma e tenho de pagar se quiser terminar contrato.
    Kilobyte
    March 17, 2019
    @Sbalves vá ao sitte da Deco PROTESTE e informe-se.
    O meu caso, estou a pagar uma prestação de serviço da Nos que não corresponde ao serviço contratado! Daí a querer mudar o quanto antes.
    Megabyte
    September 14, 2019
    Bom dia, posso rescindir o contrato ainda dentro do período de fidelização, pelo seguinte motivo?
    Em janeiro trocaram o router pelo último modelo, desde essa altura tenho problema com o telefone fixo e com o wi-fi, o telefone fixo fica sem sinal e tenho muitas quebras no wi-fi. já liguei muitas vezes para a assistência, e depois de muitos testes acabo por ter que desligar o router e voltar a ligar para ter o telefone fixo a funcionar.
    Já lá vão 8 meses com este problema e sem solução, já pedi n vezes para virem trocar o router ou para voltar a meterem o antigo, que durante 5 anos não tive problemas.
    Como também tenho fibra da MEO no meu prédio, será que posso pedir a rescisão por justa causa?

obrigado
    September 14, 2019
    Pode.
    Tem comprovativos da comunicaçao do problema aos serviços tecnicos do operador?
    Tem copias dos relatórios tecnicos das intervençoes efetuadas? O que dizem esses relatórios? O problema foi solucionado?

Se tem comprovativos da comunicaçao dos problemas e o Operador nao conseguiu em 8 meses apresentar uma soluçao para o mesmo, tem justa causa para colocar um ponto final no martirio.
    Desligar ou reinciciar o equipamento todos os dias, nao é soluçao! Nao está previsto nas condiçoes gerais e particulares dos serviços!
    O que está previsto é que o Operador deve assegurar de forma continua o normal funcionamento dos serviços.
    Caso o cliente nao detete que o telefone está de novo com problemas e alguem tente comunicar consigo atraves dele, perdem-se chamadas sem se apreceberem do problema, além da ideia errada com que as pessoas podem ficar de "nao quer atender"...

A recorrencia do problema mostra a incapacidade ou má vontade dos serviços técnicos em o solucionar.
    Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
    Ana P.
    Moderador
    September 14, 2019
    Olá @Artur e @C24XXXX201 🙂 ,

@Artur , vamos ajudá-lo! Pedimos que, por favor, nos envie uma mensagem privada com o seu número de cliente NOS ou o NIF do titular.

Obrigada
    Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    September 28, 2019
    Ex mos. Srs.

Há cerca de duas semanas fui à vossa loja do Forum SIntra comunicar o óbito do meu pai e simultaneamente comunicar a intenção de assumir a titularidade da conta, nomeadamente para serviço de televisão, internet, manutenção do numero de telefone fixo e de telemóvel da minha mãe
    Porque estaria fora por uns dia o desligamento e ligamento foi agendado para dia 24/9 entra as 4 e 16.
    Sobre o facto de o documento relativo ao novo contrato mencionar um numero de telefone fixo e não mencionar o numero de telemóvel que pretendia manter foi-me dito que o processo era mesmo assim. O numero fixo era provisório e seria substituído pelo anterior no espaço de uma ou duas horas e o telemóvel seria adicionado assim que o serviço fosse activado.
    Sendo já vosso vosso sugeri que em para evitar a suspensão, ainda que temporária, do numero de telemóvel fosse transferido para a conta que já possuía, mas foi-me dito que seria mais fácil manter tudo num mesmo pacote já associado aquela morada, ao que acedi

Desde aí tudo tem funcionado mal. O desligamento aconteceu um dia antes do combinado, inclusive tornado inválido o cartão SIM relativo ao telemóvel que pretendi manter . O desligamento apesar de ter ocorrido no período previsto deixou-nos sem telefone fixo nem telemóvel (informação da qual o técnico que lá a casa se deslocou nem sequer tinha conhecimento). Quanto à questão do não funcionamento da linha de telefone fixa o técnico iria dar conhecimento aos serviços técnicos mas quanto ao telemóvel nada poderia fazer. Nesse mesmo dia, por volta das 17 horas, retornei à loja do Forum Sintra para reclamar da situação e após exposição da situação foi-me dito que nos próximos minutos alguém dos serviços técnicos entraria em contacto comigo.
    Por volta das 22 horas desse mesmo dia, na ausência do referido contacto, entrei em contacto com vocês pelo 16990, e mais uma vez tive de explicar a situação. Entre outras cosias foi-me dito que não existia nenhum processo de portabilidade e que lhe iriam dar início, processo esse que demoraria até 24 horas.
    No dia seguinte, 25/9 de manha recebo no telemóvel mensagem que foi registado em meu nome um INC000038956353 que ficaria resolvido ainda nesse dia. Do conteúdo do mesmo nada me foi dito.e pro isso mesmo voltei a ligar para o 16990 para confirmar que se tratava da situação que eu tinha reportada e foi-me confirmado que o processo estava em curso e dentro dos prazos previstos e que iriam fazer reforço da situação e ser contactado muito em breve.
    Dia 26/9 de manha recebo nova mensagem a informar-me que o numero de telefone fixo, o provisório e não que pretendo, já se encontra activo e lá volto a telefonar para o 16990 e a explicar a situação. A operadora confirmou que existe um registo de pedido de portabilidade mas que deu erro. Iria mais uma vez reforçar o pedido e que a situação deveria estar resolvida no prazo de 24 horas.
    Dia 27/9 recebo nova mensagem a informar-me que o tal INC000038956353 estaria resolvido. Seria de esperar que no mínimo a situação do telefone fixo estaria resolvido mas não, a mensagem apenas informa que a NOS deu por encerrado a questão da falha técnica reportada pelo técnico relativo à ausência de linha do fixo, mantendo-se em vigor ao numero provisório.
    Voltei mais uma vez a ligar para o 16990 e mais expliquei a situação. O operador confirma que realmente existia um registo de portabilidade que deu erro mas que iria dar início a um novo pedido . Em relação a processo do telefone fixo o processo seria simples e demoraria até 24 horas. Já quanto ao processo do telemóvel propunha-se emitir e enviar-me um novo cartão com um número provisório que mais tarde seria substituído pelo numero por mim pretendido, situação que recusei pois já ando há várias 24 horas a tentar substituir o numero provisório do telefone fixo. Disse então que pretendia que concluíssem o processo de portabilidade de e me enviassem então o cartão definitivo. O operador tomou nota desta informação e que iria transmitir essa informação e que mais tarde deveriam entrar em contacto comigo. Fruto deste ultimo telefonema recebi mais uma mensagem a informar-me que tinha sido aberto em meu nome um novo pedido INC000039107688.
    Mais de 24 horas passados desta mensagem continuo, mais uma vez, à espera de que o numero do telefone fixo por mim pretendido seja reactivado e que qualquer informação relativo à situação do numero de telemóvel por mim pretendido me seja dada.

E digo "por mim pretendido" porque é exactamente isso que eu sempre disse desde que iniciei este processo e sempre me informaram que tal era possível ser feito. Para obter uns quaisquer números, perdendo contactos familiares e institucionais facilmente consigo resolver a situação.

É pois, após horas ao telefone sem qualquer resultado e, como o disse ao ultimo operador, farto de uma linguagem polida e educada do "desculpe senhor", "obrigado senhor" ou do "há mais alguma coisa que posso fazer?" usada individualmente mas inconsequente enquanto empresa, farto de termos como "o pacote deu erro", " a encomenda deu erro" ou a "portabilidade deu erro", farto de esperar pelos tais contacto que me disseram que vos venho questionar sobre o que é preciso fazer para que tal situação se concretize e quanto tempo tal pode demorar.

Como qualquer um pode calcular, inerente ao falecimento de um familiar existe a necessidade de cumprir uma série de requisitos burocráticos onde, entre outros, existe a necessidade de fornecer/actualizar números de contacto telefónico e fornecer, como já me aconteceu, números para os quais começo a ter sérias duvidas de serem os correctos é algo que não me interessa manter.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Figueira