Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Byte
    May 6, 2022

Boa tarde,

O meu pai faleceu há cerca de 1 ano, os serviços têm sido utilizados normalmente pela minha mãe e as faturas pagas como habitualmente por débito directo. 

Os serviços são um pacote TV-telefone-internet + 2 telemóveis.

Desejava-mos mudar a titularidade do contrato para  a minha mãe, mantendo basicamente os mesmos serviços na NOS,  mas já vi pelo que tenho lido aqui que o contrato caduca com o óbito. Neste sentido e como se pretende manter os números de telefone, quer o fixo, quer os móveis, necessito de saber qual a forma de proceder, quais os documentos necessários para as portabilidades, sem interrupção do serviço e principalmente se é possível tratar tudo isto por via eletrónica, pois a minha mãe que ficará com o novo contrato, tem mobilidade reduzida.

Acho este processo bastante complicado, já que tratei da mudança do contrato da EDP sem sair da frente de um computador, anexando os documentos necessários.

Fico a aguardar a vossa ajuda.

Obrigado

João H.
    Gestor da comunidade
    May 6, 2022

Boa tarde @César Ribeiro,

Lamentamos a situação. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    May 22, 2022

Boa tarde.

Como posso cancelar contrato por morte de cliente? Contrato ainda dentro do período de fidelização.

Obrigado

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    May 22, 2022

Boa tarde.

Como posso cancelar contrato por morte de cliente? Contrato ainda dentro do período de fidelização.

Obrigado

Boa tarde, uma vez que não é possível o envio de documentação para o Fórum, deve entregar numa loja NOS a certidão  de óbito e formalizar o pedido.

Olaf
    Super User
    Super User
    May 22, 2022

Sim, tem de entregar a declaração de óbito. Acho que pode fazê-lo pela área de cliente 

Mário P.
    Gestor da comunidade
    May 22, 2022

Boa tarde @FlSantos, @Olaf 3 @Jose Rodrigues
    Movemos os vossos comentários para o artigo onde o tema já é abordado. Assim, garantimos a boa organização do Fórum NOS. 

O @Olaf e o @Jose Rodrigues deram uma boa ajuda. 😎

Formalize o pedido de cessação de contrato, por óbito, preenchendo o formulário de denúncia aqui adicionando ao pedido o certidão de óbito. 

Os documentos podem ser:

• entregues numa loja NOS ou
    • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando Dados de Conta e depois PedidosCriar pedido e Cessação Contratual.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    May 22, 2022

Obrigado a todos pela ajuda.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    May 22, 2022

Obrigado nós, @FlSantos
    Fale connosco se surgirem questões. Estamos aqui para ajudar. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    July 13, 2022

Boa tarde! Visto que não tenho nenhuma loja NOS na proximidade e preciso declarar um óbito e portanto cancelamento de contrato, podem indicar-me um contato email para enviar a declaração de óbito? 

Obrigado.

VF

João H.
    Gestor da comunidade
    July 13, 2022

Boa tarde @Vitoria Fonseca,

Lamentamos a situação. Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do número de cliente do titular.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.