Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Kilobyte
    July 15, 2022

Bom dia @João H. ! Até agora ninguém da Nós respondeu à minha mensagem e solicitação, nem aqui pelo @Fórum  nem pelo canal alternativo que contactei disponível no site (indicado pela vossa equipa ao telefone).
    Não entendo como é que uma das principais operadoras em PT tem dificuldade em responder a uma situação destas. Apenas posso constatar que não há interesse da Nós em resolver isto para que se fature mais um mês sem necessidade.

Agradeço que me indique uma alternativa de contato para resolver isto o quanto antes por favor.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    July 15, 2022

Bom dia @Vitoria Fonseca,

Lamentamos a demora. 
    Confirmamos a recepção da sua mensagem.

Movemos o seu comentário para o artigo onde o tema já é abordado. Deste modo, garantimos a boa organização do Fórum NOS.  

Formalize o pedido de cessação de contrato, por óbito, preenchendo o formulário de denúncia aqui, adicionando ao pedido o certidão de óbito. 

Os documentos podem ser:

• entregues numa loja NOS ou
    • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando Dados de Conta e depois PedidosCriar pedido e Cessação Contratual.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    July 15, 2022

Caro @Mário P. 

Como posso solicitar o envio do token?

Tanto quanto li aqui no @Fórum isto do token não funciona, apesar de vocês apresentarem como solução e terem isto organizado qb.

Obrigado por uma resposta rápida.

VF

Mário P.
    Gestor da comunidade
    July 15, 2022

Boa tarde @Vitoria Fonseca

Não temos conhecimento de que existam dificuldades, o Token é enviado por carta. 

Assim que o receber deve ser adicionado no campo adequado. 

Mas vamos responder à sua mensagem assim que possível. 
    Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    August 14, 2022

Bom dia! Volto aqui porque esta situção não se encontra resolvida.

Venho por este meio solicitar o congelamento da data final de pagamento da Fatura# FT 202202/75347 (Cliente# 133730411)  (25.8.22) até esclarecimento pela parte da NOS do seguinte:

- Porque é que apesar deste contrato ter sido cancelado devido a óbito (e o âmbito deste cancelamento estar protegido por lei) me é agora exigida uma quantia quase de 40EUR devido a TERMO DE CONTRATO?

- Porque é que apesar deste contrato ter sido cancelado devido a óbito (13.7.2022 - vocês próprios me enviaram confirmação escrita) o valor a pagar em Julho é relativo ao mês inteiro e não ao proporcional de 1.7. a 13.7.?
    Agradeço uma rápida resposta a esta situação.
    Estes valores não são claros e a vossa conduta de faturação muito menos.

Mais indico que esta situação foi encaminhada à ANACOM. 

Cumprimentos,

VF

PS - Não tenho acesso ao dashboard de pedidos, já que aqui na conta do forum não tenho acesso à informação do contrato que foi entretanto cancelado. 

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    August 14, 2022

Bom dia! Volto aqui porque esta situção não se encontra resolvida.

Venho por este meio solicitar o congelamento da data final de pagamento da Fatura# FT 202202/75347 (Cliente# 133730411)  (25.8.22) até esclarecimento pela parte da NOS do seguinte:

- Porque é que apesar deste contrato ter sido cancelado devido a óbito (e o âmbito deste cancelamento estar protegido por lei) me é agora exigida uma quantia quase de 40EUR devido a TERMO DE CONTRATO?

- Porque é que apesar deste contrato ter sido cancelado devido a óbito (13.7.2022 - vocês próprios me enviaram confirmação escrita) o valor a pagar em Julho é relativo ao mês inteiro e não ao proporcional de 1.7. a 13.7.?
    Agradeço uma rápida resposta a esta situação.
    Estes valores não são claros e a vossa conduta de faturação muito menos.

Mais indico que esta situação foi encaminhada à ANACOM. 

Cumprimentos,

VF

PS - Não tenho acesso ao dashboard de pedidos, já que aqui na conta do forum não tenho acesso à informação do contrato que foi entretanto cancelado. 

Bom dia, para que a moderação possa analisar e esclarecer a situação que reporta na sua mensagem, deve remeter por mensagem privada o seu numero de cliente para o perfil @Fórum e aguardar ser contactada.

João H.
    Gestor da comunidade
    August 14, 2022

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem @Vitoria Fonseca.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    August 16, 2022

Bom dia @Jose Rodrigues! Obrigada pela resposta. Segui o procedimento que indicou. Parece-me infeliz que a NOS não consiga, através de mensagens privadas, e pelo número de cliente ou número de fatura, resolver esta situação de uma vez só. Vamos ver quantos dias/semanas, leva esta questão a resolver. Creio que é importante no @Fórum  os leitores saberem que a NOS parece não dar prioridade alguma a esclarecer situações deste género com a máxima rapidez.

Kilobyte
    August 16, 2022

Bom dia @João H. ! Obrigada pela resposta. Segui o procedimento que indicou. Parece-me infeliz que a NOS não consiga, através de mensagens privadas, e pelo número de cliente ou número de fatura, resolver esta situação de uma vez só. Vamos ver quantos dias/semanas, leva esta questão a resolver. Creio que é importante no @Fórum  os leitores saberem que a NOS parece não dar prioridade alguma a esclarecer situações deste género com a máxima rapidez.

João H.
    Gestor da comunidade
    August 16, 2022

Boa tarde,

Agradecemos o seu testemunho @Vitoria Fonseca.

Recebemos a sua mensagem privada e estamos a acompanhar este tema.

Contamos ser breves na resposta.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.