Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Kilobyte
    November 12, 2021

Se a fatura foi emitida em nome do seu falecido avô, não pague. A NOS que tente cobrar... 

João H.
    Gestor da comunidade
    November 13, 2021

Boa noite,

Lamentamos a situação @Fernando Lazaro. Vamos ajudar.

Como sugerido pelo @Jose Rodrigues envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum com o número de cliente NOS do titular.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Byte
    December 3, 2021

Bom dia, 

No dia de ontem desloquei-me à Loja NOS da Av. República em Lisboa com intuito de cancelar o serviço numa morada no Alentejo, uma vez que a utilizadora do serviço faleceu, apesar do contrato se encontrar em nome do filho. Não consigo entender, o motivo pelo qual EXIGEM pagamento do valor de IC, mesmo mostrando documentos que a morada de instalação pertencia a uma pessoa que faleceu e o serviço continuará a ser pago sem qq utilização.

É por estes motivos que os clientes se recusam a ter qq tipo de fidelização com os operadores, uma vez que para cancelar são sempre colocados entraves, para ativar é só facilidades….

João H.
    Gestor da comunidade
    December 4, 2021

Boa tarde @Carlaa Martins,

Lamentamos o transtorno. Vamos esclarecer.

A rescisão de contrato antes do final do período de permanência, implica um custo de penalização por cessação antecipada de contrato.

As excepções, como o caso de óbito do titular, apenas se aplicam no caso do óbito do titular do contrato com a NOS, não sendo abrangido por esta exceção o óbito do titular do contrato de arrendamento da habitação.

Caso surja alguma questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Byte
    December 5, 2021

Boa tarde 

Sou o Daniel Santos e estou aqui a representar o meu pai que faleceu. E que tinha serviços da NOS, os quais pretendo cessar. Peço esclarecimento acerca dos procedimentos necessários para a sua realização.

NOME: Camilo Pereira dos Santos 

Nº CLIENTE: cXXXXXXX

Aguardo resposta 

Cumprimentos 

Daniel Santos

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    December 5, 2021

Boa tarde 

Sou o Daniel Santos e estou aqui a representar o meu pai que faleceu. E que tinha serviços da NOS, os quais pretendo cessar. Peço esclarecimento acerca dos procedimentos necessários para a sua realização.

NOME: Camilo Pereira dos Santos 

Nº CLIENTE: cXXXXXXXXXXXXXX

Aguardo resposta 

Cumprimentos 

Daniel Santos

Boa tarde, dirija-se a uma loja NOS munido da certidão de óbito do Titular dos serviços para que seja formalizada a cessação contratual.

Inês B.
    Moderador
    December 7, 2021

Olá @jamal,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Em alternativa, envie-nos, por favor, uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    February 6, 2022

O meu pai faleceu em Dezembro e quero cessar o contrato com todos os serviços da NOS por motivo de óbito. Requeri os códigos para poder solicitar a cessação de serviço, fi-lo na área de cliente, recebi o comprovativo de mensagem “1-39307325002” e aguardei que me contactassem durante as 48 horas seguintes, tal como prometido. Nada aconteceu durante vários dias, nem para o email, nem para o telemóvel indicado, e quando voltei à área de cliente para perceber qual era o estado do meu pedido, verifiquei que não tenho pedidos feitos / a minha conta não possui histórico de pedidos. O pedido foi feito no dia 25 de Janeiro. Entretanto, inscrevi-me neste fórum para tentar resolver a questão. Mandei esta mensagem dirigida a @forum no dia 2 de Fevereiro e, passados 5 dias, ainda não obtive resposta.

Vivo na Coreia do Sul e não tenho possibilidade de telefonar para a NOS, por isso é imperioso conseguir cessar o contrato online.

Por favor, ajudem-me. Nunca tive razões de queixa e quero continuar a ser vosso cliente quando voltar para Portugal... mas neste momento tenho por pagar o mês de Janeiro (mais de 100 Euros) sem ter usufruido de nada e já entrámos em Fevereiro.

Obrigado, antecipadamente.

(O filho do cliente) José de Oliveira Baptista (na NOS aparece “Batista”), .

Mário P.
    Gestor da comunidade
    February 6, 2022

Bem-vindo ao Fórum NOS @JOSÉ OLIVEIRA BATISTA

Lamentamos a situação.  

Não recebemos a sua mensagem. :disappointed_relieved: Confirma que enviou para o perfil @Fórum?

Por falecimento, precisamos que apresente o certificado de óbito como comprovativo e que formalize o pedido. De momento, o Fórum NOS, não recebe documentos. 

Editámos o seu comentário por conter dados pessoais para os proteger. 

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    February 6, 2022

Boa tarde, @Mário P. 

Obrigado pela sua rápida resposta. Eu julgo que sim, que tinha mandado para o @Fórum, mas como não consigo (ou não sei) localizar as mensagens enviadas, não posso garanti-lo. O acesso a esta mensagem estou a fazê-lo através do link web que guardei.

Voltei a pedir o código para poder fazer o pedido de cessação na área de cliente e espero poder enviar a certidão de óbito por essa via. Visto que não usufrui do serviço nem em Janeiro, nem em Fevereiro, pergunto se vou ser obrigado a pagar esses dois meses? Janeiro ainda admito que sim, porque (por ter outros assuntos ainda mais prementes para resolver) só tentei a cessação já no final do mês, mas se não tivesse desaparecido o meu pedido na área de cliente as coisas já estavam tratadas antes de Fevereiro.

O meu pai tinha internet móvel, internet fixa, telefone, telemóvel e televisão (incluindo SporTV, Eleven, e Benfica TV), são mais de 100 Euros por mês sem utilizar rigorosamente nada… qual o procedimento para um caso destes?

Obrigado pelo vosso tempo.

Cumprimentos,

José Baptista