Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

João H.
    Gestor da comunidade
    July 16, 2021

Boa tarde @Rodrigo lopes 111,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    July 16, 2021

ABoa tarde @Rodrigo lopes 111,

Lamentamos a situação que descreve. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Acabei de mandar.

João H.
    Gestor da comunidade
    July 16, 2021

Boa tarde @Rodrigo lopes 111,

Iremos responder-lhe logo que possível.

Agradecemos a compreensão 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Byte
    August 17, 2021

Bom dia. Como posso eu mudar o titular do contrato sendo que o meu irmão tem o serviço em casa em meu nome e não está a pagar ficando eu com o meu nome prejudicado por causa dele. Existe a possibilidade de mudar para o nome dele? Preciso disso com urgência pois eu já não vivo naquela morada a mais de 1 ano? 

João H.
    Gestor da comunidade
    August 17, 2021

Boa tarde @MarioLuzia,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Kilobyte
    September 22, 2021

Exmo, devido ao falecimento do meu sogro, pretendo o contato de e-mail para enviar os documentos para cancelar o pacote da Nos, do qual ele era o titular.

Obrigado

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    September 22, 2021

Exmo, devido ao falecimento do meu sogro, pretendo o contato de e-mail para enviar os documentos para cancelar o pacote da Nos, do qual ele era o titular.

Obrigado

Boa tarde, deve proceder de acordo com o sugerido no site 

https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/pf-cessacao.aspx#tab3

Em que casos não serão cobrados encargos com a cessação antecipada?

Estes são os motivos em que não são cobrados quaisquer encargos com a cessação antecipada:

• Óbito do titular do serviço, comprovado com a certidão de óbito.
    • Impossibilidade de prestação do serviço na morada de instalação, que pode resultar de: sinistro ou catástrofe comprovados por declaração dos bombeiros ou polícia, ordem de despejo comprovada por sentença do tribunal
    • Institucionalização do titular do serviço em lar comprovada por declaração da instituição

Para situações de desemprego, insolvência ou incapacidade: veja mais informação aqui.

Aos documentos necessários para formalizar o pedido de cessação do contrato deverá juntar o comprovativo aplicável.

O que é necessário para formalizar o pedido de cessação do contrato?

Para formalizar o pedido de cessação do contrato é necessário:

• Pedido de cessação por escrito, assinado pela pessoa em nome de quem está o serviço (assinatura conforme o documento de identificação). Poderá ser utilizado o formulário de denúncia disponível aqui
    • Fotocópia de documento de identificação que contenha assinatura ou, em alternativa, o pedido de cessação com a assinatura reconhecida
    • Os documentos podem ser:
      • entregues numa loja NOS ou
      • enviados por correio para o Apartado 52111, EC Campo Grande, 1721-501 Lisboa

Em alternativa, pode solicitar o envio de um token para formalização do pedido na sua Área de Cliente , selecionando Dados de Conta e depois PedidosCriar pedido e Cessação Contratual.

João H.
    Gestor da comunidade
    September 22, 2021

Boa tarde @933144963,

Agradecemos a sua mensagem. 

O @Jose Rodrigues prestou uma boa ajuda a esclarecer. :slight_smile:

Caso surja alguma outra questão, fale connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Byte
    November 12, 2021

Boa noite no dia 13/10/2021 dirigi-me a uma loja para fazer  o cancelamento dos serviços do meu avô, deixe o documento comprovativo do óbito e ate a data não recebi qualquer mensagem nem telefonema para devolver os equipamentos  liguei para a linha e informaram me que não estava o papel anexado e não fomos informado do sucedido e vou ter que pagar a fatura deste mês sem ter culpa, para não falar no trabalho que tive em vão de ir a loja a 10kmt de casa para tratar do assunto e agora vou ter que o fazer via internet afinal para que servem as lojas???Porque não contatam as pessoas se tem falta de alguma coisa???Se fosse a gente a dever contatavam logo ao contrario nada passa se tempos e tempos e não dizem nada…..

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    November 12, 2021

Boa noite no dia 13/10/2021 dirigi-me a uma loja para fazer  o cancelamento dos serviços do meu avô, deixe o documento comprovativo do óbito e ate a data não recebi qualquer mensagem nem telefonema para devolver os equipamentos  liguei para a linha e informaram me que não estava o papel anexado e não fomos informado do sucedido e vou ter que pagar a fatura deste mês sem ter culpa, para não falar no trabalho que tive em vão de ir a loja a 10kmt de casa para tratar do assunto e agora vou ter que o fazer via internet afinal para que servem as lojas???Porque não contatam as pessoas se tem falta de alguma coisa???Se fosse a gente a dever contatavam logo ao contrario nada passa se tempos e tempos e não dizem nada…..

Boa noite @Fernando Lazaro a moderação do Fórum está disponível para o ajudar nessa questão, envie por mensagem privada o numero de cliente ou NIF do Titular do contrato para o perfil @Fórum e aguarde ser contactado.