Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Kilobyte
    December 20, 2020

Digam lá que não dá vontade de rir?? Eu mando-lhes os dados…. eles dizem para mandar os dados…. :D

Diogo N.
    Super User
    Super User
    December 20, 2020

Digam lá que não dá vontade de rir?? Eu mando-lhes os dados…. eles dizem para mandar os dados…. :D

Os moderadores têm tanto para fazer que por vezes um erro de vez em quando não faz mal.

Em relação à divida restante, poderá ser dos equipamentos que tinha de devolver. Não deixe esta situação se arrastar, dirija-se a uma loja NOS e entregue isso. Peça também um crédito do valor que estão a pedir porque não conseguiu entregar mais cedo (por exemplo).

Kilobyte
    December 21, 2020

Hoje ganhei coragem e entrei na porcaria que são as vossas lojas para vos entregar a Porcaria dos vossos equipamentos.

Agora façam a porcaria do vosso trabalho em condições. 

ps: Não. Não merecem qualquer tipo de respeito!

-Nunca aceitaram que o falecido falecesse. E deixasse de vos pagar!

-Continuaram a cobrar Dinheiro ao Falecido, mesmo após os serviços estarem desligados!

-Continuam ao dia de Hoje a exigir a entrega dos equipamentos e a cobrar pelos mesmos. Uma vez que o Falecido não o podia fazer deixei o meu contacto para ser contactado de forma a entregar os mesmos… nunca o fizeram, porque na verdade não queriam os equipamentos. Queriam o Dinheiro!

-Como não conseguiram cobrar ao falecido a ultima factura, foram de formas a inda por explicar a minha conta bancária (ROUBAR) o dinheiro (Ainda NINGUEM da nos me explicou como o conseguiu fazer ou porque motivo)

Uma vez mais….

Diogo N.
    Super User
    Super User
    December 21, 2020

@margem_sul2005 A situação ficou resolvida ou continua a receber pedidos de pagamento?

Em caso afirmativo, faça o que eu disse, diga que só conseguiu entrar agora pedindo o crédito do valor que está a ser cobrado.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    December 24, 2020

Boa tarde @margem_sul2005

Editámos o seu comentário por conter um linguajar impróprio. Sugerimos que exponha as suas questões cumprindo os Termos e Condições do Fórum NOS. 

Muito obrigado! 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Byte
    March 1, 2021

Olá boa noite,

Tentei fazer rescisão de contrato de telefone, sem fidelização, por óbito do titular, mas não está a ser uma situação pacifica. Liguei para a linha,  disseram teria de ir à loja entregar a certidão de óbito. Desloquei-me à loja para o efeito, disseram que isso é tratado na linha. Voltei a ligar, (pagando cada chamada, obviamente), dizem que tem que ser na área cliente.

A pessoa falecida, não tinha acesso neste tipo de plataforma, nem tão pouco estava registado. Quando tento aceder, para desligar o serviço, não é possível sem registo, nem é tão intuitivo como foi referido. Preciso de saber explicitamente, os passos a dar para o desligamento do serviço.

Devo recorrer ao provedor para o desligamento? Quanto tempo para ser feito?

Aguardo vossas instruções.

Cumprimentos

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    March 1, 2021

Boa noite @Baby O pedido de cancelamento por óbito do titular dos serviços, deve ser feito por carta, acompanhada da certidão de óbito e entregue numa loja NOS; ou, Clique aqui e escolha as opções: Sou um cliente particular > Pacotes > Gerir os meus serviços > Enviar comprovativo para situação especial > Enviar email. Em alternativa, a moderação do Fórum está disponível para ajudar, bastando que lhes seja enviado o numero de cliente do Titular dos serviços (falecido) ou NIF, dados que deverão ser enviados para o @Fórum.

Inês B.
    Moderador
    March 4, 2021

Olá @Baby,

Lamentamos a demora na resposta.

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Para podermos ajudar, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente, através do perfil @Fórum.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    June 30, 2021

Tendo encerrado o meu contrato para o dia 23 de Junho, a NOS terminou-o em 23 de Maio, e ainda por cima envia um técnico em 30 de Junho para recolher os equipamentos que já entreguei na loja em Albufeira no final de Maio (uma vez que já não me serviriam de nada). A incompetência da NOS deixa-me perplexo.

Megabyte
    July 16, 2021

Boa tarde foi a uma loja na qual eu tinha feito o contrato pois necessitava de o cancelar por motivos de óbito do titular e na qual a senhora diz que tinha de ir a uma loja oficial no qual aqui onde eu habito não existe pois teria - me de deslocar 30 km até a loja no qual e achou uma falta de incompetência da nos no qual a loja pode fazer o contrato mas não o pode cancelar? Uns dias depois fiz um pedido de conceção contratual na aba pedidos no site no qual dias depois tinha o código para proceder o resto do pedido no qual o fiz com o motivo. No passado dia 6 de julho fiz uma ligação para a empresa Nos pois queria saber como estava o pedido pois não tinha recebido na no MEU email no qual a senhora diz que não tinha recebido o meu pedido no qual eu sabia que sim pois dizia que não podia fazer outro pois estava um em andamento ela dize para eu mandar uma carta com aviso de recensão até dia 15 de julho para a NOS a explicar isso e com uma copia do atestado de óbito, no qual enviei a carta na ultima terça - feira (13 de julho) ainda dentro do prazo que ela tinha - me pedido o telefone. Ainda no dia 6 de julho um pouco depois da ligação o email do titular tinha recebido uma email da senhora Clara Vidal do Serviço ao Cliente a dizer que o meu pedido de cancelamento tinha ficheiros em falta no qual e penso que só faltava o atestado de óbito e no qual diz no resto para mandar a carta, mas só vi o email ontem pois eles na Nos tem o meu mail e numero de telemóvel e estão sempre a enviar para um email/telemóvel no qual a família podia não ter acesso. Até o momento de envio da reclamação ainda não me foi informando nada sobre o cancelamento nem recebi o aviso de receção e estou a pagar o contrato no qual queria cancelar urgentemente.