Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    December 1, 2020

1. O titular MORREU….  Estão mesmo a espera que ele vos abra a porta… ou que atenda o telefone?!?! oO? Já sei, vocês acreditam ue uma pessoa que faleceu em Março vá entregar pessoalmente o equipamento na loja?? 
    2. Eu gostaria de deixar tambem isto resolvido…. Acontece que eu não vou gastar nem mais um tostão a telefonar para vocês. Já gastei dinheiro de mais para tentar resolver um problema que não é meu.

(A minha factura da vodafone e nada ficou resolvido… nada...absolutamente nada)

• Isto é o que custa ligar para vocês.
    • E como é lógico, nem passo perto das vossas lojas… quanto mais entrar la dentro. É que… nem que vocês me paguem.

Tal como já referi… Terei todo o gosto em entregar os equipamentos. contactem-me para agendar uma data de forma a que VOCES VENHAM RECOLHER os equipamentos. 

ps: Caso vocês não liguem e caso o morto não vos vá entregar as coisas… Espero sinceramente que o levem a tribunal :\

Tem no email escrito como proceder. Só quer complicar o que é fácil:

Nas lojas facilmente entrega os equipamentos

800 101 991- nº DE DEVOLUÇÃO - GRATUITO!!!!

Kilobyte
    December 2, 2020

“…  Só quer complicar o que é fácil:

…..”

Você leu tudo desde o inicio… ou apenas veio mandar uma posta de bacalhau igual ao pessoal da NOS!?

Ana P.
    Moderador
    December 3, 2020

Olá @margem_sul2005, @marcolopes e @Guimas

@margem_sul2005, vamos ajudá-lo e falar consigo. Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cliente NOS em questão para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    December 9, 2020

Olá @margem_sul2005@marcolopes e @Guimas

@margem_sul2005, vamos ajudá-lo e falar consigo. Pedimos que nos envie uma mensagem privada com o número de cliente NOS em questão para o @Fórum, por favor. 

Obrigada 

Respondi em privado. Mas vão mesmo resolver alguma coisa desta vez ou estão apenas a reforçar toda  a incompetência mostrada até agora?

Kilobyte
    December 10, 2020

Atualização:

Desloquei-me novamente, hoje, dia 10/12/2020 a Loja NOS do Forum Almada, de forma a tentar uma vez mais encerrar este assunto.

Falei com o Gerente de Loja, e dei-lhe conhecimento, de tudo o que se estava a passar. Este perguntou-me se eu tinha alguma procuração, passada pelo falecido, de forma a tratar destes assuntos….. Visto que não tenho, e que até compreendo a situação…. Entendo eu que nada mais posso fazer. 

Para mim este assunto fica encerrado. Mas antes, deixo aqui a vista de TODOS que a NOS não sabe de todo o que anda a fazer. 

• O pedido de desativação de serviços foi feito no dia 27/08/2020 tal como prova o Documento abaixo. Motivo (ÓBITO)
    • O assento de óbito foi entregue no mesmo dia, tal como está em sistema e isto foi provado ao dia de hoje pelo Gerente da Loja NOS do fórum Almada.

1. A NOS continua ao dia de hoje a exigir o pagamento de 320€ por “incumprimento do contracto”
    2. A NOS continua ao dia de hoje a exigir ao falecido, o Pagamento de 31.22€ referentes a comunicações (que eu nem contesto). O que eu contesto é esta fatura detalhada que a NOS mandou:
      Isto por incrível que pareça é uma “factura detalhada na NOS”…

3. A NOS nunca me disse como é que conseguiu ir ROUBAR os 31.22€ na minha conta bancária, nem nunca mostrou qualquer autorização ou o que quer que seja que tenha a minha assinatura… ou qualquer coisa… autorizada por mim. Nunca o fez… nem existe tal documento!

• Por tudo o que já disse anteriormente, e por aceitar que “in”felizmente não tenho nenhuma autorização legal (Documento assinado pelo falecido) de forma a resolver este pequeno problema e como recuperei o Dinheiro ROUBADO…. Dou o assunto por encerrado. 

Diogo N.
    Super User
    Super User
    December 10, 2020

Atualização:

Desloquei-me novamente, hoje, dia 10/12/2020 a Loja NOS do Forum Almada, de forma a tentar uma vez mais encerrar este assunto.

Falei com o Gerente de Loja, e dei-lhe conhecimento, de tudo o que se estava a passar. Este perguntou-me se eu tinha alguma procuração, passada pelo falecido, de forma a tratar destes assuntos….. Visto que não tenho, e que até compreendo a situação…. Entendo eu que nada mais posso fazer. 

Para mim este assunto fica encerrado. Mas antes, deixo aqui a vista de TODOS que a NOS não sabe de todo o que anda a fazer. 

• O pedido de desativação de serviços foi feito no dia 27/08/2020 tal como prova o Documento abaixo. Motivo (ÓBITO)
    • O assento de óbito foi entregue no mesmo dia, tal como está em sistema e isto foi provado ao dia de hoje pelo Gerente da Loja NOS do fórum Almada.

1. A NOS continua ao dia de hoje a exigir o pagamento de 320€ por “incumprimento do contracto”
    2. A NOS continua ao dia de hoje a exigir ao falecido, o Pagamento de 31.22€ referentes a comunicações (que eu nem contesto). O que eu contesto é esta fatura detalhada que a NOS mandou:
      Isto por incrível que pareça é uma “factura detalhada na NOS”…

3. A NOS nunca me disse como é que conseguiu ir ROUBAR os 31.22€ na minha conta bancária, nem nunca mostrou qualquer autorização ou o que quer que seja que tenha a minha assinatura… ou qualquer coisa… autorizada por mim. Nunca o fez… nem existe tal documento!

• Por tudo o que já disse anteriormente, e por aceitar que “in”felizmente não tenho nenhuma autorização legal (Documento assinado pelo falecido) de forma a resolver este pequeno problema e como recuperei o Dinheiro ROUBADO…. Dou o assunto por encerrado. 

Se lhe pediram dinheiro pela cessão contratual sendo a mesma por motivos de óbito, então não estão a cumprir a lei.

A quando de óbito a empresa não pode pedir dinheiro pela rescisão!

Experimente fazer queixa numa das seguintes identidades: Deco, Anacom, Centros de Arbitragem e escreva no livro de reclamações a situação.

marcolopes
    Super User
    Super User
    December 11, 2020

Se lhe pediram dinheiro pela cessão contratual sendo a mesma por motivos de óbito, então não estão a cumprir a lei.

A quando de óbito a empresa não pode pedir dinheiro pela rescisão!

Experimente fazer queixa numa das seguintes identidades: Deco, Anacom, Centros de Arbitragem e escreva no livro de reclamações a situação.

Nem mais… eu reclamaria todas a semanas até o assunto estar resolvido.

É uma clara violação da lei.

Kilobyte
    December 13, 2020

lols!

Conclusão!

No dia 11-12-2020, alguém da NOS leu uma das 300 reclamações e finalmente compreenderam que o serviço foi desligado por óbito do titular.

Tal como está no email enviado:

ps: Se o titular faleceu… se os serviços estão desligados…. Alguém me pode explicar como que raio conseguiram ligar para o falecido??? E ainda ficam admirados por este não atender!?!

Para no dia seguinte me dizerem que afinal “o falecido tem ainda a pagar €517.42”… 

Caso os €517.42 seja dos equipamentos…. tal como já referi, entrem em contacto comigo e VENHAM BUSCAR-LOS!!! O falecido não têm como ir ai entregar as coisas. E eu não tenho paciência para estar nas vossas lojas.

Inês B.
    Moderador
    December 15, 2020

Olá @margem_sul2005,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

A situação que nos refere já está encaminhada. Vamos analisar e contactá-lo logo que possível.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    December 15, 2020

Olá @margem_sul2005,

Pedimos desculpa pela demora na resposta.

A situação que nos refere já está encaminhada. Vamos analisar e contactá-lo logo que possível.

Obrigada

-.-