Skip to main content
Header
Bruno Daniel
Petabyte
February 29, 2020
Respondido

Procedimento em caso de Obito

Boa Tarde,

O meu sogro faleceu esta semana, o contracto NOS está no nome dele.
Qual o procedimento correcto que eu tenho de fazer para que corra tudo bem e não esteja sujeito a erros desnecessários neste momento que já é dificil por natureza.

Melhor resposta por C24XXXX201

Condolências a familia.

"…

O falecimento do titular provoca a caducidade do contrato, nos termos da lei civil. A caducidade produz efeitos a partir do momento em que o óbito é comunicado ao prestador. Nestas situações quem sobrevive ao titular do contrato deve informar o operador do óbito e apresentar a respetiva certidão.

..."

In "Sabe em que situações pode cancelar um contrato sem ter de pagar uma penalizaçao?", Portal do Consumidor - ANACOM, 25.09.2018

214 Comentários

JBVR
    Kilobyte
    November 18, 2020

Ref documento de confirmação de compra com o nr pedido 1-35113778585 datado de 16.11.2020

--

Venho por este meio anular o contrato a/r. e sim continuar com o contrato que me foi proposto em 10.11.2020 em que passaria a ter 500 mega de download, 1000 min/sms ( telemovel 91xxxxxxx )  180 canais, incluindo Pack Canais Extra, Voz fixa ilimitado ( 2xxxxxx0 ) . Em telefonema efetuado hoje às 12.30 hrs com a vossa Colaboradora Tania Gomes, foi por mim informada desta anulação do pedido a/referido. Agradeço confirmação da recepção desta reclamação assim como data prevista para que o serviço proposto em 10.11.2020 fica activo. Mais informo que de acordo com informação do vosso colaborador no passado dia 10.11.2020 o valor a ser liquidado em 1.12.2020 será de euros 51.79, segundo explicação dele eram as contas feitas do anterior contratro até 10.11.2020 e de 11.11.2020 seria de acordo com o contrato que me foi proposto.

João Baptista Vilaça Rodrigues / NIF xxxxxxx / Cliente nr C xxxxxxxx -Praceta da Concordia  São Mamede Infesta 

João Rodrigues
    Renato Gomes
    Super User
    Super User
    November 18, 2020

Ref documento de confirmação de compra com o nr pedido 1-35113778585 datado de 16.11.2020

--

Venho por este meio anular o contrato a/r. e sim continuar com o contrato que me foi proposto em 10.11.2020 em que passaria a ter 500 mega de download, 1000 min/sms ( telemovel 91xXXXXX )  180 canais, incluindo Pack Canais Extra, Voz fixa ilimitado ( 22xxxxx0 ) . Em telefonema efetuado hoje às 12.30 hrs com a vossa Colaboradora Tania Gomes, foi por mim informada desta anulação do pedido a/referido. Agradeço confirmação da recepção desta reclamação assim como data prevista para que o serviço proposto em 10.11.2020 fica activo. Mais informo que de acordo com informação do vosso colaborador no passado dia 10.11.2020 o valor a ser liquidado em 1.12.2020 será de euros 51.79, segundo explicação dele eram as contas feitas do anterior contratro até 10.11.2020 e de 11.11.2020 seria de acordo com o contrato que me foi proposto.

João Baptista Vilaça Rodrigues / NIF XXXXX / Cliente nr C XXXXXXX-Praceta da Concordia XXXXX - São Mamede Infesta 

Boa tarde, envie mensagem a @Fórum  a expôr isso mesmo.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    November 18, 2020

Boa tarde @JBVR e @Renato Gomes:slight_smile:

Antes de mais, devemos indicar que procedemos à edição dos vossos comentários por conter dados pessoais, @JBVR, sugerimos que não os partilhe publicamente. 

@Renato Gomes, editámos o seu comentário uma vez que citou o criador do comentário. :slight_smile:

@JBVR, estivemos a verificar e, de momento, a sua questão já se encontra em tratamento e será contactado o mais breve possível. 
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    November 22, 2020

Bom dia. No início do presente mês (mais precisamente a 2 de Novembro) a minha mãe, titular do contrato de TV + Telefone Fixo, faleceu no hospital de São João.

Decorrente desta situação e dadas as circunstâncias de saúde pública atuais, gostaria de saber como poderei proceder em 2 questões:

1. Devo pagar a totalidade da fatura deste mês (Novembro)?

2. Como posso proceder ao encerramento/cessação do contrato + devolução do equipamento existente (no caso apenas 1 modem)?

Agradeço desde já a Vossa compreensão e assistência. José Pereira

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    November 22, 2020

Boa tarde, para rescindir o contrato deve deslocar-se a uma loja NOS acompanhado da Certidão de Óbito. Na loja, será informado de todos os procedimentos, a cessação contratual deverá ser considerada a partir da data da entrega do pedido pelo que possivelmente haverá lugar ao pagamento da fatura que refere, pode levar o modem para entrega na loja e levar consigo para casa todos os comprovativos, quer do pedido de cessação contratual quer da entrega do equipamento. 

Inês B.
    Moderador
    November 25, 2020

Olá @José Pereira 20,

O @Jose Rodrigues deu uma boa ajuda.

Se precisar de mais informações, estamos disponíveis por aqui.

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    December 1, 2020

1. O titular MORREU….  Estão mesmo a espera que ele vos abra a porta… ou que atenda o telefone?!?! oO? Já sei, vocês acreditam ue uma pessoa que faleceu em Março vá entregar pessoalmente o equipamento na loja?? 
    2. Eu gostaria de deixar tambem isto resolvido…. Acontece que eu não vou gastar nem mais um tostão a telefonar para vocês. Já gastei dinheiro de mais para tentar resolver um problema que não é meu.

(A minha factura da vodafone e nada ficou resolvido… nada...absolutamente nada)

• Isto é o que custa ligar para vocês.
    • E como é lógico, nem passo perto das vossas lojas… quanto mais entrar la dentro. É que… nem que vocês me paguem.

Tal como já referi… Terei todo o gosto em entregar os equipamentos. contactem-me para agendar uma data de forma a que VOCES VENHAM RECOLHER os equipamentos. 

ps: Caso vocês não liguem e caso o morto não vos vá entregar as coisas… Espero sinceramente que o levem a tribunal :\

marcolopes
    Super User
    Super User
    December 1, 2020

1. O titular MORREU….  Estão mesmo a espera que ele vos abra a porta… ou que atenda o telefone?!?! oO? Já sei, vocês acreditam ue uma pessoa que faleceu em Março vá entregar pessoalmente o equipamento na loja?? 
    2. Eu gostaria de deixar tambem isto resolvido…. Acontece que eu não vou gastar nem mais um tostão a telefonar para vocês. Já gastei dinheiro de mais para tentar resolver um problema que não é meu.

(A minha factura da vodafone e nada ficou resolvido… nada...absolutamente nada)

• Isto é o que custa ligar para vocês.
    • E como é lógico, nem passo perto das vossas lojas… quanto mais entrar la dentro. É que… nem que vocês me paguem.

Tal como já referi… Terei todo o gosto em entregar os equipamentos. contactem-me para agendar uma data de forma a que VOCES VENHAM RECOLHER os equipamentos. 

ps: Caso vocês não liguem e caso o morto não vos vá entregar as coisas… Espero sinceramente que o levem a tribunal :\

O “gamanço” nas chamadas de apoio vai acabar dentro de poucos meses! Finalmente…

https://www.tsf.pt/portugal/politica/aprovada-proposta-que-elimina-chamadas-de-valor-acrescentado-no-apoio-ao-cliente-13065875.html

Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar "números especiais de valor acrescentado com o prefixo '7', para contacto telefónico dos consumidores ou clientes" ou "apenas números especiais, números nómadas com o prefixo '30', ou números azuis com o prefixo '808'" para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

Kilobyte
    December 1, 2020

O “gamanço” nas chamadas de apoio vai acabar dentro de poucos meses! Finalmente…

https://www.tsf.pt/portugal/politica/aprovada-proposta-que-elimina-chamadas-de-valor-acrescentado-no-apoio-ao-cliente-13065875.html

Em causa está uma medida que passa a impedir os fornecedores de bens e prestadores de serviços de disponibilizar "números especiais de valor acrescentado com o prefixo '7', para contacto telefónico dos consumidores ou clientes" ou "apenas números especiais, números nómadas com o prefixo '30', ou números azuis com o prefixo '808'" para contacto telefónico dos consumidores ou clientes.

Eles irão roubar de outra forma!

Kilobyte
    December 1, 2020

a