Skip to main content
Header
Kilobyte
February 20, 2023

Livre resolução do contrato dentro dos 14 dias

Exmos Senhores,

venho pedir a vossa ajuda. Procedi ao cancelamento, ou melhor dito, livre resolução de contrato com a NOS hoje. O serviço foi instalado no dia 8 de Fevereiro, e deste aí não tem funcionado bem, para além de aumentarem no preço da mensalidade, visto que afinal so necessários mais uns equipamentos DTA’s. O comercial ao telefone disse que conseguiria adicionar esses 2 DTA’s sem qualquer custo. No entanto, por minha surpresa recebi o Comprovativo de Compra da NOS a qual menciona uma mensalidade para esses equipamentos. Visto estar extremamente insatisfeita com o serviço prestado, resolvi simplesmente proceder com a livre resolução do contrato, a qual eu tenho direito.
No entanto, a NOS agora quer cobrar EUR 383,33 pela instalação efetuada.
Como devo proceder para finalizar esta dor de cabeça com eles, visto que nunca fui informada desse custo antes?

36 Comentários

Jorge C
Super User
Super User
September 12, 2025

Boa tarde a todos, 

Na minha opinião a NOS está a proceder de forma ilegal, por esse motivo solicito que os gestores da comunidade não induzam em erro a comunidade.

Partilho a decisão do Processo n.º 469/2015 apresentado nesta instituição: 

CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO 

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 12, 2025

Boa tarde, ​@Jorge C.

No caso do cliente ​@MJ SILVA  apenas estamos a cobrar a instalação de Cabo/Fibra, uma vez que o serviço foi executado e a empresa já incorreu em custos. 

Se surgir alguma outra questão, partilhe com a comunidade. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado. 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 12, 2025

Boa tarde caro ​@Mário P. ,

A questão aqui é que me estão a cobrar uma instalação que tem que ser feita para que se possa utilizar o serviço que por vocês foi apresentado. De que outra forma pode a pessoa utilizar o serviço e estar dentro do período de 14 dias sem o serviço ser instalado? É isto que não compreendo. Não nos dizem que se no prazo de 14 dias quisermos cancelar o serviço porque nos fizeram outra proposta por parte de outra entidade e/ou não estamos satisfeitos com o serviço que temos que pagar a instalação. 

o

Jorge C
Super User
Super User
September 13, 2025

Boa tarde a todos,

Deixo aqui um alerta importante à comunidade sobre práticas relacionadas com a cessação de contratos e o direito de livre resolução.

Recentemente, vários utilizadores têm partilhado situações em que, ao exercerem o direito legal de livre resolução dentro dos 14 dias, a NOS tenta cobrar custos de instalação/ativação.

Como já foi esclarecido neste e noutros tópicos, tal prática contraria o Decreto-Lei n.º 24/2014, que garante ao consumidor a possibilidade de resolver o contrato sem encargos, exceto se tiver solicitado antecipadamente a prestação do serviço e desde que tenha sido devidamente informado disso, de forma clara e escrita.

Ora, a ANACOM tem vindo a intervir de forma firme contra estas práticas. A 7 de outubro de 2024 foi divulgada a aplicação de coimas superiores a 1 milhão de euros à NOS, precisamente por violações graves nas regras de suspensão de serviços e cessação de contratos (ANACOM).

Entre as irregularidades identificadas estiveram:

• exigência de encargos sem contrato válido assinado;

• obstáculos excessivos à cessação contratual;

• cobrança de valores sem fundamento legal;

• falhas graves na comunicação de prazos e condições de suspensão/extinção de serviços.

Estas práticas foram consideradas desproporcionadas, desincentivando os consumidores de exercer os seus direitos e prejudicando a concorrência no setor.

➡️ Mensagem para a comunidade: 

Se se depararem com cobranças após exercerem o direito de livre resolução ou com dificuldades injustificadas na cessação de contratos, não aceitem de imediato.

Reclamem por escrito (Livro de Reclamações Eletrónico), envolvam a ANACOM e, se necessário, recorram a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo.

Estas situações já foram alvo de sanções pesadas pela ANACOM e não devem ser normalizadas.

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 13, 2025

@MJ SILVA, boa tarde. 

A contagem dos 14 dias não se inicia a partir do momento em que fez a instalação mas sim da contratação. 

Diga-nos, por favor, quando é que contratou os serviços com a NOS, quando é que foi feita a instalação e quando é que fez o pedido de cancelamento. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 13, 2025

Boa tarde caro ​@Mário P. 

Eu assinei o contrato no dia 26/06, no dia 01/07 foi feita a instalação e no dia 09/07 solicitei o cancelamento através de um formulário no site da nos. Antes de ter feito isso entrei em contacto com a gestora do serviço que me contactou, enviei inclusive emails no qual a resposta foi sempre para eu esperar pelo contacto da NOS que não ligaram. Estando o prazo dos 14 dias a terminar e sem ninguém me contactar conforme eu já tinha solicitado mais do que uma vez, tive que ser eu a procurar forma de cancelar o serviço através de um formulário online disponibilizado no site da nos.

Jorge C
Super User
Super User
September 13, 2025

Boa tarde ​@Mário P.,

A ​@MJ SILVA já confirmou com datas concretas que exerceu o direito de livre resolução dentro dos 14 dias legais (contrato a 26/06, instalação a 01/07 e pedido de cancelamento a 09/07).

Por isso, a questão da contagem do prazo não se coloca.

O ponto central continua a ser a cobrança de custos de instalação nestas situações, o que contraria o Decreto-Lei n.º 24/2014 e já levou a sanções da ANACOM aplicadas à NOS.

Desviar o tema apenas gera mais confusão e não ajuda a comunidade. 

Obrigado.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 13, 2025

@MJ SILVA, recorde-nos, por favor, como é que fez o pedido de cancelamento. Após, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de contribuinte para o perfil ​@Fórum

@Jorge C, é a sua opinião respeitamo-la. Faremos as questões que melhor nos aprouver e, também, daremos o devido tratamento com base nas instruções que temos. 

Muito obrigado, 

Jorge C
Super User
Super User
September 13, 2025

Boa noite ​@Mário P.

Foi referido que o valor em causa correspondia à instalação de cabo/fibra.

Pouco depois, foi solicitado à cliente ​@MJ SILVA o envio do número de contribuinte por mensagem privada para poder analisar a situação 😮

Parece-me, por isso, que a resposta inicial terá sido padronizada (num registo de guião), que pode induzir em erro os clientes. 

Obrigado.

Kilobyte
September 13, 2025

Caro ​@Mário P. 

Preenchi o formulário de cancelamento do contrato e enviei juntamente com o cartão de cidadão frente e verso. Obtive resposta no mesmo dia que deduzo ser uma resposta automática a confirmar a recepção dos mesmos e a mencionar que iria para análise.