Skip to main content
Header
Kilobyte
February 20, 2023

Livre resolução do contrato dentro dos 14 dias

Exmos Senhores,

venho pedir a vossa ajuda. Procedi ao cancelamento, ou melhor dito, livre resolução de contrato com a NOS hoje. O serviço foi instalado no dia 8 de Fevereiro, e deste aí não tem funcionado bem, para além de aumentarem no preço da mensalidade, visto que afinal so necessários mais uns equipamentos DTA’s. O comercial ao telefone disse que conseguiria adicionar esses 2 DTA’s sem qualquer custo. No entanto, por minha surpresa recebi o Comprovativo de Compra da NOS a qual menciona uma mensalidade para esses equipamentos. Visto estar extremamente insatisfeita com o serviço prestado, resolvi simplesmente proceder com a livre resolução do contrato, a qual eu tenho direito.
No entanto, a NOS agora quer cobrar EUR 383,33 pela instalação efetuada.
Como devo proceder para finalizar esta dor de cabeça com eles, visto que nunca fui informada desse custo antes?

36 Comentários

Mário P.
Gestor da comunidade
November 13, 2024

@VICTORIA BAGGIO, boa tarde. 
A título esclarecedor, procedemos à anulação do débito do incumprimento contratual, uma vez que a formalização do contrato foi feita dentro dos 14 dias. No entanto, para melhor compreender a situação, o documento que nos enviou juntamente com Formulário de Denuncia não está em nome do titular da conta, pelo que não seria causa válida de exclusão do incumprimento contratual, daí o lapso. 

Mais uma vez lamentamos. Receberá um email a confirmar a nota de crédito. 
Qualquer questão que tenha, fale connosco. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
CP001
November 13, 2024

Muito bem @Mário P. 

Aplaudo a decisão da NOS em relação à situação do cliente 🙂

É exatamente assim que conto que uma empresa como a NOS proceda. Queremos mais atitudes como essa.

João H.
Gestor da comunidade
November 13, 2024

Agradecemos o seu testemunho e partilha @CP001.

Trabalhamos continuamente de forma a melhorar e prestar o melhor serviço e ajuda a todos os nossos clientes.

A ajuda e partilha dos testemunhos da comunidade são de grande importância para nós, para que possamos continuar a desenvolver e melhorar.

Muito obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
September 10, 2025

Bom dia,

Aconteceu-me o mesmo. Exerci o direito de livre resolução dentro dos 14 dias. Devolvi o equipamento conforme me foi pedido e agora recebo uma fatura para pagamento do “acerto instalação/ativação”.

Se dentro dos 14 dias podemos cancelar o contrato sem qualquer custos porque me estão agora a cobrar este valor e a que valor nos estamos a referir concretamente?

É este valor devido pela NOS? Estamos a falar de um valor elevado para uma instalação/ativação. Valor este que não compreendo. Quando falei com a linha de apoio da NOS garantiram-me que não me iriam ser cobrados valores por estar a cessar o contrato dentro do período experimental e agora é isto?

solicito ajuda sff.

Muito Obrigada

Jorge C
Super User
Super User
September 10, 2025

Boa tarde ​@MJ SILVA,

Permita-me esclarecer que, de acordo com o Decreto-Lei n.º 24/2014, o consumidor tem direito a resolver livremente um contrato celebrado à distância no prazo de 14 dias, sem qualquer penalização, bastando comunicar a decisão à operadora. Este direito está legalmente protegido e aplica-se mesmo em contratos com fidelização.

Se exerceu esse direito dentro do prazo conforme indicou, a cobrança da instalação é ilegal. 

A atuação da NOS nesta situação pode configurar infração grave e é passível de coimas pela ANACOM. Estou ao dispor para ajudar noutros passos. 

É lamentável a situação que descreve, mas se não resolver pode recorrer a um Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo (CACC). 

Obrigado. 

Kilobyte
September 10, 2025

Muito obrigada pela informação caro Jorge.

Eu fiz reclamação no livro de reclamações online e estou a aguardar resposta por parte da ANACOM. Irei também deslocar-me mais uma vez à loja da NOS para obter esclarecimentos, visto que telefonicamente continuam a dizer-me que tenho que pagar este valor por ser um valor promocional que consta no contrato no ponto 6.3, coisa que não me referiram quando falaram comigo ao “vender” o serviço.  Dizem-me que o que me estão a faturar nada tem a ver com o período experimental. O que me estão a cobrar é a instalação por eu não continuar o contrato com eles. Acho lamentável situações destas quando tentamos de todas as formas cumprir com as obrigações legais e com os deveres. Sinto-me efetivamente enganada. Não fui eu que pedi para fazer a instalação e penso que se temos o período experimental a instalação tem que ser feita, independentemente da pessoa continuar ou não com o serviço.

Grata pela atenção e pela resposta.

Mário P.
Gestor da comunidade
September 10, 2025

@MJ SILVA, boa noite. 
Lamentamos a situação que descreve. Caso cumpra os requisitos para a rescisão sem encargos dentro do prazo ser-lhe-á creditado o valor. 
No entanto, e uma vez que indica que já endereçou o tema à provedoria NOS, pedimos que, por favor, aguarde o contacto. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 12, 2025

Boa tarde Caro ​@Mário P. ,

A provedoria NOS contactou hoje e diz que eu tenho que pagar o valor porque está no contrato assim definido no ponto 6.3 e 14. A única coisa que me dizem poder fazer é acordar um pagamento em prestações.

Continuo a não concordar com esta decisão uma vez que não fui informada.

Que devo fazer?

Obrigada

Jorge C
Super User
Super User
September 12, 2025

Boa tarde ​@MJ SILVA

Sugiro que leia com atenção este artigo que menciona várias sentenças em que os tribunais consideram ilegal pedir ao cliente o valor da instalação. 

Obrigado.

João H.
Gestor da comunidade
September 12, 2025

Boa tarde ​@MJ SILVA,

Agradecemos a sua mensagem.

De acordo com a análise da provedoria e cumprindo com as condições contratuais, que aceitou no momento de adesão ao serviços, o valor é devido.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.