Skip to main content
Header
Megabyte
April 16, 2025
Respondido

Como activar IoT num Smart Watch Samsung?

Quero saber como activar um cartão IoT num Smart Watch da Samsung (só para ter localização GPS no relógio - portanto sem ser Smart Number nem ter outras funcionalidades); usando um smartphone Samsung Galaxy A14 5G (ou seja, usando um smartphone que por si não tem eSIM) porque a Samsung obriga a que a activação do cartão seja via a app Wearable no dito smartphone.

Os passos que dei até agora foram estes:

1º Passo:

Comprei o cartão IoT da NOS online e chegou com um cartão SIM físico:

2º Passo:

Activei o cartão IoT no my NOS (como mandam as instruções); o cartão aparece activo e como estando insterido no telemóvel:

Cartão activo no my NOS

3º Passo:

Com o cartão físico no smartphone Samsung A14 5G o cartão indica ter rede (desactivei dados, SMS e chamadas) o smartphone tem acesso à internet via outro cartão. Entrei na app Wearable da Samsung, escolhi: “Definições do relógio”:

4º Passo:

Escolhi a opção “Planos móveis” seguido de “NOS”:

5º Passo:

Depois havia duas opções:

1. “Tenho um código QR ou código de activação” ou
  2. “Seguinte”

6º Passo:

Como o cartão IoT não vinha com código QR nem de activação, escolhi “Seguinte”; fui levado para o site do my NOS mas após completar o registo o my NOS diz que: “O número de telefone não se encontra associado a este utilizador” o que não é verdade dado que o registo foi mostrado como válido no 2º passo.

Portanto o que é suposto fazer agora para activar o cartão IoT com o Smart Watch da Samsung?

Melhor resposta por Mário P.

Agradecemos o seu contacto, ​@SmartWatch.

Informamos que a gestão desta comunidade é da exclusiva responsabilidade da Moderação, sendo conduzida em conformidade com os Termos e Condições e as boas práticas do Fórum NOS que promovemos entre os nossos membros.

Neste sentido, reforçamos que este espaço não se destina a debates ou discussões que se desviem dos temas relevantes e pertinentes à natureza desta comunidade. A participação deve pautar-se pelo respeito mútuo, urbanidade e contributo construtivo, independentemente de concordar ou não com a resposta, ​@Olaf e ​@SmartWatch.

Dirigindo-nos agora ao seu penúltimo comentário:
Após análise, não identificámos qualquer infração por parte do utilizador ​@Olaf relativamente ao tópico em discussão. Tal como mencionado nos comentários entretanto suprimidos, a informação por ele prestada é correta:

1. A emissão de uma 2.ª via de cartão SIM é realizada exclusivamente nas lojas NOS;
  2. O tarifário NOS IoT possui características técnicas próprias, operando através de uma APN específica, e destina-se a equipamentos IoT. Não deve, portanto, ser utilizado em smartphones, hotspots, tablets ou dispositivos similares.

Assim, e conforme já referido, todos os comentários que não apresentavam relevância para a discussão foram suprimidos.

@Olaf, respondemos, assim, também, ao reporte que fez quanto ao desaparecimento dos comentários. 

Agradecemos a vossa compreensão. 

Muito obrigado,

38 Comentários

Olaf
Super User
Super User
April 22, 2025

ir a uma loja…. 

Megabyte
April 22, 2025

ir a uma loja…. 

Você não é funcionário da NOS e não está no forúm para resolver problemas e atender os clientes?

(Já agora ​@Olaf as 4 respostas que deu nesta thread estavam tecnicamente erradas e agora junta sarcasmo ao mau atendimento - livro de reclamações electrónico podemos pedir aqui no fórum? - ou quando eu cancelar um série de serviços digo que foi por causa da falta de profissionalismo do ​@Olaf no fórum da NOS?)

Guimas
Super User
Super User
April 22, 2025

Não somos funcionários mas sim clientes. O funcionário é o ​@Mário P.  e o ​@João H. 

Megabyte
April 22, 2025

Não somos funcionários mas sim clientes. O funcionário é o ​@Mário P.  e o ​@João H. 

Obrigado pela informação, então mas se não são funcionários por que têm o simbolo da NOS por cima da imagem de utilizador?

(É frequente em fóruns como este certos utilizadores habituais transformarem-se numa espêcie de trolls que só acrescentam barulho e descarrilam as conversas. A última vez que postei aqui também havia um utilizador desses que só baralhava o assunto sem ajudar nada.)

Megabyte
April 22, 2025

@Mário P. e ​@João H.  podem contactar-me por mensagem privada se faz favor para convertermos o meu cartão NOT IoT num cartão eSIM NOS IoT Smartwatch?(Dado que não há outra alternativa e em loja não me souberam esclarecer nada disto quando comprei o cartão?)

Jorge C
Super User
Super User
April 22, 2025

@Jorge C pode contactar-me por mensagem privada se faz favor para convertermos o meu cartão NOT IoT num cartão eSIM NOS IoT Smartwatch?

Boa tarde ​@SmartWatch,

Conforme referi o cartão eSIM smartwatch está disponível em várias lojas.

Informo também que não sou, nem pretendo ser colaborador da NOS.

Sugiro que leia estes tópicos que esclarecem sobre as outras questões que colocou. 

Obrigado. 

Megabyte
April 22, 2025

Conforme referi o cartão eSIM smartwatch está disponível em várias lojas.

Informo também que não sou, nem pretendo ser colaborador da NOS.

Agredeço-lhe a ajuda ​@Jorge C pois foi o utilizador que mais contribuiu para esclarecer as dúvidas nesta pergunta.

Vou ver se consigo poupar a deslocação a uma loja pois já fui a 3 lojas que não tinham o cartão Smartwatch disponível. Na sua maioria os funcionários estavam pouco informados sobre como funcionam os cartões IoT.

Mário P.
Mário P.Gestor da comunidadeResposta
Gestor da comunidade
April 22, 2025

Agradecemos o seu contacto, ​@SmartWatch.

Informamos que a gestão desta comunidade é da exclusiva responsabilidade da Moderação, sendo conduzida em conformidade com os Termos e Condições e as boas práticas do Fórum NOS que promovemos entre os nossos membros.

Neste sentido, reforçamos que este espaço não se destina a debates ou discussões que se desviem dos temas relevantes e pertinentes à natureza desta comunidade. A participação deve pautar-se pelo respeito mútuo, urbanidade e contributo construtivo, independentemente de concordar ou não com a resposta, ​@Olaf e ​@SmartWatch.

Dirigindo-nos agora ao seu penúltimo comentário:
Após análise, não identificámos qualquer infração por parte do utilizador ​@Olaf relativamente ao tópico em discussão. Tal como mencionado nos comentários entretanto suprimidos, a informação por ele prestada é correta:

1. A emissão de uma 2.ª via de cartão SIM é realizada exclusivamente nas lojas NOS;
  2. O tarifário NOS IoT possui características técnicas próprias, operando através de uma APN específica, e destina-se a equipamentos IoT. Não deve, portanto, ser utilizado em smartphones, hotspots, tablets ou dispositivos similares.

Assim, e conforme já referido, todos os comentários que não apresentavam relevância para a discussão foram suprimidos.

@Olaf, respondemos, assim, também, ao reporte que fez quanto ao desaparecimento dos comentários. 

Agradecemos a vossa compreensão. 

Muito obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.