Skip to main content
Header
Destaque

Conheça Giga Router Wi-Fi 6 da NOS

Mostre a primeira mensagem

193 Comentários

@Mário P. E o equipamento que era pra estar de acordo era o router 6 e a fibra FTTH, no qual não possuo, quais os critérios? Continuarei sem receber o plano que tenho contratado? Sendo que o próprio técnico vosso identificou o problema?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 27, 2025

O teste foi feito exatamente dessa forma, inclusive por um próprio técnico da nos. Que inclusive detectou a baixa velocidade e instalação e router incorretas. 

Nesse caso pode utilizar a funcionalidade que garante, entre outros: 

• apoio técnico prioritário; ou
  • agendamento de uma equipa técnica em casos de necessidade.

Obrigado.

@Jorge C Mas não estou entendendo, por que irei pedir outro técnico, se um próprio já veio e verificou isso? Competir qual técnico tem mais habilidade? Não entende aonde querem chegar!!

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 27, 2025

@Natanael Messias de Jesus se o problema persistir tem de ser resolvido. 

Não me parece complicado. 

Obrigado.

@Jorge C concordo plenamente com você, o problema deve ser resolvido, vocês que estão complicando, por que sabem exatamente o que fazer.

Me parece bem complicado pra vocês. 

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 27, 2025

@Natanael Messias de Jesus sugiro que conheça melhor o Fórum NOS lendo estes artigos. 

Fica ao seu critério colaborar ou não, através do teste que sugeri 😊 

Obrigado.

Forum|alt.badge.img+1
  • Exabyte
  • September 27, 2025

@Jorge C concordo plenamente com você, o problema deve ser resolvido, vocês que estão complicando, por que sabem exatamente o que fazer.

Me parece bem complicado pra vocês. 

Pedir outro despiste técnico e no contrato diz se é HFC ou FTTH 

@Jorge C Se eu já não tivesse feito esse teste, não estaria aqui reclamando, vai de VOCÊS agora, agora meu problema mesmo tendo já feito o próprio teste e tutorial que vocês indicam.

Continua sendo eu que não colaboro ou vocês?

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 27, 2025

Eu sou um utilizador como o ​@Natanael Messias de Jesus e apenas sugeri uma opção. 

Conforme pode reparar o despite é feito online colocando o seu NIF. 

Como resolver problemas técnicos de Internet na página online – Despiste Técnico 

Fica ao seu critério. 

Obrigado.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 28, 2025

Bom dia, ​@Natanael Messias de Jesus 

Se já fez o despiste sugerido, recorde-nos qual a mensagem que foi prestada no término do despiste. 
Obrigado,

• Kilobyte
  • December 30, 2025

Reclamação serviço de internet HFC:

É profundamente lamentável que a NOS continue a tratar mal os clientes antigos por não ter vontade de alterar o serviço de HFC para FTTH quando a instalação existe no prédio.

O mau serviço consiste nas quebras de velocidade sendo necessário ligar para a linha para verificarem o sinal e reporem os parâmetros.

Mais informo que esta situação já se arrasta alguns anos.

Inclusive foi efetuada uma auditoria pela NOS à mais de 2 anos e até hoje desconheço o resultado da mesma, por aqui se vê o excelente profissionalismo e o interesse em solucionar o problema. 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 31, 2025

Boa tarde ​@SBA,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

A tecnologia instalada é aquela disponível em cada local, sendo que caso exista viabilidade ou necessidade técnica para a alteração entre tecnologias, é contactado para o efeito.

Estamos sempre disponíveis para ajudar. Partilhe connosco, por favor, em maior detalhe, as dificuldades que sente na utilização do serviço.

Obrigado

amjbatista
  • Megabyte
  • June 4, 2026

Com as redes não unidas é possível em Configurações Avançadas manualmente escolher o nº de canal em cada uma das redes. E com as redes unidas? Tal é possível?

• Megabyte
  • June 5, 2026

Com as redes não unidas é possível em Configurações Avançadas manualmente escolher o nº de canal em cada uma das redes. E com as redes unidas? Tal é possível?

Bom dia.

Primeiro, com as redes separadas, escolha manualmente os canais e depois pode unir as redes e os canais ficam na mesma fixos.

Tenha só atençao que, unir redes pode dar algumas dores de cabeça, especialmente tendo dispositivos que trabalham somente em 2.4 Ghz.

Pode haver dificuldades em mudar de frequencia, mas se tiver tudo a trabalhar a 5 Ghz, tudo bem.

Por mim, tenho menos problemas em manter as redes separadas.

Aconselho a ler este artigo: https://www.leak.pt/wi-fi-2-4ghz-5ghz-na-mesma-rede-ou-separar-as-redes/

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+4
  • Gestor da comunidade
  • June 5, 2026

Bom dia ​@amjbatista,

Agradecemos a sua mensagem e a partilha do ​@HAMA sobre o tema.

Partilhe com a comunidade se surgir mais alguma questão. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigada

• Kilobyte
  • June 15, 2026

Boa tarde,

Na publicidade quando dizem se é importante para ti é importante para nós, deviam dizer se é importante para ti mas NÃO É IMPORTANTE PARA NÓS, porque á 1 ano fiz a renovação do contrato com novos tarifários e com 1 Giga para a internet fixa, e só atualizaram o sistema do meu antigo router 5.0.

Assim tenho ligado várias vezes durante o ano para o apoio ao cliente para sempre que fico sem internet fazerem uma atualização no sistema, dizendo que não é possível trocar o router pelo 6.

Na ultima vez vieram cá a casa, mas o máximo que conseguiram foi trocar pelo 5.2, ou seja pouca coisa mudou, o wifi em casa continua uma porcaria.

Porque é que se fosse um cliente novo tinha direito ao router 6.0 e como sou antigo não tenho esse direito ???? até a agora ninguém me consegui responder.

amjbatista
  • Megabyte
  • June 15, 2026

Boa tarde,

Tenho um portátil com Wi-Fi 6 - 160MHz.

Com o Giga Router HFC Wi-Fi 6 Hitron há alguma vantagem em mudar da lagura de banda de canal de 80 MHz para 160 MHz?

O que é que acontece em termos de:

1. Estabilidade de ligação e sinal?
  2. Velocidade?

Obrigado.

• Megabyte
  • June 15, 2026

Boa tarde,

Tenho um portátil com Wi-Fi 6 - 160MHz.

Com o Giga Router HFC Wi-Fi 6 Hitron há alguma vantagem em mudar da lagura de banda de canal de 80 MHz para 160 MHz?

O que é que acontece em termos de:

1. Estabilidade de ligação e sinal?
  2. Velocidade?

Obrigado.

É mais estavel ficar nos 80 Mhz, e mesmo que mude para 160 Mhz, o  mais certo é o router mudar outra vez para 80 Mhz.

Aqui vai uma explicaçao tirada da IA:

Vista geral de IA

A largura de canal define o "tráfego" da sua rede sem fios. Escolher entre 80 MHz e 160 MHz depende da sua área e dos seus equipamentos: utilize 80 MHz para um sinal mais estável e de longo alcance em zonas com muita interferência; reserve os 160 MHz para velocidades máximas em divisões com pouco ruído!-
Para decidir a melhor opção para a sua casa, analise as comparações diretas abaixo:

1. Velocidade de Ligação
  • 80 MHz: Oferece uma velocidade de ligação muito sólida, atingindo tipicamente até ~1.201 Mbps em ligações 2 × 2 no Wi-Fi 6. É mais do que suficiente para 4 K streaming, teletrabalho e gaming. 
  • 160 MHz: Funciona como uma autoestrada de 16 faixas. Duplica a largura de banda, podendo alcançar ~2.401 Mbps em condições ideais. É excelente para transferências de ficheiros pesados ou computadores de alta performance a curta distância. 

2. Alcance e Cobertura!-
  • 80 MHz: Emite um sinal mais concentrado e potente que atravessa melhor paredes e alcança divisões mais distantes.
  • 160 MHz: A potência do sinal é distribuída por um espectro de frequência muito mais amplo, o que resulta num alcance visivelmente mais curto e num sinal mais fraco através de obstáculos. [

3. Interferência e Estabilidade!
  • 80 MHz: De acordo com o consenso da comunidade de redes, é o canal ideal para a maioria das casas. Ocupa menos espaço no espetro de rádio, diminuindo a sobreposição com as redes dos vizinhos. 
  • 160 MHz: É muito mais suscetível a interferências eletromagnéticas e vizinhança, o que pode causar picos de latência (ping alto) e desconexões caso viva num apartamento ou área densamente povoada. Além disso, obriga muitas vezes ao uso de canais DFS, que podem causar interrupções temporárias caso o router detete radares (como meteorologia ou aeroportos nas proximidades).

Quando escolher qual?
  • Use 80 MHz se:
    • Vive num apartamento ou zona urbana com vários vizinhos a usar Wi-
    • Tem dispositivos mais antigos (que podem não suportar canais de 160 MHz)
    • Valoriza a estabilidade global em toda a casa em vez do pico de velocidade máxima num único dispositivo.
  • Use 160 MHz se:
    • Vive numa casa isolada ou com pouca ou nenhuma interferência de redes vizinhas.
    • Tem um router de qualidade (ex: Wi-Fi 6 ou superior) e os seus dispositivos principais (como telemóveis ou placas de rede do PC) suportam 160 MHz
    • Precisa de transferir grandes ficheiros locais na sua rede interna com rapidez máxima.