Header
Destaque

Descubra as diferenças entre o Wi-Fi 5 e o Wi-Fi 6


Reputação 7
Crachá +2

O Wi-Fi 6  é tecnologia da nova geração Wi-Fi e a NOS é o primeiro operador de Portugal a disponibilizar a tecnologia através do GiGA Router Wi-Fi 6:sunglasses:

A grande novidade em relação à anterior geração, o Wi-Fi 5, centra-se no seu desempenho. Podemos dizer-lhe que o Wi-Fi 6 veio revolucionar a sua Internet com uma mais avançada e completa experiência de navegação.

 

Para corresponder às atuais necessidades de utilização de Internet, do trabalho e estudo online, assim como do gaming ou ver filmes e séries em streaming, o Wi-Fi 6 é uma solução mais adequada, mais rápida e mais eficiente. :wink:

 

Quais são as reais diferenças entre anterior geração, o Wi-Fi 5, e a nova geração, o Wi-Fi 6?

  1. Mais rapidez
    A velocidade do Wi-Fi 6 é 1,5 vezes superior à do Wi-Fi 5.
    Enquanto que o Wi-Fi 5 utiliza apenas a antena MU-MIMO Downlink o Wi-Fi 6 utiliza MU-MIMO Downlink e Uplink, o que permite que, o download mas também o upload sejam mais rápidos do que anteriormente.
     
  2. Menos latência
    O Wi-Fi 6 possui a tecnologia OFDMA, em vez de OFDM presente na geração anterior.
    Esta tecnologia faz com que haja uma maior redução na latência, para uma Internet sem falhas, quando faz videochamadas, streaming ou joga online.
    Dependendo da configuração pode atingir velocidades até 4 vezes superiores às possíveis no Wi-Fi 5.
     
  3. Melhor desempenho
    Com uma modulação de 1024 QAM o Wi-Fi 6 tem um aumento no desempenho até 1,25 vezes em relação ao Wi-Fi 5, que funciona com 256 QAM.
    Esta modulação superior, permite que os dados sejam transferidos mais rápido e mais eficazmente.
     
  4. Mais equipamentos ligados por Wi-Fi
    A tecnologia OFDMA e uma otimização da funcionalidade MU-MIMO, fazem o Wi-Fi 6 ter muitos mais equipamentos ligados à rede em simultâneo, sem falhas e garantindo maiores velocidades.
    Agora a família já pode jogar, ver filmes, trabalhar e estudar, sem falhas, tudo ao mesmo tempo.
     
  5. Mais sustentável
    Ao contrário do Wi-Fi 5, o Wi-Fi 6 possui a funcionalidade Target Wake Time (TWT). Esta característica permite que os dispositivos ligados à rede façam a gestão da frequência com a qual estão conectados, para envio e receção de dados, reduzindo o consumo de energia até 7 vezes mais do que a geração anterior e consequentemente o aumento da duração da bateria dos equipamentos.
     
  6. Mais segurança
    Em relação à segurança da sua rede, o Wi-Fi 5 funciona com WPA 2 e o Wi-Fi 6 dispõe de WPA 3, uma criptografia que foi projetada para uma maior proteção dos seus dados, quando utiliza a Internet.
    Agora o Wi-Fi 6 tem opções de segurança mais robustas do que nunca.

 

Conheça o novo GiGA Router Wi-Fi 6 da NOS e ligue-se à tecnologia da nova geração Wi-Fi.

Quer saber mais sobre o GiGA Router Wi-Fi 6?  Consulte as perguntas mais frequentes e saiba tudo sobre a nova geração Wi-Fi 6 e do primeiro router Wi-Fi 6 do mercado que a NOS disponibiliza. 

Caso tenha ficado com alguma dúvida fale connosco, estamos sempre disponíveis para ajudar. :blush:

49 Comentários

Reputação 7
Crachá +2

Olá a todos :blush:,

Neste tópico encontra as principais diferenças entre o Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6. Esperamos que seja útil.

Obrigada

Reputação 3

Tenho este router em casa, foi-me instalado para tentar resolver os problemas que tenho tido desde há anos com a falha constante na Internet, só o instalaram há uns dias, até agora tem estado tudo ok, realmente a velocidade de resposta é brutal. 

Reputação 7
Crachá +2

Olá @FPINTOTAG,

Obrigada pelo seu feedback :blush:

Ficamos contentes por saber que está a gostar da experiência.

Olá Inês, fui contactado pelos vossos serviços para revalidar o meu serviço, estou interessado em continuar com a NOS, mas gostaria de ter um router com wifi 6, no entanto fui informado que este equipamento que aqui publicita não está disponível!

Pode esclarecer-me por favor.

Obrigado 

Reputação 7
Crachá +2

Olá Inês, fui contactado pelos vossos serviços para revalidar o meu serviço, estou interessado em continuar com a NOS, mas gostaria de ter um router com wifi 6, no entanto fui informado que este equipamento que aqui publicita não está disponível!

Pode esclarecer-me por favor.

Obrigado 


Este equipamento está disponivel para ftth. O seu serviço é ftth sequer?

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Jgleal,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos ajudar a analisar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

 

Ola,  Como posso trocar para este novo router?

Tenho em casa o router 5.0 ( fui piloto na altura desse router ) e tenho tido vários problemas de internet, lentidão, e pouco alcance.

Tenho pelo menos ligado constantemente ao router 10 equipamentos em simultâneo e só desligando alguns é que a NET e o alcance melhora um pouco.

 

Podem ajudar?

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @Troika,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

O GiGA Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos clientes FTTH, com velocidades contratadas de 1Gbps.

Obrigado

ola @João H.  então como resolvo a minha lentidão de net? pode ser problema do modem?
Podem ajudar?

Reputação 7
Crachá +2

Olá @Troika,

Refere-se à Internet por Wi-Fi?

Já testou por cabo de rede para comprar as velocidades?
Pode fazer o teste, aqui. Partilhe connosco o resultado.

Obrigada

Ola @Inês B.  sim ja testei. Tenho reparado que a lentidão vem com a quantidade de equipamentos que tenho ligado ao router. O Router não aguenta uma casa tecnológica e recente ao qual um cliente tenha ligado vários equipamentos :( 
 

Tenho em casa o router 5.0 ( fui piloto na altura desse router ) e tenho tido vários problemas de internet, lentidão, e pouco alcance.

Tenho pelo menos ligado constantemente ao router 10 equipamentos em simultâneo e só desligando alguns é que a NET e o alcance melhora um pouco.



Podem ajudar 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde @Troika,

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum  acompanhada do seu número de cliente.

Obrigado

Obrigado @João H. :smile: pela disponibilidade

Reputação 4

Boa noite @Troika,

Agradecemos a sua mensagem. Vamos esclarecer.

O GiGA Router Wi-Fi 6 está atualmente disponível para novos clientes FTTH, com velocidades contratadas de 1Gbps.

Obrigado

Boa tarde. No site oficial da NOS continua a referir a disponibilidade deste router como sendo para pacotes 500Mbps e 1Gbps. Contudo, aqui no fórum alteraram recentemente para “apenas 1Gbps”. 

Se realmente é apenas para velocidades 1Gbps, será melhor corrigir essa informação no site oficial, pois está a causar alguma confusão. Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

Boa noite @magnum26,

Respondemos-lhe aqui.

Obrigado

Reputação 5
Crachá +1

Ola @Inês B.  sim ja testei. Tenho reparado que a lentidão vem com a quantidade de equipamentos que tenho ligado ao router. O Router não aguenta uma casa tecnológica e recente ao qual um cliente tenha ligado vários equipamentos :( 
 

Tenho em casa o router 5.0 ( fui piloto na altura desse router ) e tenho tido vários problemas de internet, lentidão, e pouco alcance.

Tenho pelo menos ligado constantemente ao router 10 equipamentos em simultâneo e só desligando alguns é que a NET e o alcance melhora um pouco.



Podem ajudar 

Eu tenho o 5 e realmente é muito superior ao 4, o 5 é o idêntico a quase a este 6 e aguenta os 30 dispositivos que tenho ligados a ele constantemente sem quebras, estranho realmente, talvez com o acréscimo vá ter de mudar para o 6 mas realmente o meu 5 suporta bem 30, com 10 era o 4 o tal power router que se arrastava 

Boa noite, fiz a poucos dias a alteração do meu serviço de internet de 200mg para 500mg. Posso pedir para trocar o router Wi-Fi 5 pelo Wi-Fi 6?

Reputação 5
Crachá +1

Boa noite, fiz a poucos dias a alteração do meu serviço de internet de 200mg para 500mg. Posso pedir para trocar o router Wi-Fi 5 pelo Wi-Fi 6?

Acho que com 500 fica com o 5

Reputação 7
Crachá +2

Olá @pedro bispo,

O Giga Router Wi-Fi 6 está disponível para novas adesões aos serviço NOS, FTTH de 500MB e 1GB.

Obrigada

Boa noite, o importante para NOS são os novos clientes? E então os clientes com muitos anos como eu não deviam ter as mesmas regalias? ou não deviam ser os primeiros a experimentar tantos box uma como router? Deviam dar os clientes antigos como adquiridos! 

Boa noite, o importante para NOS são os novos clientes? E então os clientes com muitos anos como eu não deviam ter as mesmas regalias? ou não deviam ser os primeiros a experimentar tantos box uma como router? Deviam dar os clientes antigos como adquiridos! 

Tens toda a razão. PolÍticas estranhas, estas...

Reputação 7
Crachá +2

concordo, devia estar disponível para todos! 

Reputação 7
Crachá +6

Boa tarde @Olaf, @filipe magalhães e @pedro bispo

Agradecemos o vosso feedback. 

As campanhas da NOS são atualizadas frequentemente, quer para atuais quer para novos clientes. Fiquem, por favor, atentos às novidades aqui no Fórum. 
Obrigado

Boa tarde @Olaf@filipe magalhães e @pedro bispo

Agradecemos o vosso feedback. 

As campanhas da NOS são atualizadas frequentemente, quer para atuais quer para novos clientes. Fiquem, por favor, atentos às novidades aqui no Fórum. 
Obrigado

Hoje mesmo, 15 de junho, fiz um upgrade ao meu serviço, com nova fidelização por 24 meses.

Aquando da instalação do novo equipamento o técnico, apenas tinha a indicação da instalação da box, android e nada mais. Mas o contratado,  foi: a box android, telefone fixo e o novo, repito, novo router (tenho comprovativo enviado pela NOS, no meu mail).

Por sorte, segundo o técnico, ele tinha equipamento deste no carro para qualquer eventualidade, mas que não era especificamente para mim.

Relativamente ao router, foi instalado o GIGA Router, mas não o mais recente, questionei-o acerca do mesmo, uma vez que foi falado o “Giga Router 6” mais recente que a NOS publicita nos flyers e na página on-line. 

Resposta do técnico,:- Não conheço este Router. Nunca instalei tal router. Mas este que lhe trago já é muito bom! 😵😵

Estou à espera que a NOS me contacte, para perceber, ou pelo menos tentar perceber o que se está a passar!

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Bom dia @filipe magalhães,

Obrigado pela sua mensagem. 

Vamos ajudar. Envie-nos, por favor, o número de cliente, através de mensagem privada, para o perfil @Fórum.

Obrigado. 

Comentário