Skip to main content
Header

Volume de som na publicidade


JJOM
Forum|alt.badge.img+2
  • Terabyte
  • 300 comentários

Algum motivo em especial para que por vezes quando se vai ver um programa do início ou em gravações e temos a publicidade a que não se pode fugir, esta tem um volume exageradamente alto?

Como a publicidade muda, não consigo refletir esta “anomalia”, nem em qual programa ou canal foi, mas que acontece, acontece.

JM

7 Comentários

Jorge C
Super User
  • 8443 comentários
  • 23 de março de 2025

Boa tarde ​@JJOM

Confesso que tenho a mesma perceção no entanto as televisões nacionais estão obrigadas a manterem os mesmos níveis sonoros durante a emissão da publicidade, televendas e restante programação, conforme disposto no número 2 do artigo 40.º-B da Lei n.º 8/2011, de 11 de abril, que altera a Lei n.º 27/2007, de 30 de julho.

Os critérios são explicitados na Diretiva 2016/1 sobre os parâmetros técnicos de avaliação da variação do volume sonoro durante a difusão de publicidade nas emissões televisivas, em vigor desde 1 de junho de 2016. A violação desta norma constitui uma contraordenação grave, de acordo com a alínea a) do número 1 do artigo 76.º da LTSAP.

Obrigado.


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4215 comentários
  • 23 de março de 2025

Consulte um advogado, ​@Jorge C se fosse só ler qualquer um seria jurista, advogado e juizes. 

 


Jorge C
Super User
  • 8443 comentários
  • 23 de março de 2025

Caro ​@Olaf

Compreendo a sua frustração. No entanto, a questão do volume elevado durante os intervalos publicitários é regulada por entidades competentes, como a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Recomendo consultar as diretrizes da ERC sobre este assunto para obter informações detalhadas e atualizadas.

Obrigado.


JJOM
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Terabyte
  • 300 comentários
  • 24 de março de 2025

Hoje apanhei o anúncio do McDonald's e até dei um salto com a intensidade do som.

JM


Jorge C
Super User
  • 8443 comentários
  • 24 de março de 2025

Boa noite ​@JJOM,

Caso entenda, pode endereçar à ERC identificando em que canal aconteceu e demais detalhes. 

Obrigado.


Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 4215 comentários
  • 24 de março de 2025
Jorge C escreveu:

Caro ​@Olaf

Compreendo a sua frustração. No entanto, a questão do volume elevado durante os intervalos publicitários é regulada por entidades competentes, como a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Recomendo consultar as diretrizes da ERC sobre este assunto para obter informações detalhadas e atualizadas.

Obrigado.

Agradeço a sua partilha. Importa referir que, independentemente do som poder parecer mais elevado durante a publicidade, isso depende, em grande medida, da forma como o conteúdo foi produzido e entregue pelos fornecedores – tal como acontece, por exemplo, com filmes em versão original ou dobrada, que frequentemente apresentam níveis de volume diferentes.

Contudo, e sem retirar mérito à sua observação, há um fator importante a considerar: o controlo de som via comando. Sempre que o conteúdo está mais baixo, ajusto o volume, e faço o mesmo quando a publicidade – mesmo em transmissões em direto – apresenta diferenças sonoras. Muitas vezes, a regulação do som entre os comandos faz toda a diferença.

Obrigado mais uma vez pela partilha.


JJOM
Forum|alt.badge.img+2
  • Autor
  • Terabyte
  • 300 comentários
  • 26 de março de 2025
Olaf escreveu:
Jorge C escreveu:

Caro ​@Olaf

Compreendo a sua frustração. No entanto, a questão do volume elevado durante os intervalos publicitários é regulada por entidades competentes, como a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Recomendo consultar as diretrizes da ERC sobre este assunto para obter informações detalhadas e atualizadas.

Obrigado.

Agradeço a sua partilha. Importa referir que, independentemente do som poder parecer mais elevado durante a publicidade, isso depende, em grande medida, da forma como o conteúdo foi produzido e entregue pelos fornecedores – tal como acontece, por exemplo, com filmes em versão original ou dobrada, que frequentemente apresentam níveis de volume diferentes.

Contudo, e sem retirar mérito à sua observação, há um fator importante a considerar: o controlo de som via comando. Sempre que o conteúdo está mais baixo, ajusto o volume, e faço o mesmo quando a publicidade – mesmo em transmissões em direto – apresenta diferenças sonoras. Muitas vezes, a regulação do som entre os comandos faz toda a diferença.

Obrigado mais uma vez pela partilha.

Os operadores têm tecnologia para manter o volume sempre no mesmo valor, só não o fazem se não quiserem, e claro que em relação ao comando até posso deligar a TV, aliás até posso deixar de ver TV.

Os operadores têm de cumprir a legislação e sim, vou apresentar queixa à ERC.

JM