Skip to main content
Header
Tiago C.
Moderador
November 21, 2019
DestaqueTutorial

Como configurar o DNS Dinâmico no Router em nosnet.pt

• November 21, 2019
  • 26 comentários
  • 14540 visualizações

O DNS Dinâmico permite que o endereço IP do seu router se comporte como se fosse estático e pode configurar na App NOS Net e em nosnet.pt😉

Quer aceder ao seu computador ou equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas não sabe qual o endereço de IP público da ligação ao router?

Neste artigo explicamos-lhe como configurar o DNS Dinâmico no router em nosnet.pt
Saiba ainda como o fazer através da App NOS Net:

O que significa IP e DNS Dinâmico e para que serve?

• IP ou Internet Protocol é um número que identifica um dispositivo dentro de uma rede (um router, computador, impressora, webcam  etc.);
  • O DNS dinâmico (DDNS ou Dynamic DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes e a sua principal função é traduzir nomes para os endereços IP e vice-versa.

Quais as vantagens em ter um serviço de DDNS ativado?

• não necessita de saber o endereço ip público do seu router no momento em que vai aceder à sua rede a partir da internet, apenas o nome do domínio DDNS que configurou;
  • consegue estabelecer ligação e aceder aos equipamentos e serviços (que estiverem devidamente configurados) da sua rede, por exemplo enviar e receber ficheiros a partir de um computador, controlar uma webcam, aceder a um serviço de FTP, etc.

Existem vários fornecedores de DDNS disponíveis e gratuitos, só tem de escolher o que mais se adapta à sua utilização e criar o seu domínio:

Configurar DNS Dinâmico

1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados pessoais NOS ID, escolha “DNS Dinâmico” e, de seguida, selecione “Criar DNS”;

2. Escolha o fornecedor DNS e preencha as credenciais de acesso “Domínio registado”“Nome de utilizador” e a respetiva “Password”.
    Por fim, selecione “Concluir” para aplicar as configurações;
  3. Após conclusão, na página “DNS Dinâmico” pode:
    • Verificar os DNS em “DNS ativos” e editar, ao selecionar “Editar” nos DNS criados, ou;
    • Criar um novo DNS, ao selecionar “Criar DNS”.

Gerir DNS Dinâmico

1. Aceda a nosnet.pt, com os seus dados de acesso NOS ID, selecione "DNS Dinâmico" no menu lateral. Escolha o DNS ativo que pretende gerir e selecione “Editar” para alterar configurações e siga o passo-a-passo em “Configurar DNS Dinâmico”.
    Caso pretenda alterar o estado selecione o ícone de estado do serviço para ativar ou desativar;

Saiba tudo sobre a App NOS Net e as funcionalidades em:

Quer saber mais sobre Wi-Fi? Consulte as nossas dicas e conselhos:

Beneficie de todas as vantagens associadas à gestão do serviço de internet em nos nosnet.pt ou na App NOS Net, disponível através do Google Play e da App Store

​Caso tenha alguma dificuldade no processo processo de configuração e gestão do DNS Dinâmico no router, partilhe connosco. 😉

26 Comentários

marcolopes
Super User
Super User
December 5, 2019
Kilobyte
December 6, 2019

@marcolopes obrigado pelos links.

Em relação à minha pergunta principal, que como referi nada tem a ver com DDNS, mas sim com DNS “internos”, penso que o topico devia ser colocado no sitio certo...

Como não me safei com o router da NOS a minha solução foi instalar um servidor DHCP e DNS dentro da rede e desactivar o DHCP do router da NOS.

No meu servidor de DNS configurei os servidores internos, e no meu servidor DHCP configurei o servidor DNS como principal e o NOS Hub como secundário.

Tudo funciona como pretendo, com a vantagem de quando trocar o router NOS mantenho toda a configuração e não tenho que andar a configurar tudo de novo…

JS

Zettabyte
April 22, 2020

@Tiago C. uma vez que este tópico “Como configurar o DNS Dinâmico no seu Router” encontra-se na área de Internet Fixa e Móvel, venho agora solicitar esclarecimentos acerca da utilização desses serviços na Internet Móvel.

É possível utilizar um serviço desses com uma ligação de Internet Móvel da NOS?

Kilobyte
June 5, 2020

Que engraçado! 

O apoio ao cliente da NOS indicou e foi posteriormente confirmado pelo provedor do cliente, que colocar um dns no power router era uma configuração ilegal e que a NOS deixaria de prestar suporte ao cliente caso o fizesse.

Zettabyte
June 5, 2020

@Tiago C.uma vez que este tópico “Como configurar o DNS Dinâmico no seu Router” encontra-se na área de Internet Fixa e Móvel, venho agora solicitar esclarecimentos acerca da utilização desses serviços na Internet Móvel.

É possível utilizar um serviço desses com uma ligação de Internet Móvel da NOS?

Estou a aguardar resposta. 

Que engraçado! 

O apoio ao cliente da NOS indicou e foi posteriormente confirmado pelo provedor do cliente, que colocar um dns no power router era uma configuração ilegal e que a NOS deixaria de prestar suporte ao cliente caso o fizesse.

É uma anedota pegada! 
Se a política é essa, a nossa é mudar de ISP. 

June 5, 2020

Um destes dias também vão mandar fiscais a casa para verificar se alteramos os servidores DNS nos nossos equipamentos...

Ser cliente NOS pode não ser fácil, mas a cada obstáculo superado ganha-se força para seguir em frente. Respeito por quem se propõem ajudar sem nada em troca... nem mesmo um obrigado;)
Kilobyte
June 5, 2020

No próximo mês, a NOS vai dar uma volta ao bilhar grande. Pode ser que, entretanto, aprendam alguma coisa. 

Kilobyte
August 29, 2020

@Tiago C. Bom dia,

O que pretendo é servidor DNS, e não DDNS.

Este tópico em nada tem haver com a minha questão.

@marcolopes sim, pagina de serviços, servidor DNS:

A grande maioria das vezes que se acede depois de configurar tudo o router reinicia, mas se configurarmos tudo após o factory reset funciona bem.

Pode associar o mail.meudominio.pt ao IP do servidor 192.168.1.25 por exemplo. E na rede interna ao receber o IP por DHCP usa o servidor DNS do router NOS, e não chega a ir a internet para usar um servidor local…

Neste novo Router 5.0 não vejo essa opção, que muito jeito me dava, porque agora dentro da rede se for a mail.meudominio.pt calha no IP externo do router e não saio dali, como acontecia no router antigo se não se configurasse o servidor DNS…

Tenho que andar a mudar o ficheiro hosts dos portateis para quando estou dentro da rede e fora, o que não da jeito nenhum…

No caso dos tablets/telemóveis não tenho solução para isso a não ser desligar o WIFI e ligar por 4G, o que faz todo o sentido… ou não...

Se alguém souber como resolver agradeço… é que a única solução que vejo é usar um servidor DHCP e DNS fora do router da NOS, o que não faz muito sentido, visto o router da NOS ser muito bom e já fazer isso, é só questão de permitir configurar…

JS

Boas,

Esse é exactamente o mesmo problema que estou a ter e única forma que arranjei até agora foi colocar outro router com OpenWrt, pois este firmware sei que têm essa funcionalidade DNS. Esta malta está  sempre a complicar as coisas para o cliente, pois também sabem do monopólio que existe no mercado…

Caso conheça alguma forma mais prática de forma a poder usar o firmware de origem do meu segundo router agradeço os seus comentários.

Cmprimentos,

marcolopes
Super User
Super User
August 29, 2020

Tópico ERRADO. Este tópico é sobre o DYNAMIC DNS!

oTonyStark
Kilobyte
August 31, 2020

Olá, o Router que tem é o 5.0 também?