Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
June 17, 2025
DestaqueTutorial

Como ativar a rede 5G+ da NOS no seu equipamento

Tenha acesso a velocidade mais rápida e ligue-se a rede móvel 5G+ da NOS. 🌐 😎

Neste artigo explicamos como pode ativar ou reativar a rede 5G+ no seu equipamento sem qualquer custo adicional, de forma simples e rápida. 😊

Descubra, através deste artigo, como:

​​​​​​​Conheça melhor a rede 5G+ da NOS, as vantagens e como ter acesso:

Ativar ou Reativar o 5G+ no seu equipamento

Ative ou reative o acesso ao 5G+ nas definições de rede móvel do seu equipamento e tenha acesso a melhor rede móvel.
Saiba como ativar em equipamentos Android e iOS. 😎

Para ativar o 5G+ garanta que cumpre as seguintes condições:

• O equipamento tem de ser compatível com a tecnologia 5G+. Consulte os equipamentos elegíveis.
  • Possuir um tarifário elegível:

Tarifários para clientes residenciais:

• ​​​​​Tarifários NOS para Telemóvel com dados ilimitados.
      As novas adesões aos tarifários Gigas 5G 100GB, 200GB e 500GB apenas incluem o acesso à tecnologia 5G. Para usufruir da tecnologia 5G+ adira a um tarifário para telemóvel pós-pago ilimitado

Tarifários para clientes empresariais:

• Possuir um cartão SIM compatível com a tecnologia:

Em dispositivos Android:

Não é necessário haver troca do cartão SIM para aceder à rede 5G+. Em caso de dúvida, todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 5G+ (ver exemplo infra).
    Adicionalmente, todos os eSIM estão também preparados para a tecnologia 5G+.

Em dispositivos Apple:

Ter cartão SIM ou eSIM compatível com a tecnologia: cartões SIM expedidos ativados a partir de junho de 2024, em princípio, são todos já compatíveis; eSIMs ativados a partir de julho de 2025 também são compatíveis. Cartões SIM ou eSIM adquiridos antes destas datas, será necessário proceder ao pedido de 2ªvia, saiba como aqui

Os novos cartões SIM são facilmente identificados através do SIM a verde na parte da frente:

Os novos cartões eSIM são facilmente distinguidos através do verde na parte da frente: 

Ativar 5G+ em equipamentos iOS

Para ativar o 5G+ no seu equipamento iOS, Apple, certifique-se de que as últimas atualizações de software e de operadora estão instaladas e siga os passos abaixo:

• Atualização Software: “Definições” > “Geral” > “Atualização de Software” > “Atualizar agora” (se aparecer a opção);
  • Atualização Operadora: “Definições” > “Rede Móvel” > “SIM” > “Seleção de Operadora” (se aparecer a opção).
  1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

2. Selecione "Rede móvel";

3. Escolha o SIM em que pretende ativar o 5G+;

4. Selecione “Voz e dados”;

5. Por fim, selecionne ativar “5G autónomo” para ativar a rede 5G+.

Para ativar o VoNR no seu equipamento iOS, certifique-se de que o 5G+ está ligado, e verifique que a opção “Voz através de 5G autónomo” está ativa;

Ativar 5G+ em equipamentos Android

O 5G+ está ativo por defeito em todos os equipamentos Android. Sendo necessário ter um equipamento e tarifário compatível.

Para confirmar que tem a rede 5G+ ativa no seu equipamento Android, verifique os seguintes passos para os dispositivos Samsung, Xiaomi, TCL e Honor:

Samsung

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento Samsung, siga os passos abaixo:

1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

2. Selecione “Redes móveis”;

3. Verifique que a opção “Utilizar redes 5G SA (Stand Alone)” está ativa.

​​​​​​

Xiaomi

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento Xiaomi, siga os passos abaixo:

2. Selecione “Redes móveis”;

3. Escolha “Gerir eSIM”;

4. Verifique que a opção “Modo Autónomo” está ligada;

Para ativar o VoNR no seu equipamento Android, certifique-se de que o Modo Autónomo está ativo, e que a opção “Utilizar VoNR” está ativa:

TCL

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento TCL, siga os passos abaixo:

2. Selecione “Cartão SIM e rede móvel”;

3. Escolha “SIM 1 (NOS)”;

4. Verifique que a opção “5G+” está ligada.

Para ativar o VoNR no seu equipamento Android, certifique-se de que o 5G+ está ativo, e que a opção “Voz sobre 5G+” está ativa

Honor​​​​​​​

Para confirmar se tem a rede 5G+ ativa, siga os seguintes passos:

2. Selecione “Rede Móvel”;

3. Escolha “Dados móveis”;
  1. Verifique se a opção “5G Stand Alone” está ligada;

Fique a conhecer tudo sobre a rede 5G+ na NOS e as evoluções tecnológicas que a acompanham e os equipamentos 5G da NOS:

Faça mais com o 5G e 5G+ da NOS 🌐

Se tiver questões partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.😊

85 Comentários

Kilobyte
July 17, 2025

Boa tarde, Não temos visualmente como validar se estamos a utilizar 5G+ (iphone 15 Pro Max) ?
Obrigado

Boa tarde, Sim temos marcar *3001#12345#* e chamar

Bom dia, como posso saber se estou a utilizar 5G+ no iphone?
esse comando mostra a capacidade SA 

Obrigado

Bom dia, 

Onde diz Capabilities deverá mostrar apenas SA, isso significará que está em SA, se aparecer SA+NSA ou apenas NSA significa que não está em SA

Cumprimentos

Obrigado pela informação, localização telheiras, SA+NSA, não deveria ser nesta zona 5G+?

Obrigado

Megabyte
July 17, 2025

@Djdj, agradecemos o seu feedback.

O tarifário em causa ainda não dispõe do 5G+

Obrigado, 

Bom dia,

Nesse caso existe informação incorreta no vosso site. Perante o que consta o tarifário WTF 200Gb Pós deveria ter acesso ao 5G+.

Citação do descrito no site NOS:

“· Nova oferta de tarifários para Telemóvel 5G+ pós-pagos constituídos por 4 perfis de dados – 100GB, 200GB, 500GB e ilimitados. Os tarifários que, além do acesso a 5G+, incluem os serviços de Smart Number e Navegação Segura gratuitos.”

Sugiro que façam a disponibilização do serviço 5G+ no referido tarifário de forma a cumprir com a informação prestada no vosso site.

Com os melhores cumprimentos

Kilobyte
July 17, 2025

Boa tarde, Não temos visualmente como validar se estamos a utilizar 5G+ (iphone 15 Pro Max) ?
Obrigado

Boa tarde, Sim temos marcar *3001#12345#* e chamar

Bom dia, como posso saber se estou a utilizar 5G+ no iphone?
esse comando mostra a capacidade SA 

Obrigado

Bom dia, 

Onde diz Capabilities deverá mostrar apenas SA, isso significará que está em SA, se aparecer SA+NSA ou apenas NSA significa que não está em SA

Cumprimentos

Obrigado pela informação, localização telheiras, SA+NSA, não deveria ser nesta zona 5G+?

Obrigado

efetivamente, em lisboa não vejo aparecer apenas SA neste campo

João H.
Gestor da comunidade
July 17, 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Djdj.

A informação partilhada encontra-se correta. Pode consulta-la através do nosso artigo ou Site NOS:

A informação relativa ao seu tarifário especifico pode ser consultada no Site WTF

Agradecemos a sua mensagem ​@MS1. Nesse caso o seu terminal irá recorrer à ligação que for mais estável.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Mário P.
Gestor da comunidade
July 28, 2025

Boa tarde a todos,

Atualizámos o nosso artigo. 

O VoNR (Voice Over New Radio) é uma tecnologia que permite a realização de chamadas de voz diretamente sobre a rede 5G+, sem depender de redes 4G. 

Em equipamentos Xiaomi para ativar o VoNR no seu equipamento, certifique-se de que o Modo Autónomo está ativo e que a opção “Utilizar VoNR” está ativa. 
Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Tiago Ferreira
Gigabyte
August 20, 2025

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos a analisar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis.

Assim que tenhamos mais informações, partilhamos consigo por esta via.

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

Após mais de 1 mês aguardar por uma resposta das equipas NOS responsáveis, é possível saber se algo vai ser esclarecidos relativamente ao problema reportado?

Obrigado,

Tiago F.
Tiago Ferreira
Gigabyte
September 10, 2025

Agradecemos o seu testemunho.

Estamos a analisar este tema internamente junto das equipas NOS responsáveis.

Assim que tenhamos mais informações, partilhamos consigo por esta via.

Obrigado

Boa noite ​@Mário P. 

Visto que nunca mais obtive um esclarecimento da vossa parte fase ao encaminhamento do ​@João H. há 2 meses atrás para as equipas da NOS responsáveis sobre o tema da anomalia aqui reportado anteriormente e que já se encontrava ultrapassado, no entanto devido à necessidade da minha troca de cartão nanoSIM para um compatível com o 5G+ o problema com a mudança de rede de 4G/5G para NOS EDGE voltou a surgir, quando entramos no menu Definições / Aplicações / Telefone, (iOS 18.6 ou anterior) e selecionamos as opções, Mostrar o meu número ou Reencaminhamento, e rede NOS muda de 4G/5G para NOS EDGE e após essa mudança, a opção Serviço de Chamada em Espera, volta ao problema já anteriormente reportado por mim, apresentando o erro que eu menciono no link baixo:

Para contornar esta situação o que podem os clientes fazer é ativar o modo de voo, desativar uns segundos depois, o iPhone regista-se novamente na rede 5G e após esse procedimento já é possível Ativar/Desativar, o Serviço de Chamada em Espera através do menu do equipamento, no entanto não podemos entrar nas opções acima indicadas, Mostrar o meu número ou Reencaminhamento, porque caso o façamos, volta outra vez a rede a mudar para NOS EDGE, e mesmo que deixemos o próprio iPhone se registar novamente em 5G sem usarmos o modo de voo, a opção de Ativar/Desativar o serviço de Chamada em Espera, não fica a funcionar, apenas só volta a funcionar se repetirmos o processo do modo de voo anteriormente indicado.

Desta forma e visto ser um problema recorrente e que encarece de urgência e até já repetidamente aqui reportado várias vezes e não sendo um caso isolado e que abrange todos os clientes da NOS com equipamentos Apple iPhone, problema este que já se estende desde 2021, acho que está na altura destas equipas da NOS responsáveis, resolverem definitivamente este assunto e duma vez por todas encerrar este tema.

Aguardo por uma nova resposta mais objetiva e esclarecedora para todos nós.

Tiago F.
João H.
Gestor da comunidade
September 11, 2025

Agradecemos a sua mensagem.

Após análise junto das equipas NOS responsáveis, partilhamos que o comportamento é o esperado para quem não tem serviços suplementares sobre 4G/5G disponíveis no perfil ou no software do terminal. 

Para as versões referidas em que testou,  a APPLE não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G apenas em 2G. Na versão atual 18.6, no entanto a situação já está corrigida.

Adicionalmente a informação que possuímos é que, no IOS26, os serviços suplementares em 4G/5G foram desativados pela Apple por lapso, devendo ser ativados de novo no software que será disponibilizado, à partida, em dezembro. 

Sugerimos que tenham sempre atualizado o software do equipamento para a última versão de forma a garantir que todos os serviços da NOS estão a funcionar de forma correta.

Obrigado 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Tiago Ferreira
Gigabyte
September 11, 2025

Após análise junto das equipas NOS responsáveis, partilhamos que o comportamento é o esperado para quem não tem serviços suplementares sobre 4G/5G disponíveis no perfil ou no software do terminal. 

Para as versões referidas em que testou,  a APPLE não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G apenas em 2G. Na versão atual 18.6, no entanto a situação já está corrigida.

Adicionalmente a informação que possuímos é que, no IOS26, os serviços suplementares em 4G/5G foram desativados pela Apple por lapso, devendo ser ativados de novo no software que será disponibilizado, à partida, em dezembro. 

Sugerimos que tenham sempre atualizado o software do equipamento para a última versão de forma a garantir que todos os serviços da NOS estão a funcionar de forma correta.

Obrigado 

Boa tarde ​@João H. 

Peço-lhe que seja mais claro sff.

Você refere o seguinte “Para as versões referidas em que testou,  a APPLE não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G apenas em 2G. Na versão atual 18.6, no entanto a situação já está corrigida.

A minha pergunta é. A Apple não disponibiliza os serviços suplementares em 4G/5G? Quais serviços suplementares? Você refere-se ao quê? Como é que a Apple enquanto fabricante pode manipular ou decidir quais serviços as operadoras pode ou não ter?

Você informa que a situação foi corrigida? Que situação foi corrigida?

A informação que tenho em meu poder vinda de técnicos internos da Apple é que a Apple não controla os serviços de rede das operadoras e que são as próprias que têm que atualizar as suas redes com base no avanço das tecnologias e ajustes que vão sendo feitos nas recentes versões do iOS.

Quanto aos serviços suplementares (o que desconheço o que são para si serviços suplementares), não tenho indicação de suspensão de serviços de rede no iOS26, mas irei enviar e-mail para quem trabalha internamente dentro da Apple e irei obter mais esclarecimentos sobre o tema, pois pela informação que você nos presta, desconfio que a NOS possa estar a ter novos obstáculos com o iOS26 e que precise fazer novos reajustes na rede, mas para não assumir os seus erros, prefere mais uma vez informar que a culpa é da Apple, quando eu volto a referir, a Apple não controla ou manipula serviços de rede.

Os meus testes foram realizados com cartão NOS, Vodafone e MEO, e esta mudança de rede entre 5G e EDGE não se verifica nas restantes operadoras, quando acedo ao serviços de rede Mostrar o meu número ou Reencaminhamento no menu do equipamento.

Salvo relembrar que como é que o ​@João H. faz tal afirmação com base no que lhe foi reportado pelas equipas NOS responsáveis, se antes de trocar de cartão para um novo cartão nanoSIM compatíveis com 5G+ estes comportamentos de mudança de frequência na rede da NOS não se verificava?

Agradeço que as suas respostas sejam mais esclarecedoras e não esteja a pretender encerrar este assunto com respostas vagas ou pense que eu sou um mera utilizador básico de apenas usar um iPhone para consultar redes sociais.

Este seu comportamento, faz-me lembrar os técnicos do apoio ao cliente e loja de assistência técnica da NOS na Av. República 10, onde diziam que eu deveria entrar em contacto com a Apple ou levar o meu equipamento a uma assistência técnica, e quando um dia entrei na loja com 5 iPhones e fiz eles testarem o comportamento com o serviço de chamada em espera na rede da NOS, depois lá admitiram que era um problema de rede e tinha que ser reportado para a engenharia. Andamos nisto desde 2021 com estes problemas, e vocês sacodem o problema para a Apple, mas vamos lá a ser profissionais e a responder com mais clareza.

Se estes comportamentos são o esperado mas não acontecem nas restantes operadoras, como é que você me explica que na NOS colocam restrições que nas restantes operadoras não se verificam?

Tiago F.
João H.
Gestor da comunidade
September 11, 2025

Os serviços suplementares são tais como os que refere neste tópico.

A informação que possuímos é, como partilhado, que a situação será solucionada com disponibilização de novo no software que será disponibilizado, à partida, em dezembro. 

Lamentamos o transtorno causado.