Skip to main content
Header
João H.
Gestor da comunidade
June 17, 2025
DestaqueTutorial

Como ativar a rede 5G+ da NOS no seu equipamento

Tenha acesso a velocidade mais rápida e ligue-se a rede móvel 5G+ da NOS. 🌐 😎

Neste artigo explicamos como pode ativar ou reativar a rede 5G+ no seu equipamento sem qualquer custo adicional, de forma simples e rápida. 😊

Descubra, através deste artigo, como:

​​​​​​​Conheça melhor a rede 5G+ da NOS, as vantagens e como ter acesso:

Ativar ou Reativar o 5G+ no seu equipamento

Ative ou reative o acesso ao 5G+ nas definições de rede móvel do seu equipamento e tenha acesso a melhor rede móvel.
Saiba como ativar em equipamentos Android e iOS. 😎

Para ativar o 5G+ garanta que cumpre as seguintes condições:

• O equipamento tem de ser compatível com a tecnologia 5G+. Consulte os equipamentos elegíveis.
  • Possuir um tarifário elegível:

Tarifários para clientes residenciais:

• ​​​​​Tarifários NOS para Telemóvel com dados ilimitados.
      As novas adesões aos tarifários Gigas 5G 100GB, 200GB e 500GB apenas incluem o acesso à tecnologia 5G. Para usufruir da tecnologia 5G+ adira a um tarifário para telemóvel pós-pago ilimitado

Tarifários para clientes empresariais:

• Possuir um cartão SIM compatível com a tecnologia:

Em dispositivos Android:

Não é necessário haver troca do cartão SIM para aceder à rede 5G+. Em caso de dúvida, todos os cartões SIM com código iniciado por “21” ou “22” estão preparados para ter acesso à tecnologia 5G+ (ver exemplo infra).
    Adicionalmente, todos os eSIM estão também preparados para a tecnologia 5G+.

Em dispositivos Apple:

Ter cartão SIM ou eSIM compatível com a tecnologia: cartões SIM expedidos ativados a partir de junho de 2024, em princípio, são todos já compatíveis; eSIMs ativados a partir de julho de 2025 também são compatíveis. Cartões SIM ou eSIM adquiridos antes destas datas, será necessário proceder ao pedido de 2ªvia, saiba como aqui

Os novos cartões SIM são facilmente identificados através do SIM a verde na parte da frente:

Os novos cartões eSIM são facilmente distinguidos através do verde na parte da frente: 

Ativar 5G+ em equipamentos iOS

Para ativar o 5G+ no seu equipamento iOS, Apple, certifique-se de que as últimas atualizações de software e de operadora estão instaladas e siga os passos abaixo:

• Atualização Software: “Definições” > “Geral” > “Atualização de Software” > “Atualizar agora” (se aparecer a opção);
  • Atualização Operadora: “Definições” > “Rede Móvel” > “SIM” > “Seleção de Operadora” (se aparecer a opção).
  1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

2. Selecione "Rede móvel";

3. Escolha o SIM em que pretende ativar o 5G+;

4. Selecione “Voz e dados”;

5. Por fim, selecionne ativar “5G autónomo” para ativar a rede 5G+.

Para ativar o VoNR no seu equipamento iOS, certifique-se de que o 5G+ está ligado, e verifique que a opção “Voz através de 5G autónomo” está ativa;

Ativar 5G+ em equipamentos Android

O 5G+ está ativo por defeito em todos os equipamentos Android. Sendo necessário ter um equipamento e tarifário compatível.

Para confirmar que tem a rede 5G+ ativa no seu equipamento Android, verifique os seguintes passos para os dispositivos Samsung, Xiaomi, TCL e Honor:

Samsung

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento Samsung, siga os passos abaixo:

1.  Aceda às “Definições” do seu dispositivo no ecrã inicial;

2. Selecione “Redes móveis”;

3. Verifique que a opção “Utilizar redes 5G SA (Stand Alone)” está ativa.

​​​​​​

Xiaomi

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento Xiaomi, siga os passos abaixo:

2. Selecione “Redes móveis”;

3. Escolha “Gerir eSIM”;

4. Verifique que a opção “Modo Autónomo” está ligada;

Para ativar o VoNR no seu equipamento Android, certifique-se de que o Modo Autónomo está ativo, e que a opção “Utilizar VoNR” está ativa:

TCL

Para ativar a rede 5G+ no seu equipamento TCL, siga os passos abaixo:

2. Selecione “Cartão SIM e rede móvel”;

3. Escolha “SIM 1 (NOS)”;

4. Verifique que a opção “5G+” está ligada.

Para ativar o VoNR no seu equipamento Android, certifique-se de que o 5G+ está ativo, e que a opção “Voz sobre 5G+” está ativa

Honor​​​​​​​

Para confirmar se tem a rede 5G+ ativa, siga os seguintes passos:

2. Selecione “Rede Móvel”;

3. Escolha “Dados móveis”;
  1. Verifique se a opção “5G Stand Alone” está ligada;

Fique a conhecer tudo sobre a rede 5G+ na NOS e as evoluções tecnológicas que a acompanham e os equipamentos 5G da NOS:

Faça mais com o 5G e 5G+ da NOS 🌐

Se tiver questões partilhe connosco. Estamos sempre disponíveis para ajudar.😊

85 Comentários

Tiago Ferreira
Gigabyte
September 11, 2025

Boa tarde ​@João H. 

Mas as dificuldades que eu aqui reporto e que você lhe chama de serviços suplementares, você indica que só ficarão resolvidos em Dezembro. É isso?

Tiago F.
João H.
Gestor da comunidade
September 11, 2025

Boa tarde ​@Tiago Ferreira,

Exato, pela informação que atualmente possuímos e acima transmitimos.

Esta situação prende-se com o facto de após atualização do seu SIM para eSIM, em iphone com iOS 18, deixou de ter possibilidade de ativar a funcionalidade “chamada em espera” e a ligação fica presa como EDGE, correto? 
Toda a informação sobre este tema, que partilhou connosco, foi transmitida internamente junto das equipas NOS responsáveis pelo serviço. 

Por favor, confirme-nos se é de facto este tema e sintomas que estamos a tratar. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Tiago Ferreira
Gigabyte
September 11, 2025

Esta situação prende-se com o facto de após atualização do seu SIM para eSIM, em iphone com iOS 18, deixou de ter possibilidade de ativar a funcionalidade “chamada em espera” e a ligação fica presa como EDGE, correto? 
Toda a informação sobre este tema, que partilhou connosco, foi transmitida internamente junto das equipas NOS responsáveis pelo serviço. 

Por favor, confirme-nos se é de facto este tema e sintomas que estamos a tratar. 

Obrigado

Boa tarde ​@João H. 

O senhor está equivocado, talvez pelo facto de falar com vários membros se confunda. Eu não tenho eSIM eu troquei o meu cartão nanoSIM por outro nanoSIM eu nunca lhe transmiti que tinha eSIM, portanto esta falha não se acentua apenas nos clientes com eSIM.

Tiago F.
Tiago Ferreira
Gigabyte
September 20, 2025

Obrigado

Boa noite ​@João H. 

Nove dias já se passaram depois da minha última resposta e o ​@João H. não me deu mais nenhum esclarecimento sobre as suas observações. Eu continuo aguardar que sejam esclarecidas, fase à incoerência das informações prestadas da sua parte, em relação às dificuldades técnicas apresentadas por mim à mais de 2 meses e que ficaram de encarecer de resposta por parte das equipas NOS responsáveis, mas que o ​@João H. à nove dias esclareceu com base em problemas técnicos na rede NOS fase aos clientes com eSIM o que não é o meu caso.

Quanto às observações que o ​@João H. fez relativamente à Apple ter desativado serviços suplementares, já obtive esclarecimentos pelos engenheiros internos da Apple, onde me informaram que a NOS precisa de fazer reajustes na rede na compatibilidade do funcionamento do iOS 26 e não foi a Apple que desativou quaisquer serviços, até porque mesmo antes de pedir à engenharia interna da Apple esclarecimentos, eu já tinha aqui afirmado à nove dias atrás, que a Apple não tem forma de manipular ou interagir com o funcionamento das redes, mas sim são as redes que têm que realizar reajustes fase às recentes atualizações do sistema operativo iOS 26. 

Contudo, e fase aos seus esclarecimentos e visto que eu não sou um cliente com eSIM, mas sim um cliente que solicitou a troca de um cartão nanoSIM 5G por um nanoSIM compatível com 5G+, eu gostaria de me desse um posicionamento mais objetivo sobre o tema fase às dificuldades técnicas.

Obrigado,

Tiago F.
Kilobyte
September 21, 2025

Para quando o VONR no s25 ultra ou chamadas pelo 5G+???

Mário P.
Gestor da comunidade
September 21, 2025

@Wesley M Lima, boa tarde. 

Assim que tenhamos novidades partilharemos e consequentemente atualizaremos a listagem. 

Obrigado,

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Kilobyte
September 25, 2025

É inacreditável como os topo de gama da Samsung não tem acesso ao VONR da NOS. 

Os Xiaomi já tem.

Isso é alguma demora da Samsung ou mesmo da certificação da NOS?

João H.
Gestor da comunidade
September 25, 2025

Boa tarde ​@Wesley M Lima,

Agradecemos a sua mensagem 

A funcionalidade VoNR (Voice over New Radio) depende de dois fatores em simultâneo: a certificação do operador e a validação do fabricante do equipamento. Ou seja, para que esteja disponível num determinado modelo, é necessário um processo conjunto entre a Samsung e a NOS.

Estamos já a trabalhar em conjunto para garantir essa compatibilidade nos equipamentos Samsung topo de gama. Assim que a funcionalidade estiver certificada e disponível, será comunicada aos clientes.

Fique a par de todas as atualizações através do documento de equipamentos certificados, disponível neste artigo.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
Kilobyte
September 26, 2025

Boa tarde ​@Wesley M Lima,

Agradecemos a sua mensagem 

A funcionalidade VoNR (Voice over New Radio) depende de dois fatores em simultâneo: a certificação do operador e a validação do fabricante do equipamento. Ou seja, para que esteja disponível num determinado modelo, é necessário um processo conjunto entre a Samsung e a NOS.

Estamos já a trabalhar em conjunto para garantir essa compatibilidade nos equipamentos Samsung topo de gama. Assim que a funcionalidade estiver certificada e disponível, será comunicada aos clientes.

Fique a par de todas as atualizações através do documento de equipamentos certificados, disponível neste artigo.

Obrigado

Obrigado João 

Tiago Ferreira
Gigabyte
September 30, 2025

Obrigado

Boa noite ​@João H. 

Continuo aguardar esclarecimentos fase ao seu último esclarecimento, que tive resposta da minha parte à 10 dias!

Você já voltou a pedir mais esclarecimentos em detalhe sobre os motivos que leva a NOS a não resolver estes problemas técnicos? É que estes problemas relatados não se verificam na Vodafone e na MEO, portanto não se trata de responsabilidade a Apple.

Tiago F.