Skip to main content
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Mostre a primeira mensagem

335 Comentários

RGarrido03
  • Kilobyte
  • September 28, 2025

Boa tarde,

Migrei para um tarifário ilimitado com 5G+ esta sexta-feira e tive hipótese de testar estes 3 dias a rede 5G SA. Os pings efetivamente melhoraram (de 20/30ms para 10ms), contudo, reparei que a experiência é bem inferior à observada na rede 5G NSA, no que toca a velocidades e disponibilidade.

Por exemplo, em minha casa, a velocidade do 5G NSA é 180Mbps, enquanto que em 5G SA não passa dos 25Mbps. Na zona junto à universidade de Aveiro, o 5G NSA ronda os 800Mbps enquanto que o SA fica-se pelos 60Mbps.

Nalguns sítios (de por exemplo Estarreja ou Aveiro), chego mesmo a ter a rede 5G+ cheia, porém sem qualquer tipo de acesso à internet. Do momento que troco para NSA, o acesso volta a ser possível e a velocidades do 5G que a NOS sempre nos habituou.

Eu sei que o problema se encontra na rede SA em concreto, já que vejo sempre a qual estou conectado através do field test mode do iOS.

O telemóvel é certificado pela NOS (iPhone 16 Pro), e experimentei com outros 2 telemóveis: um 16 Pro e um 15 Pro. O comportamento é igual.

É possível averiguar se isto é algum erro, por favor? Consigo fornecer quaisquer dados de diagnóstico, se for preciso.

Obrigado!

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • September 28, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03

Com exceção do caso de diminuição da velocidade, é basicamente o que partilhei aqui

Obrigado.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • September 29, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

As velocidades poderão variar consoante o local em que está a aceder. Testou a velocidade de acesso noutro locais? 

Obrigado

RGarrido03
  • Kilobyte
  • September 30, 2025

Boa tarde ​@RGarrido03,

Agradecemos a sua mensagem e partilha.

As velocidades poderão variar consoante o local em que está a aceder. Testou a velocidade de acesso noutro locais? 

Obrigado

Boa tarde ​@João H.,

Sim, já testei em pelo menos 4 localizações diferentes. 2 no concelho de Aveiro, 1 no concelho de Estarreja e outra em minha casa, no concelho da Murtosa. Só existiu uma localização em Aveiro onde tive 300 Mbps mas o ping era a rondar os 40ms (algo nada comum para 5G SA). As restantes foram, como disse, ou baixas velocidades ou mesmo falha no acesso à Internet.

Hoje enquanto vinha de carro de Aveiro para a Murtosa, efetuei uma chamada e inclusive creio ter dado fallback para 2G, já que deixei de ter dados móveis (o indicador da tecnologia simplesmente desapareceu). Mas foi a única, as restantes chamadas consegui fazer todas com VoNR corretamente.

Obrigado

Boa tarde ​@RGarrido03

Com exceção do caso de diminuição da velocidade, é basicamente o que partilhei aqui

Obrigado.

Boa tarde ​@Jorge C,

É mais ou menos. Eu já esperava que acontecesse isto, uma vez que o foco do 5G SA não é a velocidade, mas não estava a contar que piorasse tanto. Tirando a questão dos pings, até em 4G tenho melhor serviço.

• Megabyte
  • October 23, 2025

Boa noite,

Algum previsão para a disponibilização do VoNR para o S25U?

Obrigado e cumprimentos 👍🏼

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • November 20, 2025

Boa tarde ​@Vipauer,

Agradecemos a sua mensagem e pedimos desculpa pela demora na resposta.

Pode consultar todas as novidades sobre novos equipamentos certificados através do documento disponível neste artigo. 

O ficheiro é atualizado automaticamente pelas equipas NOS responsáveis.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Byte
  • December 30, 2025

Bom dia

Acabei de receber um telefonema da NOS, indicando que estão a fazer uma atualização obrigatória para a 5G+, e que para a sua efetivação a minha mensalidade ia aumentar €10. Ora, depois de ter pesquisado, não consigo saber sequer se a minha área de residência já está coberta ou não, e pela lista de equipamentos móveis que já contemplam essa alteração, nenhum dos telemóveis que tenho, consta.

Desculpem, mas sou só eu que acho altamente irregular que queiram alterar a oferta, mas às custas do cliente?

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • December 30, 2025

Boa tarde ​@Pimpampum,

Agradecemos a sua mensagem e alerta para esta situação.

A utilização da rede 5G+ não tem quaisquer custos para o cliente, apenas é preciso que tenha um tarifário e equipamentos  compatíveis e esteja num local com cobertura.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar aqui, no Fórum NOS.

Obrigado

• Megabyte
  • January 21, 2026

Bom dia,

Peço desculpa insistir na mesma questão mas, há alguma previsão para a disponibilização do VoNR para o S25U?

Obrigado e cumprimentos 👍🏼

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • January 21, 2026

Boa tarde ​@Vipauer,

Agradecemos a sua mensagem.

Neste momento não temos a informação sobre a certificação de equipamentos. Este processo ocorre de forma continua, pelo que sugerimos que acompanhe novidades através da lista de equipamentos certificados, disponível neste artigo.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado