Skip to main content
Header
DestaqueNews

5G+ da NOS

5G+ da NOS
Mostre a primeira mensagem

353 Comentários

Jorge C
Super User
Forum|alt.badge.img+4
  • Super User
  • May 16, 2026

Boa tarde ​@Jorge Miguel Aguiar

O 5G Standalone (SA) ainda continua em fase de expansão e otimização da rede, pelo que podem existir zonas onde o desempenho seja inferior ao 5G NSA tradicional, mesmo em centros urbanos.

O comportamento que descreve normalmente acontece porque o equipamento tenta manter ligação à rede SA mesmo com sinal mais fraco ou menos estável, o que pode afetar:

• qualidade da internet móvel;
  • estabilidade da rede;
  • e até chamadas de voz.

No caso referido pelo ​@RGarrido03, a situação das chamadas poderá também estar relacionada com VoNR (voz sobre 5G) ainda não estar totalmente estável no equipamento ou na zona de cobertura.

Se o telemóvel tiver VoLTE ativo, muitas vezes as chamadas passam automaticamente pela rede 4G, o que tende a dar maior estabilidade enquanto o 5G SA não estiver totalmente otimizado.

Se com o 5G Standalone desligado tem melhor desempenho e rede mais estável, então para já será provavelmente a melhor opção.

Obrigado.

Rafaela F.
Forum|alt.badge.img+3
  • Gestor da comunidade
  • May 16, 2026

Boa tarde, ​@Jorge Miguel Aguiar e ​@RGarrido03.

Agradecemos os vossos testemunhos.

O ​@Jorge C deu uma boa ajuda no tema.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigada,

CP001
  • May 18, 2026

Acontece-me exatamente o mesmo, fora o facto de que algumas vezes quando estou em SA não recebo chamadas (as outras pessoas dizem que eu me encontro indisponível)

Devia-se reportar isso à NOS para eles averiguarem. A ser assim, é uma falha séria