Skip to main content
Header
Inês B.
Moderador
November 4, 2020
Destaque

Internet NOS – Como medir e fazer o teste de velocidade da Internet

Speedtest da NOS está disponível diretamente no nosso site, sem precisar de instalar nada, sem complicações!

Faça o teste de velocidade da NOS e descubra quão rápida é a sua internet em download, upload, estabilidade e latência. O teste pode ser realizado através do seu computador no site NOS

Neste tópico damos-lhe algumas sugestões sobre o que pode fazer para testar a velocidade e conseguir o melhor desempenho possível.

O que é o Speedtest da NOS

O Speedtest é uma ferramenta gratuita que te permite medir, em segundos, o desempenho da sua ligação à internet. Em concreto, consegue ver:

• Velocidade de Download — quão rápido recebe dados (séries, ficheiros, páginas web, entre outros)
  • Velocidade de Upload — quão rápido envia dados (videochamadas, partilha de ficheiros, e muito mais)
  • Latência (Ping— o tempo que a informação demora a "ir e voltar", essencial para quem joga online
  • Jitter – a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.

Como fazer o teste

Mais simples não pode ser:

1. Aceda a nos.pt/net/medir-a-velocidade-da-internet;
  2. Leia os Termos e Condições de Utilização do Teste de Velocidade de Internet da NOS - Speedtest;
  3. Selecione o botão "Iniciar” para iniciar o teste, e aguarde alguns segundos para ter o seu teste de velocidade.
  4. Por fim tem o resultado do teste, que são medidos 4 componentes:
    • A velocidade de download, corresponde à velocidade de transmissão e extração de dados de um servidor para o seu dispositivo;
    • A velocidade de upload, corresponde à velocidade de transmissão e envio de dados do seu dispositivo para um servidor;
    • O Ping também conhecido por latência, que corresponde ao tempo em milissegundos que demora a enviar e a receber dados.
      Quanto mais baixo estiver, melhor.  
    • O Jitter mede a estabilidade da ligação, independentemente da velocidade que atinge.
      Quanto menor for o resultado, menos distorção há em chamadas de vídeo e áudio, por exemplo.

Dicas para um teste mais fiável 💡

Para garantir que o resultado é o mais real possível, recomendamos que:

• Utilize preferencialmente um computador com porta de rede Gigabit 
  • Ligue o computador ao router com um cabo de rede CAT5E, ou superior (em vez de Wi-Fi)
  • Desligue todas as aplicações e equipamentos ligados aos Router
  • Confirme que o seu computador tem todas as atualizações em dia
  • Faça o teste mais do que uma vez e compare os valores ao longo do dia e semana, para perceber se existem oscilações 

⚠️ Atenção: Se estiver em Wi-Fi, os valores podem ser inferiores ao contratado, e isso é normal. O Wi-Fi tem variáveis como a distância ao router, paredes e interferências que podem afetar a velocidade. Tenha ainda em conta que algumas características técnicas, como CPU ou memória RAM, podem influenciar a velocidade e o resultado dos testes, assim como o número de equipamentos ligados à Internet e ainda condições de propagação e interferência do sinal de rede ou Wi-Fi.

Os resultados são inferiores ao contratado?

Há algumas ações que pode tentar para resolver dificuldades com a velocidade de acesso:

• Reinicie o router
  • Verifique se tem muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo
  • Experimente fazer o teste a diferentes horas do dia

Saiba também como resolver avarias de internet em: 

Conheça aqui as velocidades, de download e upload, do serviço de acesso à Internet. 
Para melhorar o funcionamento da Internet via Wi-Fi, escolha a rede Wi-Fi da banda 5GHz, com “-5” no nome da rede, veja como aqui.

Evite também colocar o router em locais que possam ter obstáculos por perto e siga as dicas e conselhos que lhe damos, aqui.

Se precisar da nossa ajuda, fale connosco, estamos sempre disponíveis. :relaxed: 

Partilhe os seus resultados aqui nos comentários! Curiosos para ver quem tem a ligação mais rápida por aqui! 😄

109 Comentários

Jose Rodrigues
Super User
Super User
November 27, 2020

@Pedrompfaria Boa tarde, esta medição foi feita num computador ligado por cabo de rede ao router ? Não parece, mas se sim ligue 16990 apoio técnico opção 3 para que um técnico faça os despistes necessários que levem à deteção do problema que está a afetar o normal funcionamento do aparelho. Entretanto, proceda a um reset ao router para ver se melhora a performance.

Azul
Kilobyte
November 28, 2020

Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?

Obrigado 

Jose Rodrigues
Super User
Super User
November 28, 2020

Muito bom dia já á 3 semanas que a net não me está a funcionar bem digo isto pk sempre que vou a net a net bloqueia e encrava sou sempre obrigado a utilizar os dados móveis dentro de casa para para ter net já liguei várias vezes para o apoio ao cliente e não me ajudaram já falei para o fórum tb não me ajudaram,alguém me pode ajudar a resolver este problema ou será que estou a pedir muito?

Obrigado 

Bom dia, siga as directrizes sugeridas neste Tópico. Em principio a sua internet deve melhorar.

Azul
Kilobyte
November 28, 2020

A internet melhorava se as pessoas que trabalham na Nos ajudassem os clientes pk só sabem dizer que querem melhorar e nem um cliente ajudam,o que importa é o cliente pague todos meses as faturas,uma vergonha.

Ana P.
Moderador
November 30, 2020

Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul, @Pedrompfaria, @Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
Azul
Kilobyte
November 30, 2020

Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.

Azul
Kilobyte
November 30, 2020

Vão demorar a dar uma resposta e resolver o problema?

Guimas
Super User
Super User
November 30, 2020

Sim,para não falar que não consigo apanhar net na casa toda e vivo num apartamento T2,sinceramente acho ridículo.

Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Kilobyte
December 1, 2020

Olá a todos, 

Desde já, pedimos desculpa pela demora na nossa resposta. :sweat:
@Azul@Pedrompfaria@Id_Pirata e @ANTONIO PEDRO RODRIGUES as dificuldades que nos reportaram ainda se mantêm? Ficamos aguardar o vosso feedback. 

Obrigada

Boa noite,

Na semana passada falhou 3 a 4 vezes por dia...apesar de ser menos vezes não devia falhar nenhuma vez! Sei que a minha zona é considerada crítica mas não é razão para não investirem na cobertura, eu nunca falho com o pagamento...gostava muito de dizer o mesmo do vosso serviço!

Obrigado

Azul
Kilobyte
December 1, 2020

Isso depende da casa. pode precisar de um extensor.

Bom dia se com um roteur de 200 Gb e depende da casa então o roteur ou a net da Nos é uma vergonha pk se fosse uma casa muito grande até compreendia mas neste caso já não entendo,já para não falar que o wi-fi do roteur não tem funcionado bem e tenho que ligar os dados móveis dentro de casa para para ter net em casa,a Nos quer é que os clientes paguem todos meses as faturas agora se o cliente está satisfeito isso eles já não se importam,uma vergonha,só sabem dizer que vão ajudar mas não vejo nenhuma ajuda,nem sei para quê serve o fórum se não ajudam os clientes.

Obrigado