Skip to main content
Header
Megabyte
October 2, 2019

Wifi lenta

Boa tarde,
Mais uma vez me venho queixar que a minha internet por wifi é hiper lenta. já liguei o 16990 uma infinidade de vezes e tudo continua igual.
Da primeira vez mandaram um técnico que não fez rigorosamente nada para resolver o problema, só mudou a ligação do cabo coaxial de um repartidor para outro... perguntei-lhe porque fez isso, ele respondeu que terá melhor sinal de tv... mas o problema era da net e não da TV...
Voltei a ligar o 16990 e por telefone fizeram um procedimento qualquer e disseram que a partir de agora iria ficar melhor, está tudo igual...
Liguei novamente voltaram a fazer uns procedimentos quais queres por telepatia, e claro está tudo igual ou até pior...
um técnico que esteve em minha casa há cerca de 2 anos para resolver outro problema subiu ao poste de onde vem o sinal para minha casa e na altura ele já disse que a linha estava sobrecarregada, os postes têm dezenas e dezenas de saídas de fios, claro que assim não há sinal para todos os clientes mas ninguém resolve, só quando os clientes mudarem todos de operador é que se vão preocupar.
Tenho fibra da Vodafone a passar mesmo em frente á minha casa, vai ser essa a solução.

65 Comentários

Oscar7
    Kilobyte
    October 2, 2019
    Se fizeres um teste com cabo de rede, que velocidades tens?
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 2, 2019
    @Carlos Silva Ferreira Boa tarde, pela sua observação de que tem fibra da Vodafone a passar á sua porta eu depreendo que o seu serviço NOS é por satelite. É assim ?
    Megabyte
    October 2, 2019
    Se fizeres um teste com cabo de rede, que velocidades tens?
    Boa tarde,
    Fiz um teste há 15 min. atrás e deu-me os seguintes valores:
    Download: 103mbs
    Upload: 10mbs
    mas num pc ligado ao router por cabo. Por cabo não me queixo, o problema é o wifi.
    Tenho repetidores espalhados pela casa e nem assim.
    Megabyte
    October 2, 2019
    @Carlos Silva Ferreira Boa tarde, pela sua observação de que tem fibra da Vodafone a passar á sua porta eu depreendo que o seu serviço NOS é por satelite. É assim ?
    Boa tarde,
    Não a fibra é exclusiva da Vodafone.
    Eu meu serviço é por cabo coaxial.
    Oscar7
    Kilobyte
    October 2, 2019
    Nesse caso o problema não é do sinal que eles te dão, podes esse problema com qualquer rede.

Vê se este tópico te ajuda.
    Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    October 2, 2019
    @Carlos Silva Ferreira Boa tarde, entendi, os valores que refere são bons. Para tentar melhorar o WiFi deve seguir os conselhos apresentados neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618 se acontecer que o WiFi continua a não datisfazer, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente a um moderador do Fórum NOS @Tiago C. ou @Ana P. para que lhes seja possivel colaborarem na deteção da deficiência que está a afetar o seu serviço WiFi.
    Megabyte
    October 2, 2019
    @Carlos Silva Ferreira Boa tarde, entendi, os valores que refere são bons. Para tentar melhorar o WiFi deve seguir os conselhos apresentados neste Tópico: https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/wi-fi-dicas-conselhos-4618 se acontecer que o WiFi continua a não datisfazer, deve enviar por mensagem privada o seu numero de cliente a um moderador do Fórum NOS @Tiago C. ou @Ana P. para que lhes seja possivel colaborarem na deteção da deficiência que está a afetar o seu serviço WiFi.
    Obrigado pela ajuda, logo á noite já vou tentar as sugestões.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    October 2, 2019

Se fizeres um teste com cabo de rede, que velocidades tens?Boa tarde,
    Fiz um teste há 15 min. atrás e deu-me os seguintes valores:
    Download: 103mbs
    Upload: 10mbs
    mas num pc ligado ao router por cabo. Por cabo não me queixo, o problema é o wifi.
    Tenho repetidores espalhados pela casa e nem assim.

Boas!

Eu tive muitos problemas com o Router 4 no que toca À WIFI (até uma avaria na rede 5Ghz).

Também coloquei repetidores... e foi pior a emenda que o soneto!

Acabei por remover todos os repetidores e viver com a "qualidade" de ligação que a rede do ROUTER me dá.

Se um dia tiver de melhorar a rede WIFI, irei colocar um ponto de acesso LIGADO DIRECTAMENTE por cabo ao router, e a fornecer WIFI através de OUTRA REDE WIFI para toda a casa. Nesse caso, irei escolher um ponto de acesso com capacidade e qualidade suficiente para ter cobertura na casa toda.

Para já, a coisa vai-se aguentando... consigo ter rede 5Ghz na sala, com o router no escritório (2 paredes de tijolo) o que não é nada mau! 😕
    Guimas
    Super User
    Super User
    October 2, 2019
    Repetidores podem diminuir a velocidade de wifi. se tem mais de 100 por cabo por wifi deverá ter a volta de 30/40 . mas faça um speedtest com os repetidores desligados e depois com eles ligados.
    marcolopes
    Super User
    Super User
    October 3, 2019
    Repetidores podem diminuir a velocidade de wifi. se tem mais de 100 por cabo por wifi deverá ter a volta de 30/40 . mas faça um speedtest com os repetidores desligados e depois com eles ligados.

E não é só a velocidade... a cada repetidor, a latência baixa... para streaming não é o ideal... o ideal é ter uma BOA REDE WIFI directamente do router.

Por isso é que a NOS deveria ter apostado mais num equipamento de melhor qualidade... mas lá está... CUSTOS! De qualquer forma, o trabalho de um ROUTER não é fornecer WIFI... neste mundo moderno repleto de concorrência é no que dá quando um operador mete WIFI nos routers... Não me importava nada de ter "duas caixinhas" bem pensadas, juntas uma à outra... quando viesse um novo protocolo WIFI não se deitava o ROUTER fora, ou não ficava desactualizado... bastaria mudar o hardware do AP. Mas para estas grandes empresas talvez fique mais barato deitar o equipamento fora... :|