Header

Wifi lenta



Mostre a primeira mensagem

65 Comentários

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Silva Ferreira Boa tarde, independentemente de medições de internet ou de WiFi verifique na página de entrada do Router qual a intensidade do sinal WiFi. No meu caso varia entre 40% e 60% e tenho sinal ótimo na casa toda.

Obrigado pela ajuda, mas como faço isso?

 


Qual é o Router que tem instalado ?

@Carlos Silva Ferreira Boa tarde, independentemente de medições de internet ou de WiFi verifique na página de entrada do Router qual a intensidade do sinal WiFi. No meu caso varia entre 40% e 60% e tenho sinal ótimo na casa toda.

Obrigado pela ajuda, mas como faço isso?

 


Qual é o Router que tem instalado ?

É igual a este;:

 

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Silva Ferreira O Router que tem instalado pode ser confirmado na sua Área de Cliente no separador Internet fixa/Equipamentos. Mas parece-me ser o Power Router. Deve entrar no Router através de este endereço https://aminhanet.nos.pt/  os códigos são os que usa para entrar na sua Área de Cliente. E verifique na sua página inicial, se for igual à minha que é do Router WiFi.

 

@Carlos Silva Ferreira O Router que tem instalado pode ser confirmado na sua Área de Cliente no separador Internet fixa/Equipamentos. Mas parece-me ser o Power Router. Deve entrar no Router através de este endereço https://aminhanet.nos.pt/  os códigos são os que usa para entrar na sua Área de Cliente. E verifique na sua página inicial, se for igual à minha que é do Router WiFi.

 

Obrigado, logo à noite já vou testar, depois digo alguma coisa.

@Carlos Silva Ferreira O Router que tem instalado pode ser confirmado na sua Área de Cliente no separador Internet fixa/Equipamentos. Mas parece-me ser o Power Router. Deve entrar no Router através de este endereço https://aminhanet.nos.pt/  os códigos são os que usa para entrar na sua Área de Cliente. E verifique na sua página inicial, se for igual à minha que é do Router WiFi.

 

Obrigado, logo à noite já vou testar, depois digo alguma coisa.

 

Boa noite,

Acho que no meu caso a apresentação dos valores é diferente, encontrei isto, mas não sei se é a mesma coisa (sou completamente leigo nestes assuntos):

 

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Silva Ferreira Sim o seu sinal WiFi é muito bom 80% é melhor que o meu e não tenho problemas com o WiFi. Funciona na casa toda.

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Silva Ferreira Sim o seu sinal WiFi é muito bom 80% é melhor que o meu e não tenho problemas com o WiFi. Funciona na casa toda.


Convém Reiniciar o Router com frequência, já que ao Reiniciar o Router procura automaticamente o melhor canal.

Reputação 7
Crachá +2

@Carlos Silva Ferreira Sim o seu sinal WiFi é muito bom 80% é melhor que o meu e não tenho problemas com o WiFi. Funciona na casa toda.


Convém Reiniciar o Router com frequência, já que ao Reiniciar o Router procura automaticamente o melhor canal.

 

Essa é boa… seria bonito ter de reiniciar o Router para optimizar o WIFI… O router faz (e tem de fazer) isso automaticamente. Mau era...

Então não entendo o que se passa, não tenciono chatear a NÓS, só quero usufruir daquilo que está contratado e pago. Antes de obter este valor (80%) cliquei na célula de otimizar, não sei se teve influencia.

Bem, hoje á noite vai ser para fazer testes, amanhã já digo alguma coisa.

Obrigado.

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Silva Ferreira Se o problema persistir, envie o seu numero de cliente a um moderador do Fórum por mensagem privada  para que possam verificar  o que se passa com o seu WiFi.

Reputação 7
Crachá +2

Em resumo: Velocidades WIFI na rede 2.4 na ordem dos 30Mbits é normal (no seu caso, terá 30DOWN e 10 UP, porque a NOS não lhe dá mais do que 10Mbits UPLOAD - como a mim!)

 

Já na rede WIFI 5Ghz (que o seu router NÃO suporta, apenas os routers 4 e 5) poderá ter a velocidade máxima contratada de 100Mbits DOWN (e claro… os míseros 10UP não vão mudar!)

 

COBERTURA? Isso é outra história… a REDE 2.4 é melhor a atravessar paredes… não deverá ter problemas em ter rede em toda a casa… mas… com a distância / obstáculos irá perder VELOCIDADE!!!! É normal que os 30 desçam para 15… ou 10! Agora imagine se meter um REPETIDOR na REDE! O repetidor por sí já desce as velocidades para metade (devido à latência de ter de receber → emitir em ambos os sentidos).

 

Não pode esperar milagres com um equipamento que é ROUTER e também tem WIFI por “simpatia”...

Reputação 7
Crachá +2

Estive agora a fazer mais uns testes com o ROUTER 4 e o meu telefone NOKIA 5

 

Na rede 2.4, ainda consigo chegar ao outro lado da casa. 10 metros de distância e duas paredes e as velocidades caem para 10/2 :D

 

Na rede 5, não tenho rede sequer na mesma localização que tenho com a 2.4 (mas isso eu já sabia! basta afastar-me 10 metros e já era!)

 

Também depende do aparelho que se liga… se tem boas antenas ou não! A minha TV liga-se com mais sinal do que meu telefone...

 

Quer um conselho? Compre um bom PONTO DE ACESSO com boas antenas, ligue ao ROUTER, e crie uma rede WIFI como deve ser…

Reputação 7
Crachá +2

José rodrigues parece que o senhor está a confundir. As imagens que meteu é a conexão dos equipamentos ao router e vão variar dependendo da distância.  Normalmente junto do router deverá verificar que fica com 80 ou 100%. O que o senhor carlos meteu é a conexão naquela banda e não vai variar dependendo da distancia. Agora se os repetidores são da NOS é ligar para o apoio para se fazer o reset. Se não são da NOS tem que ser o senhor a fazer o reset para fazer a ligação ao router NOS.  O wifi só é garantido na mesma divisão. se está a receber por cabo 120 então está ok a NET. O sinal não vai ser aumentado.

Reputação 7
Crachá +2

José rodrigues parece que o senhor está a confundir. As imagens que meteu é a conexão dos equipamentos ao router e vão variar dependendo da distância.  Normalmente junto do router deverá verificar que fica com 80 ou 100%. O que o senhor carlos meteu é a conexão naquela banda e não vai variar dependendo da distancia. Agora se os repetidores são da NOS é ligar para o apoio para se fazer o reset. Se não são da NOS tem que ser o senhor a fazer o reset para fazer a ligação ao router NOS.  O wifi só é garantido na mesma divisão. se está a receber por cabo 120 então está ok a NET. O sinal não vai ser aumentado.

Na verdade o WIFI não é garantido por nada nem ninguém! A NOS, que eu saiba, não garante nada,  nem mesmo as velocidades de NET por CABO, nem as velocidades da própria conexão!

Assim sendo, o WIFI é um extra que os equipamentos (ROUTERS) fornecem actualmente, devido à concorrência que existe entre operadores. Uns melhores que outros.

Quando o Router 4 foi lançado, a NOS fez uma publicidade onde dizia “10 VEZES MAIS VELOCIDADE!”. É muito bonito dizer isto no PAPEL… mas na prática, 10 vezes mais velocidade em relação à rede WIFI 2.4, e junto ao ROUTER! A uns 10 metros é tão lenta ou PIOR que a rede 2.4!

WIFI é mesmo assim… um BOM ponto de acesso WIFI requer um pouco mais de investimento do que um “router” fornecido pelos operadores.

José rodrigues parece que o senhor está a confundir. As imagens que meteu é a conexão dos equipamentos ao router e vão variar dependendo da distância.  Normalmente junto do router deverá verificar que fica com 80 ou 100%. O que o senhor carlos meteu é a conexão naquela banda e não vai variar dependendo da distancia. Agora se os repetidores são da NOS é ligar para o apoio para se fazer o reset. Se não são da NOS tem que ser o senhor a fazer o reset para fazer a ligação ao router NOS.  O wifi só é garantido na mesma divisão. se está a receber por cabo 120 então está ok a NET. O sinal não vai ser aumentado.

Na verdade o WIFI não é garantido por nada nem ninguém! A NOS, que eu saiba, não garante nada,  nem mesmo as velocidades de NET por CABO, nem as velocidades da própria conexão!

Assim sendo, o WIFI é um extra que os equipamentos (ROUTERS) fornecem actualmente, devido à concorrência que existe entre operadores. Uns melhores que outros.

Quando o Router 4 foi lançado, a NOS fez uma publicidade onde dizia “10 VEZES MAIS VELOCIDADE!”. É muito bonito dizer isto no PAPEL… mas na prática, 10 vezes mais velocidade em relação à rede WIFI 2.4, e junto ao ROUTER! A uns 10 metros é tão lenta ou PIOR que a rede 2.4!

WIFI é mesmo assim… um BOM ponto de acesso WIFI requer um pouco mais de investimento do que um “router” fornecido pelos operadores.

Boa tarde,

Pode por favor dar mais pormenores sobre o “bom ponto de acesso”? existe alguma solução no mercado?

Reputação 7
Crachá +2

 

Boa tarde,

Pode por favor dar mais pormenores sobre o “bom ponto de acesso”? existe alguma solução no mercado?

Há muitos anos que não compro pontos de acesso! Quando o WFI nasceu criei uma rede enorme com pontos de acesso D-LINK :D

Entretanto muita coisa mudou… há excelentes marcas, para todos os gostos de PREÇOS!

Ubiquiti é das melhores (extremamente caro!!!!!), mas tem os NETGEAR, e depois os mais baratuchos TP-Link

Aconselho uma pesquisa na NET, reviews na AMAZON por exemplo, para ter uma ideia! (se estivessemos a falar de discos rígidos diria sempre WESTERN DIGITAL, e aconselhava a afastar-se de MAXTOR e SEAGATE, por exemplo!), em pontos de acesso testaria um ou outro equipamento NETGEAR (compre ONLINE para ter os 14 dias de devolução, ou em lojas que GARANTAM a possibilidade de devolução caso não esteja satisfeito… estes equipamentos requerem teste no ambiente em que os vai usar - gastar $$ para ficar tão ou pior servido em relação ao que já tem - o ROUTER - é que não!)

https://pplware.sapo.pt/internet/ubiquity-network-solucao-wi-fi-fantastica-baixo-custo/

https://www.bestnetworkinghardware.com/best-wireless-access-points/ (aqui não acredito no TL-Link em segunda posição - tem más reviews na amazon entre outros...)

https://www.wirelesshack.org/best-wireless-access-points.html

https://gameauthority.org/best-wireless-access-point/

 

Boa tarde,

Há cerca de  2 anos recomendaram-me o equipamento abaixo para não ter problemas de wifi dentro e nos “arredores” da casa, a verdade é que quando os montei passei a ter wifi rapidissima em toda a casa e na rua.

Segundo dizem o sinal é enviado pela rede eléctrica da casa.

Um emissor é ligado directamente por cabo ao router e este envia o sinal aos outros repetidores todos que estão espalhados pela casa, posso adicionar quantos for necessário.

Desde quinta-feira que o sinal wifi melhorou muito, não percebo nada disto, mas fiz optimizar e passei a ter novamente wifi como há muito não tinha, como antes da minha reclamação. vamos ver se é para durar...

 

 

Reputação 7
Crachá +5

Boa tarde,

Há cerca de  2 anos recomendaram-me o equipamento abaixo para não ter problemas de wifi dentro e nos “arredores” da casa, a verdade é que quando os montei passei a ter wifi rapidissima em toda a casa e na rua.

Segundo dizem o sinal é enviado pela rede eléctrica da casa.

Um emissor é ligado directamente por cabo ao router e este envia o sinal aos outros repetidores todos que estão espalhados pela casa, posso adicionar quantos for necessário.

Desde quinta-feira que o sinal wifi melhorou muito, não percebo nada disto, mas fiz optimizar e passei a ter novamente wifi como há muito não tinha, como antes da minha reclamação. vamos ver se é para durar...

 

 


Fez optimizar. Mas fez otimizar onde ?

Reputação 7
Crachá +2

Boa tarde,

Há cerca de  2 anos recomendaram-me o equipamento abaixo para não ter problemas de wifi dentro e nos “arredores” da casa, a verdade é que quando os montei passei a ter wifi rapidissima em toda a casa e na rua.

Segundo dizem o sinal é enviado pela rede eléctrica da casa.

Um emissor é ligado directamente por cabo ao router e este envia o sinal aos outros repetidores todos que estão espalhados pela casa, posso adicionar quantos for necessário.

Desde quinta-feira que o sinal wifi melhorou muito, não percebo nada disto, mas fiz optimizar e passei a ter novamente wifi como há muito não tinha, como antes da minha reclamação. vamos ver se é para durar...


Fez optimizar. Mas fez otimizar onde ?

 

Geralmente é uma opção para FORÇAR uma optimização MANUAL no interface de configuração do equipamento. Mas “ligar e desligar” terá, na prática, o mesmo resultado (Excepto se os CANAIS de comunicação estejam FIXOS).

Um BOM equipamento WIFI não obrigará o utilizador a OPTIMIZAR absolutamente nada! Se detectar que o “canal” usado para comunicar (a banda de frequência) está SATURADA, deverá comutar para outro canal...

Boa tarde,

 

Foi aqui:

 

 

Não lhe posso dar muitas mais explicações técnicas, que esta não é minimamente a minha praia, se calhar passei vários meses a ligar para o apoio da NÓS quando o problema poderia ter sido resolvido a partir de casa, gostava de saber mais a cerca deste assunto, até porque ajudaria na resolução e melhoramento de alguns problemas …

Fala-me em comutar par outro canal, mas nem sei ver se o canal é saturado e muito menos passar para outro.

Deixo aqui uma visão geral da rede, neste dia (julgo que são estes os canais que me fala, agora saber ver se o canal usado está saturado e passar para outro não sei como isso se deteta e se faz)

 

Reputação 7
Crachá +2

O seu router é o 3.0. Apenas tem WIFI 2.4. Tirando isso, a optimização deveria ser automática.

Veja na opção de configuração da WIFI se o CANAL está em AUTO (automático).

De qualquer forma, o canal a evitar é geralmente o 11, onde “acampam” quase todos os dispositivos!

Comece por usar a opção “OPTIMIZAR” que está no ecrã que enviou.

As configurações são as seguintes (a seleção do canal está em automatico(1)):

 

 

Reputação 7
Crachá +2

Estando em automático, a selecção é feita pelo ROUTER (digo eu!!!!!) o meu Router 4 faz essa mudança automaticamente caso detecte que a rede está fraca… mas também já tive de fazer optimizações manuais (fazia através da APP da NOS no telefone). A WIFI do router 4 foi sofrendo melhorias com os upgrades de firmware da NOS.

No seu caso, ROUTER 3, é muito fracote! Tenho 2 familiares com 2 routers iguais, e sinceramente, numa casa PEQUENA (100MT2) a cobertura é FRACA! Tiveram de resolver o problema com um ponto de acesso extra e EXTENDERS da TP-LINK, salvo erro!

Volto a dizer, opte por um Ponto de ACESSO com qualidade, ao invés de encher a casa com EXTENDERS, que vão degradar a velocidade da net caso não tenham ligação por CABO directa ao router…

Reputação 7
Crachá +2

Por falar em extenders… Vejo que UM DOS SEUS extenders está a usar o CANAL 11 (que está totalmente SATURADO!)

Será uma das razões pelas quais a sua rede está lenta (pelo menos num dos EXTENDERS!)

Não sei como “forçar” os extenders a mudar de canal… um deles está no CANAL 6… não sei se quando configurou a primeira vez o canal tenha sido forçado (fixo) ou se está tudo automático...

Reputação 7
Crachá +5

@Carlos Silva Ferreira Boa noite, me faça um favor, o @marcolopes diz que o amigo tem o Router 3.0. Mas eu penso que seja o Power Router 4.0. Então para tirar as dúvidas podia ver lá sua Área de Cliente no separador Internet Fixa/Equipamentos qual é de facto o Router que está lá. Obrigado.

Comentário