Destaque

Como configurar o DNS Dinâmico no seu Router


Reputação 7
Crachá +6

Quer aceder ao seu computador ou equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas não sabe qual o endereço de IP público da ligação ao seu router?

O que significa IP e DNS Dinâmico e para que serve?

  • IP ou Internet Protocol é um número que identifica um dispositivo dentro de uma rede (um router, computador, impressora, webcam  etc.)
  • O DNS dinâmico (DDNS ou Dynamic DNS) é um sistema de gerenciamento de nomes e a sua principal função é traduzir nomes para os endereços IP e vice-versa.

Quais as vantagens em ter um serviço de DDNS ativado?

  • não necessita de saber o endereço ip público do seu router no momento em que vai aceder à sua rede a partir da internet, apenas o nome do domínio DDNS que configurou
  • consegue estabelecer ligação e aceder aos equipamentos e serviços (que estiverem devidamente configurados) da sua rede, por exemplo enviar e receber ficheiros a partir de um computador, controlar uma webcam, aceder a um serviço de FTP, etc.

Existem vários fornecedores de DDNS disponíveis e gratuitos, só tem de escolher o que mais se adapta à sua utilização e criar o seu domínio.

Neste tópico explicamos como pode configurar um DNS Dinâmico no seu Power Router.

1.Após escolher e configurar o seu domínio DDNS, aceda a https://aminhanet.nos.pt/ e escolha a opção Configurações -> Configurações Avançadas -> DNS Dinâmico.

 

2.Carregue em “Criar nova regra”

 

3.Escolha o nome do fornecedor DDNS e preencha os campos “Hostname registado”, “Nome de utilizador” e a respetiva “Password”

4.Carregue em “Guardar”

 

Também pode fazer todas as configurações no seu telemóvel com a App NOS Net, disponível para Android e iOS.

Saiba aqui tudo o que temos a dizer sobre a App NOS Net.

Ficou com dúvidas? Partilhe connosco.


13 Comentários

Reputação 1

Boas,

 

Eu tinha o Nos Hub 3.0 e as vezes lá conseguia aceder a pagina de configuração dos DNS da rede interna do router… Agora trocaram-me pelo Nos Hub 5.0 e na malfada pagina aminhanet.nos.pt (lenta, lenta e lenta) não tenho essa opção.

Como é que posso configurar os DNS internos? Isto é associar um IP interno “192.168.1.5” a um nome tipo “mail.omeudominio.pt”, para quando estiver na rede interna poder aceder ao meu servidor de email…

Neste momento tenho tudo configurado e consigo aceder fora da rede ao servidor, mas dentro da rede, tirando o web (porta 80) não consigo aceder a mais nada (IMAP/SMTP/FTP).

Alguem me pode dar alguma dica?

Ha alguma possibilidade de aceder à configuração diretamente no router (tem de haver) alguem sabe como?

Reputação 7
Crachá +6

Olá @zejulio,

Movemos o seu comentário para uma publicação mais antiga, onde pode encontrar informação adicional sobre este tema.

A dificuldade mantém-se? 

Reputação 7
Crachá +2

Boas,

 

Eu tinha o Nos Hub 3.0 e as vezes lá conseguia aceder a pagina de configuração dos DNS da rede interna do router… Agora trocaram-me pelo Nos Hub 5.0 e na malfada pagina aminhanet.nos.pt (lenta, lenta e lenta) não tenho essa opção.

Como é que posso configurar os DNS internos? Isto é associar um IP interno “192.168.1.5” a um nome tipo “mail.omeudominio.pt”, para quando estiver na rede interna poder aceder ao meu servidor de email…

Neste momento tenho tudo configurado e consigo aceder fora da rede ao servidor, mas dentro da rede, tirando o web (porta 80) não consigo aceder a mais nada (IMAP/SMTP/FTP).

Alguem me pode dar alguma dica?

Ha alguma possibilidade de aceder à configuração diretamente no router (tem de haver) alguem sabe como?

 

Humm… DNS name resolution dentro da rede de casa?… Não tem nada a ver com DDNS!

O router 3 permitia mapear DNS por IP da rede?? Nunca vi isso! :\

O que pode ser feito é mapear na rede interna: https://stevessmarthomeguide.com/name-resolution-and-dns-on-home-networks/

Reputação 1

@Tiago C. Bom dia,

 

O que pretendo é servidor DNS, e não DDNS.

Este tópico em nada tem haver com a minha questão.

 

@marcolopes sim, pagina de serviços, servidor DNS:

 

A grande maioria das vezes que se acede depois de configurar tudo o router reinicia, mas se configurarmos tudo após o factory reset funciona bem.

Pode associar o mail.meudominio.pt ao IP do servidor 192.168.1.25 por exemplo. E na rede interna ao receber o IP por DHCP usa o servidor DNS do router NOS, e não chega a ir a internet para usar um servidor local…

Neste novo Router 5.0 não vejo essa opção, que muito jeito me dava, porque agora dentro da rede se for a mail.meudominio.pt calha no IP externo do router e não saio dali, como acontecia no router antigo se não se configurasse o servidor DNS…

Tenho que andar a mudar o ficheiro hosts dos portateis para quando estou dentro da rede e fora, o que não da jeito nenhum…

No caso dos tablets/telemóveis não tenho solução para isso a não ser desligar o WIFI e ligar por 4G, o que faz todo o sentido… ou não...

Se alguém souber como resolver agradeço… é que a única solução que vejo é usar um servidor DHCP e DNS fora do router da NOS, o que não faz muito sentido, visto o router da NOS ser muito bom e já fazer isso, é só questão de permitir configurar…

 

JS

Reputação 7
Crachá +6

Olá @zejulio,

Já respondemos à sua mensagem privada. 

Reputação 7
Crachá +2

@Tiago C. Bom dia,

 

O que pretendo é servidor DNS, e não DDNS.

Este tópico em nada tem haver com a minha questão.

 

@marcolopes sim, pagina de serviços, servidor DNS:

 

A grande maioria das vezes que se acede depois de configurar tudo o router reinicia, mas se configurarmos tudo após o factory reset funciona bem.

Pode associar o mail.meudominio.pt ao IP do servidor 192.168.1.25 por exemplo. E na rede interna ao receber o IP por DHCP usa o servidor DNS do router NOS, e não chega a ir a internet para usar um servidor local…

Neste novo Router 5.0 não vejo essa opção, que muito jeito me dava, porque agora dentro da rede se for a mail.meudominio.pt calha no IP externo do router e não saio dali, como acontecia no router antigo se não se configurasse o servidor DNS…

Tenho que andar a mudar o ficheiro hosts dos portateis para quando estou dentro da rede e fora, o que não da jeito nenhum…

No caso dos tablets/telemóveis não tenho solução para isso a não ser desligar o WIFI e ligar por 4G, o que faz todo o sentido… ou não...

Se alguém souber como resolver agradeço… é que a única solução que vejo é usar um servidor DHCP e DNS fora do router da NOS, o que não faz muito sentido, visto o router da NOS ser muito bom e já fazer isso, é só questão de permitir configurar…

 

JS

 

Efectivamente NUNCA usei essa opção no router anterior! Nunca me fez falta…

E não vai conseguir resolver isso pelo interface do Router 4/5… e duvido que essa funcionalidade esteja implementada. Os Router 4/5 estão severamente limitados...

Funcionalidade de interesse para uma minoria de clientes. Daí não a terem inserido no layout dos novos equipamentos.

Duvido que alterem o layout a pedido, mas poderá tentar que excepcionalmente configurem com os dados que lhe interessam, mesmo sem que estes fiquem visíveis nas configurações.

Alternativa obvia será adquirir um router e passar a usar o do operador no modo bridge.

Reputação 1

Compreendo que seja complicado abrirem mais opções, em especial essa que pouca gente deve usar, de certeza que router permite, mas já vi pelo interface que as possibilidades do cliente estão extremamente limitadas e bloqueadas ao maximo, eu compreendo que o utilizador comum começa a mexer, deixa de ter internet e vai chatear o apoio ou dizer mal do servico que não funciona quando foi ele que andou lá a mexer…

Mas para clientes empresariais deveia haver um acesso mais alargado, ou até acesso direto a pagina do router local (que tem de haver) para que isso possa ser feito.

Para já a unica alternativa que vejo é mesmo a que referiu, adquirir um router e usar o Nos Hub só como modem para a internet, o que na minha opiniao é um desperdicio de potencialidades do equipamento que parece muito bom e com muito bom aspecto comparado com os outros anteriores… (a nivel de aspecto a famosa barbatana era impec, os seguintes até este um desastre...)

 

JS

Reputação 7
Crachá +2

Compreendo que seja complicado abrirem mais opções, em especial essa que pouca gente deve usar, de certeza que router permite, mas já vi pelo interface que as possibilidades do cliente estão extremamente limitadas e bloqueadas ao maximo, eu compreendo que o utilizador comum começa a mexer, deixa de ter internet e vai chatear o apoio ou dizer mal do servico que não funciona quando foi ele que andou lá a mexer…

Mas para clientes empresariais deveia haver um acesso mais alargado, ou até acesso direto a pagina do router local (que tem de haver) para que isso possa ser feito.

Para já a unica alternativa que vejo é mesmo a que referiu, adquirir um router e usar o Nos Hub só como modem para a internet, o que na minha opiniao é um desperdicio de potencialidades do equipamento que parece muito bom e com muito bom aspecto comparado com os outros anteriores… (a nivel de aspecto a famosa barbatana era impec, os seguintes até este um desastre...)

 

JS

 

Acesso empresarial… :\

 

Um destes dias lembrei-me de verificar se pelo menos as empresas têm uma velocidade de INTERNET ou equipamentos melhores… até tremi! 100/10 com os mesmos equipamentos…

 

Qualquer empresa que eu conheça tem ofertas de 200/200 ou superior da concorrência… o que faz uma empresa com 10 Mbits? :\

Reputação 1

Pois infelizmente os equipamentos são os mesmos nas várias vertentes é às configurações a mesma coisa... tentei sem sucesso que me dessem acesso a mais configurações do router mas what you see is what you get…

A Vodafone oferece 400/200 mais barato, ainda não percebi pq é que a  nos continua com um upload tão baixo...

Reputação 7
Crachá +2

Pois infelizmente os equipamentos são os mesmos nas várias vertentes é às configurações a mesma coisa... tentei sem sucesso que me dessem acesso a mais configurações do router mas what you see is what you get…

A Vodafone oferece 400/200 mais barato, ainda não percebi pq é que a  nos continua com um upload tão baixo...

 

O UPLOAD da NOS está explicado e debatido em diversos tópicos!

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/esclarecimento-publico-como-esta-implementada-a-rede-de-internet-fixa-da-nos-13913#post74540

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/porque-razao-a-nos-continua-a-esconder-as-velocidades-de-upload-13864

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/a-descriminacao-da-nos-nas-velocidades-de-upload-9474

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/existem-pacotes-de-100mb-de-upload-14200

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/upload-tarifario-1gbps-11683/index2.html

https://forum.nos.pt/utilizar-a-internet-fixa-e-movel-4/para-quando-um-upload-de-100mb-7341

Reputação 1

@marcolopes obrigado pelos links.

 

Em relação à minha pergunta principal, que como referi nada tem a ver com DDNS, mas sim com DNS “internos”, penso que o topico devia ser colocado no sitio certo...

Como não me safei com o router da NOS a minha solução foi instalar um servidor DHCP e DNS dentro da rede e desactivar o DHCP do router da NOS.

No meu servidor de DNS configurei os servidores internos, e no meu servidor DHCP configurei o servidor DNS como principal e o NOS Hub como secundário.

Tudo funciona como pretendo, com a vantagem de quando trocar o router NOS mantenho toda a configuração e não tenho que andar a configurar tudo de novo…

 

JS

Reputação 5
Crachá

@Tiago C. uma vez que este tópico “Como configurar o DNS Dinâmico no seu Router” encontra-se na área de Internet Fixa e Móvel, venho agora solicitar esclarecimentos acerca da utilização desses serviços na Internet Móvel.

 

É possível utilizar um serviço desses com uma ligação de Internet Móvel da NOS?

Comentário