Header
Pergunta

Serviço 200/20 Mbps. NOS UMA. Modo bridge com melhores velocidades?


Reputação 5
Crachá
  • Gigabyte
  • 111 comentários
Tenho informações contraditórias sobre as velocidades de internet conseguidas com os serviços NOS mais recentes com velocidades de 200Mbps de download e 20 Mbps de upload, quando se usa a porta 4 do router em modo bridge (para usar um router com capacidade de gerir VPNs de forma autónoma, por exemplo). Usando esta porta neste modo conseguem-se as velocidades contratadas?

Obrigado.

Boas Festas.

32 Comentários

Reputação 6
Crachá +1
CAT,

Boas!

A porta 4 efectivamente permite a função bridge, contudo e com base na minha experiência desde à 1 ano a esta parte, consigo fazer bridge em qualquer porta e obtenho os mesmos valores de downstream e upstream em qualquer porta. A função bridge como deverá saber, na essência permite fazer um passagem directa da ligação internet para um segundo router, o que teoricamente poderá permitir obter uma conexão mais rápida, isto é, melhor ping, mas quanto a largura de banda tenho duvidas.
Quanto às VPN (eu tenho um serviço vpn) essas sim podem originar constrangimento, ou seja, o perfil do serviço VPN prestado, pode ter mais ou menos largura de banda de internet e pode ou não suportar o serviço peer-to-peer, vulgo downloads/uploads de torrents etc.
Por ultimo, tendo eu também serviço UMA 200Mbps/20 Mbps garanto que a NOS não está em condições de fornecer o serviço estável e permanente desses valores, oscila bastante e caso queira comprovar, tente efectuar o Teste de velocidade na NOS (http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx) num dia em que o Benfica jogue e verificará que dificilmente terá 100Mbps
Se me queixei à NOS?
Vezes sem conta, tendo chegado ao cumulo de dizerem que o insucesso era devido às minhas cablagens em casa (cat6), argumento que fiz cair por terra ligando a HUB directamente ao cabo da NOS que entra em minha casa e o resultado falou por si. Desisti de reclamar porque quando apanhava alguém que sabia da poda dava-me razão, mas depois mas culpa acaba sempre por ser"nossa" nunca da NOS. apenas em horas de menor fluxo será possível ter valores próximos dos 200M bps/20Mbps.

Boas Festas
Reputação 4
Crachá +1
Olá.
Estou a testar a "qualidade" da porta 4. Por enquanto estou mais contente com a porta 4 do que o comportamento do HUB. As velocidades obtidas em bridge são, mais aou menos, 10 inferires ao contratado. Ligado diretamente ao HUB tenho 220/210, na brige obtenho 180/200. O HUB, por vezes, fica com comportamento demoníaco e se fizerem um debug aparecem erros no Kernel e uma série de avisos.
Boas festas
Reputação 6
Crachá +1
Convém ter presente que o uso da BOX, N Play, NOS TV, N Play e conexões Wi-Fi consomem banda, por isso quando fizerem testes de velocidade devem garantir que não estão a consumir banda com estes serviços e utilizarem de preferência outro browser que não o Chrome por causa da compatibilidade do plugin de java que a NOS utiliza.
Reputação 5
Crachá
Obrigado pelos comentários.
Não estou muito preocupado com a velocidade de download. Estou mais preocupado com a velocidade de upload, de que necessito mais do que tenho agora (8Mbps). Salvo raras exceções, ter velocidades supersônicas (muito mais do que tenho hoje, cerca de 100Mbps) não me interessa por aí além. Do que já alguém reportou, mas que não tive confirmação de mais gente, é que a velocidade de upload na porta 4, em modo bridge, estaria bem longe dos 20Mbps. Não vou fazer atualização do meu tarifario, com maiores custos, caso não possa usufruir do aumento da capacidade teórica do novo serviço.

Não tenho tido grandes queixas sobre a qualidade do serviço, salvo algumas exceções, quase sempre com velocidades bastante próximas da velocidade contratada. Mas desconfio que para maiores velocidades, e para continuar a ter as mesmas funcionalidades que tenho agora, não terei a questão resolvida na NOS. Provavelmente, terei de mudar de operador havendo o risco de passar a ter outro tipo de queixas, que isto às vezes é uma roleta russa. Para uns funciona bem, para outros funcional mal. A não ser na questão do upload e de mais uns pequenos outros pormenores, posso dizer que não tenho tido grandes chatices, como parecem haver por este país fora, independentemente do operador.

Cumprimentos.
Reputação 6
Crachá +1
Sim é verdade CAT, é garantido que não há operadores perfeitos, mas creio que num futuro próximo a clivagem vai-se acentuar entre os que prestam serviço com base em fibra e os que não têm e aí irá ser uma opção óbvia para nós, tanto mais quando interfere com o nosso desempenho profissional. Quanto à porta 4 é a que eu uso e espante-se, tenho sempre o upload a 20 e por vezes a 21, quando ao download por vezes mais baixo que o download.

Boa sorte e Bom Ano.
Reputação 5
Crachá
Obrigado Alexandre.

Para ver se eu percebi bem, em upload a velocidade que consegue na porta 4 chega aos 20/21 Mbps, em modo bridge?

Obrigado.

Cumprimentos e Bom Ano.
Reputação 6
Crachá +1
Certo CAT, bridge porta 4 o upload sempre nos parâmetros e por vezes chega aos 21Mbps.
Reputação 4
Crachá
NOS, Para quando um router novo como a vodafone lancou recentemente com maior alcance e tecnologia ac ?? Zon hub muito fraco.
Reputação 5
Crachá
Alexandre, essas, apesar de outros constrangimentos, são boas notícias.

Obrigado.
Reputação 5
Crachá
Bruno,

Receio que com um novo Hub da NOS, possam retirar a funcionalidade de se poder fazer bridge. Mas só um receio, não sei nada de concreto. De todo!
Neste momento, a Vodafone é a única operadora onde não se consegue usar um router dedicado sem que haja duplo NAT (que é mau, por exemplo, para quem precisa de ter gestão de VPNs automática (sem recurso a ter um PC dedicado a isso). No entanto, os preços são os mais competitivos!
Na MEO é possível, conhecendo melhor as configurações necessárias, ligando o router ao ONT. sem haver negociações específicas, a MEO, com preços "normais", os publicados, parece-me o mais caro.
A NOS é, no entanto, ainda a única que permite configurar o próprio router de modo a ter uma das suas portas Ethernet a funcionar em modo bridge. Uma vantagem não desprezável, para quem precisa destas coisas.

Até tenho pânico se tiverem de trocar de Hub por um outro modelo qualquer (já tiveram que trocar por um igual por Avaria) que não tenha esta funcionalidade. Para ter rede WiFi com alguma qualidade prefiro usar equipamento diferenciado que tenha essa como principal função e que seja de qualidade. Não uso o WiFi do router da NOS. Ficou um pouco mais caro, infelizmente, mas de uma coisa que nunca tive chatices foi no WiFi! Por incrível que pareça, apesar de ser uma tecnologia já relativamente madura, o WiFi é deveras manhoso se não se tiver um bom equipamento e se houver alguma carga significativa sobre esta rede.

Mas, concordo que a NOS tenha que evoluir. Nem que seja para não ficar para trás com os outros operadores. Se bem que em termos de velocidades, principalmente nos uploads - mas não só, já perdeu o pé há muito :(

Cumprimentos.

Feliz Ano Novo.
Reputação 3
Crachá
CAT,

Boas!

A porta 4 efectivamente permite a função bridge, contudo e com base na minha experiência desde à 1 ano a esta parte, consigo fazer bridge em qualquer porta e obtenho os mesmos valores de downstream e upstream em qualquer porta. A função bridge como deverá saber, na essência permite fazer um passagem directa da ligação internet para um segundo router, o que teoricamente poderá permitir obter uma conexão mais rápida, isto é, melhor ping, mas quanto a largura de banda tenho duvidas.
Quanto às VPN (eu tenho um serviço vpn) essas sim podem originar constrangimento, ou seja, o perfil do serviço VPN prestado, pode ter mais ou menos largura de banda de internet e pode ou não suportar o serviço peer-to-peer, vulgo downloads/uploads de torrents etc.
Por ultimo, tendo eu também serviço UMA 200Mbps/20 Mbps garanto que a NOS não está em condições de fornecer o serviço estável e permanente desses valores, oscila bastante e caso queira comprovar, tente efectuar o Teste de velocidade na NOS (http://www.nos.pt/particulares/internet/internet-fixa/Paginas/teste-de-velocidades.aspx) num dia em que o Benfica jogue e verificará que dificilmente terá 100Mbps
Se me queixei à NOS?
Vezes sem conta, tendo chegado ao cumulo de dizerem que o insucesso era devido às minhas cablagens em casa (cat6), argumento que fiz cair por terra ligando a HUB directamente ao cabo da NOS que entra em minha casa e o resultado falou por si. Desisti de reclamar porque quando apanhava alguém que sabia da poda dava-me razão, mas depois mas culpa acaba sempre por ser"nossa" nunca da NOS. apenas em horas de menor fluxo será possível ter valores próximos dos 200M bps/20Mbps.

Boas Festas


Verdade, tambem tenho o UMA 200/20 e confirmo que nao e de todo estavel e tenho a ligacao monitorizada por equipamento especifico.
Nao adianta queixarmo-nos mas um desconto no preco do servico era agradavel.
Reputação 6
Crachá +1
Olá a todos, é importante que se notam alguma lentidão ou quebra no serviço de internet devem ligar para o serviço de Apoio ao Cliente para que sejam feitos despistes técnicos, pode ser uma situação que fique resolvida no momento ou que seja preciso deslocação de um técnico.
Para saberm qual o número a ligar, cliquem aqui.
Reputação 1
Olá Ana M.
Para que serve ligar para o serviço de apoio de clientes?
Nada.
Tinha-mos um serviço empresarial 120/10 com um router preto que funcionou anos 5 *****, pois no dia em alteramos o serviço para 200/20 e substituíram o router começaram os nossos problemas.
Em modo bridge temos quebras constantes de internet e a velocidade instável.
Por questões operacionais temos do usar o router da NOS apenas como modem.
Estamos cansados de ligar para o serviço de Apoio ao Cliente e em cada telefonema temos uma solução diferente mas que nenhuma funciona.
A NOS já substitui-o o router três vezes, mas o problema persiste.
O serviço de Apoio ao Cliente pediu para ligar para a PCMEDIC, após 30 minutos de testes nada resolveram.
Já não falando da box UMA que está constantemente a bloquear e primeiro que inicie é um dia de juízo.
Deixo aqui mais um testemunho de um cliente muito insatisfeito com o serviço.
Reputação 2
Boa noite. Aqui está um cliente como eu. Durante 12 meses aguentei, esperei pela UMA (ia ser a solução para todos os meus problemas)... mas a montanha pariu um rato ainda pior que o anterior.
UMA, uma box que não funciona, quebras frequentes, looping constante no arranque, etc etc. Internet de qualidade não existe, apenas uma miragem e sempre com a lenga lenga do costume. Pelos vistos, a história de novembro de 2016 mantêm-se, iam lançar um firmware novo... mas pelo relato deste cliente, a UMA continua a ser um cancro!

12 meses depois perdi a paciência e utilizei a clausula 12.8 para rescindir contrato tendo por base o imcumprimento NOS.
Até hoje, nem uma resposta da NOS, nada, silêncio total.

Uma empresa como a NOS não merece um unico cliente, e não se deixem "levar" pelas frases feitas com aquilo que queremos ouvir mas que não passa de propaganda ao mais baixo nível sem foco no cliente, só interessa uma coisa à NOS, chama-se billing, e vale tudo para fazer com que as faturas sejam emitidas, não interessa se o cliente tem ou não o serviço contratado, isso é apenas um pormenor.

O meu único conselho depois de 12 meses de pesadelo aqui em casa é só um.
O Cliente pode rescindir o Contrato com base no
incumprimento da NOS de qualquer obrigação resultante do mesmo,
por carta registada com aviso de recepção enviada para o Apartado
indicado no Formulário e onde faça prova da titularidade do Contrato.

http://www.nos.pt/particulares/outros/condicoes-da-oferta-de-servicos/Documents/NovasCondicoes_Agosto16/Condicoes_Gerais_e_Especificas_Servico_InternetFixa.pdf

O apartado que depois não aparece em lado nenhum no site é:
NOS Comunicações, SA
Apartado 52001
EC Campo Grande
1721-501 LISBOA

Depois é esperar a resposta da NOS, têm 30 dias para responder:
12.9. A NOS pode obstar à rescisão prevista no número anterior se, no
prazo de 30 (trinta) dias após a receção da carta prevista nesse número,
efetuar a sua prestação em falta ou ressarcir o dano ocorrido.

Se todos os lesados reclamarem, de acordo com o contrato estabelecido talvez alguém na NOS pare para pensar... gastar chamadas telefónicas que contratualmente não servem para nada, é perda de tempo.
E o pior de tudo, nem se dignam em responder... no mínimo um "lamentamos" o sucedido e incómodos causados.

Boa sorte a todos!



Olá Ana M.
Para que serve ligar para o serviço de apoio de clientes?
Nada.
Tinha-mos um serviço empresarial 120/10 com um router preto que funcionou anos 5 *****, pois no dia em alteramos o serviço para 200/20 e substituíram o router começaram os nossos problemas.
Em modo bridge temos quebras constantes de internet e a velocidade instável.
Por questões operacionais temos do usar o router da NOS apenas como modem.
Estamos cansados de ligar para o serviço de Apoio ao Cliente e em cada telefonema temos uma solução diferente mas que nenhuma funciona.
A NOS já substitui-o o router três vezes, mas o problema persiste.
O serviço de Apoio ao Cliente pediu para ligar para a PCMEDIC, após 30 minutos de testes nada resolveram.
Já não falando da box UMA que está constantemente a bloquear e primeiro que inicie é um dia de juízo.
Deixo aqui mais um testemunho de um cliente muito insatisfeito com o serviço.
Reputação 2
Tenho 200 download e 20 upload que estava sempre muito perto disso.
Comprei um router asus rt-ac1200+ segui os pacos todos para por em bridge.
Mas no entanto o meu upload agora nao passa dos 10,e download max 150."
Isto e normal? Ja vi pessoal a queixar do mesmo. E pessoal que deu tudo bem.
Reputação 1
Caro Rafael,
Em modo Bridge simplesmente funciona mal.
Reputação 2
Caro Rafael,
Em modo Bridge simplesmente funciona mal.

pois o que queria saber mesmo era se o problema era algo que eu fiz,ou o novo router ou o da nos.
e que a minha banda vai para metade.a ver qual a melhor soluçao...
de mencionar usando meu telemovel e tablet,ambos no speedtest teem 200/20.
apenas por cabo e que nao tem.
Reputação 1
Caro Rafael,
O acesso do Tablet e do Smartphone via wireless é ao router da NOS ou ao segundo router?
Reputação 7
Crachá +4
Caro Rafael,
O acesso do Tablet e do Smartphone via wireless é ao router da NOS ou ao segundo router?


Penso que será pelo 2ºrouter pois o zonhub passa a funcionar apenas como modem, no entanto para aceder por exemplo ao NOSTV, nalgumas instalações é preferivel aceder pelo zonhub, pois a app julga que estás fora da rede interna e nao acede a todos os canais.
Reputação 7
Crachá +1
Caro Rafael,
O acesso do Tablet e do Smartphone via wireless é ao router da NOS ou ao segundo router?


Penso que será pelo 2ºrouter pois o zonhub passa a funcionar apenas como modem, no entanto para aceder por exemplo ao NOSTV, nalgumas instalações é preferivel aceder pelo zonhub, pois a app julga que estás fora da rede interna e nao acede a todos os canais.


Talvez no caso FTTH em que a rede tem de estar ligada ao router por força da questão técnica.
Em HFC verifiquei agora que não me identifica - em modo bridge - fora de casa, apesar de ser a tal rede bridge. Tinha experimentado ontem em rede MEO FTTH e os canais que experimentei hoje (não são muitos) deram impossibilidade por não estar na rede de casa, como seria de esperar mas acho que não acontecia algum tempo atrás.
Espero que não venham a rectificar isto por estar a dar com a língua nos dentes...
Reputação 2
la liguei a pc clinic etc.e tinha tudo bem configurado.
parece que usar a porta bridge nesta velocidade perco metade da banda.por cabo.
pois por wifi usando o router da asus o meu tablet da 200/20 sem problema.portanto para nao perder 50% de banda tenho o zonhub ligado normal,e numa das lans liguei ao lan do asus apenas para ter wifi ac.e la resulta.
mas nao como esperava claro
Reputação 1
Boa Noite,
Alguém tem solução para as quebras de internet na porta 4 em modo bridge?
Liguei dois portáteis ao NOS HUB 3.0, um na porta 1 outro na porta 4 em mode bridge.
Quando existe quebras na porta 4 em mode bridge a porta 1 não tem qualquer quebra.
A porta 4 em modo bridge, é usada para ligar outro router e assim conseguir uma melhor prestaçao, principalmente no Wi Fi.

Se é só para ligar simplesmente PC´s ás portas, nao vale a pena configurar o modo bridge na porta 4, e sendo assim, se desligar o modo bridge nessa porta, já nao terá esse problema.
Reputação 1
A configuração mencionada foi apenas para teste.
Temos o router da NOS em modo bridge ligado a um Netgear R7000 e temos quebras constantes.
@Julio, acho que isso acontece a alguns utilizadores e a outros nao, nao sei se será um problema de firmware, do router ou da rede, mas pode ir consultando este tópico do forum zwame, que tem muitos utilizadores a discutir o modo bridge.

https://forum.zwame.pt/threads/modo-bridge.982488/page-3

Comentário