Header
Destaque

eSIM na NOS - O cartão SIM Digital


Reputação 7
Crachá +6

O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.


650 Comentários

Reputação 1
Boa tarde,



E se eu tiver um telefone que suporte e-SIM e não esteja na lista que apresentam acima, como um Pixel 3? Posso pedir o cartão na mesma ou não há suporte para isso?



Obrigado.
Está previsto o suporte para o Apple Watch? E para o iPad Pro?
Reputação 1
Qual é o custo do serviço? Incluir um eSIM na minha factura irá reiniciar os 24 meses de fidelização? Se não gostar do serviço, poderei desistir do mesmo sem penalização no contracto?
Boa tarde, será possível após adesão ao e-sim reverter para sim normal se necessário?
Boa tarde,

Desculpem a ignorancia mas gostaria de saber se o meu caso poderá ser resolvido com o e-sim.

Tenho um telemóvel que infelizmente tenho que usar com um numero de trabalho de outro operador sendo que coloquei o meu numero pessoal que é da NOS a reencaminhar para esse mesmo nº o que obviamente me faz perder as sms e tal.

Com o e-sim posso usar o meu numero pessoal ?
Reputação 7
Crachá +2
Para isso o telemóvel tem de ter a tecnologia eSIM. Qual é o telemóvel?
Tenho um Iphone XR
Reputação 7
Crachá +2
Então dá. Passas o cartão da nos para eSIM e o outro usas em formato fisico.
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,



@tiagojbsoares a NOS suporta o funcionamento do eSIM para os smartphones já comercializados e testados no nosso mercado, ou seja, os iPhones XS, XS-Max e XR. O Pixel 3, não é comercializado em Portugal, mas estamos a realizar testes e prevemos ter mais informações sobre o funcionamento do seu eSIM neste modelo em breve.



@ruijmonteiro o Apple Watch tem outros requisitos para funcionamento com o eSIM que ainda não são disponibilizados pelo nosso serviço, estamos a trabalhar para que o serviço seja compatível com todos os equipamentos que disponibilizam eSIM. Quanto ao iPad Pro, estamos a realizar testes e contamos ter mais informações em breve. :)



@spytech neste momento o eSIM não tem qualquer custo nem implica qualquer alteração ao seu contrato.



@pesilva sim, é possível ativar um eSIM e depois voltar a utilizar um cartão em formato físico.



@Joana Fôja o @Oscar7 deu uma boa ajuda. 🙂
Reputação 1


@ruijmonteiro o Apple Watch tem outros requisitos para funcionamento com o eSIM que ainda não são disponibilizados pelo nosso serviço, estamos a trabalhar para que o serviço seja compatível com todos os equipamentos que disponibilizam eSIM. Quanto ao iPad Pro, estamos a realizar testes e contamos ter mais informações em breve. :)



@spytech neste momento o eSIM não tem qualquer custo nem implica qualquer alteração ao seu contrato.





Obrigado. Quanto ao Watch, alguma previsão para o serviço estar disponível?
@Tiago C. Só uma ultima questão: estando a adesão limitada a algumas lojas por agora, quem estiver mais longe pode pedir através da linha ou por outra forma? As restantes lojas têm data prevista para terem esse serviço?

Obrigada
Reputação 2
Tenho um smartwach da Samsung com eSIM, é o modelo R805.

Queria saber se estão a testar a compatibilidade deste equipamento e se podem informar quando disponível.
Boa noite,



O eSim estará disponível para clientes de empresa ou haverá alguma limitação?

Obrigado!
Estou muito interessado em saber se há previsões para o e-Sim estar a funcionar para o Apple Watch.
Reputação 1
Olá a todos,



@tiagojbsoares a NOS suporta o funcionamento do eSIM para os smartphones já comercializados e testados no nosso mercado, ou seja, os iPhones XS, XS-Max e XR. O Pixel 3, não é comercializado em Portugal, mas estamos a realizar testes e prevemos ter mais informações sobre o funcionamento do seu eSIM neste modelo em breve.







Olá Tiago C.,



Obrigado pela resposta. Não sei se podes ajudar, mas gostaria de saber se isso será um procedimento standard (ou seja, qualquer utilizador com um android que tenha e-SIM poderá optar por um e-SIM) ou se terá de ser avaliado modelo a modelo.



Obrigado,
Reputação 3
Chegam ao ponto do ridículo. Para que é que eu quero um eSIM, quando tenho de lidar com a vossa NET e TV da idade da pedra todos os dias? Felizmente está quase a acabar...
Boa tarde gostaria de saber como posso adiquerir o número e sim virtual pois não sou cliente gostaria de saber oque presizo para mim obiter o eSim se eSim e pré pago tbm obg e qual é valor
Boa tarde alguém já tem o eSim virtual sabe me dizer se nos colombo já está disponível obg
Reputação 3
O eSim é muito bom! Mas é preciso que a NOS garanta rede nos telemóveis em todo o lado... se não tiver... mais vale usar sinais de fumo.
Hugo leite você ja aderiu o eSim qual loja da nos que têm obg
O eSim é muito bom! Mas é preciso que a NOS garanta rede nos telemóveis em todo o lado... se não tiver... mais vale usar sinais de fumo. boa tarde Hugo que loja já da nos já tem o eSim virtual sabe me dizer se no colombo já tem obg
Reputação 3
Caro Eduardo, estou a ser sarcástico. O único Colombo que conheço é o Cristóvão, e este já morreu há muito.
Irmã ta boa Hugo
Reputação 7
Crachá +6
Olá a todos,



@spytech e @cm462 assim que existam novidades sobre este tema, divulgamos no Fórum NOS. 🙂



@Joana Fôja neste momento a adesão está limitada às lojas mencionadas. Prevemos que seja alargada a todas as Lojas NOS durante o mês de maio.



@jofecoma neste momento o equipamento que refere não é compatível com o eSIM NOS. Caso existam novidades, partilhamos através do Fórum NOS.



@lproenca os clientes empresariais também podem aderir ao eSIM. :)



@tiagojbsoares o processo de associação do eSIM varia entre equipamentos e a informação de como é feito em cada marca e modelo pode ser confirmada no manual do mesmo. No nosso caso, a associação está disponível através de leitura de QR Code do eSIM e é compatível que tenham eSIM GSMA V2.



@Eduardo15 sim, pode aderir ao eSIM na Loja NOS do Colombo. 🙂
Reputação 1
Olá a todos,



@tiagojbsoares o processo de associação do eSIM varia entre equipamentos e a informação de como é feito em cada marca e modelo pode ser confirmada no manual do mesmo. No nosso caso, a associação está disponível através de leitura de QR Code do eSIM e é compatível que tenham eSIM GSMA V2.







Olá Tiago,



Obrigado pela resposta. Uma última pergunta: se eu me dirigir a uma loja com um Pixel 3, fazem-me esse processo ou só o farão mesmo aos terminais que falavam no primeiro post?



Obrigado,

Comentário