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O eSIM (Embedded SIM ou SIM embutido) é a evolução dos cartões SIM físicos em que o cartão deixa de vir no seu formato normal e passa a estar embutido (de fábrica) no equipamento. Isto permite-lhe ativar um plano móvel, sem que seja necessário inserir o cartão físico na ranhura do telemóvel. 😎

Vantagens do eSIM

O eSIM permite ativar um tarifário móvel em equipamentos como smartphones e smartwatches sem necessidade de inserir um cartão físico.

O eSIM pode ser utilizado como um segundo cartão SIM, num único equipamento, permitindo:

  • Ter um número pessoal e outro profissional;
  • Adicionar um tarifário de dados secundário;
  • Ter um número temporário;
  • Facilita o processo de portabilidade, uma vez que não requer mudança de cartões físicos quando existe alteração do Operador;
  • Protege o equipamento e reduz o risco de avarias por abertura do slot para o cartão;
  • Elimina o risco de avarias com o cartão físico;

 

Como aderir ao eSIM

Para aderir ao eSim necessita apenas de ter um equipamento compatível com a tacnoloia eSim. Consulte a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM. 😉

Pode aderir ao eSIM através da loja da NOS e da loja online, ou peça um cartão eSIM diretamente no site da NOS. Saiba como:

  1. Aceda ao Site NOS e selecione a opção “Pedir cartão grátis”;

     

     

  2. Preencha o formulário e selecione “Enviar Pedido”;

     

     

O pedido de 2.ª via de um cartão em formato eSim apenas é possível na loja física.

Consulte em detalhe todas as condições de adesão ao Cartão eSIM.

 

Como ativar o eSIM

Para ativar o seu eSIM é necessária uma ligação à internet. Ligue-se a uma rede Wi-Fi e, de seguida, siga os passos para o seu equipamento:

  • Samsung
    1. No menu “Definições”, selecione “Ligações”;

       

    2. Escolha “Gestor de cartão SIM”;

       

    3. De seguida, selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    4. Aguarde a adição do plano móvel;

       

    5. Se não detectar o plano, selecione “Digitalizar código QR do operador”;

       

    6. Escolha “Adicionar e utilizar agora”;

       

    7. Insira o seu PIN;

       

    8. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • Huawey
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. De seguida, escolha “Gestão dos SIM”;

       

    3. Selecione “Adicionar eSIM”;

       

    4. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    5. Aguarde enquanto a transferência do eSIM é concluída;

       

    6. Selecione “Adicionar este eSIM”;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPhone
    1. Aceda às definições e selecione “Rede Móvel”;

       

    2. Escolha “Plano móvel”;

       

    3. Faça o scan do QR code do cartão eSIM;

       

    4. Selecione “Adicionar plano móvel”;

       

    5. Selecione “SIM digital” para o desbloquear;

       

    6. Insira o seu PIN;

       

    7. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

  • iPad
    1. Aceda às definições e, de seguida, em “Dados Móveis”, selecione “Outra”;

       

    2. Faça o Scan do QR code do cartão eSIM;

       

    3. Selecione “Plano móvel”;

       

    4. Insira o seu PIN do SIM;

       

    5. O seu cartão foi adicionado com sucesso;

       

     

Equipamentos compatíveis

Os fabricantes começam a disponibilizar o eSIM em equipamentos como os Smartphones e Smartwatches.
A NOS disponibiliza a ativação do eSIM por leitura de QR Code e os equipamentos disponíveis com o serviço eSIM que têm essa forma de associação e já confirmados pela NOS são:

Smartphones

  • Apple
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone 11
  • iPhone 11Pro
  • iPhone 11Pro Max
  • iPhone 12
  • iPhone 12mini
  • iPhone 12Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 13
  • iPhone 13mini
  • iPhone 13Pro
  • iPhone 13 Pro Max
  • iPhone 14
  • iPhone 14 Pro
  • iPhone 14 Pro Max 
  • iPhone 14 Plus
  • Samsung
  • Galaxy Z Flip
  • Galaxy Z Flip 3 5G
  • Galaxy Z Flip 4
  • Galaxy Fold
  • Galaxy Fold 2
  • Galaxy Fold 3 5G
  • Galaxy Z Fold 4
  • Galaxy Note 20
  • Note 20 5G
  • Note 20 Ultra
  • Galaxy S20 4G
  • Galaxy S20 5G
  • Galaxy S20 Ultra 5G
  • Galaxy S20 Plus 4G
  • Galaxy S20 Plus 5G
  • Galaxy S21 5G
  • Galaxy S21 Ultra 5G
  • Galaxy S21 Plus 5G
  • Galaxy S22 5G 
  • Galaxy S22 Ultra 5G
  • Galaxy S22 Plus 5G
  • Galaxy S23 5G
  • Galaxy S23 Plus 5G
  • Galaxy S23 Ultra 5G
  • Google
  • Pixel 2 (not dual SIM)
  • Pixel 2 XL
  • Pixel 3
  • Pixel 3 XL
  • Pixel 3a
  • Pixel 3a XL
  • Pixel 4
  • Pixel 4a
  • Pixel 4a (5G)
  • Pixel 4 XL
  • Pixel 5
  • Pixel 5a
  • Pixel 5a (5G)
  • Pixel 6
  •  Pixel 6a
  • Pixel 6 Pro
  • Pixel 7
  • Pixel 7 Pro
  • Huawei
  • P40
  • P40 Pro
  • P50 Pro
  • Mate 40 Pro
  • Mate 30
  • Mate 30 5G
  • Mate 30 Pro 5G
  • Mate 30 RS Porsche
  • Mate 40
  • Mate 40 Pro
  • Mate 40 Pro+
  • Oppo
  • Motorola Razr 2019
  • Nuu Mobile X5
  • Gemini PDA
  • Rakuten Mini
  • Oppo Find X3 Pro
  • Oppo Reno 5A
  • Oppo Reno6
  • Oppo Pro 5G
  • Oppo Find X5
  • Oppo Find X5 Pro
  • Oppo Reno 6 Pro
  • Xiaomi

12T Pro

 

Tablets

  • Apple
  • iPad
  • iPad Air
  • iPad mini (superiores a 2019)
  • iPad Pro 11
  • iPad Pro 12.9
  • iPad Pro 12.9 (2018)​​

 

Smartwatch

  • Apple

Watch SE

Watch SE 2

Watch Series 3

Watch Series 4

Watch Series 5

Watch Series 6

Watch Series 7

Watch Series 8

Watch Ultra​​​​​​

  • Samsung

Galaxy Watch

Galaxy  Watch 3

Galaxy  Watch 4

Galaxy  Watch 5

Galaxy Watch Active 2

Galaxy Watch Active4

  • Huawei

Watch 2

Watch GT 2

Watch 3

 

Ficou com dúvidas sobre o eSIM na NOS? Consulte as respostas às perguntas mais frequentes:

  1. Em que lojas está disponível o serviço eSIM?

    O eSIM está disponível em todas as lojas da NOS do Continente, Madeira, Açores e online, condicionado à disponibilidade de stock em cada Loja.

  2. Posso utilizar o eSIM se tiver só um número no meu telemóvel?

    Sim, pode utilizar um eSIM como o seu único tarifário móvel, desde que tenha um equipamento com esta tecnologia.

  3. Posso usar vários eSIMs em simultâneo?

    No caso dos modelos de smartphone disponíveis em Portugal, é possível associar mais do que um eSIM, mas só um pode estar ativo de cada vez. É possível alternar entre os eSIM associados através do menu do telemóvel.

  4. Posso usar o eSIM só para cartões de dados?

    Sim, é possível usar um eSIM apenas com plano de dados móveis.

  5. Posso usar o eSIM e o cartão físico com serviços de operadoras diferentes?

    Sim, desde que o equipamento esteja desbloqueado. O eSIM só pode ser utilizado com o plano de uma operadora que já disponibilize o serviço eSIM.

  6. Posso utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) mais do que 1 vez?

    Sim, Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

  7. Como escolho o n.º pré-definido para as chamadas e para dados?

    É possível definir qual o nº pré-definido para comunicações de voz e sms, bem como para utilização de Dados móveis, através do menu do telemóvel.

  8. Como faço a portabilidade de um n.º que usa eSIM?

    A portabilidade de números é efetuada da mesma forma quer para cartões SIM físicos quer para cartões eSIM. Não é o cartão SIM que sofre portabilidade mas sim a numeração associada. Consulte aqui mais informações acerca do processo de portabilidade.

  9. Onde posso encontrar mais informação acerca do eSIM e manter-me a par das novidades sobre este serviço?

    Nesta página do site NOS e nas páginas de suporte dos fabricantes, a informação mantem-se atualizada sobre novos equipamentos que venham a disponibilizar esta tecnologia. Por exemplo, nesta página de suporte da Apple é possível encontrar toda a informação necessária acerca do eSIM.

  10. Quais os equipamentos disponíveis com tecnologia eSIM?

    Consulte aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

  1. Como posso trocar o eSIM para outro equiapamento?

    Em caso de troca de equipamento deve remover o eSIM do dispositivo antigo e de seguida configurar o eSIM no novo dispositivo. Garanta uma ligação à internet através de Wi-Fi durante todo o processo. É possível utilizar o mesmo voucher (eSIM QR Code) até 5 vezes.

     


Conheça, também, o serviço Smart Number da NOS (MultiSIM) permite usufruir do seu número de telemóvel e das capacidades do mesmo em outros dispositivos, nomeadamente em smartwatch em: 

 

https://forum.nos.pt/telemovel-nos-24/o-smart-number-chegou-a-nos-21654

 


Consulta aqui a lista dos equipamentos atualmente disponíveis com tecnologia eSIM.

Olá @tiagojbsoares,





Neste momento apenas ativamos o eSIM nos equipamentos referidos no primeiro post. Assim que existam novidades, partilhamos no Fórum NOS. 🙂
Então já está disponível na Nos no Colombo sabe me informar qual é custo obg e é pré pago
Boa tarde,





existe possibilidade (mesmo que tenha um custo associado) de ativar um cartão dados kanguru como eSim, e manter o sim do mesmo acesso funcional (ficando apenas um ativo na rede de cada vez)?





Algo como já existe ao género do Sim Gémeo ou MultiSim.





Obrigado
Olá @Eduardo15 e @daesteves,





@Eduardo15 neste momento, a adesão ao eSIM é gratuita. :)





@daesteves é possível ativar o eSIM num plano de dados, mas não é possível utilizar a funcionalidade de MultiSIM.
Boa tarde,





Alguém me consegue explicar porque é necessário o titular da conta estar presente para ativar o eSim?





Fui ao Colombo pedir a ativação do eSim e voltei para trás porque supostamente tem de ser o meu pai a pedir.. ou então levar uma declaração, o que não me faz sentido visto que a ativação não mexe com nada da fidelização da conta de Particulares.





Obrigado.
Tenho um iPhone XR com um cartão da nos! Mas tenho outro telefone com um cartão da Vodafone com um tarifário específico. Posso converter esse cartão da Vodafone em um e-sim? Mantendo exatamente o mesmo tarifário?
@Marcorafael,





Isso tens de ver com a vodafone, acho que a vodafone ainda não tem eSIM, ou seja, não deve ser possivel.





Consulta o tópico do moderador https://forum.nos.pt/novidades-16/esim-ja-disponivel-na-nos-11717
Se eu tiver um XS com o eSIM, e mais tarde o quiser vender, como se deve proceder para desvincular o eSIM do tlm?
Olá @mjjferreira,





Ao fazer um reset para a versão de fábrica, o utilizador será questionado se deseja apagar eSIM ou se pretende manter o mesmo após a reposição, ou seja, no seu caso deve escolher a opção de apagar o eSIM do telemóvel.
Obrigado Mário.





E depois posso usar o mesmo QR code no novo equipamento que vier a adquirir?
@mjjferreira,





Não. Cada voucher/código só pode ser utilizado uma vez para associação a um equipamento. Em caso de troca de equipamento ou outras situações que impliquem a ativação de eSIM, tem que ser ativado um novo eSIM, gerando um novo código.
Ok, então a cada troca de equipamento, tem sempre que ser solicitado novo QR code.





Os QR codes apenas podem ser ativados uma única vez.





Obrigado.



se eu me dirigir a uma loja com um Pixel 3, fazem-me esse processo ou só o farão mesmo aos terminais que falavam no primeiro post?








Posso confirmar que a loja recusa vender o cartão a quem não apresentar um iPhone compativel.



se eu me dirigir a uma loja com um Pixel 3, fazem-me esse processo ou só o farão mesmo aos terminais que falavam no primeiro post?








Posso confirmar que a loja recusa vender o cartão a quem não apresentar um iPhone compativel.






Leu o tópico? Não deve ter lido :?:?:?:?:?:?


Como podes comprovar na imagem que deixo, é exclusivo para 3 Iphones !
Boas,


Como não vi nenhuma questão idêntica, aqui vai, é possível ter o mesmo numero num e-sim e num cartão físico, da mesma forma que os cartões Duo?
@HBarbara,





Os cartões duo só estão disponiveis em alguns tárifarios pré-pagos, penso que para esses tarifarios se mantenha agora vai depender.


Mas é uma optima questão.
Bem... isto do eSim ainda é algo que a própria NOS não sabe bem como funciona, pois hoje ativei um eSim no iPhone XSMax com um plano de dados da Kanguru, que me disseram funcionar com 4G, e verifiquei que a velocidade da internet é basicamente uma “porcaria”, não vai muito além dos 3mb de download e 1,5mb de upload, o que nos dias de hoje não se admite!


Depois de algumas horas ao telefone com o serviço de apoio ao cliente que é especifico para Kanguru, lá me foi dito que o eSim ainda não está otimizado para planos de dados, apenas para voz e sms, pelo que me foi aconselhado a passar para eSim o numero “para falar” e meter o de dados moveis como cartão fisico, senão ele não funciona bem e não rentabiliza a utilização de dados!


Mas para conseguir estas informações foi uma “guerra” que durou umas horas, dado que por ser algo novo, ainda há muita contrainfomacao, e a informação que há não parece solida e fiável!


Assim sendo, antes de ativarem ou subscreverem planos a pensar no eSim, informem-se bem e sobretudo, testem a coisa!


Eu lá vou ter de mudar o meu cartão fisico para eSim e vice versa, e mesmo assim esperar que funcione bem, senão nem sei!


Cumprimentos a todos
Tás num sitio com boa cobertura?
Estou num sitio com excelente cobertura, tanto que no cartão fisico, que também tem dados móveis, funciona em 4G com excelente velocidade, e mudando para o eSim que é somente de dados móveis, funciona mal!


Mas foi o apoio tecnico da NOS que me infomou que o eSim, para já, não está preparado para funcional apenas como cartão de dados, mas sim de chamadas e sms!


Por isso, tenho de ter o cartão para chamadas como eSim e o de dados moveis cartão fisico. No entanto, esta não é a informação que genericamente a NOS dá aos clientes, e também gostaria de saber se é mesmo assim ou se o apoio técnico me disse aquilo para desculpar! Ando confuso!!
Bem-vindo ao Fórum NOS, @mmartins2019.





Lamentamos a situação que nos conta. :(





O eSIM é compatível com serviços Kanguru. Pedimos que reinicie o seu telemóvel e faça um novo teste, por favor.
Boas Tiago C


Eu já reeniciei o meu equipamento umas 20x... ontem estive muito tempo em linha com o apoio tecnico da NOS que verificou as configurações e, após ter-me solicitado o numero de onde estavam a sair os dados moveis, foi-me dito que o eSim não suporta Kanguru, que só suporta, para já, voz e sms, e que por isso nunca iria ter velocidade de internet em condições!


Eu ontem estive cerca de 3horas em linha com a NOS e posso dizer que, infelizmente, foi jma confusão de contra informação como nunca tinha assistido na minha vida! E como digo, estou muito confuso, e eu até estou muito à vontade com tecnologia!


Ate pedi a rescisão do meu contrato com base na informação do apoio tecnico, que a nao ser verdade, é grave!


Por isso, nao entendo! Pode verificar na minha conta que tem o meu mail associado: xxxxxxx@gmail.com





Obrigado
Olá @mmartins2019





Lamentamos mais uma vez a situação que nos conta.





Contudo, pode ter-se tratado de alguma dificuldade temporária. Pedimos, por favor, que volte a reiniciar o seu telemóvel e faça um novo teste de velocidade.





A dificuldade manteve-se?
Boas,





Por acaso agora, já está a funcionar com velocidade decente, mas então não entendo porque razão me foi dito que o eSim não suportava o serviço de dados Kanguru! Andei eu ontem a rescindir o meu contrato para nada, e agora já funciona em condições!!! É como digo, há muita contra informação dentro da NOS que causa estas confusões e dissabores aos clientes! Agora lá vou eu ter de pedir novamente para por o contrato em condições!!! Assim é difícil!!!
Olá @mmartins2019,





Agradecemos o seu alerta. Ficamos contentes que a situação já se encontre ultrapassada. 🙂
Eu é que não... agora que já pedi o cancelamento do contrato... é possível reverter ainda??

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