Skip to main content
Header
Respondido

Ajuda Telemóvel Perdido - Furtado

Boa noite fórum,

Durante a manhã de hoje perdi o meu telemóvel. Quando o perdi estava a 80% de bateria, e pouco minutos depois de o ter perdido surge como offline, tanto no “Samsung SmartThings Find”, como no “Localizar o meu dispositivo” da Google.

O telemóvel é um Samsung A52s 5G, suspeito que alguém o tenha encontrado e removido o cartão SIM, pois quando o perdi estava a 80% de bateria, e pouco minutos depois de o ter perdido surge como offline, tanto no “Samsung SmartThings Find”, como no “Localizar o meu dispositivo” da Google. Quando tento ligar para o meu número vai direto para a caixa de correio. A última localização conhecia do telemóvel, é no centro comercial onde o perdi, mas uns 20 minutos anteriores à perda.

Pedia alguma ajuda, em especial dos funcionários da NOS, para me explicarem como posso pedir o cancelamento do meu cartão SIM atual, e um novo cartão SIM com o meu número.

Queria também saber como posso solicitar o bloqueio do telemóvel através do IMEI.

(Dado pouco relevante, no caso o telemóvel não é meu, mas de um dos meus familiares que estão no mesmo contrato da NOS que eu)

Melhor resposta por Guimas

Veja este link

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

13 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12131 comentários
  • Resposta
  • 14 de fevereiro de 2025

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29234 comentários

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@Ana33cvr e ajuda do ​@Guimas sobre este tema.

Sugerimos que consulte o artigo partilhado para mais informações sobre o processo em causa.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • 31 comentários

No formulário pedem para colocar um número de telemóvel, identificando a rede.

O campo da Rede está desatualizado, não surge a DIGI.

O número desse formulário vai ser bloqueado? É que é esse número que pretendo obter uma segunda via. Para que fim querem saber o contacto móvel nesse formulário?

• Autor
  • 31 comentários

Já tenho a 2ª via do cartão do telemóvel que perdi, embora não tenho ainda telemóvel para colocar o cartão.

O cartão e o telemóvel que se perderam, embora estejam em meu nome, por o contrato da NOS estar em meu nome, não eram utilizados por mim.

Devo ser eu a participar à GNR? A fatura da NOS, da compra do telemóvel, está em meu nome. O cartão tambem está em meu nome.

Peço igualmente que me esclareçam sobre o número de telemóvel que deve constar no formulário? E se esse número irá ser bloqueado, apesar de já ter a segunda. - ver post acima.

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3822 comentários
  • 15 de fevereiro de 2025

É o número de Bi ou cartão de cidadão, e sim. Tem de ser você a apresentar queixa

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29399 comentários

Boa tarde, ​@Ana33cvr 

O ​@Olaf deu uma boa ajuda ao explicar o que inserir no campo que está selecionado na imagem que nos envia. 
Obrigado, 

• Autor
  • 31 comentários

@Olaf ​@Mário P.  de facto aquele campo ficou selecionado quando tirei o Print Screen, não me tinha apercebido disso. Não me referia a esse campo.

Quero saber o que devo colocar na parte de “Dados do Pedido” campo “Operador” e “Nº de telemóvel”.

Aproveito para reportar que no campo “Operador” não surge a opção da DIGI.

A minha dúvida está em saber se vão bloquear esse número uma vez que já pedi uma segunda via do cartão, não o queria ver bloqueado. Para que fim é o número de telemóvel?

Ana33cvr escreveu:

No formulário pedem para colocar um número de telemóvel, identificando a rede.

O campo da Rede está desatualizado, não surge a DIGI.

O número desse formulário vai ser bloqueado? É que é esse número que pretendo obter uma segunda via. Para que fim querem saber o contacto móvel nesse formulário?

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3822 comentários
  • 16 de fevereiro de 2025

Sim, é suposto bloquear o cartão e o telemóvel… 

• Autor
  • 31 comentários
  • 16 de fevereiro de 2025
Olaf escreveu:

Sim, é suposto bloquear o cartão e o telemóvel… 

Mas assim não sei o que fazer, já tenho a segunda via do cartão, fui a uma loja e cobraram-me 7,50€ por o cartão de substituição.

Só pretendia o bloqueio do telemóvel. O que me disseram em loja foi que o cartão antigo já estava bloqueado, ao ser substituído por a 2ª via.

Se é para bloquear o número, porque motivo no formulário perguntam qual o operador do número de telemóvel? Estou a assumir que a NOS só pode bloquear números que pertencem à NOS.

Estou muito confusa com tudo isto

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29234 comentários
  • 17 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@Ana33cvr,

Agradecemos a sua mensagem.

Sim, ao efetuar o pedido de 2ª via, o cartão antigo fica automaticamente bloqueado. 

Apenas necessita de fazer o pedido de bloqueio caso não tenha oportunidade de fazer o pedido de 2ª via com brevidade.

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • 31 comentários
  • 17 de fevereiro de 2025

Agradeço o esclarecimento ​@João H. 

Continuo sem saber ao certo o que preencher nos dois campos que referi. E surgiu-me outra dúvida, peço que se possível algum funcionário da NOS responda diretamente às questões:

1. No formulário, qual é a finalidade dos campos “Operador” e “Nº de telemóvel”?
  2. Para telemóveis Dual SIM (o telemóvel), que têm 2 IMEIs, escrevo à parte o segundo IMEI?
  3. É possível contactar a NOS, e pedir qual foi a ultima data e hora que o meu número terá comunicado com a NOS na altura em que o perdi?

Obrigado,

Carlos

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2237 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025
Ana33cvr escreveu:

Agradeço o esclarecimento ​@João H. 

Continuo sem saber ao certo o que preencher nos dois campos que referi. E surgiu-me outra dúvida, peço que se possível algum funcionário da NOS responda diretamente às questões:

1. No formulário, qual é a finalidade dos campos “Operador” e “Nº de telemóvel”?
  2. Para telemóveis Dual SIM (o telemóvel), que têm 2 IMEIs, escrevo à parte o segundo IMEI?
  3. É possível contactar a NOS, e pedir qual foi a ultima data e hora que o meu número terá comunicado com a NOS na altura em que o perdi?

Obrigado,

Carlos

Isso é só pra impedir que o telemóvel funcione na rede da nos, mas vai funcionar na mesma em outras redes. 

se tem dual sim tens de preencher 2 vezes 

operador metes nos e depois metes o teu número de telemóvel.

https://www.nos.pt/ajuda/telemovel-e-internet-movel/bloquear-desbloquear-equipamentos/bloquear-e-desbloquear-equipamentos

um bem haja 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29399 comentários
  • 18 de fevereiro de 2025

Boa noite ​@Ana33cvr,

O ​@Bruno Aleixo deu uma boa ajuda.

Ficamos a aguardar o seu feedback. 

Obrigado,