Pergunta
Limite de tráfego internet fixa 4G?
Boa noite.
Acabei de ligar para linha de apoio da NOS para saber porque tinha a internet tão lenta. Descobri... ou melhor, confirmei, que era traffic shapping.
Ora , a NOS faz traffic shapping quando o cliente usa "demasiado" a internet, ou seja, mete um limite de tráfego a partir do qual a velocidade baixa.
No entanto, o cliente não sabe que limite é esse, pelo menos no caso do 4G.
Como pode então o cliente gerir a utilização da internet? Se o cliente não sabe qual o limite, como pode saber se está a fazer uma utilização responsável (seja lá o que isso for)?
É possível saber qual o limite de tráfego, para a internet fixa 4G, a partir do qual estou sujeito a traffic shapping?
No apoio ao cliente disseram-me que, por ser 4G, é impossível dizer porque varia consoante a zona. Pois bem, é na zona de Alenquer.
Já agora, mais dois reparos:
1.
Publicitam os pacotes de internet como tendo um determinada velocidade, com tráfego ilimitado, mas isso não corresponde à realidade. Afinal, não tenho tráfego ilimitado à velocidade referida. Afinal, a partir de um certo tráfego tenho velocidade reduzida.
Em que ficamos? É ilimitado àquela velocidade, ou não?
Se sim, então não façam traffic shapping.
Se não, então indiquem o limite. E não façam publicidade como ilimitado.
2.
Percebo (ou não...), até certo ponto, que façam traffic shapping. Não percebo que seja para uma velocidade DUZENTAS VEZES INFERIOR ao contratado. Não acham um bocado exagerado eu ter uma velocidade contratada de 40mb, e com o traffic shapping ficar só com 200kb??
Resumindo:
- Como posso saber o limite de tráfego para internet fixa 4G antes de ser implementado o traffic shapping, para a zona de Alenquer?
- Afinal o tráfego é ilimitado para a velocidade publicitada, ou não?
- Porquê uma redução para 0.5% da velocidade contratada?
Obrigado.
Acabei de ligar para linha de apoio da NOS para saber porque tinha a internet tão lenta. Descobri... ou melhor, confirmei, que era traffic shapping.
Ora , a NOS faz traffic shapping quando o cliente usa "demasiado" a internet, ou seja, mete um limite de tráfego a partir do qual a velocidade baixa.
No entanto, o cliente não sabe que limite é esse, pelo menos no caso do 4G.
Como pode então o cliente gerir a utilização da internet? Se o cliente não sabe qual o limite, como pode saber se está a fazer uma utilização responsável (seja lá o que isso for)?
É possível saber qual o limite de tráfego, para a internet fixa 4G, a partir do qual estou sujeito a traffic shapping?
No apoio ao cliente disseram-me que, por ser 4G, é impossível dizer porque varia consoante a zona. Pois bem, é na zona de Alenquer.
Já agora, mais dois reparos:
1.
Publicitam os pacotes de internet como tendo um determinada velocidade, com tráfego ilimitado, mas isso não corresponde à realidade. Afinal, não tenho tráfego ilimitado à velocidade referida. Afinal, a partir de um certo tráfego tenho velocidade reduzida.
Em que ficamos? É ilimitado àquela velocidade, ou não?
Se sim, então não façam traffic shapping.
Se não, então indiquem o limite. E não façam publicidade como ilimitado.
2.
Percebo (ou não...), até certo ponto, que façam traffic shapping. Não percebo que seja para uma velocidade DUZENTAS VEZES INFERIOR ao contratado. Não acham um bocado exagerado eu ter uma velocidade contratada de 40mb, e com o traffic shapping ficar só com 200kb??
Resumindo:
- Como posso saber o limite de tráfego para internet fixa 4G antes de ser implementado o traffic shapping, para a zona de Alenquer?
- Afinal o tráfego é ilimitado para a velocidade publicitada, ou não?
- Porquê uma redução para 0.5% da velocidade contratada?
Obrigado.
Comentário
Rich Text Editor, editor1
Editor toolbars
Press ALT 0 for help
Enter your E-mail address. We'll send you an e-mail with instructions to reset your password.