Skip to main content
Header
Respondido

configurações rede router HUB4


Recebi o router HUB4 ao subscrever o serviço de internet fixa e preciso fazer alteraçoes ao router e não consigo pela plataforma disponibilizada pela NOS (nosnet.pt), como por exemplo:

  • alterar definições LAN (IP do router e range DHCP) - apresenta erro de DHCP e não há forma de alterar
  • fazer uma reserva no DHCP para um determinado equipamento - não encontro opção
  • alterar o servidor DNS que pretendo utilizar na minha casa - não encontro opção

Peço que informem o acesso direto às configurações do equipamento para que eu possa efetuar as alterações necessárias.

Já liguei ao suporte tecnico e a informação que recebo parece surreal - teria que ligar para um suporte tecnico de uma empresa subcontratada à NOS, e este pedido de suporte seria pago (e muito bem pago!), para entregar possibilidades básicas de configurações de rede do router.

Melhor resposta por Vaz

Nenhuma das alterações que pretende está prevista no interface disponível dos routers NOS exceto o 3 ou NOS Hub que no seu interface tinha algumas dessas opções eventualmente sem a escolha de DNS que é genericamente "recusada" pelos ISP salvo raras e honrosas exceções.

A opção que resta se não quiser usar router próprio que disponha dessa funcionalidade em modo acesse point - para evitar conflitos com o da NOS - será definir manualmente o IP nos equipamentos e o DNS server. 

Nota: Existe outra possibilidade que é usar o router NOD em modo bridge na porta 4 e ativar ai um router próprio como router a gerir os pedidos à rede. Deve fazê-lo com alguma atenção e segurança no que fizer pois estará a expor aquele router à net 

Ver pergunta inicial
Este tópico ajudou-o a encontrar uma resposta à sua pergunta?

6 Comentários

Guimas
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 12273 comentários
  • 2 de maio de 2023

Se não encontra as opções é porque não estão disponiveis. De resto configurações de router o apoio não ajuda. Recomenda ligar á pcmedic -» 16991 ( 0,45cents/minuto).


Jorge C
Super User
  • 8371 comentários
  • 2 de maio de 2023

Boa tarde @Alisson Fattori Minosso,

Sugiro a leitura deste exemplo.

Obrigado


Vaz
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 571 comentários
  • Resposta
  • 2 de maio de 2023

Nenhuma das alterações que pretende está prevista no interface disponível dos routers NOS exceto o 3 ou NOS Hub que no seu interface tinha algumas dessas opções eventualmente sem a escolha de DNS que é genericamente "recusada" pelos ISP salvo raras e honrosas exceções.

A opção que resta se não quiser usar router próprio que disponha dessa funcionalidade em modo acesse point - para evitar conflitos com o da NOS - será definir manualmente o IP nos equipamentos e o DNS server. 

Nota: Existe outra possibilidade que é usar o router NOD em modo bridge na porta 4 e ativar ai um router próprio como router a gerir os pedidos à rede. Deve fazê-lo com alguma atenção e segurança no que fizer pois estará a expor aquele router à net 


Forum|alt.badge.img

O acesso ao DNS é uma opção básica que nunca deveria estar bloqueada pela NOS, o meu router da Vodafone permitia e bem usar outro DNS.


João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 30045 comentários
  • 3 de maio de 2023

Boa tarde @Alisson Fattori Minosso,

Agradecemos a sua mensagem. 

A comunidade prestou uma boa ajuda a esclarecer e partilhar sugestões.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado


Forum|alt.badge.img

Em nota de rodapé, se tiverem WIFI Total ou qualquer outro produto com Plumes e se ligarem apenas à rede dos Plumes podem mudar para modo router e alterar o DNS na rede wifi dos mesmos.


Comentário