Skip to main content
Header

Assunto: Reclamação Formal – Condições Contratuais Não Informada

Exmo. Sr./Sra.,

Eu, Maria Florentina Pereira dos Santos Gil, cliente da NOS com o número de cliente S9xxxx9, venho por este meio apresentar a minha reclamação formal referente ao serviço recentemente contratado.

Fui contactada telefonicamente por um funcionário da vossa empresa para me oferecer um cartão de chamadas internacionais, sem qualquer menção a alterações contratuais adicionais. No entanto, ao receber o contrato por e-mail, fiquei surpreendida com as condições incluídas, nomeadamente:

• Um aumento de 10€ na mensalidade;
  • Um novo período de fidelização de 24 meses.

Estas condições não foram explicadas durante a chamada, o que configura uma prática comercial desleal. Solicito que consultem as gravações da chamada para confirmar o ocorrido.

Além disso, enfrentei extrema dificuldade em contactar os vossos serviços de apoio ao cliente. Após várias tentativas e períodos de espera superiores a 1 hora, fui informada na loja do Fundão que estas chamadas seriam gratuitas, o que não se confirmou.

Desta forma, declaro que:

1. Recuso o contrato nos termos apresentados, uma vez que foi celebrado sem total transparência;
  2. Solicito o cancelamento imediato das condições adicionadas e o restabelecimento do contrato anterior;
  3. Exijo uma explicação formal sobre a conduta do vosso funcionário e a demora no atendimento ao cliente.

Aguardo uma resposta dentro de 10 dias úteis. Caso contrário, tomarei as devidas providências legais, incluindo uma queixa junto da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

Dados adicionais para consulta:

• N.º Cliente: S9xxxxx9
  • Dados detalhados nas faturas e documentos anexados.

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos,

Maria Florentina Pereira dos Santos Gil

15 Comentários

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29443 comentários
  • 19 de janeiro de 2025

Bom dia, ​@FLORENTINA GIL
Lamentamos a situação que descreve. 

O seu pedido encontra-se em análise e está registado com o número 000160494561. Assim, pedimos que, por favor, aguarde o nosso contacto. 
Obrigado,

• Autor
  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 25 de janeiro de 2025

Bom dia,

Já passou 1 semana e sem contacto e sem resposta!

Faltam 4 dias para apresentar queixa junto da ANACOM e também no vosso livro de reclamação.

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29443 comentários
  • 25 de janeiro de 2025

Lamentamos a demora, ​@FLORENTINA GIL

Reforçámos o pedido junto da equipa, pelo que pedimos que, por favor, aguarde o nosso contacto. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 2 de fevereiro de 2025

Boa tarde, ultrapassando o prazo legal, e sem contacto ou resposta sobre o assunto da acima mencionado, irei proceder a queixa junto da ANACOM e livro de reclamação 

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29443 comentários
  • 2 de fevereiro de 2025

Boa tarde, ​@FLORENTINA GIL

Lamentamos a demora. 

Reforçámos o pedido junto da equipa que a vai ajudar. 
Obrigado, 

• Autor
  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 9 de fevereiro de 2025

Continuação da Reclamação

Na minha reclamação anterior, expus a situação em que fui induzida em erro por um funcionário da vossa empresa, que me ofereceu um cartão de chamadas internacionais sem mencionar qualquer alteração contratual. No entanto, posteriormente, fui surpreendida com:

• Um aumento de 10€ na mensalidade;
  • A imposição de um novo período de fidelização de 24 meses.

Estas condições não foram explicadas nem consentidas, o que configura uma prática comercial desleal e abusiva.

Após a reclamação inicial, em vez de corrigirem a situação e reativarem o meu contrato original, enviaram-me um novo contrato de 13 meses, que não aceitei nem aceitarei.

Dado que nunca consenti qualquer alteração ao contrato original, exijo a imediata reativação das condições contratuais iniciais, sem qualquer aumento de mensalidade ou período de fidelização adicional.

Reclamações e Exigências

1. Recuso expressamente qualquer novo contrato enviado sem o meu consentimento explícito.
  2. Exijo a reativação do meu contrato original, sem alterações unilaterais ou fidelizações adicionais.
  3. Solicito o reembolso integral das últimas duas faturas que incluíram cobranças indevidas de valores extra.
  4. Peço uma explicação formal sobre a conduta do vosso funcionário e a razão pela qual continuam a tentar impor-me condições que não aceitei.

Caso não obtenha resposta no prazo de 10 dias úteis, avançarei com reclamações formais junto da ANACOM e do Centro Europeu do Consumidor e explorarei outras vias legais para resolver esta situação.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 10 de fevereiro de 2025

Boa tarde ​@FLORENTINA GIL,

Agradecemos o seu testemunho. Vamos ajudar.

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum com o seu NIF.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 14 de fevereiro de 2025

Boa tarde

Como se envie mensagem privada? 

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 14 de fevereiro de 2025

Agradecemos a sua mensagem.

Para enviar uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum, selecione o link azul no nome do perfil, neste comentário. De seguida escolha “Enviar Mensagem”.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 10 de março de 2025

Nova reclamação:

Exmos. Senhores,

Venho, por este meio, formalizar uma reclamação relativamente ao serviço prestado pela NOS, que tem apresentado falhas constantes e um atendimento insatisfatório.

Desde há algum tempo que reportei problemas no funcionamento da box de televisão, nomeadamente dificuldades na utilização das gravações. No entanto, a situação agravou-se esta manhã com a avaria completa do equipamento, impossibilitando-me de usufruir do serviço contratado.

É importante salientar que me encontro em situação de mobilidade reduzida e que o meu marido sofre de demência, tornando este serviço essencial para o nosso quotidiano. Ao contactar a NOS, fui inicialmente informada de que a assistência técnica apenas estaria disponível no dia 14 de março e, após novo contacto, reagendaram para dia 12 de março, o que considero um tempo de espera inaceitável para a resolução do problema.

Dado que:

1. O contrato prevê a prestação contínua do serviço contratado, o que não está a ser cumprido;
  2. A falha no serviço e o tempo excessivo de resposta técnica violam as condições contratuais e legais;
  3. A situação me coloca numa condição de vulnerabilidade, sem uma solução adequada e imediata,

Solicito a rescisão imediata do contrato sem qualquer penalização, dado o incumprimento contratual por parte da NOS.

Caso a NOS não aceite esta rescisão, informo que já reportei a situação ao Provedor do Cliente NOS e que darei seguimento à reclamação junto de entidades reguladoras como a ANACOM e o Livro de Reclamações Eletrónico.

Aguardo uma resposta formal no prazo máximo de 2 horas com a confirmação da rescisão e os procedimentos para a devolução dos equipamentos.

Com os melhores cumprimentos,

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29310 comentários
  • 10 de março de 2025

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Os agendamentos são realizados para a primeira disponibilidade. Pode verificar a possibilidade de antecipar o agendamento através da my NOS:

Caso pretenda seguir com o pedido de desligamento dos serviços, por favor, submeta o mesmo através da my NOS. Saiba como:

Partilhe com a comunidade caso surja alguma outra questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

• Autor
  • Kilobyte
  • 6 comentários
  • 10 de março de 2025

Exmos. Senhores,

Após os problemas já reportados relativamente à avaria da box e às dificuldades em obter um agendamento técnico atempado, tentei seguir a vossa recomendação para gerir a visita técnica através da plataforma my NOS, conforme indicado na vossa última comunicação. No entanto, como podem verificar na imagem em anexo, o sistema da NOS também não está a funcionar, impossibilitando-me de realizar qualquer gestão da assistência técnica.

Bruno Aleixo
Super User
Forum|alt.badge.img+1
  • Super User
  • 2237 comentários
  • 10 de março de 2025
FLORENTINA GIL escreveu:

Exmos. Senhores,

Após os problemas já reportados relativamente à avaria da box e às dificuldades em obter um agendamento técnico atempado, tentei seguir a vossa recomendação para gerir a visita técnica através da plataforma my NOS, conforme indicado na vossa última comunicação. No entanto, como podem verificar na imagem em anexo, o sistema da NOS também não está a funcionar, impossibilitando-me de realizar qualquer gestão da assistência técnica.

Deve ser algum erro temporário. Pode sempre ligar 16990 e pedir para verificarem a possibilidade de antecipar o agendamento. Por vezes pode ser que haja alguma janela pra antes.

um bem haja 

Olaf
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 3885 comentários
  • 10 de março de 2025

Mário P.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29443 comentários
  • 10 de março de 2025

@FLORENTINA GIL, boa tarde. 

O ​@Olaf deu uma boa ajuda. 
Diga-nos, por favor, se conseguiu realizar o reagendamento. 
Obrigado, 

Comentário