Skip to main content
Header

Se o seu telemóvel for roubado ou se o perder, existem algumas questões que deve ter em conta, como uma possível utilização do seu cartão SIM para fazer e receber chamadas indevidamente, por exemplo.

Vamos explicar tudo o que deve fazer para se proteger ou resolver a situação nestes casos. :slight_smile:


O primeiro passo é reduzir a possibilidade do seu telemóvel ser roubado. As nossas sugestões passam por não o ter muito exposto em locais públicos e ter cuidado nos transportes públicos ou em ruas muito movimentadas.

 

Se o seu telemóvel for roubado, o que fazer?

Proceda, assim que possível, ao bloqueio tanto do seu cartão SIM da NOS como do equipamento:

  1. Bloqueio de cartão SIM
    Saiba como pode bloquear o seu cartão SIM:
    • Peça o bloqueio do cartão SIM, ligando para o serviço de apoio a Clientes ou dirigindo-se a uma loja NOS.
    • Está no estrangeiro? Ligue para a nossa linha de apoio a Clientes e peça para bloquearmos o cartão SIM.
  1. Bloqueio de equipamento
    Saiba como pode bloquear o seu telemóvel ou dispositivo:
    • Tenha consigo o comprovativo de compra do equipamento e deve guardar o IMEI do seu telemóvel, que pode obter marcando no seu teclado o código *#06#.
    • Opte por usar programas que guardam as informações importantes que tem no seu telemóvel e que fazem cópias de segurança ou limpeza remota dos dados, para que possa aceder a toda a informação mesmo sem ter o equipamento consigo.
    • Para que o seu telemóvel não seja utilizado por terceiros, só precisa de preencher o formulário, anexar cópias frente e verso do documento de identificação, do comprovativo de compra do equipamento (cópia do recibo, certificado de garantia ou fatura da compra do equipamento com a indicação da marca, modelo e IMEI) ou da participação às autoridades, e enviar-nos pelo Site NOS.

 

💢Como enviar os comprovativos para bloquear o seu telemóvel pelo site NOS💢

Saiba como preencher o formulário e enviar os comprovativos do seu equipamento para bloqueio, após seguir os passos acima de “bloqueio de equipamento”:

  1. Aceda ao formulário do site NOS e insira o Número de Identificação Fiscal associado ao contrato NOS e selecione “Continuar”;

     

  2. Confirme o seu contacto para receber o código de confirmação e escolha “Continuar”;

     

  3. Insira o código de confirmação que enviámos para o seu contacto e selecione “Continuar”;

     

  4. Confirme os seus dados de cliente, escolha o serviço sobre o qual precisa de ajuda;
     

     

  5. Na mesma página, descreva resumidamente o seu pedido, e escolha “Anexar documento” para anexar os documentos necessários

 

❗️Para concluir o pedido precisamos que nos envie os documentos assinalados acima, e/ou outros pertinentes relacionados com a sua questão. Não se esqueça de os anexar ao pedido.❗️


 

O que posso fazer para que o meu telemóvel não seja utilizado por terceiros?

  • Defina um código PIN, para o cartão SIM, assim quando liga o telemóvel só é possível aceder ao cartão se introduzir esse código
  • Coloque também um código de segurança no telemóvel. Hoje em dia os equipamentos já estão preparados, com vários tipos de códigos
  • Guarde a marca, modelo e IMEI do seu telemóvel, para no caso de furto possa dar essas informações à polícia ou para pedir o bloqueio do equipamento
  • Existem equipamentos que já têm aplicações de localização, para saber onde está o seu telemóvel. Algumas permitem fazer uma limpeza remota de conteúdos, para que ninguém tenha acesso às informações que estão no seu telemóvel.


Saiba como pedir a 2ª via do seu cartão SIM para voltar a poder comunicar. 😊


Conheça ainda como pode enviar documentos em falta através da página online NOS de dar seguimento de um pedido que tenha feito:

 

Esperamos que este artigo o ajude a ter o seu equipamento em segurança. :blush:

Estamos disponíveis para ajudar, caso precise de esclarecer alguma dúvida.

Quais os programas que guardam as informações do telemóvel em caso de roubo?


Olá amigo @Geogalhano,

A melhor solução é guardar tudo o que precisa em Cloud, caso não tenha um disco externo.

Procure por estes:

pCloud que tem 10GB de armazenamento grátis

Degoo tem 100GB de armazenamento grátis mas penso que só dá para Android

Amazon Drive, que não é grátis mas dizem que é dos mais seguros

 

Veja qual é o melhor para si. 


Olá @Geogalhano,

O @FernandoMendes deu uma boa ajuda. :wink:

Estamos disponíveis para ajudar em qualquer outra questão.

Obrigada


Bom dia!

Tive meu telemóvel furtado e estou no exterior (São Paulo - Brasil). Quero bloquear meu cartão SIM, mas não tenho o IMEI do meu aparelho (estava salvo no cartão de memória do telemóvel).

Solicito ajuda, sff.

Muito grata,


Veja na fatura.

Para bloquear o cartão, basta enviar os seus dados a um dos moderadores e eles fazem 


Oi Olaf, grata pela resposta.

Poderia informar como faço para enviar os dados a um dos moderadores, sff? 🙈

É aqui pelo Forum?

Grata novamente.


Boa tarde @FATIMA ISABEL,

O @Olaf deu uma boa ajuda! 🙂

Envie-nos, por favor, uma mensagem privada para o perfil @Fórum acompanhada dos seus dados.

Obrigado


Bom dia @João H. ,

Enviei mensagem privada para @Fórum com os dados para bloqueio do cartão SIM, porém, não houve nenhuma resposta até o momento.

Há como verificar o recebimento e status da solicitação?

Grata,


Muito obrigado, @FATIMA ISABEL
Confirmamos a recepção da sua mensagem. Vamos responder o mais rápido que nos for possível. 
Obrigado


Boa noite,

Acabo de perceber que ter perdido o telemóvel. O que devo fazer? Comunicar à NOS?

Estou aflito e só posso comunicar por computador.

 

Obrigado,

Octávio Gameiro


Boa noite @Octávio Gameiro,

Lamento a situação, por favor proceda deste modo.

Boa sorte


Bom dia @Octávio Gameiro
​​O @Jorge C deu uma boa ajuda. 
Movemos o seu comentário para o artigo onde explicamos o que pode fazer no caso de perda ou roubo do equipamento. 

Obrigado 


Olá, neste tutorial, o link para o formulário de bloqueio do equipamento está a dar erro, não é possível abrir. Podem verificar p.f.?


Olá, neste tutorial, o link para o formulário de bloqueio do equipamento está a dar erro, não é possível abrir. Podem verificar p.f.?

 

Boa tarde @A.Estrela,

Tem razão! O link não está operacional passo a facultar-lhe informação atualizada.

 

Se o seu telemóvel está perdido ou foi furtado, deve ligar para a linha de apoio ou se preferir deslocar-se a uma Loja NOS, solicitar o bloqueio do cartão SIM e evitar que o seu número seja usado por terceiros.

Consulte aqui como obter uma 2.ª via de cartão SIM.

Pode bloquear gratuitamente o seu equipamento para que não possa ser usado por cartões NOS. Para isso, é necessário preencher o formulário, e anexar:

  • Cópia do recibo, certificado de garantia ou fatura da compra do equipamento com a indicação da marca, modelo e IMEI e auto da Polícia
  • Cópia de um documento de identificação (CC, BI, Cédula Profissional, Carta de Condução, Passaporte ou qualquer outro documento através do qual seja possível confirmar a assinatura)

O bloqueio do equipamento será feito imediatamente após a receção do formulário devidamente preenchido e dos documentos obrigatórios.

Pode entregar a documentação numa Loja NOS, ou enviar para a morada:

Apartado 52111
EC Campo Grande
1721-501 Lisboa

Obrigado


Obrigada! Vou avançar com o pedido.


Boa tarde @A.Estrela, seja bem-vinda ao Fórum NOS.

Agradecemos a sua mensagem e, também, o alerta. O link para acesso ao formulário encontra-se agora atualizado e, também, disponível.

Partilhe connosco, caso surjam mais questões. Estamos sempre aqui para ajudar.

Obrigado


Boa tarde a todos, 

Atualizámos o nosso artigo. 

Bloqueie o seu telemóvel para que não seja utilizado por terceiros ao preencher o formulário, anexar cópias frente e verso do documento de identificação, do comprovativo de compra do equipamento (cópia do recibo, certificado de garantia ou fatura da compra do equipamento com a indicação da marca, modelo e IMEI) e da participação às autoridades, e enviar-nos pelo Site NOS

Qualquer questão, fale connosco. 
Obrigado, 


Bom dia a todos, 😊

Atualizámos o nosso artigo sobre: 

Precisa de enviar um documento à NOS? A página online do site NOS permite que no seguimento de um pedido que fez, entregue os documentos em falta para que seja dada continuidade ao mesmo. É fácil e rápido fazê-lo através do formulário do site NOS.

Saiba como anexar e enviar documentos para as seguintes situações: 

  • Enviar comprovativos para bloquear o seu telemóvel em situações de perda ou roubo através da página online;

Obrigado,


Se estamos no estrangeiro e o telemóvel foi roubado como é que a solução é ligar?? Não faz sentido.

E não faz sentido pedir verificação por telemóvel de login se o objectivo é pedir 2ª via do cartão (porque não funciona, foi perdido ou furtado)

O serviço ao cliente está muito mal orientado, leva a ruas sem saída de solução e pescadinhas de rabo-na-boca...


Bom dia, ​@Catarina Sá Couto

O Processo que descreve, corresponde ao pedido dito “normal” de 2.ª via, em que, como deve compreender, há a necessidade de confirmar a legitimidade para requerer a 2.ª via. No entanto, para questões de furto ou roubo, requer a confirmação de legitimidade, no entanto, de outra forma. 
Caso precise de ajuda, por favor, fale connosco. Estamos disponíveis para ajudar. 
Obrigado,

 


Comentário