Header

Sintonizador NOS para grelha digital sem precisar de box


Reputação 5
Crachá +2
  • Terabyte
  • 249 comentários
Boas
Tenho um sintonizador da NOS, mas não consigo ver os canais em 4:3 (convencional).
A ligação é via SCART e apesar de no Guia de instalação rápida dizer que o formato pode ser configurado, não encontro essa opção, tendo sempre a imagem em 16:9 (ecrã panorâmico), sendo que a minha TV é bastante antiga.


23 Comentários

Reputação 7
Crachá +2
@JJOM pelo que li no manual tens de carregar no menu e ir a configurações. Lá dentro escolhe a opção video e audio.
Reputação 5
Crachá +2
Já tentei, mas não encontro qualquer tipo de opção 4:3 ou 16:9
Reputação 5
Crachá +2
Gostava também de ter o manual completo e não o resumido.
Reputação 7
Crachá +1
@JJOM então o que te aparece na opção "Resolução vídeo"?
Reputação 5
Crachá +2
A NOS já me contactou a informar que a observação no folheto (ver imagem) não existe (é uma espécie de mentira ou incorrecção, como queiram).
Ou seja, a imagem é SEMPRE 16;9 e não se pode alterar.
Ou seja, vou devolver.
Aliás, a NOS deveria oferecer-me um mês de mensalidade, pelo incomodo e mentirinha ! Se fosse nos USA estavam arrumados!
Reputação 7
Crachá +1
@JJOM tens a opção de alterar a resolução na própria tv ou ela é antiga ao ponto de não dar? 😕
Reputação 5
Crachá +2
Bastante antigo😣
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @JJOM.

Para conseguirmos perceber o que se passa, e para que possamos ajudá-lo, precisamos de algumas informações:
  • Qual a marca e o modelo da sua televisão?
  • Como aparece a imagem? Será possível enviar fotografia do ecrã da sua TV?
  • Todos os canais aparecem com este formato?
  • Pode confirmar se o SCART está bem ligado?

Agradecemos o alerta para esta situação! 🙂
Reputação 5
Crachá +2
A NOS já me contactou a informar que a observação no folheto não corresponde à verdade
Ou seja, a imagem é SEMPRE 16;9 e não se pode alterar.
De qualquer forma vou tentar responder (neste momento não estou com a TV), assim que tenha as respostas envio
Mas posso adiantar já que a TV é uma Philips com cinescópio (envio modelo mais tarde), já bastante antiga.
A imagem aparece em 16:9 (envio foto mais tarde)
Todos os canais aparecem em 16:9
A TV tem duas SCARTs e já experimentei numa e noutra
@JJOM, convem testar tambem com outros cabos SCART.
Nao sei se sera o caso mas existem cabos SCART que teem apenas as ligaçoes essenciais (sinais de Audio e Video) enquanto outros utilizam todos os 21 pinos das fichas incluindo o de controlo de "Status & Aspect Ratio" que penso ser o pino 8...
0–2 V → off
5–8 V → on/16:9
9.5–12 V → on/4:3
Reputação 5
Crachá +2
O cabo tem TODOS os pinos ligados.
A box é que não sei se terá! ou a TV, visto que não consigo ter acesso a essa informação.
Reputação 5
Crachá +2
Boa tarde
Junto fotos

Reputação 7
Crachá +5
Olá, @JJOM.

De facto, a partir do sintonizador não é possível fazer a alteração, no entanto a imagem deve ajustar-se à proporção selecionada. Segundo o manual da sua televisão, deverá ser possível alterar o formato da imagem de 16:9 para 4:3 através das configurações do ecrã. Já experimentou?
Reputação 1
Instalei o novo descodificador digital da NOS, para ver os 110 canais, mas não estou a conseguir por a imagem no formato antigo (4:3) , a mesma só me aparece no formato esticado (19:9)...
Alguém pode ajudar? Obrigado!
Reputação 1
...a mesma só me aparece no formato esticado (16:9)...
O tema ja foi colocado por outro utilizador ha cerca de 2 meses e obteve resposta dos moderadores e do SAC...
Sintonizador NOS para grelha digital sem precisar de box
Reputação 7
Crachá +5
Olá, @manfarcouto.

Como o @C24XXXX201 sugeriu pode encontrar a resposta à sua questão neste tópico, por isso movemos a sua publicação. 🙂 Desta forma garantimos a boa organização do Fórum NOS.
Bom dia.
Mudei recentemente de casa devido a obras e levei o descodificador para instalar na mesma TV que estava instalada, mas na nova morada. Já tentei instalar os canais de novo, ele procura-os mas depois não dá nada. Apenas consigo instalar os canais da região TDT. A nova morada apenas tem "os chamados" 4 canais mais os canais da região.
Será que é preciso alguma box para emitir o sinal?
Reputação 7
Crachá +4
Bom dia.
Mudei recentemente de casa devido a obras e levei o descodificador para instalar na mesma TV que estava instalada, mas na nova morada. Já tentei instalar os canais de novo, ele procura-os mas depois não dá nada. Apenas consigo instalar os canais da região TDT. A nova morada apenas tem "os chamados" 4 canais mais os canais da região.
Será que é preciso alguma box para emitir o sinal?


e na nova morada tens NOS ou só a TDT? São sistemas diferentes. NOS = DVB-C, TDT=DVB-T
A nova morada tem o serviço NOS 2 (TV + Telefone). Os canais que consigo apanhar são os mesmos que apanho da TV "principal".
Reputação 7
Crachá +4
A nova morada tem o serviço NOS 2 (TV + Telefone). Os canais que consigo apanhar são os mesmos que apanho da TV "principal".

Pois então tens os canais a que tens direito, 6 canais que é o que a NOS2 tem. Deves ter um filtro aplicado dai não apanhares mais nada.
Ok. Obrigado pela informação, era o que eu já suspeitava. O descodificador apenas deve dar na minha morada. Talvez se ligar para o 16990, desbloquear o filtro e consiga resolver o problema.
Reputação 7
Crachá +6
Bem-vindo ao Fórum NOS, @António Caldeira.

O @dxnog deu a resposta certa.

Para ter acesso a mais de 110 canais, terá de alterar o seu pacote. Conheça aqui a nossa oferta.

Comentário