Skip to main content
Header
Megabyte
May 8, 2021
Respondido

Satélite- imagem fraca e desfocada

Adquiri um pacote de TV por satélite, não existe outra opção na zona. Porém, estou muito desiludida com a qualidade da imagem. Tenho uma TV nova TLC 50c715 e a imagem é muito fraca, os rostos principalmente, parecem bonecos, nada real. E com o movimento desfoca  ainda mais. 

Alguém com o mesmo problema? Isto é normal? 

Melhor resposta por Diogo N.

@Pois a senhora não demonstrou não saber verificar o sinal, mas aceito o seu comentário como uma melhoria para o meu contributo para com a comunidade.

No entanto os passos que refere não são os indicados para o serviço satélite e portanto não ajuda nada também.

@Tatiana Narciso No comando NOS Satélite, e no caso de ter a box 1.0 HD ou HD+DVR, clique na tecla MENU>DEFENIÇÕES>Box>código 1234>Configurações Avançadas>Sinal dos Canais>verificar se a Qualidade está em 100% e se a Potência pelo menos em 50%. Se estes valores variarem ou não estarem como indico significa que tem problemas de sinal e recomendo ligar para o 16990 opção 3 chamada grátis a partir de rede NOS.

Se os valores estiverem ok então verifique se a qualidade de imagem da box está em Full HD. No comando NOS Satélite, e no caso de ter a box 1.0 HD ou HD+DVR, clique na tecla MENU>DEFENIÇÕES>Imagem e Som>Resolução HD>selecionar 1920×1080i ou Automático. Se ainda assim se mantiver, verifique nas definições de imagem da sua tv se o modo de imagem está em Dinâmica e se tem alguma opção como "Redução de Ruído" ativa, no caso de ter desative.

Não esquecer que canais HD apresentam melhor qualidade de imagem e portanto experimente colocar no canal 1 (por exemplo) e depois no canal 5 (por exemplo). Nota diferença? Normal, o 1 é HD o 5 é SD mas isso também o é na MEO Satélite. Não tem como fugir.

Mais do que isto não consigo ajudar! Resto de boa noite.

21 Comentários

Jose Rodrigues
    Super User
    Super User
    May 8, 2021

Adquiri um pacote de TV por satélite, não existe outra opção na zona. Porém, estou muito desiludida com a qualidade da imagem. Tenho uma TV nova TLC 50c715 e a imagem é muito fraca, os rostos principalmente, parecem bonecos, nada real. E com o movimento desfoca  ainda mais. 

Alguém com o mesmo problema? Isto é normal? 

Poderá ser por a antena estar mal direcionada ?

Diogo N.
    Super User
    Super User
    May 8, 2021

Olá,

verifique as definições de imagem da tv e se o sinal está estável.

A qualidade de imagem depende também se o canal está em HD ou SD..

Consegue por umas fotos?

Ana P.
    Moderador
    May 9, 2021

Bem-vinda ao Fórum NOS @Tatiana Narciso

Olá @Diogo Nogueira e @Jose Rodrigues

@Tatiana Narciso, a comunidade deu uma boa ajuda! A dificuldade que nos identificou ainda se mantém? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    May 9, 2021

Efectivamente….

Bem-vinda ao Fórum NOS @Tatiana Narciso

Olá @Diogo Nogueira e @Jose Rodrigues

@Tatiana Narciso, a comunidade deu uma boa ajuda! A dificuldade que nos identificou ainda se mantém? Ficamos aguardar o seu feedback. 

Obrigada 

Sinceramente, “ a comunidade deu uma boa ajuda!”….

Mas qual foi a ajuda????No mínimo poderiam ter dito à Cliente que há certo tipo de “problemas” que só se resolvem com Técnicos competentes e com equipamentos próprios para verificar o posicionamento da antena, medidores de campo etc,etc.

No mínimo poderiam também ser simpáticos e tentarem enviar um verdadeiro profissional ao local mesmo não sendo uma avaria, mas isso é outro tipo de ajuda que a NOS não dá.

Pois, enfim...

Megabyte
    May 9, 2021

O problema mantêm-se. Péssima qualidade de imagem. Eu ligo a TV á internet de outro modem Vodafone e ve-se perfeitamente filmes e videos. 

Acho que vou mudar para a meo. Ainda estou no período experimental. É lamentável a atenção ao cliente. 

May 9, 2021

O problema mantêm-se. Péssima qualidade de imagem. Eu ligo a TV á internet de outro modem Vodafone e ve-se perfeitamente filmes e videos. 

Acho que vou mudar para a meo. Ainda estou no período experimental. É lamentável a atenção ao cliente. 

Não a querendo influenciar de forma alguma, sugeria que lê-se bem o papel que assinou na altura da Instalação.

Verifique p.f. se não colocaram um X como abdica desse direito.

Cumprimentos.

Diogo N.
    Super User
    Super User
    May 9, 2021

@Pois , mas a cliente referiu que tinha falha de sinal? Disse que a qualidade de imagem era fraca e que pareciam bonecos, com esta descrição não me parece nada problema de sinal mas sim alguma má configuração nas definições de imagem da tv. E julga que eu e o @Jose Rodrigues somos colaboradores da NOS para enviar técnicos ainda mais sem ter analisado a situação?! Não demos ajuda mas tentamos ajudar e a @Tatiana Narciso não quis. Depois queixam-se de ter os tópicos que criam a 0 respostas..

Novamente, já verificou as definições de imagem da tv e se o sinal está estável? Não consegue por fotos para vermos melhor o que se passa? Se não aceita ajuda, ajuda não terá.

May 9, 2021

@Pois , mas a cliente referiu que tinha falha de sinal? Disse que a qualidade de imagem era fraca e que pareciam bonecos, com esta descrição não me parece nada problema de sinal mas sim alguma má configuração nas definições de imagem da tv. E julga que eu e o @Jose Rodrigues somos colaboradores da NOS para enviar técnicos ainda mais sem ter analisado a situação?! Não demos ajuda mas tentamos ajudar e a @Tatiana Narciso não quis. Depois queixam-se de ter os tópicos que criam a 0 respostas..

Novamente, já verificou as definições de imagem da tv e se o sinal está estável? Não consegue por fotos para vermos melhor o que se passa? Se não aceita ajuda, ajuda não terá.

Meus Caros, querem mesmo ajudar a Senhora?

Nesse caso deveriam ter dito o seguinte:

Por favor carregue na tecla configurações do comando

Depois escolha a opção Canal

Seguidamente Diagnostico do canal

Deverá aparecer um ecrã com diversa informação entre elas as seguintes:

Intensidade de Sinal

Qualidade de Sinal

Se esses sinais tiverem com uma baixa percentagem, então o problema provavelmente estará no sinal que chega à entrada do televisor e tanto pode ser da ficha que liga à TV, do cabo, da antena, etc. mas não do televisor.

Cumprimentos.

Diogo N.
    Super User
    Diogo N.Super UserResposta
    Super User
    May 9, 2021

@Pois a senhora não demonstrou não saber verificar o sinal, mas aceito o seu comentário como uma melhoria para o meu contributo para com a comunidade.

No entanto os passos que refere não são os indicados para o serviço satélite e portanto não ajuda nada também.

@Tatiana Narciso No comando NOS Satélite, e no caso de ter a box 1.0 HD ou HD+DVR, clique na tecla MENU>DEFENIÇÕES>Box>código 1234>Configurações Avançadas>Sinal dos Canais>verificar se a Qualidade está em 100% e se a Potência pelo menos em 50%. Se estes valores variarem ou não estarem como indico significa que tem problemas de sinal e recomendo ligar para o 16990 opção 3 chamada grátis a partir de rede NOS.

Se os valores estiverem ok então verifique se a qualidade de imagem da box está em Full HD. No comando NOS Satélite, e no caso de ter a box 1.0 HD ou HD+DVR, clique na tecla MENU>DEFENIÇÕES>Imagem e Som>Resolução HD>selecionar 1920×1080i ou Automático. Se ainda assim se mantiver, verifique nas definições de imagem da sua tv se o modo de imagem está em Dinâmica e se tem alguma opção como "Redução de Ruído" ativa, no caso de ter desative.

Não esquecer que canais HD apresentam melhor qualidade de imagem e portanto experimente colocar no canal 1 (por exemplo) e depois no canal 5 (por exemplo). Nota diferença? Normal, o 1 é HD o 5 é SD mas isso também o é na MEO Satélite. Não tem como fugir.

Mais do que isto não consigo ajudar! Resto de boa noite.

May 9, 2021

Diogo Nogueira,

O que acabou de escrever já considero uma ajuda.

Cumprimentos