Skip to main content
Header
Kilobyte
December 3, 2024

Reclamação sobre irregularidades no contrato e serviços prestados

Boa noite,

Ontem, dia 02/12/2024, celebrei um contrato com a NOS. Este contrato e todos os serviços solicitados foram negociados telefonicamente, numa chamada gravada com o meu consentimento. Após a discussão dos serviços e respetivos custos, aceitei a proposta apresentada.

O contrato acordado teria um custo mensal de 32,49 € e incluiria:

• Serviço fixo de TV, Internet fixa e Telefone fixo;
  • Internet com uma velocidade de 500 Mbps/100 Mbps;
  • Uma Box UMA 4K;
  • Um Giga Router;
  • Oferta dos canais TVCine durante 24 meses;
  • Desconto de 1 €/mês, incluído no preço, mediante adesão ao pagamento por débito direto e fatura eletrónica.
  • Mensalidade: €32,49

1º Problema: Box incorreta

No dia 03/12/2024, foi realizada a instalação dos serviços na minha residência. Contudo, verifiquei que a box de televisão instalada não corresponde ao que foi solicitado.

• Durante a negociação telefónica, uma das condições que deixei bem clara foi a necessidade de uma box com sistema WIFI (Android), que me permitisse deslocá-la facilmente de um lado para o outro, devido à minha preferência por alterar a disposição da sala.

A box instalada, por ser uma box tradicional que depende de ligação por cabo coaxial, não permite essa mobilidade, uma vez que qualquer deslocação implicaria alterar toda a cablagem, algo que não pretendo. Ainda assim, optei por não recusar a instalação, para evitar mais problemas.

Mais tarde contactei o apoio ao cliente da NOS para reportar esta situação e o operador informou-me que seria necessário um prazo de 24 a 48 horas para averiguar o problema.

• Assim, aguardo pela resolução deste ponto.

2º Problema: Canais TVCine

Mais tarde, no mesmo dia 03/12/2024, ao explorar a grelha de canais, deparei-me com outro problema: os canais TVCine, que fazem parte da oferta contratada e estão incluídos na fidelização de 24 meses, não estão a funcionar.

Contactei novamente a linha de apoio ao cliente para relatar esta situação. Para meu espanto, o operador informou que: “poderia ser um erro no contrato e que o serviço teria um custo adicional de 10 €/mês”, sugerindo ativá-lo por esse valor ou transferir a chamada para a linha de contratos. Após a transferência da chamada, a situação permaneceu sem resolução, sendo o problema dos canais adicionado ao já existente problema da box. Assim, fiquei a aguardar a solução de dois problemas distintos, com um prazo estimado de 24 a 48 horas, tudo isto em menos de 24 horas desde que me tornei cliente.

• Sinceramente, parece-me que a abordagem da NOS para resolver problemas é acumular mais problemas ao invés de os resolver. Não consigo compreender qual a dificuldade em ativar os canais TVCine a custo zero, já que estes fazem parte do contrato, mas não há qualquer dificuldade em ativá-los caso eu aceite pagar mais 10€. Quanto à questão da box, entendo que se trata de uma situação que requer uma troca física e, portanto, não pode ser resolvida de imediato. No entanto, a ausência dos canais é algo que poderia ser solucionado imediatamente, mas, em vez disso, opta-se por acumular problemas. Honestamente, não faz sentido!

Conclusão

Em menos de 24 horas como cliente da NOS:

1. Foi-me instalada uma box que não corresponde ao contratado;
  2. Os canais TVCine, incluídos no contrato, estão indisponíveis.

O objetivo desta reclamação é simples:

1. Ou a NOS cumpre o que foi contratado, incluindo a box Android, internet com velocidade de 500 Mbps/100 Mbps e os canais TVCine durante os 24 meses de fidelização, pelo valor mensal de 32,49€, ou opto por exercer o meu direito de desistir do contrato ao abrigo dos 14 dias de reflexão previstos por lei.
    1. Se a NOS não aceita que eu pague mensalmente um valor inferior ao estipulado no contrato, também não aceito que os serviços prestados sejam inferiores aos que foram contratados e que justificam o valor da mensalidade acordada.
  2. Caso a NOS opte pela rescisão do contrato, devido ao facto de os serviços prestados por esta não corresponderem aos serviços acordados no âmbito do contrato celebrado telefonicamente, solicito que essa rescisão seja efetuada com a máxima urgência e agradeço que o desligamento dos serviços seja realizado a partir do momento em que apresento esta reclamação.
    1. Desta forma, solicito também que me seja enviada uma declaração de não dívida, confirmando que não existe qualquer valor em atraso associado ao meu nome junto da NOS, como consequência de toda esta situação.

Declaro que não aceitarei qualquer cobrança por serviços que sejam incompletos, não solicitados ou que, claramente, não correspondem ao que foi contratado nem pretendido.

Esta situação é totalmente inaceitável e contrária ao serviço transparente que a NOS deveria prestar.

Cumprimentos,

52 Comentários

Guimas
    Super User
    Super User
    December 7, 2024

Se reclamar no livro de reclamações esta equipa tem prioridade, a linha de apoio já não trata. É procedimento normal. O problema é que os pedidos vão sendo respondidos por ordem o que normalmente atrasa em alguns dias o apoio.

O caso desse fio é facilmente resolvido. Liga para o apoio técnico e é feita marcação no momento.

Do caso da box fala com a fidelização e pede troca para a android. Vão lhe dar um preço diferente mas aí o senhor decide o que quer fazer e trata também no momento.

As situações que reclama são resolvidas em minutos ..

Kilobyte
    December 7, 2024

Se reclamar no livro de reclamações esta equipa tem prioridade, a linha de apoio já não trata. É procedimento normal. O problema é que os pedidos vão sendo respondidos por ordem o que normalmente atrasa em alguns dias o apoio.

O caso desse fio é facilmente resolvido. Liga para o apoio técnico e é feita marcação no momento.

Do caso da box fala com a fidelização e pede troca para a android. Vão lhe dar um preço diferente mas aí o senhor decide o que quer fazer e trata também no momento.

As situações que reclama são resolvidas em minutos ..

Havendo vontade? É claro que é apenas uma questão de minutos, tal como sempre referi.

Linha de apoio:

• Os canais TVCine não estão ativos?
      - Por favor, aguarde um momento enquanto verifico o problema.

Após verificar o contrato e confirmar que os canais fazem parte dele;

1. Agradeço a sua paciência. Verifiquei que, de facto, os canais estavam por ativar. Acabei de proceder à sua ativação, e estes ficarão disponíveis em X minutos.

Reportar aos superiores ou à pessoa responsável que, durante o processo de venda, houve um erro. A questão do cliente foi resolvida, mas a questão do vendedor deve ser analisada.

Linha de apoio:

• A box instalada não é a correta?
      - Vou reportar a situação para que a equipa especializada na análise de contratos efetuados à distância avalie a gravação. O problema será resolvido num prazo de 48 horas (48 horas no máximo).
    1. O consumidor compreende perfeitamente que erros podem acontecer e que é necessário analisá-los adequadamente, especialmente quando há gravações envolvidas. (É possível que tenha ocorrido um erro por parte do vendedor, prometendo algo além do que seria possível pelo preço de €32,49. Tudo bem, erros acontecem e continuarão a acontecer.)

Resultado esperado:

• Os canais TVCine foram resolvidos em menos de 2 minutos (tempo necessário para verificar o contrato e ativar os canais). 
    • Passadas 48 horas, a box correta seria instalada. (Após o prazo de 48 horas, a NOS deverá assumir o prejuízo ou informar o consumidor de que realmente houve um erro e que o preço final é superior aos €32,49. Nesse caso, questionará se o consumidor aceita o novo tarifário ou prefere procurar outra rede, sem qualquer penalização ou prejuízo para o cliente.)

Qual é a dificuldade em fazer as coisas de forma correta, simples e sem prejuízo para o cliente?

Isto não é, de forma alguma, um exemplo de um mundo perfeito ou de um nível máximo de qualidade. O que referi é simplesmente o mínimo de atenção que até a tasca da esquina, que apenas vende taças de vinho e torresmos, demonstra a qualquer cliente que por lá entre.

CP001
    December 9, 2024

Devia haver mais transparência neste tema. Os clientes chegam ao ponto de receber notas de cobrança astronómicas ​@Guimas 

Houve várias situações aqui faladas este ano de casos assim.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    December 9, 2024

Bom dia, ​@PAULO.A.S. 

Conforme indicado pelo ​@Guimas, quanto ao cabo é necessário verificamos o acondicionamento do mesmo. Deste modo, para o podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum para conseguimos intervir. 
    Infelizmente, e uma vez que indica já ter apresentado reclamação, é necessário aguardar a resposta por parte da Provedoria. 

Obrigado, 

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Kilobyte
    December 9, 2024

Bom dia, ​@PAULO.A.S. 

Conforme indicado pelo ​@Guimas, quanto ao cabo é necessário verificamos o acondicionamento do mesmo. Deste modo, para o podermos ajudar, pedimos que nos envie uma mensagem privada para o perfil ​@Fórum para conseguimos intervir. 
    Infelizmente, e uma vez que indica já ter apresentado reclamação, é necessário aguardar a resposta por parte da Provedoria. 

Obrigado, 

Parece-me que há aqui um grande erro de comunicação. O cabo ficou solto porque, na minha perceção, tratava-se de uma situação temporária de 1 ou 2 dias, o tempo necessário para proceder à troca da BOX.

Querem ajudar? Existe realmente essa intenção? Então ouçam a gravação do contrato e substituam a BOX. Esse ponto está claramente explicado na chamada, incluindo o motivo pelo qual solicitei uma BOX sem fios.

João H.
    Gestor da comunidade
    December 9, 2024

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho ​@PAULO.A.S..

Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    December 9, 2024

Caro ​@João H. ,

Há três dias, no dia 06/12/2024, a linha de apoio ao cliente informou-me que: "Os canais TV Cine só serão ativados após o pagamento da primeira fatura, porque são considerados uma oferta."

Coloquei essa informação aqui no fórum e perguntei: "@João H., esta informação é correta?"

A SUA RESPOSTA FOI:

Boa tarde ​@PAULO.A.S.,

Agradecemos a sua mensagem.

Todas as informações sobre as condições contratuais podem ser consultadas no próprio contrato.

Obrigado

Hoje, no comentário anterior a este, respondeu-me dizendo: "Recebemos a sua mensagem privada e vamos responder-lhe logo que possível."

Mas que mensagem privada é essa? Eu não enviei absolutamente nenhuma mensagem privada!

Existem poucas coisas que me deixam tão frustrado como tentar resolver um problema que não fui eu a causar, lidando com pessoas que não conseguem, não sabem ou simplesmente não querem ajudar, e ainda inventam situações que não existem. Se o senhor não sabe, não tem autoridade ou não está disposto a responder de forma clara e inequívoca para resolver ou, no mínimo, acalmar a situação, então peço que, por favor, se abstenha de responder.

Se até agora as suas respostas têm sido completamente inúteis, tão inúteis quanto a NOS em fornecer os serviços contratados, é evidente que não há qualquer vontade de ajudar ou resolver o problema.

João H.
    Gestor da comunidade
    December 9, 2024

Boa tarde ​@PAULO.A.S.,

Agradecemos o seu testemunho.

Poderá confirmar através da sua caixa de mensagens privadas do Fórum NOS que existe uma mensagem privada por si enviada para o perfil ​@Fórum.

Lamentamos não ter sido ainda possível responder com a brevidade desejada, contudo, contamos ser breves.

Caso pretenda, os contactos NOS alternativos estão disponíveis no Site NOS.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Kilobyte
    December 10, 2024

Todo este processo está a ser uma autêntica vergonha. Supostamente, a questão da box será resolvida amanhã com a troca da mesma, mas ontem informaram que os canais ficariam ativos na hora do contacto.

1. Hoje, ainda não estão a funcionar.
    2. A linha de atendimento ao cliente recusa-se a falar comigo, uma vez que o meu processo está a ser acompanhado por uma gestora. Simplesmente, cansei.

Quer ativem os canais, quer não ativem, quer troquem a box ou não, solicitei o pedido de rescisão por todos os motivos apresentados.

Como tal, peço-vos que parem de se envergonhar com o péssimo serviço prestado. Quanto à intimidação sobre ter que pagar a instalação, eu nunca assinei tal documento:

Esta é uma decisão tomada a 100%. Neste momento, não me interessa se resolvem ou quando o irão fazer. Quero sair da NOS!

João H.
    Gestor da comunidade
    December 10, 2024

Boa tarde ​@PAULO.A.S..,

Agradecemos a sua mensagem e lamentamos a situação.

Obrigado