Skip to main content
Header

Problema na Box Iris

Mostre a primeira mensagem

137 Comentários

CP001
  • 1521 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
marcolopes escreveu:
CP001 escreveu:
marcolopes escreveu:

Obrigado, mas eu (ainda!) pago um produto PREMIUM (contrato NOS) e exijo pelo menos que a BOX seja “utilizável”. A IRIS não é uma BOX utilizável!

Estou quase de saída da NOS… uma vez que PAGAMOS por velocidades de NET MISERÁVEIS (no meu caso 50 VEZES INFERIORES à CONCORRÊNCIA “low cost” imagine-se!!!!!!!!! Eu repito… CINQUENTA VEZES inferiores!!! A DIGI oferece velocidades SIMÉTRICAS 1000/1000, eu tenho um contrato com a NOS com velocidades 100/20!!! 20!!! 20 Mbits!!!!) e ainda somos obrigados a usar uma BOX pré-histórica!!!

Bom dia, ​@marcolopes,

Eu tenho a box Iris cloud numa morada e noutra morada tenho a box UMA V2 e sinceramente em termos de interface prefiro a box Iris, apesar de ligeiramente mais lenta. Ganha em qualidade de imagem e zapping a UMA V2, só nesse aspeto

Mas a box de topo da NOS é a Apple TV. Não é nenhuma dessas porque qualquer delas é fraca comparativamente com uma Apple TV.

No caso da Apple TV recomendo a troca de comando por um universal (não tem botões numéricos, é a única desvantagem dessa box).

Considero a box Iris cloud uma box utilizável, tanto hoje como há 11 anos quando a meteram aqui em casa. Antes tinha tido uma Iris de disco e essa, sim, é inferior 

Quanto às velocidades, concordo e subscrevo o seu protesto.

João H.
Forum|alt.badge.img+6
  • Gestor da comunidade
  • 29692 comentários
  • 14 de janeiro de 2025

Boa tarde,

Agradecemos a sua mensagem ​@marcolopes e também a sua partilha ​@CP001.

Os testemunhos da comunidade são importantes para nós e, como tal, analisadas internamente pelas equipas responsáveis.

Partilhe connosco caso surja algum outro tema. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2529 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
CP001 escreveu:

Bom dia, ​@marcolopes,

Eu tenho a box Iris cloud numa morada e noutra morada tenho a box UMA V2 e sinceramente em termos de interface prefiro a box Iris, apesar de ligeiramente mais lenta. Ganha em qualidade de imagem e zapping a UMA V2, só nesse aspeto

Mas a box de topo da NOS é a Apple TV. Não é nenhuma dessas porque qualquer delas é fraca comparativamente com uma Apple TV.

No caso da Apple TV recomendo a troca de comando por um universal (não tem botões numéricos, é a única desvantagem dessa box).

Considero a box Iris cloud uma box utilizável, tanto hoje como há 11 anos quando a meteram aqui em casa. Antes tinha tido uma Iris de disco e essa, sim, é inferior 

Quanto às velocidades, concordo e subscrevo o seu protesto.

A IRIS é lenta… lenta… lenta… é um desespero! Pelo menos comigo, que estou em HFC… talvez em FTTH seja mais rápida.

Por vezes quando a ligo são 5 minutos até reiniciar…

Qualquer operação é um desespero

É um produto que já deveria ter sido descontinuado e substituído em todos os clientes.

CP001
  • 1521 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
marcolopes escreveu:
CP001 escreveu:

.

A IRIS é lenta… lenta… lenta… é um desespero! Pelo menos comigo, que estou em HFC… talvez em FTTH seja mais rápida.

É um produto que já deveria ter sido descontinuado e substituído em todos os clientes.

Não concordo. Eu, se me forçassem a trocar a Iris pela box UMA, recusava e rescindia. Aderi a essa box porque quis e mantenho-a com gosto. Não gosto da interface UMA, é pouco intuitiva. Viola os meus direitos enquanto cliente essa ideia de me trocarem uma box que funciona bem sem a minha autorização, não quero nada disso. Sinceramente acho uma má sugestão essa de pedir que a NOS descontinue um produto do qual muitos clientes gostam. Se quer trocar a sua box é só aderir a um pacote que tenha a box UMA. Deixe-me a mim como cliente Iris ter a box que tenho e por um preço mais acessível. Se aderiu a um pacote Iris tem a box Iris. Se aderir a um pacote UMA, terá a box UMA.

Tenho a Iris cloud  em HFC, é em HFC que a Iris funciona bem. O truque é não a desligar, não usar menus de apps e ter um bom sinal na morada. Dou-lhe o exemplo do Videoclube. Quando tive um sinal abaixo de -2 dbmV a Iris arrastava-se a abrir o Videoclube (demorava cerca de 10 segundos).

Se tiver um sinal acima, o Videoclube, o Arquivo e as opções de cada programa abrem quase instantaneamente.

O outro truque é nunca usar a box Iris com o software UMA light. Esse software funciona mal.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21926 comentários
  • 14 de janeiro de 2025

Boa tarde ​@CP001, é o que me acontece ao abrir o videoclube, se consigo demorava 10 segundos, comigo demora 70 segundos, e agora que entrei lá, a box até bloqueou, normalmente entro pela app onde é rápido,  onde se vê o sinal ? Na Configuração Iris ?

CP001
  • 1521 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
Jose Rodrigues escreveu:

Boa tarde ​@CP001, é o que me acontece ao abrir o videoclube, se consigo demorava 10 segundos, comigo demora 70 segundos, e agora que entrei lá, a box até bloqueou, normalmente entro pela app onde é rápido,  onde se vê o sinal ? Na Configuração Iris ?

Eu dou aquele exemplo de um valor de sinal mais baixo, mas pode aparecer um valor alto ali e mesmo assim o cliente ter problema de sinal. Basta que o sinal oscile. Eu tenho horas da semana em que piora, mas não tem a ver com a box Iris, é mesmo de sinal e nessas horas a box Iris ressente-se e o router também. Mas fora desses momentos funciona impecavelmente bem.

Clique em Opções

Configuração técnica 

Informação de serviço 

Resumo

Downstream RX

e tem também 

Downstream SNR

e Upstream TX

Tudo isso são parâmetros de sinal DOCSIS

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21926 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
CP001 escreveu:
Jose Rodrigues escreveu:

Eu dou aquele exemplo de um valor de sinal mais baixo, mas pode aparecer um valor alto ali e mesmo assim o cliente ter problema de sinal. Basta que o sinal oscile. Eu tenho horas da semana em que piora, mas não tem a ver com a box Iris, é mesmo de sinal e nessas horas a box Iris ressente-se e o router também. Mas fora desses momentos funciona impecavelmente bem.

Clique em Opções

Configuração técnica 

Informação de serviço 

Resumo

Downstream RX

e tem também 

Downstream SNR

e Upstream TX

Tudo isso são parâmetros de sinal DOCSIS

Sim, já tinha visto,

Downstream RX há meia hora atrás tinha -0.0 agora marca -0.4 dBmV

Downstream SNR marca 35.3 Db

Upstream TX marca 46.6  dBmV

CP001
  • 1521 comentários
  • 14 de janeiro de 2025
Jose Rodrigues escreveu:
CP001 escreveu:
Jose Rodrigues escreveu:

Sim, já tinha visto,

O Downstream SNR está dentro dos parâmetros, mas demasiado baixo. Tem alguma tomada mais próxima da entrada da casa do que essa, ou um repartidor antes dessa tomada? Experimente retirar o repartidor e ver se o sinal melhora (só para efeitos de teste),

marcolopes
Super User
Forum|alt.badge.img+2
  • Super User
  • 2529 comentários
  • 15 de janeiro de 2025
CP001 escreveu:
marcolopes escreveu:
CP001 escreveu:

.

Não concordo. Eu, se me forçassem a trocar a Iris pela box UMA, recusava e rescindia. Aderi a essa box porque quis e mantenho-a com gosto. Não gosto da interface UMA, é pouco intuitiva. Viola os meus direitos enquanto cliente essa ideia de me trocarem uma box que funciona bem sem a minha autorização, não quero nada disso. Sinceramente acho uma má sugestão essa de pedir que a NOS descontinue um produto do qual muitos clientes gostam. Se quer trocar a sua box é só aderir a um pacote que tenha a box UMA. Deixe-me a mim como cliente Iris ter a box que tenho e por um preço mais acessível. Se aderiu a um pacote Iris tem a box Iris. Se aderir a um pacote UMA, terá a box UMA.

Tenho a Iris cloud  em HFC, é em HFC que a Iris funciona bem. O truque é não a desligar, não usar menus de apps e ter um bom sinal na morada. Dou-lhe o exemplo do Videoclube. Quando tive um sinal abaixo de -2 dbmV a Iris arrastava-se a abrir o Videoclube (demorava cerca de 10 segundos).

Se tiver um sinal acima, o Videoclube, o Arquivo e as opções de cada programa abrem quase instantaneamente.

O outro truque é nunca usar a box Iris com o software UMA light. Esse software funciona mal.

Eu deixo!!

Eu só queria que a NOS desse pelo menos a possibilidade dos clientes fazerem upgrade desta box monolítica SEM renegociar o contrato!!! Mas não…

Se está satisfeito, soberbo!!!

Eu não estou! Eu trabalhei com muitas outras BOX e a IRIS é a minha pior experiência em fluidez…

Usar APPS??? Impossível!!!!! Eu nem vou por aí! Eu só queria uma experiência fluida na programação / 7 dias, etc

Quando uma BOX depende do “sinal” de uma tecnologia HFC que a NOS diz ser e VENDE como FIBRA, está tudo dito!!!!!!

CP001
  • 1521 comentários
  • 15 de janeiro de 2025
marcolopes escreveu:

Eu só queria que a NOS desse pelo menos a possibilidade dos clientes fazerem upgrade desta box monolítica SEM renegociar o contrato!!! Mas não

Isso sim seria uma possibilidade interessante. Pese embora, tenho o dever de alertar que, se fizer o upgrade para a box UMA V1 vai piorar em qualidade de imagem. Que o faça mas para a UMA V2.

marcolopes escreveu:

Quando uma BOX depende do “sinal” de uma tecnologia HFC que a NOS diz ser e VENDE como FIBRA, está tudo dito!!!!!!

Estamos sempre dependentes do sinal que chega aos equipamentos. Se o sinal não for bom e estável o suficiente, os equipamentos (seja em FTTH seja em HFC) dão problemas. Não é só a box Iris.

Tenho ideia sim que a box Iris não funcione tão bem em FTTH, mas digo-o com base no que muito que vou lendo aqui, já que nunca a experimentei em FTTH. Tem sido unânime que funciona melhor em HFC do que em FTTH.

Jose Rodrigues
Super User
Forum|alt.badge.img+5
  • Super User
  • 21926 comentários
  • 15 de janeiro de 2025
CP001 escreveu:
Jose Rodrigues escreveu:
CP001 escreveu:
Jose Rodrigues escreveu:

Sim, já tinha visto,

O Downstream SNR está dentro dos parâmetros, mas demasiado baixo. Tem alguma tomada mais próxima da entrada da casa do que essa, ou um repartidor antes dessa tomada? Experimente retirar o repartidor e ver se o sinal melhora (só para efeitos de teste),

Boa tarde ​@CP001, neste momento as marcações são

Downstream RX 0.1 dBmV

Downstream SNR 32.2 dB, Upstream

Upstream TX 45.6

A tomada está mesmo à entrada da casa e a box junto a ela, não há qualquer repetidor, apena a caixa branca onde se liga o cabo que vem da caixa da rua e onde liga a box.

A unica lentidão anormal que noto é mesmo para entrar no videoclube, qualto ao resto tudo me parece normal, isto é, o tempo de resposta ao comando é coisa de 2 ou 3 segundos.

Obrigado;

Cumprimentos 

CP001
  • 1521 comentários
  • 15 de janeiro de 2025
Jose Rodrigues escreveu:
CP001 escreveu:

Boa tarde ​@CP001, neste momento as marcações são

Downstream RX 0.1 dBmV

Downstream SNR 32.2 dB, Upstream

Upstream TX 45.6

A tomada está mesmo à entrada da casa e a box junto a ela, não há qualquer repetidor, apena a caixa branca onde se liga o cabo que vem da caixa da rua e onde liga a box.

A unica lentidão anormal que noto é mesmo para entrar no videoclube, qualto ao resto tudo me parece normal, isto é, o tempo de resposta ao comando é coisa de 2 ou 3 segundos.

Obrigado;

Cumprimentos 

32.2 dB é um downstream SNR considerado mau ​@Jose Rodrigues. É natural que a box não funcione bem com esse sinal. Sim, onde se nota mais isto é em três momentos - abrir videoclube, abrir arquivo e ao clicar OK durante a emissão televisiva (demora mais um segundo a carregar a informação do programa ). Se ligar para a NOS vão-he dizer que acima de 30 dB está bom para eles, mas em todos os manuais que conheço acima de 35 dB é que é considerado satisfatório e mesmo assim está no limite inferior do satisfatório os 35 dB.

Comentário