Skip to main content
Header
Megabyte
March 5, 2023

Problema na Box Iris

Já há algum tempo que tenho problemas na Box Iris. Acontece 2 ou 3 vezes por semana, de manhã, quando ligo a televisão e a box, a televisão indica que não tenho sinal e só desligando a box e voltando a ligar é que consigo que funcione. Bloqueios constantes que também só são resolvidos com o desligar e ligar da box. O problema é que o desligar e voltar a ligar é uma grande seca pois demora quase 5 minutos a fazer o arranque. Já me queixei aos serviços técnicos e dizem-me que isto acontece quando a box faz updates de firmware/software. Ora updates de firmware 2 ou 3 vezes por semana!!!! Acho muito. Este problema já é antigo e nunca o conseguiram resolver. Acrescentando os problemas que tive recentemente com o router que foi trocado duas vezes, estou a ficar farto da NOS (cliente há cerca de 10 anos) e vou pensar seriamente em, quando terminar o periodo de fidelização, mudar de operador.

137 Comentários

Mário P.
    Gestor da comunidade
    June 4, 2023

Boa tarde @VFreitas

Em alternativa, podemos verificar a possibilidade de proceder à troca para uma box UMA. Se pretender, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
    Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    June 4, 2023

Boa tarde @VFreitas

Em alternativa, podemos verificar a possibilidade de proceder à troca para uma box UMA. Se pretender, por favor, envie-nos uma mensagem privada com o seu número de cliente para o perfil @Fórum
    Obrigado

Isso já eu propus mas a custo zero. Não aceitaram, queriam cobrar-me pela box UMA e isso não aceito. Tenho uma TV TCL que tem Android, também poderia aceitar a app da NOS mas também a custo zero. Não estou disponivel para pagar um euro que seja.

João H.
    Gestor da comunidade
    June 5, 2023

Boa tarde @VFreitas,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    Megabyte
    June 5, 2023

Boa tarde @VFreitas,

Agradecemos a sua mensagem e testemunho.

Por favor, fale connosco se surgir alguma questão. Estamos sempre disponíveis para ajudar.

Obrigado

É o que eu estou a fazer. Estou a reportar um problema recorrente com a esperança de o ver resolvido. Não o conseguindo resolver, como já referi, mudo de operador.

Kilobyte
    June 16, 2023

Tenho uma box iris mas está emparelhada com a box uma e também não atualiza nada. A box é a de2011-2013. Só muda os canais. Diz sempre informação indisponível quando vou ao menu

Jorge C
    Super User
    Super User
    June 16, 2023

Tenho uma box iris mas está emparelhada com a box uma e também não atualiza nada. A box é a de2011-2013. Só muda os canais. Diz sempre informação indisponível quando vou ao menu

Boa tarde @Paulo Jorge da Silva Fernandes,

Por favor, explique o que significa ter a box iris emparelhada com a box uma.

Obrigado

João H.
    Gestor da comunidade
    June 16, 2023

Boa tarde @Paulo Jorge da Silva Fernandes,

Agradecemos o seu testemunhou. Verifique, por favor, que todos os cabos estão corretamente ligados na box.

Sugerimos que faça um reset à box, saiba como:

Diga-nos, por favor, se resolveu.

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários. Siga os perfis da moderação, através da opção "Seguir", para estar sempre a par das ultimas novidades.
    CP001
    June 18, 2023

@Paulo Jorge da Silva Fernandes

@VFreitas

O problema não está na concepção da box. Sou cliente com esta box e nunca tive semelhantes problemas. O problema só pode ser de sinal. Sugiro contacto para o apoio técnico para que seja feita uma deslocação técnica para verificar as tomadas e o sinal que chega à box, além do sinal exterior. Em zonas Cabo (assim chamadas pela NOS) e na interface IRIS (interface com a linha colorida ao meio) poderão consultar parte da informação de sinal no seguinte menu:

RODA DENTADA (CONFIGURAÇÕES)

CONFIGURAÇÃO TÉCNICA

INFORMAÇÃO DO SERVIÇO

RESUMO

UPSTREAM TX deve estar entre 40 e 50 dBmV

DOWNSTREAM SNR deve estar acima de 34 dB

DOWNSTREAM RX deve estar entre -8 e +8 dBmV

Coloque depois no canal RTP1 HD (posição 301 na box Iris) e selecione:

RODA DENTADA (CONFIGURAÇÕES)

CONFIGURAÇÃO TÉCNICA

INFORMAÇÃO DO SERVIÇO

REDE

SINAL

Do lado direito o SNR deve estar preferencialmente acima de 50 dBµV.

O sinal deve ser estável e não oscilante ao longo das horas do dia. Qualquer desconformidade com estes valores deve ser reportada ao apoio técnico.

Mário P.
    Gestor da comunidade
    June 18, 2023

Boa tarde a todos, 

@CP001 deu uma boa ajuda. 

Obrigado

Ajude a comunidade a encontrar informação relevante. Marque como "Melhor Resposta" e faça "Like" nos melhores comentários.
    Megabyte
    June 18, 2023

Amigo @CP001 agradeço imenso o seu testemunho mas, das duas ou três vezes que cá veio técnico substituir a box mediram o sinal substituiram o cabo e….. ficou tudo na mesma. Foram eles próprios que disseram que o problema era na box. Infelizmente a NOS não quer resolver o problema. O que eu sei é que, todas as semanas, e às vezes mais do que uma vez, o box, de manhã bloqueia e só desligando e voltando a ligar é que recupera o sinal. Já experimentei desligar o HDMI e voltar a ligar, desligar a TV e voltar a ligar e o problema mantém-se, só desligando e voltando a ligar (5 min de espera) é que recupera.